31/10/2011

Desafiando os gigantes de sua vida

Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tive ao ver neste fim de semana um filme que muito me abençoou, DESAFIANDO GIGANTES.
Basicamente ele retrata a vida de um casal com problemas financeiros e outras dificuldades bem maiores como o desejo de ter um filho.
Ele nos ensina que devemos depender de Deus, esperar em Deus, que no tempo Dele e não no nosso, Ele vem com suas bênçãos.
Os gigantes estão ai tentando nos derrotar, nos afrontar, nos derrubar, mas...
Façamos como Davi, que enfrentou o gigante Golias, e com apenas um golpe certo, o gigante não teve chance contra ele.
Mas Davi sabia que o Senhor estava com ele e não temeu.
Quantos gigantes vêem nos desafiar, e nós simplesmente corremos com medo.
Agora vamos desafiar os gigantes que esta em nossas vidas, nós devemos sempre lembrar que maior é o que esta em nós.
Vença os gigantes em sua vida, não permita que eles dominem você, sua família, sua vida, mostre que Deus é maior, Ele é maior que todos seus problemas e dificuldades.
Deus é infinitamente bom e grande, sua palavra é quem nos diz isso, Ele não é homem para mentir.
Deus abençoou aquele casal com muito mais do que eles imaginavam, levou um tempo pra aprender que Deus esta no controle de suas vidas, e esperar a hora da bênção chegar!!!
Gigantes de problemas em nossas casas, no seio de nossas famílias, problemas financeiros, de saúde, físico e mental, de relacionamentos, muitos gigantes que tentam nos derrubar, nos desafiam e muitas vezes eles conseguem nos vencer.
Não permitam isso, tenham Fé no Deus maior que todos este gigantes, o Deus dos deuses o Senhor dos senhores.
Este filme nos ensina mais de Deus, mais da dependência do Senhor, deixe Deus cuidar de você, de sua família, e enfrentar os gigantes com você, derrubar as muralhas dos problemas.
Aprenda que Deus tudo pode, Ele é poderoso, fiel e grande!!!
Quando tudo vai contra você, Ele está  ao seu favor, lutando e combatendo o bom combate ao seu lado, Ele quer te levar em seus braços e te guiar por bons caminhos!!!

Agora reflita um pouco e veja quais são os seus gigantes.

30/10/2011

Quando Deus se cala

Mt 27.45 – E houve trevas sobre a Terra, do meio dia as três horas da tarde. V.46 – Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactani?", que significa "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?"

Quando Deus se cala é porque está trabalhando em nosso favor; Quando Deus se cala Ele tem o objetivo de provar o nosso caráter; Quando Deus se cala é porque não estamos ouvindo a sua voz! E não podemos ser desprovido de humildade, porque, Deus esta agindo em nosso favor ELE TEM O OBJETIVO DE PROVAR O NOSSO CARÁTER – Quando Deus se cala Ele quer provar o nível do nosso caráter e da nossa fidelidade! (2 Cr.17.9). DEUS tem procurado pessoas que querem viver o nível de fidelidade com Ele! – Um legislador de Israel “Sansão” não teve firmeza de fidelidade com Deus! Talvez em algumas circunstâncias da vida você é igual ao povo de Israel lá no deserto! – Diga ao (a) irmão (ã): PARE DE MURMURAR! O SENHOR estar à procura de pessoas fiéis! QUANDO Deus se cala é porque Ele estar provando o nosso caráter, porque na nossa missão é que vai ser revelada a nossa intenção! Os dons chamam atenção dos homens e o caráter chama atenção de Deus!

- Por que Deus fica quieto quando mais chamamos por Ele? Já ouviu alguém fazer esta pergunta? Claro que sim. Você consegue se lembrar de quando fez esta pergunta?

Sentir-se abandonado traz um calafrio na alma, provoca insegurança. O que dizer da mãe aflita, orando, jejuando, clamando pelo filho desviado… e nenhuma resposta vinda do céu?

O que dizer do profeta que matou 850 profetas, que disse: segundo minha palavra, não chove mais… Agora, dentro de uma caverna, esperando um “carinho de Deus”, um “mimo de Deus”, esperando o Deus dos Milagres no barulho do trovão… e, de repente… nada, silêncio. Vem o vento que derruba o furacão… E, de repente… nada, silêncio. Aí vem uma brisa simples quase não balança os cabelos ondulados, caídos sobre os olhos… não move nem poeira mas, lá na brisa vem a resposta O que dizer de Jesus na cruz Seus nervos se contraindo, Seus olhos cobertos pelo sangue que descia pelas pontas dos espinhos na fronte, o tétano correndo-Lhe as veias, a falta de ar devida ao peso do corpo pendurado no madeiro?

Aonde está o Pai? Porventura subiu nas asas de um querubim e voou nas asas do vento, como fez em favor de Davi? Não. Veio pela brisa da caverna? Não.

O que aconteceu mesmo? Ah, Ele virou as costas, não foi? Sim, quem sabe virou as costas e tapou os ouvidos. Porque não amava Jesus? Não amava Seu Filho? Não tinha poder de libertá-Lo?

Sabemos que Ele amava Jesus, e que também tinha poder para livrá-Lo. Porque não o fez?

Na Bíblia encontramos vários exemplos de silêncio. A história de José do Egito, a história de Moisés, a história de Abraão e Sara, e o próprio Jesus veja:

1. Deus se calou diante do sofrimento de Jesus.

O julgamento de Jesus – Jesus é conduzido pelos líderes religiosos de Israel para ser julgado pelo governador Pilatos, o representante máximo do poder romano de ocupação em Jerusalém. Uma farsa? Conforme Mateus, Jesus já está julgado pelos sumos sacerdotes, pois estes já haviam decidido por sua morte. E Pilatos? Será ele como Mateus o apresenta a nós? Outros documentos nos informam que foi um governador sanguinário e sem escrúpulos. A cena toda é como se fosse um jogo de cartas marcadas. E os personagens envolvidos, terão consciência exata do que estão fazendo e decidindo?

Pilatos parece não se convencer das acusações que fazem a Jesus. Sua mulher inclusive o adverte para que não se envolva com “este justo”. Entretanto a pressão dos líderes de Israel e do próprio povo instigado por estes líderes não o deixa em paz. Pilatos aparece como um homem que procura preservar o seu poder e prestígio. Não tem qualquer preocupação com o direito e a justiça. Que lhe importa este Jesus que acusam de ser rei dos judeus?

A Bíblia chega a mencionar esta oração de Jesus por duas vezes sem, contudo obter nenhuma resposta. Quantas vezes você sentiu em sua vida que Deus esteve calado. Sim, meu amado/amada, há momentos em que Deus se cala. Jesus nunca tinha ficado sem resposta em nenhuma de suas orações ao Pai. Mas diante desta petição de seu filho Deus permaneceu imóvel. Nenhuma palavra ecoou do Céu em favor do filho amado.

Seus nervos se contraindo, Seus olhos cobertos pelo sangue que descia pelas pontas dos espinhos na fronte, o tétano correndo-Lhe as veias, a falta de ar devida ao peso do corpo pendurado no madeiro?

Um momento de devaneio, e Ele chama… por Quem mesmo? Por João? Não.

Pelos anjos? Não. Pela mãe? Não. Ele chama pelo Pai. AquEle que junto com Ele transformavam-se em UM. Aonde está o Pai? Porventura subiu nas asas de um querubim e voou nas asas do vento, como fez em favor de Davi? Não. Veio pela brisa da caverna? Não.

O que aconteceu mesmo? Ah, Ele virou as costas, não foi? Sim, quem sabe virou as costas e tapou os ouvidos. Porque não amava Jesus? Não amava Seu Filho? Não tinha poder de libertá-Lo?

Sabemos que Ele amava Jesus, e que também tinha poder para livrá-Lo. Porque não o fez?

Deus não ousou olhar para Jesus naquela hora, pois, se olhasse, Ele destruiria a Terra, destruiria os homens, arrancaria Seu filho da cruz.

E o resultado? Não seríamos salvos, estaríamos eternamente condenados. Deus calou-Se para que o sangue de Cristo falasse mais alto. E agora este sangue ecoa por toda a eternidade…

projeto do Senhor, faz parte do sonho. Ele fica em silêncio para que nós falemos, oremos, clamemos. Enquanto isso, Ele está olhando, cuidando, guardando, mesmo um jota e um til. E, no momento certo, Ele vai gritar, vai bradar, o Seu alarido vai soar. No momento dEle. Está na agenda divina: dia tal EU vou falar com Meu filho(a), antes disso, se EU lhe falar, ele vai perder a bênção.

2. Deus se calou após prometer um filho a Abraão mediante a esterilidade de Sara.

Sara, esposa de Abraão, fez isso. Em Genesis 17:19 diz: “E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele”. Sendo esta palavra confirmada em Romanos 9:9 “Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho”.

A Palavra de Deus foi dada a Abraão e Sara como uma maravilhosa promessa. Sara era estéril, e Deus havia prometido uma descendência tão numerosa quanto às estrelas do céu, e as areias do mar. E assim passaram-se dias, meses e anos e era a mesma frustração. Por fim, Sara decidi resolver a situação a sua maneira, e do ponto de vista limitado dela, um filho só seria possível através de outra mulher (uma prática comum naquela época). Ao lermos os acontecimentos que se seguiram acredito que Sara deve ter se arrependido por sua falta de fé e atitudes precipitadas (mais tarde o irmão de Isaque, Ismael – filho da escrava Agar, se tornaria o pai do povo árabe, hoje constituída quase que totalmente de muçulmanos (Gen.16).

Quando Deus fala com você através da Bíblia, de uma promessa, na oração, circunstancias, igreja ou de qualquer outra forma, é porque Deus tem um propósito em mente para a sua vida, mesmo que pareça estar calado, Deus cumpre o que fala e o momento em que Ele cumpre é o tempo certo dele. Demorou 25 anos para que Isaque, o filho da promessa, nascesse (Gen.12:4 / 21:5); Sara teve dificuldades em crer na promessa de Deus que era direta e especificamente para ela e seu esposo. Atitudes esta que muitas vezes é parecida com as que praticamos, tentamos fazer com que as promessas de Deus se cumpra através de esforços próprios que não estão alinhados na Palavra de Deus.

3. Deus silenciou diante do espinho na carne do apóstolo Paulo.

O apóstolo Paulo insistiu (três vezes!) para que Deus lhe tirasse o espinho da carne e Deus respondeu “NÃO, A minha graça te basta, pois o Meu poder se aperfeiçoa em sua fraqueza”

Aqui é um ponto decisivo: vamos viver com a graça de Deus ou vamos depender de nossos pedidos atendidos? Por outro lado, se apenas a graça de Deus é suficiente, para quê vamos continuar orando? Porque a oração deve ser contínua!

4. “E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão” Gn 39.20.

Dentre os personagens bíblicos que aprenderam a arte de esperar, sem dúvida está José. Na sua trajetória da cisterna em Israel ao trono no Egito o encontramos exercitando sua esperança em Deus. Ele deve ter padecido duramente nos anos que esperava o agir de Deus. Talvez a experiência mais difícil para José tenha sido entender a omissão do copeiro quando este foi reintegrado ao posto e não se lembrou dele (Gn 40.23). Muito tempo havia passado, estava na hora de Deus agir a seu favor e tudo parecia estar caminhando bem: o sonho dos amigos da prisão, a interpretação e seu rigoroso cumprimento assinalavam que seu tempo de angústia chegava ao fim. Era só o copeiro se lembrar do seu pedido e ele estaria livre.

Por que não aconteceu? Porque Deus ainda trabalhava nele e nos circunstantes para cumprir seus propósitos. Não havia ainda terminado o tempo de espera para José

Mesmo que Deus não responda, Ele está nos ouvindo! Ele está nos conduzindo para mais perto dEle. Se orarmos, se confiamos se cremos nas promessas de Deus, mas o silêncio dEle permanece, não há mais nada que possamos fazer a não ser obedecer. O primeiro passo da oração é já ter a consciência de que Ele sabe o que faz.

Dentre todas as manifestações humanas, o silêncio continua sendo a que, de maneira muito pura, melhor exprime a estrutura densa e compacta, sem ruído nem palavras, de nosso inconsciente próprio” Ou seja o silencio de alguém pode levar a outras pessoas a uma reflexão.

Mateus 27.12 nos diz que enquanto Jesus era acusado de coisas que não havia feito JESUS NADA RESPONDEU. O silencio de Deus era a forma Dele fazer seu povo refletir sobre sua ingratidão apesar de tudo o que Deus havia feito até então.

1) Segundo a psicologia também, o silencio é a melhor forma de repreender a uma criança mimada.Quando uma criança começa a fazer birras e exigir certos mimos, a melhor maneira de se tratar é ignorá-la.

Deus estava tratando através de seu silencio das birras e mimos de seu povo.

2) O silencio é um sinal de respeito já que geralmente nos calamos em velórios, audiências públicas, cultos religiosos, concertos musicais, vestibulares, ou durante a execução do Hino Nacional, o silêncio é sinal de respeito e sintonia espiritual. Deus respeitava a decisão de seu povo em decidir manter-se longe Dele, porem como Ele não poderia ficar sem fazer nada a respeito.

3) O silencio também pode ser a forma de alguém se preparar para alguma ação extraordinária. Quando nos calamos temos mais tempo para ouvir e analisar o que podemos absorver o que for útil para nós.

4) O silencio revela uma profunda sabedoria : Eclesiastes 9:17. Provérbios 11:12.

5) Mas a maior função do silencio de Deus com o povo judeu, foi sem duvidas gerar nesse povo uma fome intensa por Ele.

Desde Abraão até Malaquias, Deus sempre se manifestou de maneiras visíveis, quer seja com sinais, ou até mesmo falando aos seus profetas. Deus sempre esteve por perto. E ainda assim o povo sempre contrariava ou duvidava da vontade de Deus. O silencio de Deus termina quando envia seu único filho com o propósito de nos aproximar novamente a Ele. Deus se cala por 400 anos gerando em seu povo uma vontade ardente de se aproximar dele. O fato de Deus estar calado não significa que Ele não esta se movendo. É no silencio de Deus que ele prepara seus maiores e melhores feitos.

NÃO CONSEGUIMOS OUVIR A VOZ DE DEUS – Quando Deus se cala é porque não estamos ouvindo a sua voz! – Você tem ouvido a Deus? (Hb.4:7). Diga: Dureza de coração! Pessoas são difíceis de relacionar-se porque não ouvem a Deus! Aprendi que existem pessoas que não querem mudança para sua vida! Você tem certeza se é filho de Deus se você está sujeito às mudanças que Deus quer fazer na sua vida! Quando cheguei aqui perguntei: Você estar preparado para o que Deus quer fazer na sua vida? Uma coisa que nos impede de ouvir a voz de Deus é a desobediência! Nesses dias vocês terão grandes vitórias aqui, mas, o inferno vai se levantar! – internet entra vírus e pode danificar o computador! Não podemos permitir que venhamos ser desprovido de humildade! A igreja vai crescer, porque, é do SENHOR JESUS! Nenhum demônio vai entrar aqui se você não permitir! Quando Deus não responde é porque Ele está preparando “grande vitória para nossa vida!” Deus não te desampara, Deus não te deixa só …, ELE É MAIOR DO QUE TODOS OS TEUS PROBLEMAS! Aleluia! É sempre bom lembrar que o que Deus promete, Ele cumpre, mesmo que para você o tempo esperado seja grande demais, aprenda a enxergar que o tempo certo é de Deus e enquanto espera, o seu caráter está sendo moldado, sua fé sendo aperfeiçoada, só assim você poderá experimentar vitórias notáveis, uma firme fé em Deus não garante uma vida feliz e despreocupada, mas a certeza é que Deus manterá as suas promessas a seu favor, e se você crer verá a Gloria de Deus. Você percebe como as ações de Sara revelaram o que ela realmente cria a respeito de Deus? Ela não teve fé suficiente para acreditar que Deus era capaz de fazer o impossível, esse ato de incredulidade custou muito caro, Ismael trouxe muito sofrimento a Sara e Abraão. O que fazemos em resposta as promessas de Deus revela o que cremos a respeito Dele

Vejamos os três principais motivos porque Deus fica em silêncio.

-Quando o homem está na prova, Deus fica em silêncio para provar sua paciência. (Sobre Jó)
-Quando o homem está em desobediência. (Sobre Jonas)
-Quando o homem está em pecado. (Sobre Acã) Js 7.19-21

Deus está interessado a falar com você, você pode não estar interessado a ouvi-lo, mas se abrires os ouvidos e o coração para receber os seus ensinamentos serão bem-aventurados. Há quanto tempo você não fala com Deus? Nesse sentido não é simplesmente falar, é mais que isso, ter intimidade é imprescindível, pois assim como Deus falava os seus servos no passado, Ele quer falar conosco de forma particular.

Quando não ouvimos a sua voz (Sl 84.11,12) Nem sempre Deus nos atende no momento que entendemos ser o tempo ideal; às vezes Ele está nos observando e provando a nossa fé a exemplo dos discípulos no barco com a presença do próprio Jesus ;mas se Ele se encontra presente não temas! Porque a palavra de ordem será impetrada e tudo voltará ao seu estado normal. Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, Amém!

As cinco oportunidades

Ao ler este tema, imaginamos o quanto esta palavra está sendo cobiçada nos dias atuais. Muitos querem ter uma oportunidade de EMPREGO, outros querem uma oportunidade de se VALORIZAR profissionalmente, outros querem a oportunidade de ser FELIZ, enfim todos querem a oportunidade de algo para si.
Eu sempre digo que a oportunidade aparece, mas o mais importante do que aparecer é saber não disperdiçá-la. E é justamente sobre isso que veremos neste estudo, baseado na Bíblia, veremos oportunidades impar nas vidas de pessoas que souberam como agarrá-las e outras as disperdiçaram. Falo da principal oportunidade que o ser humano possa ter a oportunidade de ser SALVO.
Quero destacar quatro passagens:

1- A MULHER COM FLUXO DE SANGUE: Mt 9:19-22
Aqui vemos uma mulher que há doze anos estava enferma; em Mc 5:26 a Palavra diz que ela já tinha ido em todos os médicos de nada adiantando. Quando Jesus passava ela via que ali estava a OPORTUNIDADE dela ser curada daquela enfermidade; pois, ela sabia que ali passava Àquele que tinha a autoridade sobre todas as enfermidades. Um simples toque em sua vestes, era o que ela precisava. Ela não disperdiçou a OPORTUNIDADE de ser curada naquele momento; mas o principal, além de ser curada ela também foi SALVA. "E Ele lhe disse: filha a tua fé te SALVOU; vai em paz e se curada deste teu mal".
OBS:
Vejam que primeiro ela recebe a salvação, para logo em seguida receber a cura.

2- OS DEZ LEPROSOS: Lc 17:11-19
Nesta passagem vemos dez homens que clamavam por misericórdia. Estes leprosos receberam uma ordem de Jesus. "vai e mostrem aos sacerdotes". A Palavra diz que indo eles foram curados, mas apenas um dos dez voltou para se humilhar e agradecer a Jesus pela benção que recebera; e Jesus perguntou-lhe: "... onde estão os nove?" e disse ao que voltara: "... levanta-te e vai, a tua fé te SALVOU". Dos dez, nove homens perderam a OPORTUNIDADE de serem SALVOS, porque simplesmente não reconheceram quem os curara, e não glorificaram a Deus.

3- O CEGO DE JERICÓ: Lc 18: 35-43
Este homem como a mulher percebera que a OPORTUNIDADE dele voltar a ver estava passando naquele exato momento. Ele clamava, e muitos o reprimiam, tentavam desanimá-lo, mas ele não se importava com aqueles que estavam a sua volta, ele queria agarrar a OPORTUNIDADE de voltar a ver; e cada vez clamava mais alto: Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim. Jesus parou e fez uma pergunta àquele homem: " o que queres que te faça?" Aqui amados!! Eu aprendo que por mais obvias que sejam as nossas necessidades, o Senhor que ouvir de nossos próprios lábios aquilo que desejamos.
Ele não perdeu a OPORTUNIDADE que lhe era dado. Foi curado e foi SALVO. "E Jesus lhe disse: vê, a tua fé te SALVOU".

4- O JOVEM RICO: Lc 18: 18-30
Um jovem teve a OPORTUNIDADE de ter a salvação, mas por seu coração está preso as riquezas, ele perdeu a grande OPORTUNIDADE de sua vida. Não lhe bastava saber todos os mandamentos se o seu coração não estava voltado para o Senhor.

Vimos quatro OPORTUNIDADES que pessoas tiveram em suas vidas. Mas como vimos o tema acima, são cinco OPORTUNIDADES, eu lhe digo agora meu amado, A QUINTA OPORTUNIDADE esta sendo dada; e é para você, àquelas pessoas tiveram próximas ao mestre e hoje também temos a OPORTUNIDADE de estarmos próximos a Ele, porque Jesus vive, Ele ressuscitou, e Ele está passando na sua vida hoje.
"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo." Ap 3:20
Amado não perca esta OPORTUNIDADE que hoje você está tendo de receber a salvação; e com a salvação vem a cura, o consolo, o abrigo, refrigério...
5- A OPORTUNIDADE DADA A TI.
Agarre esta OPORTUNIDADE hoje, aceite a Jesus Como Senhor e Salvador de Sua vida.

28/10/2011

Dia de Finados

1. No dia 2 de novembro se celebra o culto aos mortos ou o dia de Finados. Qual a origem do culto aos mortos ou do dia de Finados? O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.

2. Como chegou aqui no Brasil essa celebração de 2 de novembro ser celebrado o dia de Finados?

O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

3. Tem apoio bíblico essa tradição de se rezar pelos mortos no dia 2 de novembro? Como um cristão bíblico deve posicionar-se no dia de Finados?

Nada de errado existe quando, movidos pelas saudades dos parentes ou pessoas conhecidas falecidas, se faz nesse dia visita os cemitérios e até mesmo se enfeitam os túmulos de pessoas saudosas e caras para nós. Entretanto, proceder como o faz a maioria, rezando pelos mortos e acendendo velas em favor das almas dos que partiram tal prática não encontra apoio bíblico.

4. A maioria das pessoas que visitam os cemitérios no dia de Finados está ligada à religião católica. Por que os católicos fazem essa celebração aos mortos com rezas e acendendo velas junto aos túmulos?

Porque segundo a doutrina católica, os mortos, na sua maioria estão no purgatório e para sair mais depressa desse lugar, pensam que estão agindo corretamente mandando fazer missas, rezas e acender velas. Crêem os católicos que quando a pessoa morre, sua alma comparece diante do arcanjo São Miguel, que pesa em sua balança as virtudes e os pecados feitos em vida pela pessoa. Quando a pessoa não praticou más ações, seu espírito vai imediatamente para o céu, onde não há dor, apenas paz e amor. Quando as más ações que a pessoa cometeu são erros pequenos, a alma vai se purificar no purgatório.

5. Existe base bíblica para se crer no purgatório, lugar intermediário entre o céu e o inferno?

Não existe. A Bíblia fala apenas de dois lugares: céu e inferno. Jesus ensinou a existência de apenas dois lugares. Falou do céu em Jo 14.2-3 e falou do inferno em Mt 25.41.

6. Segundo a Bíblia o que acontece com os seres humanos na hora da morte?

No livro de Hebreus 9.27 se lê que após a morte segue-se o juízo. E Jesus contou sobre a situação dos mortos Lc 16.19-31. Nessa parte bíblica destacamos quatro ensinos de Jesus:
  • que há consciência após a morte;
  • existe sofrimento e existe bem estar;
  • não existe comunicação de mortos com os vivos;
  • a situação dos mortos não permite mudança.
Cada qual ficará no lugar da sua escolha em vida. Os que morrem no Senhor gozarão de felicidade eterna (Ap 14.13) e os que escolheram viver fora do propósito de Deus, que escolheram o caminho largo (Mt 7.13-14) irão para o lugar de tormento consciente de onde jamais poderão sair.

7. Fora a crença sobre o estado dos mortos de católicos e evangélicos, existem outras formas de crer sobre a situação dos mortos. Pode indicar algumas formas de crer?

Sim.

  • os espíritas crêem na reencarnação. Reencarnam repetidamente até se tornarem espíritos puros. Não crêem na ressurreição dos mortos.
  • os hinduístas crêem na transmigração das almas, que é a mesma doutrina da reencarnação. Só que os ensinam que o ser humano pode regredir noutra existência e assim voltar a este mundo como um animal ou até mesmo como um inseto: carrapato, piolho, barata, como um tigre, como uma cobra, etc.
  • os budistas crêem no Nirvana, que é um tipo de aniquilamento.
  • As testemunhas de Jeová crêem no aniquilamento. Morreu a pessoa está aniquilada. Simplesmente deixou de existir. Existem 3 classes de pessoas: os ímpios, os injustos e os justos. No caso dos ímpios não ressuscitam mais. Os injustos são todos os que morreram desde Adão. Irão ressuscitar 20 bilhões de mortos para terem uma nova chance de salvação durante o milênio. Se passarem pela última prova, poderão viver para sempre na terra. Dentre os justos, duas classes: os ungidos que irão para o céu, 144 mil. Os demais viverão para sempre na terra se passarem pela última prova depois de mil anos. Caso não passem serão aniquilados.
  • os adventistas crêem no sono da alma. Morreu o homem, a alma ou o espírito, que para eles é apenas o ar que a pessoa respira, esse ar retorna à atmosfera. A pessoa dorme na sepultura inconsciente.

8. Como se dará a ressurreição de todos os mortos?

Jesus ensinou em Jo 5.28,29 que todos os mortos ressuscitarão. Só que haverá dois tipos de ressurreição; para a vida, que ocorrerá mil anos antes da ressurreição do Juízo Final. A primeira ressurreição se dará por ocasião da segunda vinda de Cristo, no arrebatamento. (1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.51-53). E a ressurreição do Juízo Final como se lê em Apocalipse 20.11-15.

PAIS & FILHOS: AMIGOS !

" Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa,
e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te." Dt 6.7

" Ensina a criança no caminho em que deve andar,
e ainda quando for velho não se desviará dele." Pv 22.6


O cenário hoje não é nada bom, vemos o diabo divulgando os seus ensinamentos através dos meios de comunicação; com uma atenção toda especial dedicada às crianças, preparando-as para servi-lo e tem sido vitorioso. É só olharmos quantos jovens envolvidos com as drogas , marginalidade, prostituição, homossexualismo, etc.(2Tm 3.1-7)


E os pais Servos, devem preocupar-se com esta situação?
A resposta vem do próprio Senhor , veja os texto citados inicialmente
(Dt 6.6-8; Pv 22.6) retratam mandamentos que deve ser cumpridos por aqueles que querem ver os filhos crescerem na presença do Senhor e cheios do Espírito Santo.
Diz-nos um provérbio: "Tal pai, tais filhos"
É impossível criar filhos aos pés de Cristo, se os pais não estiverem nesta condição, o evangelho é para ser vivido na prática, nunca na teoria.
Pais, é indispensável serem cheios do Espírito Santo para tornarem-se participantes das muitas promessas de vitórias na educação e criação dos filhos.

Seguem-se algumas recomendações:

1) Amar a Deus - Marcos 12.30
O maior mandamento dado por Deus é o amor, quando se ama ao Senhor, morre-se para o mundo e suas ilusões e a vida torna-se uma com o Pai, possui-se a mente de Cristo e o revestimento do Santo Espírito. O nosso prazer resume-se em apenas um: Fazer a vontade do Eterno.
Este ensinamento deve fazer parte da vida da criança. (Pv 22.6)


2) Ensinando o Caminho - Deuteronômio 6.5-9
Para os judeus a Lei do Senhor era de suma importância, tinham zelo, um amor
muito grande e a ensinavam de pai para filhos, geração após geração.
A ação dos pais atualmente deve ser a mesma: dar importância à Palavra, amá-la e ser zeloso a transmissão dos ensinamentos.
É impossível que haja sucesso, se esta missão for deixada apenas nas mãos dos mestres, professores e pastores da igreja.
"Seja responsável pela educação e apresentação da suas crianças diante do altar."

3) O dia-a-dia - 1Rs 9.4
Alguns aspectos da vida das crianças devem ser observados pelos pais, isto requer tempo e comunhão e não pode ser realizado com sucesso por terceiros, faça você mesmo.
Esteja atento:

Melhor Amigo:


No decorrer dos dias, amigos e colegas hão de surgir na vida das crianças.
Aconselho-te, seja sempre o melhor amigo, o mais presente, o mais confiável, desenvolva laços profundos de amizade e respeito com elas.
Veja a relação entre Abraão e Isaque, como exemplo. ( Gênesis 22.1-19)

Conhecendo os amigos:

O controle sobre a vida da criança deve ser amplo e inclui uma particularidade,
conhecer amigos e colegas. É indispensável saber com quem anda seu filho, os lugares onde freqüenta .
Faça uma análise e quando sentir necessário deve proibi-lo.


Lembre-se: As crianças estão em formação e são altamente influenciadas.

27/10/2011

Paciência no deserto

Muitas das vezes nos encontramos tristes, preocupados com os nossos dias, com as nossas lutas, tem momentos na vida da gente, que parece que não vamos mais suportar mais, que não vamos conseguir, mais Deus tem uma palavra pra você, nesse dia de hoje basta você crer, e colocar Deus em primeiro lugar da sua vida.

Hoje iremos falar de um assunto ouvido muito nesses últimos dias,a paciência no desespero, como posso ter paciência quando estou vendo as coisas difíceis pra mim? Quando parece que as portas não se abrem?

Ocorrem muito essas perguntas nos nossos pensamentos,no dia a dia, acontece comigo mesmo, mais nos sabemos que temos um Deus que enquanto passamos pela luta,Ele não dorme, ele esta vendo tudo o que passamos, Ele conhece o nosso coração, Ele sabe do que precisamos, em momentos de desespero clame a Ele, e Ele ouvirá o seu clamor.

Diga a Ele como o salmista disse, Ouve, Senhor a minha suplica, e cheguem a ti os meus clamores.

V2-Não me ocultes o teu rosto no dia da minha angustia:inclina-me os teus ouvidos;no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me. Salmos 102;1 e 2.

Não é fácil passar pela luta, as vezes sozinho, quando ninguém sabe do que você esta passando,apenas você e Deus, e a angústia aflige o seu coração, e você pergunta a Deus, por que isso está acontecendo comigo? E Deus te responde meu filho não temas, estou contigo todos os dias, estou contigo nessa luta, e você vai cantar o hino da vitória, você vai chegar no outro lado e bendizer o meu Nome.

Lembre-se disso meu irmão(a), você nunca esta sozinho, mesmo quando voce pensa que Deus te abandonou, Deus nunca abandona aqueles que entregam seus problemas a Ele, Ele sarará as suas feridas, curará a sua alma ferida, sua alma cansada.

É difícil termos paciência no desespero, quando você não consegue nem chorar mais, quando você olha pro lado e por outro, e não encontra saída..

Eu não sei a luta que você esta passando, mais entregue a Ele, tenha paciência e Deus vai te dar a vitória certa, pra mim e prá você também.

Em romanos 12:12 diz Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes.

Temos que ser pacientes, mesmo nas piores situações, nós sabemos que tudo nesse mundo passará, e receberemos a nossa coroa, o nosso galardão, vale a pena passar pela prova aqui, e depois irmos para o céu descansar para sempre como Senhor, você já pensou nisso? Nunca mais teremos lutas, lá é alegria, lá tem ruas de ouro, e nós andaremos por elas, todos bendizendo ao Senhor, o céu nos espera.

Mais enquanto estamos aqui na terra temos que ser fiéis até a morte, temos que suportar as lutas, nossos irmãos(a), temos que nos alegrar mesmo na tristeza, onde Jesus está até a tristeza salta de alegria.

Esse é o Deus a quem servimos, Aquele que cuida de nós enquanto esperamos o socorro Dele, enquanto isso aprendemos mais dEle, a cada dia com a Palavra, com as lutas adquirimos experiência para passar para outras pessoas que estão passando por provas .

Temos alguns exemplos de paciência, Isaías 53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha, muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a sua boca.

Esse é um dos maiores exemplos que vemos, em Mateus 27:14-Jesus não respondeu nem uma palavra,....

Jesus é o nosso maior exemplo de paciência, Ele não abriu a sua boca, não reclamou de nada, Ele suportou até o fim, você já imaginou suportar tudo, carregar os nossos pecados nas costas, não é nada fácil, o que Jesus suportou para que hoje possamos ter a vida eterna.

Nos no dia de hoje qualquer coisa reclamamos, murmuramos, mas Jesus sentiu todas as dores, Ele teve paciência .

Quando um de seus discípulos o traiu, mesmo assim Ele teve paciência para lidar com a situação.

Jesus hoje quer te dar vitória, Ele quer fazer obras maiores, coisas que vocês não imaginam, irá acontecer nas suas vidas, creiam nisso.

Com Jesus vocês são maioria, apenas espere, não se preocupe,que nada é por acaso,para tudo existe um propósito,para tudo que passamos Deus está no controle, Deus tem a resposta de para todas as sua perguntas.
Saia dessa tristeza, saia dessa solidão.

Em vez de você ficar aí no seu quarto só lamentado, trancado aí com depressão, saia um pouco,vá a igreja, nas reuniões de oração, na casa de Deus é o melhor lugar que você pode ir nesses momentos, aliás em todos os momentos, precisamos buscar a Deus, é tempo de buscar a Ele, é tempo de se entregar a Ele de todo coração e de toda a sua alma.

Deixe que Ele seja o primeiro lugar da sua vida, você tem deixado Ele em primeiro lugar ou em último lugar?

O que você tem feito todos os dias da sua vida? Você tem buscado a Ele como deveria buscar?

Procure ir até a fonte das águas, olhe pra Ele, Ele está te olhando nesse momento, esperando apenas uma palavra sua de amor para com Ele, uma palavra de carinho.

Lembre-se disso não é reclamando que chegaremos a um lugar, se você reclamar você nunca sairá do lugar.

Você só irá alcançar a promessa com perseverança,veja em hebreus 10 versículo 36 - Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a Promessa.

Deus está aqui, meu irmão(a) quero que você saiba que essa Palavra está falando muito ao meu coração, e também com certeza estará falando ao seu também.

Creiam nisso!

Em Tiago também vemos um exemplo em Tiago 1 versículos 2,3,4.

2-Meus irmãos, tende por motivo de alegria o passardes por varias provações,
3-sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada,produz perseverança.
3- Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeito se íntegros, em nada deficiente.
Temos um outro exemplo em Tiago 5:7-que nos diz Sede, pois, irmãos, pacientes,até a vinda do Senhor, Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra,ate receber as primeiras e as ultimas chuvas.

Então irmãos que mais devemos nos desesperar?

Esses versículos nos falam de aguardar e esperar com paciência no Senhor.

Mesmo com lutas e sofrimentos,vale a pena aguardar nele, e a resposta virá, creia nisso.

Que o Senhor te abençoe nesses momentos de crises e de lutas conte com ele.

Que você possa sair firme.

Crendo que Deus te trouxe livramento., POR MEIO DA PALAVRA DE DEUS, AS IMPOSSIBILIDADES SÃO POSSIILIDADES!

Quero encerrar deixando pra vocês um maior exemplo de paciência, que é Jesus, ele suportou momentos difíceis para que você hoje tenha vida,e vida eterna nele.

26/10/2011

Peça ao Pai

Jesus Cristo diz: Se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. (João 16.23b)
E impossível para nós seres humanos fracos, falhos e limitados compreender toda a dimensão do amor de Deus. Jesus nos diz: Se pedirmos, ele nos concederá.
Ao ler este versículo, lembrei-me de uma situação que nos é muito peculiar em nossos dias: a dos nossos filhos quando nos acompanham ao supermercado. Entre uma e outra estante, os filhos avistam coisas que querem e o bolso dos pais já não alcança. Entre o útil e o supérfluo fica-se com o útil racionalmente. Não obstante, o coração dos pais se inclina para a vontade e satisfação dos filhos. Os pais, por sua vez, não descartam os desejos de seus filhos, porque eles têm prazer em ver a alegria dos filhos estampada em seus rostos.
Imagine, se nós como pais temos um prazer enorme em ir ao encontro dos filhos, como não será a atitude de Deus em favor de nós? Ao contrário de nossos filhos, nós pedimos pouco a Deus. Ou será que já perdemos a confiança de que Deus realmente possa ouvir nossos sonhos e medos? Constato como vem crescendo o número de pessoas que se tratam em clinicas. Na realidade do dia-a-dia não há mais espaço para expressarmos aquilo que pesa em nós. Por que não fazer uso da oração? Alguém uma vez disse que Deus não atende todas orações, mas escuta a todas. A oração tem por objetivo aproximar-nos do ilimitado amor de Deus e, a partir dele, transformar o mundo conforme as palavras e ações de Jesus Cristo.
Muito obrigado, Senhor porque temos a liberdade para expressar as pequenas e grandes coisas que pesam em nós. Podemos ter a confiança de que tu estás ao nosso lado em todas as situações. Dá que possamos lembrar-nos de ti, como tu de nós. Amém.
Lucas 13.31-33 :: João 11.1-10

25/10/2011

Formando discípulos através de nós

“As mãos dos homens atacam a dura rocha e transtornam as raízes das montanhas. Fazem túneis através da rocha, e os seus olhos enxergam todos os tesouros dali. Eles vasculham as nascentes dos rios e trazem à luz coisas ocultas” - Jó 28:9-11
O trabalho missionário, em qualquer nível, é um ataque direto às hostes de Satanás, e por isso precisa ser feito por pessoas chamadas e revestidas com o poder do Espírito Santo e com a cobertura da Igreja.
As figuras descritas por Jó no capítulo 28 formam um poema belíssimo, um hino ao trabalho missionário.
Fazer missões é buscar tesouros escondidos
“Existem minas de prata e locais onde se refina ouro. O ferro é extraído da terra, e do minério se funde o cobre. O homem dá fim à escuridão e vasculha os recônditos mais remotos em busca de minério, nas mais escuras trevas.
Longe das moradias ele cava um poço, em local esquecido pelos pés dos homens; longe de todos, ele se pendura e balança.
A terra, da qual vem o alimento, é revolvida embaixo como que pelo fogo; das suas rochas saem safiras, e seu pó contém pepitas de ouro”.
(v. 1 a 6).
Fazer missões é encontrar esses tesouros escondidos e colocá-los à salvo da rapina
“Nenhuma ave de rapina conhece aquele caminho oculto, e os olhos de nenhum falcão o viram. Os animais altivos não põem os pés nele, e nenhum leão ronda por ali” (v. 7 a 8).
Fazer missões é revelar aos homens onde está a verdadeira sabedoria
“Onde, porém, se poderá achar a sabedoria? Onde habita o entendimento? O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes. O abismo diz: ‘Em mim não está’; o mar diz: ‘Não está comigo’.” (v. 12 a 14).
Fazer missões é dar de graça aquilo que nenhuma riqueza pode pagar
“Não pode ser comprada, mesmo com o ouro mais puro, nem se pode pesar o seu preço em prata. Não pode ser comprada nem com o ouro puro de Ofir, nem com o precioso ônix, nem com safiras.
O ouro e o cristal não se comparam com ela, e é impossível tê-la em troca de jóias de ouro. O coral e o jaspe nem merecem menção; o preço da sabedoria ultrapassa o dos rubis. O topázio da Etiópia não se compara com ela; não se compra a sabedoria nem com ouro puro!”
(v. 15 a 19).
Fazer missões é transformar o rumor em boa nova
“De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento? Escondida está dos olhos de toda criatura viva, até das aves dos céus.
A Destruição e a Morte dizem: ‘Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela’.
Deus conhece o caminho; só ele sabe onde ela habita, pois ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus”
(v. 20 a 24).
Fazer túneis através da rocha, enxergar os tesouros que o diabo desfigurou e escondeu; vasculhar as nascentes dos rios, trazendo à luz aquilo que está oculto.
Bem-vindo a Missões!

23/10/2011

O Halloween na visão Biblica

Esta semana ja começa os preparativos para o Halloween que é comemorado no dia 31 de outubro, e então venho falar um pouco sobre este assunto.

abobora.jpg''HALLOWEEN''
A tentativa de fazer com que o dia 31 de Outubro entre para o nosso calendário como “Dia das Bruxas” está, infelizmente, caminhando a passos largos. Ano após ano, escolas, clubes e outros grupos aproveitam a data para “comemorar” o Halloween utilizando-se de fantasias de bruxas, fantasmas e duendes, com abóboras e mamões transformados em caveiras...
Neste contexto, de um modo geral, surgem duas visões divergentes a este respeito: de um lado, há os que pregam veementemente contra esta comemoração, acusando-a de ser uma festa satânica, e de outro há os que acreditam se tratar de uma celebração inocente, sem nenhum mal. Como cristãos, acreditamos que nossa referência é a Palavra de Deus. Portanto, neste estudo vamos procurar estabelecer alguns princípios bíblicos para a viabilidade ou não das festas de Halloween.
Um pouco de História: A comemoração do Halloween teve início na Irlanda, há mais de 3 mil anos, no chamado Samhain - festival da colheita dos celtas. Os Druidas (magos celtas) acreditavam que nessa noite a janela que separava o mundo dos vivos do mundo dos mortos desaparecia, e as almas dos mortos regressavam numa visita aos lares terrenos. Para manter esses espíritos contentes e afastar os maus espíritos de seus lares os celtas deixavam comida e doces na parte de fora de suas casas, e realizavam rituais com sacrifícios humanos.
Significado espiritual: Em nossos dias, tanto no calendário pagão (movimento neo-pagão), como na bruxaria e no satanismo (adeptos da Igreja Mundial de Satanás), o Halloween é a data mais importante do ano. Rituais para invocação de espíritos, comunicação com os mortos, adivinhações, e até mesmo a adoração e evocação do próprio Satanás são realizados de maneira pródiga neste dia.
Conseqüências: Embora muitos defendam o Halloween como uma festa folclórica da cultura norte-americana, e o comércio incentive a comemoração visando tirar proveito dela, não podemos fechar os olhos para as nefastas conseqüências que esta “comemoração” traz para as pessoas e para a nossa nação. Vamos enumerar algumas:
1) Todos os valores enaltecidos nas festas de Halloween são contrários à boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas:
· Morte è “Todos os que me aborrecem amam a morte.” (Provérbios 8:36)
· Bruxaria e Feitiçaria è “Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria...” (Deuteronômio 18:10)
· Comunicação com os mortos è “Não permitam que se ache alguém entre vocês que faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas” (Deuteronômio 18:11-12)
· Ocultismo è “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.” (Efésios 5:11-12)
2) Embora muitos participem de tais comemorações de maneira inocente e lúdica, sem o objetivo de adorar a Satanás, indiretamente estarão fazendo isso. Observe as palavras do próprio Jesus Cristo: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24); "Quem não é por mim é contra mim." (Mateus 12:30).
3) A popularização de figuras como bruxas, feiticeiros, duendes, caveiras e espíritos malignos presentes no Halloween, faz com que, a médio e longo prazo, crianças e adultos, não só aceitem tais figuras e valores, mas as amem! É uma espécie de condicionamento através do qual, as pessoas passam a amar e a admirar os valores satânicos, tão abomináveis diante de Deus. "Aquilo que uma geração tolera, a próxima adota como estilo de vida normal". O contato constante com estes valores afeta nossa sensibilidade de tal maneira que, o que antes parecia feio e errado, nos pareça normal e aceitável. Assim, ao sermos coniventes com esta “festa”, estaremos condenando as próximas gerações a aceitarem como corretos e aprazíveis os componentes do Reino das Trevas: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5:20.
CONCLUSÃO:
Embora nem todos tenham consciência disso, uma tremenda guerra espiritual está ocorrendo bem acima de nossas cabeças, e o Halloween é uma das estratégias do Diabo e suas Hostes espirituais para tentar enaltecer e popularizar as obras das trevas. Cabe a cada um de nós demonstrar verdadeiro repúdio a esta maldita celebração importada dos EUA. Como disse Eddy Andrade Pinos, diretor regional da Cultura no Equador há alguns anos atrás: "Nada temos que fazer com bruxas nem abóboras, tampouco enganar as crianças com contos de bruxas"... Também nenhuma escola pode obrigar seus alunos a participarem destas festas, uma vez que ultrapassam o campo cultural e acadêmico, e violam princípios cristãos. Por isso, por amor a Jesus, não tomem parte destas coisas! “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor; vivam como filhos da luz e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor” (Efesios 5:8, 10)

21/10/2011

Como vencer as tentações.

Feliz é o homem que não cede e não pratica o mal quando é tentado,
porque depois receberá uma recompensa a coroa da vida que Deus prometeu aqueles que o amam. Tg. 1:12

cruz
Toda tentação é uma oportunidade para fazer o bem. No caminho da vida Cristã, até mesmo a tentação se torna um degrau, em vez de uma pedra de tropeço, quando você percebe que ela é uma oportunidade tanto para fazer a coisa certa quanto para agir de maneira errada. A tentação apenas apresenta uma escolha. Embora ela seja a principal arma de Satanás para destruir você, Deus quer utilizá-la para fortalecê-lo. Toda vez que você escolhe fazer o certo, em vez de pecar, está desenvolvendo o caráter de Cristo.
A escolha certa:
Para compreender isso, você deve primeiro saber as qualidades do caráter de Jesus. Uma das descrições de seu caráter é o fruto do Espírito: “Quando o Espírito Santo controla a nossa vida, ele produz o seguinte fruto em nós: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio! (Gl. 5:22-23)
Essas nove qualidades representam Jesus e ter o fruto do Espírito Santo é ser semelhante á Ele.

Mas como o Espírito Santo produzirá em sua vida este fruto com estas nove qualidades? Ele as cria instantaneamente? Será que um dia, ao se levantar pela manhã, você será repentinamente abastecido de forma plena destas características? Não! O fruto sempre desenvolve e amadurece lentamente.
Essa afirmação é uma das mais importantes verdades espirituais que você poderá aprender: Deus desenvolve o fruto do Espírito em sua vida permitindo que você vivencie situações nas quais será tentado e exteriorizar uma qualidade exatamente oposta. O desenvolvimento do caráter sempre envolve uma escolha e a tentação propicia essa oportunidade. Deus recorre á situação oposta de cada fruto para nos permitir escolher. A integridade é destruída ao se derrotar a tentação da desonestidade, a humildade cresce quando recusamos ser arrogante, a perseverança desenvolve-se sempre que resistimos á tentação de desistir. Cada vez que você derrota uma tentação, torna-se um pouco mais semelhante á Jesus.

A escolha errada:
Satanás é totalmente previsível. Ele tem usado a mesma estratégia e os velhos truques desde a criação. Todas as tentações seguem um padrão idêntico, e é por isso que Paulo declara: “Somos bem familiarizados com seus esquemas malignos” (II Cor.2:11). A Bíblia ensina que a tentação segue um processo de quatro etapas:

Primeira – Satanás identifica um desejo mau dentro de você. Pode ser um desejo de vingança, o de ser amado, ser valorizado ou sentir prazer. A tentação começa quando Satanás sugere com um pensamento que você ceda a este desejo pecaminoso ou realize este desejo ilegítimo de maneira errada e na hora errada. Satanás sussurra: - “Você merece isso! Você deve ter isso agora! Será emocionante! Será gratificante e fará com que você se sinta melhor!”.
Costumamos pensar que a tentação está ao nosso redor, mas Deus diz que ela começa dentro de nós. Ela sempre começa na mente e não por meio de circunstâncias.

Segunda – É a dúvida. Satanás tenta fazê-lo duvidar do que Deus disse sobre o pecado: “Será que é mesmo errado? Será que Deus realmente proibiu fazer isso? Não é possível que Deus tenha proibido! Isso era para aquele povo de outra época! Deus não quer que eu seja feliz? A Bíblia adverte: - CUIDADO! Não deixem os maus pensamentos e as dúvidas levarem algum de vocês a se afastar do Deus vivo! ((Hb.3:12)
Terceira – É o engano. Tudo o que Ele lhe disser será falso ou nada além da verdade. Ele oferece a mentira em substituição ao que Deus já diz em sua palavra. É um pecadinho só, além do mais todos estão fazendo isso.

Quarta – É a desobediência. Você acaba agindo de acordo com a idéia que vinha cogitando na mente. O que começou como uma idéia nasce como conduta. Você cede a qualquer coisa que chamar a sua atenção e cai nesta armadilha sobre a qual Tiago nos alerta: “As pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz morte. Não se enganem meus irmãos” (Tg. 1:14-16)

Como superar?
- Recuse-se a ser intimidado! Você jamais se livrará da tentação. Muitos Cristãos são aterrorizados por pensamentos tentadores. Eles sentem vergonha pelo simples fato de terem sidos tentados. Mas Satanás não precisa tentar aqueles que já fazem a vontade dele, pois já lhe pertencem. A tentação é um indício que Satanás o odeia e não um sinal de fraqueza ou de vida profana. Ser tentado não é pecado. A tentação só se torna pecado quando você se entrega. Você não pode evitar que os pássaros voem sobre sua cabeça, mas você pode evitar que eles façam um ninho e morem ali.

- Identifique seu ponto fraco! Ele não tem nenhum poder, mas ele sabe exatamente o que pode fazê-lo cair e trabalha incessantemente para cercá-lo. Pedro adverte: “Estejam alerta! O diabo está pronto para atacar, e nada lhe daria mais satisfação do que pegá-los cochilando” (I Pe.5:8). Pergunte á você mesmo: “Quando sou mais tentado? Em que dia da semana? A que hora do dia? Em que lugar sou mais tentado? No trabalho? Em casa? Na casa do vizinho? Pergunte quem está com você neste momentos em que sou mais tentado. Amigo? Colegas de Trabalho? Quando estou só? Quando estou cansado? Ou sob pressão?
Você deve identificar e se preparar a fim de evitar. Siga o conselho de Provérbios: “Pense bem no que você vai fazer. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo; (Pv.4:26-27) o povo de Deus evita os maus caminhos e se protege, observando o lugar por onde vai.(Pv. 16:17)”

- Peça ajuda ao Espírito Santo! Quando bate a tentação, você não tem tempo para uma conversa longa com Deus: você simplesmente clama por socorro. “Clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará” (Sl.50:15)
Assim como as raízes crescem mais fortes quando o vento sopra contra a árvore, você se torna mais semelhante a Jesus toda vez que enfrenta uma tentação. Quando você tropeça, o que certamente pode acontecer – isso não será o fim. Em vez de ceder ou desistir, busque a Deus, confie que Ele o ajudará e lembre-se da recompensa que o espera – A Vida Eterna. (Tg 1:12)

20/10/2011

Em meio as provações

Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;” (Tiago 1:2-3)

Um não cristão sempre diz: "Onde está o seu Deus?" nos momentos de tribulação, até oferecem saídas contrárias à palavra de Deus e não compreendem porque um cristão verdadeiro não vai após as soluções "fáceis" desse mundo. Note que há cristãos que procuram um cristianismo fácil, de prosperidade, de pensar que domina o sobrenatural, e de confissão positiva que são comportamentos religiosos pagãos e não cristãos. Há até falsas igrejas com essa temática. A tentação para não passar pela provação é até maior do que a própria provação.

Tiago diz que devemos estar alegres quando passamos por provações, não por causa da provação, mas porque através dela exercitaremos nossa perseverança em servir a Deus. O Diabo odeia o crente que persevera, por isso oferece saídas fáceis para tudo. Alguns crentes meio limitados acreditam que não se deve chorar num funeral por interpretarem errado este texto de Tiago. Estar alegre com o resultado das provações não significa estar alegre nas provações. Nas provações podemos chorar e nos entristecer mas devemos reconhecer que estamos sob os cuidados de Deus e que por mais difícil que seja, por mais que choremos, Deus nos dará um bom resultado final se nossa alma estiver disposta a desenvolver a perseverança e não a contestação da vontade de Deus.

Que Deus nos ajude a passar pelas provações desenvolvendo a perseverança e louvando ao seu Santo Nome.

19/10/2011

Folhas secas

Estava em uma tarde ajeitando minha casa, depois de ajeitar tudo, percebi que tinha algumas plantinhas que precisavam de cuidados, peguei aqueles vasos, algumas plantinhas tinham folhas secas, com uma tesoura cortei varias folhas, tirei algumas flores murchas, um pouco de água para regar a terra seca.
Quando estava cuidando das plantinhas pensei no cuidado de Jesus pôr cada um de nós. Eu estava cortando as folhas e flores, pôr que sabia que iriam
prejudicar o crescimento das plantinhas, e como aos nossos olhos muitas vezes e doloroso quando nosso mestre cuida do jardim da nossa vida, o pecado seca nossa vida e murcham as flores, e com os olhos humanos achamos que estamos perdendo um pedaço que parece ser bom.
O Jardineiro com paciência e amor vai nos limpando, e fortalecendo nossa vida, tirando o que estava morto e murcho para a vida florescer em nossa
vida, Ele nos lava com a água da vida.
Os caminhos e as maneiras de agir de nosso amigo Jesus sempre são os melhores, confie Nele. A verdadeira vida vai florescer em você .

18/10/2011

Triatlon - Um pai mais que exemplo...

Ola amados irmãos e amigos, hoje venho colocar este vídeo para você meditar um pouco: Tenho visto muitos casos de mães que estão abandonando seus filhos nos lixos, em caixas de papelão, nas ruas, etc... simplesmente jogando fora um presente que Deus tem dado.
Este vídeo mostra o amor de um pai para com seu filho, e mostra também que este amor tão grande pode levar a você pai a fazer qualquer sacrifício que seja, somente para ver a alegria estampada no rosto de seu filho.
Quero te fazer uma pergunta: O quanto você ama seu filho e o que você esta disposto a fazer por ele?

Guia na dor e na alegria.

Não é penosa a vida do homem sobre a terra? (Jó 7.1-7)
Perguntas há que se fazem, e que são fáceis de responder, porque conhecemos o assunto. As crianças passam pela idade dos “porquês”, quando embaraçam seus pais com mui­tas perguntas. E existem as chamadas perguntas retóricas, que já trazem, implícita, uma resposta. Há nada menos que dez perguntas no capítulo 7 do Livro de Jó, fazendo um questionamento da vida humana sobre a terra; dizendo que a vida é um combate; que o ser humano é escravo de seus deveres, que se cansa e se fatiga; que sofre de insônia, doenças e muita fraqueza; que o tempo voa e as esperanças se vão. Jó parece terminar em completa desilusão: “ Os meus olhos não tornarão a ver o bem” (v. 7).
O desabafo de Jó não é também o nosso desabafo em face da vida e de suas asperezas? (Esta é também uma pergunta retórica, cuja resposta é: Claro que sim!) Mas a desesperança aparente de Jó, depois das conhecidas provações por que passou, não precisa, necessariamente, ser a nossa. A intenção para a qual Deus mandou escrever estas palavras certamente não foi para nosso desengano, mas para nos alertar para a necessidade de termos paciência e compreensão conosco mesmos e com os outros. Jó não descarta o fato de que todos os seus movimentos estão sendo observados por Deus e, mesmo não sentindo em si próprio nenhum mérito nem saí­da, e sem poder confiar nos que o rodeavam, precisava do auxílio e da proteção de Deus. O alvo de nossa existência deve ser a vida com Deus, já aqui e agora. Quanto mais escura a noite, mais brilham as estrelas em especial a Estrela da salvação que nos foi prometida, Jesus.
Querido Salvador, pedimos com fervor: Sê tu o nosso Guia na dor e na alegria; que o nome teu louvemos. Amém! com fé dizemos.
Marcos 1.29-39 :: Salmo 147.1-11

17/10/2011

Fé em Deus

Para cada pensamento negativo nosso, DEUS tem uma resposta positiva:
Você diz: "Isso é impossível"
Deus diz: "Tudo é possível" (Lucas 18:27)
Você diz: "Eu já estou cansado"
Deus diz: "Eu te darei repouso" (Mateus 11:28-30)
Você diz: "Ninguém me ama de verdade"
Deus diz: "Eu te amo" (João 3:16 e João 13:34)
Você diz: "Não tenho condições"
Deus diz: "Minha graça é suficiente"(II Coríntios12:9)
Você diz: "Não vejo saída"
Deus diz: "Eu guiarei teus passos" (Provérbios 3:5-6)
Você diz: "Eu não posso fazer"
Deus diz: "Você pode fazer tudo" (Filipenses 4:13)
Você diz: "Dói"
Deus diz: "Eu te aliviarei da angústia" (Salmo 90:15)
Você diz: "Não vale a pena"
Deus diz: "Tudo vale a pena" (Romanos 8:28)
Você diz: "Eu não mereço perdão"
Deus diz: "Eu te perdoou" (I Epístola de S.João 1:9 e Romanos 8:1)
Você diz: "Não vou conseguir"
Deus diz: "Eu suprirei todas as suas necessidades"(Filipenses 4:19)
Você diz: "Estou com medo"
Deus diz: "Eu não te dei espírito de medo" (II Timóteo1:7)
Você diz: "Estou sempre frustrado e preocupado"
Deus diz: "Confia-me todas as tuas preocupações" (IPedro 5:7)
Você diz: "Eu não tenho talento suficiente"
Deus diz: "Eu te dou sabedoria" (I Coríntios 1:30)
Você diz: "Não tenho fé"
Deus diz: "Eu dei a cada um uma medida de fé" (Romanos12:3)
Você diz: "Eu me sinto só e desamparado"
Deus diz: "Eu nunca te deixarei nem desampararei"(Hebreus 13:5)

16/10/2011

Na soleira da porta da tentação.

Porque Deus revelou a Sua graça . . . nos ensinando a abandonar a vida descrente e as paixões mundanas, para vivermos neste mundo uma vida controlada, correta e dedicada a Deus. (Tito 2:11,12) Ser complacente com a tentação é outro passo em direção a estabelecer uma fortaleza em sua mente. A todo o momento que você é estimulado a se adequar ao Plano B ao invés do Plano A de Deus para sua vida, você está experimentando uma tentação. A essência de todas as tentações é o convite para viver independentemente de Deus e satisfazer as necessidades legítimas do mundo, a carne ou o diabo ao invés de Cristo. Essa é a grande concorrência. E satanás sabe exatamente quais os botões apertar para tentar fazer você sair da dependência de Cristo. No instante que você é tentado a ter sua necessidade satisfeita no mundo ao invés de em Cristo, você na soleira da porta de uma decisão. Se você não escolher imediatamente levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo (2 Coríntios 10:5), você começará a considerar isso uma opção. E se você começar a aceitar isso em sua mente, imediatamente suas emoções serão afetadas e a probabilidade de se render àquela tentação aumentará. A Escritura nos ensina que Deus providenciou um jeito de escapar de todas as tentações (1 Coríntios 10:13). Mas o escape está logo na porta da tentação. Se você não controlar a tentação logo no início, você corre o risco de permitir que a tentação controle você. Raro é o cristão que pode se desviar após ter dirigido sua vontade para o Plano B. Por exemplo, um homem vê uma foto pornográfica e é tentado pela lascívia. Ele tem a oportunidade de reagir dizendo algo como, "Meu relacionamento com o pecado terminou. Eu escolho levar esse pensamento cativo à obediência de Cristo. Eu não vou continuar olhando para ela ou pensando nela." E ele se afasta da foto imediatamente e escapa da lascívia. Mas se ele hesita no começo, fita os olhos na foto, e começa a fantasiar sobre ela, ele vai disparar uma avalanche que produzirá uma reação física que será difícil de parar. Ele precisa capturar o pensamento tentador bem no início ou este é quem vai capturá-lo.
Agora amado, faça esta oração comigo:  Querido Deus, eu quero hoje ser obediente ao Seu plano perfeito para minha vida. Eu não quero dar atenção ao Plano B. fortaleça minha vontade de obedecer. 
Amem.

15/10/2011

O que significa ser cristão

Em um dicionário li o seguinte significado para o termo cristão: "o que recebeu o batismo e professa a religião cristã". A partir desse significado, percebe-se que não significa grandes coisas se dizer cristão. Por essa perspectiva, é somente um termo religioso, não se trata de atitudes práticas. Eu pude identificar alguns tipos de cristãos. Em qual desses perfis você se encaixa?

- Alguém que nasceu em uma família de tradição cristã (católica ou protestante) e que, por isso, se considera cristão, porém não freqüenta nenhuma igreja, nem tampouco lê a Bíblia ou ora com freqüência.

- Alguém que nasceu em uma família de tradição cristã (católica ou protestante) e que, por isso, se considera cristão, freqüenta uma igreja religiosamente, sem no entanto ter um encontro real com Cristo, acreditando que ir a igreja aos domingos lhe garante salvação.

- Alguém que acredita em Jesus Cristo como Filho de Deus e Salvador da humanidade, participa ativamente de uma igreja, mas não deixa a mensagem da graça de Cristo modificar a sua vida, tendo, por isso, uma vida cristã estagnada, sem evolução, sem transformação, seria o morno na fé.

- Finalmente, alguém que recebeu Cristo como Senhor e Salvador da sua vida de fato. Não apenas fazendo um gesto, levantando a mão após um belo apelo do pastor. Mas recebeu de verdade no coração, busca ao Senhor, tem uma experiência com Ele e O deixa transformar a sua vida diariamente.

A primeira coisa que eu pude identificar no texto de Gálatas como necessária para fazermos diferença é ser crucificado com Cristo. Precisamos morrer para nossa própria vontade e nossos sonhos e vivermos para Deus, conforme a vontade Dele! Paulo disse "não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus..." Ou seja, nossa velha natureza, a partir do momento em que nos entregamos de fato para Cristo, deve ser crucificada, deve morrer, e a nossa nova vida em Cristo deve estar baseada na fé em Jesus.

Além disso, Deus requer de nós dedicação exclusiva, tempo integral! Não dá para ser crente em uma parte do dia ou da semana e na outra ser incrédulo! Um cristão verdadeiro é cristão a todo momento. Isso não significa trabalhar muito na igreja ou ter muitos compromissos "cristãos". Significa que aonde eu for, estarei levando Cristo, pois Ele vive em mim. Não importa se estou na igreja ou no trabalho, meu comportamento deverá ser o mesmo. Então, é preciso que Cristo cresça de tal forma em mim, que tudo que eu falar, pensar ou fizer seja conforme a Sua vontade. Precisamos de fato iluminar e salgar todos os lugares em que colocarmos os nossos pés, a começar na nossa casa.

"Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. "Mateus 5:13 a 16

O desejo de Cristo é esse, que a nossa luz resplandeça e que todos vejam as nossas boas obras e glorifiquem a Deus. Jesus disse que ninguém acende uma luz e a esconde. Então, não podemos esconder a luz de Deus que há em nós. É preciso resplandecer. Eu pude identificar também no texto de Gálatas três desses itens fundamentais para que a nossa luz resplandeça: fé, abdicação e amor.

- Fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. É pela fé que recebemos Jesus como nosso Salvador. É pela fé que morremos para o mundo a fim de vivermos para Deus. Pois a fé em Cristo nos dá certeza da vida eterna, nos dá esperança. Precisamos crer!

- Abdicação. Sem desistirmos de viver por nós mesmos jamais seremos de Cristo. Jamais faremos diferença. É preciso entregar completamente o nosso caminho ao Senhor. É preciso negar a nós mesmos, carregar a nossa cruz e seguir a Cristo. "Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará.." (Lucas 9:23 e 24) É preciso dizer de todo coração: "Senhor, não quero viver por mim mesmo, não quero fazer nada por mim mesmo, toma-me em Tuas mãos, me guia pelo Teu caminho, venha viver em mim"!

- Amor. O amor por Cristo é fundamental, sem amor nada que fizermos em nome Dele se aproveitará e até a nossa vida será vazia de sentido. Esse é o maior mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas. Quando realmente amamos a Deus, desejamos ardentemente estar com Ele orando ou lendo a Palavra. O amor é o combustível que nos conduz a Deus. Em segundo lugar, o amor ao próximo é também fundamental na vida de um verdadeiro cristão. Já que tudo que Cristo fez nessa terra foi por amor, nós que dizemos ser seus discípulos temos obrigatoriamente que imitá-lo amando a todos como ele amou.

Esses são somente alguns dos ingredientes que precisamos ter para fazer diferença como cristãos verdadeiros onde estivermos.

Com tudo o que falamos até agora: ser luz e sal da terra, sermos crucificados com Cristo, ter fé, amor e abdicação... você pode estar pensando: "é muito difícil fazer diferença, olha quantas características eu preciso ter! Jamais vou conseguir ser assim!" Mas a parte boa dessa história toda é que nós não precisamos fazer um esforço gigantesco para conseguirmos ser assim, essa obra não é nossa, não é pelas nossas próprias forças. A diferença quem faz é o Espírito Santo. É a Sua presença em nossas vidas que produz em nós mudança, que nos faz ser sal e luz. O Espírito é quem nos diferencia.

Existem "cristãos" que são uma benção na igreja, mas em casa tratam mal a família, não demonstram amor, ou no trabalho não dão o menor testemunho. Infelizmente são muitos os casos de cristãos desse tipo. Isso acontece porque eles ainda não se deixaram ser transformados pelo Espírito Santo. Provavelmente não estão buscando a Deus como deveriam. Pois o Espírito só age em nós quando O buscamos. Ele é muito educado e não faz algo em nossas vidas se não O convidarmos.

Mas ainda bem que existem também cristãos exemplares, são pessoas que onde chegam, seja no trabalho, seja na igreja ou em casa, são as mesmas pessoas, pessoas que demonstram amor, que são testemunhos vivos de Cristo. Esses cristãos são exemplares porque dão lugar para o Espírito Santo agir em suas vidas.

Então, podemos ver que fazer diferença não é algo difícil, é um processo natural a partir do momento que você de fato decide buscar a Deus, lendo a Palavra, absorvendo cada um dos ensinamentos de Jesus, dando lugar ao Espírito Santo. É preciso ter a mente repleta da Palavra de Deus, pois como vamos imitá-lo se não o conhecermos? Se quisermos mesmo fazer diferença, precisamos ler a Bíblia com dedicação e procurar dia a dia aplicar o que temos aprendido nela. É fundamental orar sem cessar, está em todo tempo com a mente ligada em Deus. Se fizermos isso naturalmente vamos estar dando lugar para o Espírito Santo agir em nós produzindo todos aqueles frutos: "...o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." (Gálatas 5:22 a 25)

Então, a obra é feita pelo Espírito. O papel que nos cabe é só buscar a Deus! O restante, que é a parte mais difícil, o Espírito de Deus fará em nós. Só precisamos buscar, buscar e buscar. E tem coisa melhor nesse mundo do que buscar a Deus? É tão bom sentir a presença Dele em nossas vidas e sermos guiados por Ele! Vamos andar no Espírito! Não só quando estivermos na igreja, mas em todo momento de nossas vidas, vamos andar no Espírito e nos deixar ser guiados por Ele.

Que tipo de cristão você e eu temos sido? Temos vivido de fato aquilo que Cristo ensinou ou temos vivido conforme o que a nossa carne quer? Temos buscado realmente a Deus? Temos dedicado tempo de qualidade à leitura da Palavra? E a oração? Só seremos bons servos quando conhecermos o que agrada e o que não agrada o nosso Senhor. Faça uma auto-avaliação nesse momento a respeito da sua vida com Deus.

14/10/2011

A Igreja aos olhos de Deus

Nesses dias tão tormentosos que vivemos em nossa cidade e, no mundo, precisamos estar cada vez mais comprometidos em conhecer e estar na vontade soberana do Altíssimo Deus.
Nesses dias, em que esperamos o arrebatamento da igreja (noiva), imaculada e de vestes brancas de santidade, temos visto e ouvido notícias que nos tem levado a concluir que vivemos a Igreja de Laodicéia.
Interessante é que, Jesus usou a própria economia de Laodicéia, para ilustrar valores espirituais.
Laodicéia era uma cidade rica: possuía uma indústria de lã, um centro bancário que cunhava moedas de ouro, e uma indústria farmacêutica que fabricava colírio para os olhos. Ao chamar o pastor de Laodicéia de pobre, miserável, cego e nu (Ap.3.17), Jesus quis dizer o seguinte:
A)- Embora vocês produzam muitas riquezas, todavia, são pobres.
B)- Embora vocês produzam moedas de ouro, todavia, são miseráveis, e precisam comprar de mim o ouro refinado para se enriquecerem (Ap.3.18).
C)- Embora vocês produzam roupas, todavia, permanecem nus, e precisam comprar de mim vestiduras brancas para se vestirem (Ap.3.18).
D)- Embora vocês produzam remédio para os olhos, todavia, continuam cegos, e precisam adquirir de mim o colírio espiritual para os olhos (Ap.3.18).
Você não acha alguma coisa semelhante hoje? Será que esse não é o quadro espiritual de muitas igrejas nestes últimos dias? A Igreja Primitiva não tinha prata e nem ouro, mas levantava o paralítico em Nome de Jesus (At.3.1-8).

A cada encontro que separamos para enfatizar os trabalhos evangelisticos, se torna mais oportuno dizer que estamos vivendo a Igreja da ultima hora, embora muitas vezes nos esqueçamos disso.

Pouco tempo nos resta para divulgar o evangelho puro e original, mas ainda é dia para juntos em oração e constante busca pela santidade, vivermos a Igreja de Filadélfia na terra.

Filadélfia é um nome grego que significa “Amor Fraternal”.

A cidade de Filadélfia estava localizada em um ponto estratégico de acesso entre os países antigos de Frigia, Lídia e Mísia, estabelecendo ali uma comunicação através do ensino do idioma, já que naquele lugar falavam o próprio dialeto-gálico.

Observa-se que a fundação dessa Igreja, foi em um ponto estratégico, exercendo grande influência sobre aquela região do mundo antigo, cheia de vida, e representando o verdadeiro e autentico Cristianismo.

Quando analisamos as sete cartas às igrejas no livro da revelação (Apocalipse), encontramos duas igrejas que não contem nenhuma crítica: A carta à igreja em Esmirna e a carta à igreja em Filadélfia, uma congregação fraca e limitada, mas que dependia de Deus.

Observamos assim que, os homens atualmente medem força e qualidade em termos de tamanho e poder. Jesus, porém, continua a ver as igrejas de forma diferente, medindo o seu caráter e o coração de cada discípulo.
Somos hoje os cristãos fundamentalistas da igreja de Filadélfia, a igreja a quem o Senhor Jesus ama, e a quem ele prometeu o arrebatamento. Embora pareça que estejamos perdendo toda batalha no cenário local, estadual e federal, retenha firme aquilo que você tem — sua fé inabalável em Jesus Cristo — sabendo que nada que fizermos será em vão.
Paz do Senhor,

O casamento aos olhos de Deus.

"Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade..." (Malaquias 2:14). "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6). "Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento...para que não se interrompam as vossas orações" (1 Pedro 3:7).

O casamento não é invenção humana que pode ser definida e destruída conforme os caprichos egoístas dos homens. O casamento foi criado por Deus. Ele é testemunha dos nossos votos e está preparado para julgar a nossa desobediência. Desrespeito pelos compromissos do casamento destrói a nossa comunhão com o nosso Criador. É imprescindível que aprendamos a ver o casamento como Deus o vê.

"Cada um tenha a sua própria esposa"

Em 1 Coríntios 7:2, Paulo repete o princípio que Deus estabeleceu quando criou o primeiro casal. "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24).

As palavras de Jesus em Mateus 19:4-6 afirmam que a intenção de Deus desde a criação de Adão e Eva era que o homem fosse fiel a uma esposa legítima até a morte. As palavras que descrevem o primeiro casamento mostram que o Senhor pretendia que outros seguissem o mesmo padrão. Adão não tinha pais para deixar, mas os filhos de centenas de gerações posteriores têm cumprido este aspecto do princípio perpétuo estabelecido no Éden. Mesmo em sociedades corrompidas por anarquia e iniquidade, o casamento mantém uma posição honrada (Hebreus 13:4).

A relação do casamento: Dois se tornam um

Juntar duas pessoas numa união completa descreve vividamente a beleza do casamento que Deus planejou. Deus não pretendia deixar o homem sozinho; então ele lhe deu a companheira perfeitamente adequada. Quando um homem e uma mulher se casam, eles formam uma nova e única unidade. Eles dividem uma relação sexual especial que jamais deve ser compartilhada com outros (1 Coríntios 7:3-5). Quando a mulher segue a liderança de amor do marido (Efésios 5:22-33), os dois participam juntos de sonhos e sofrimento, de conquistas e calamidades, do vigor da juventude e da fragilidade da velhice. Para este par privilegiado, a vida não se define mais com a palavra eu, e sim com a palavra nós.

Ao longo dos anos, a fusão de duas mentes na busca da mesma meta eterna cria uma intimidade e compreensão sem igual em relações humanas. A faísca de admiração no olhar de uma jovem noiva é apenas uma sombra do brilho constante no olho de uma mulher que superou décadas de desafios da vida com o homem que ela ama. O prazer que o noivo sente quando toma a mão da sua noiva é meramente um presságio do carinho que sentirá anos depois quando toma a mão de sua mulher, então envelhecida, para firmar os seus passos incertos.

O perigo de desconsiderar os princípios divinos

Aqueles que desprezam a perfeição do plano divino sofrem as tristes conseqüências de lares quebrados, corações esmagados, e espíritos quebrantados. Uma sociedade que apóia divórcios pecaminosos e incentiva casamentos ilícitos ceifará o que semeia. O sacrifício necessário para casamentos bem-sucedidos é sufocado pelo egoísmo que os destrói. O amor que fornece segurança é substituído pela lascívia que deixa esposas e filhos inocentes abandonados e desprotegidos num mundo cruel. Nem leis humanas nem doutrinas engenhosas podem mudar o fato que Deus permite apenas dois motivos para contrair novas núpcias: morte do primeiro companheiro (Romanos 7:3; 1 Coríntios 7:8-9,39) ou divórcio porque o parceiro cometeu adultério (Mateus 19:9).

Outros abusos da vontade de Deus também causam destruição. O sexo antes do casamento, incluído no termo bíblico fornicação ou relações sexuais ilícitas, sempre está errado (1 Coríntios 6:9-11,18; 7:2; Gálatas 5:19; Hebreus 13:4). Mesmo quando perdoado pela graça de Deus, o sexo antes do casamento, muitas vezes, traz graves conseqüências. Além das possíveis conseqüências físicas, a fornicação pode roubar o casamento posterior da intimidade especial que Deus fez para ser dividida exclusivamente por pessoas casadas. Relações homossexuais são outra perversão do plano de Deus. Todas as tentativas de "autoridades" humanas a defender a conduta homossexual como algo "natural" não podem apagar as palavras nítidas de Romanos 1:26-27 e 1 Coríntios 6:9-11. Homossexuais, como fornicadores, adúlteros e todos os outros pecadores, precisam se arrepender para buscar o perdão de Deus (Lucas 13:3; Atos 2:38; 8:22; Mateus 3:8).

Abençoados por nosso Criador

O casamento é uma das ricas bênçãos preparadas para nós pelo benevolente Criador. Quando seguimos o plano dele, gozamos das maravilhas do amor e da segurança nesta vida, e a expectativa de um lar perfeito na eternidade.

Como ser um JOVEM autêntico em uma geração Mascarada

  Gostaria de compartilhar sobre uma situação muito comum na vida de um jovem: MÁSCARAS.
Vivemos num tempo em que 99% dos jovens insistem em viver escondidos por máscaras forjadas no decorrer dos anos. A razão é a simples necessidade de serem aceitos pelas pessoas que fazem parte de seu convívio.
Todavia, o uso dessas máscaras é perigoso e retira do jovem a identidade de quem ele é e principalmente a identidade de quem Deus o preparou para ser.
  Na Bíblia temos vários exemplos de pessoas que se deixaram levar por esse engano. Provavelmente o pior deles seja Saul. No primeiro livro do profeta Samuel no capítulo nove está descrito o chamado de Saul. O povo pediu para Deus um rei sobre eles e Deus achou Saul dentre todo o povo, e por causa do coração de Saul Deus lhe estabeleceu como rei.
Deus havia constituído Saul como rei, porém num determinado momento da vida de Saul ele foi reprovado; e foi exatamente a necessidade de ser quem ele não era que o levou à queda.

"Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali. Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. Mal acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel; Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Samuel perguntou: Que fizeste? Respondeu Saul: Vendo que o povo se ia espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do SENHOR; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos. Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o SENHOR confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino".
I Sm 9:8-14

Veja que Deus constituiu Saul como rei e não como sacerdote, e só os sacerdotes podiam oferecer sacrifícios diante do SENHOR. Saul, todavia, para não ser envergonhado diante do povo e ser aceito, ofereceu holocausto ao SENHOR e por causa desse erro perdeu o reino que Deus havia lhe confiado.
Não deixe que a ansiedade ou desejos carnais façam você perder aquilo que Deus te confiou. Seja um jovem autêntico e você verá o quanto Deus irá fazer através de sua autenticidade.
Vou colocar para vocês duas considerações importantes sobre como ser um jovem autêntico.

1. É saber exatamente quem somos em Cristo e a importância de quem somos para a propagação do Reino de Deus. Cada um tem sua função no Corpo!

Ninguém é igual a ninguém e cada um de nós tem um lugar muito especial no plano de Deus. Não é a cor do cabelo que mostra o quanto Deus nos ama, muito menos a condição sócio-econômica ou o grau de instrução.

VOCÊ TEM UM LUGAR EM DEUS QUE É SÓ SEU E FOI FEITO SÓ PARA VOCÊ!

2. É caminhar de acordo com o que somos em Deus. "Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele", Cl. 2:6. "Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos", Fl. 3:16.

Sem dúvida esse é o maior desafio para nós, precisamos caminhar de acordo com as palavras reveladas pelo Espírito Santo em nosso coração. Ninguém precisa mudar aparência, estilo de vestir ou modo de pentear o cabelo para ser alguém em Deus. Lembre-se sempre: você é o melhor de Deus!
As mudanças que devemos procurar são interiores e não externas. Devemos buscar o transformar do nosso caráter pelo Espírito Santo e pela Palavra!
Os jovens vivem à procura de um modelo para seguirem. Siga Jesus e te desafio a se transformar num modelo para juventude de sua cidade. Deus é contigo e pode fazer de você um modelo para esta nação.
Tire as máscaras, elas nunca poderão se encaixar em você e siga confiante para o alvo da sua soberana vocação em Cristo!
Deus te abençoe!

13/10/2011

Curtindo a vida

"Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre-se de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer." (Eclesiastes 11:9). O texto acima parece um pouco óbvio. Alguns diriam, até, que é um texto "batido", "manjado", um texto mais do que conhecido... Contudo, aquilo que é óbvio na Palavra de Deus também precisa ser dito de vez em quando (ou quase sempre). Se eu perguntar, o que é Juventude, você responderia: Juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes? Claro que não. Você, com certeza, não pode concordar com isso. Você também não diria: "A Juventude é um estado de espírito"... Não, você certamente não quer saber de frases feitas e de exercícios de retórica. Você tem um "desconfiômetro" bem regulado e não tem vontade de ouvir discursos, mas quer saber de alguma coisa realmente importante para a sua vida. Acredite, é realmente importante perguntar, como fazemos agora: O que é juventude? É a melhor época da vida. É o momento em que descobrimos a força, a beleza, o vigor e a dimensão da vida. É o momento em que o tempo conspira a favor dos nossos sonhos, é o instante em que os planos estão dentro de nós, esperando a passagem de toda a vida para conseguir a realização de tudo aquilo que esperamos conseguir. Mas é, também, um tempo de profunda crise pessoal e coletiva. Temos sobre nós o peso dos projetos de nossa geração. Temos que corresponder às expectativas dos antepassados, dos avós, dos pais, da namorada... Enfim, temos pela frente incertezas quanto ao futuro da profissão, quanto à situação do país e do mundo... Com toda essa pressão na cabeça, com tanta preocupação, algumas pessoas "chutam o balde" e dizem: eu só quero ser feliz, eu só quero curtir, eu só estou a fim de "zoar". A Bíblia introduz nesta praia um sol diferente. A Palavra de Deus nos diz que certamente, Deus tem um Plano para as nossas vidas. Ela nos diz: muito bem, faça o que você quiser, curta à vontade a vida, mas não desperdice aquilo que Eu preparei para você. Ou seja, Deus pedirá contas de qualquer atitude irresponsável e "maluca", pois, certamente, Ele tem um Manual para a Vida pertinho de você. O Manual é a Palavra de Deus. Ou você acha que Ele te criou, enviou suas mensagens e te colocou diante deste micro por acaso? Não, não foi por acaso. Por isso, ore e aproveite as dicas que Ele dá para viver a Vida! Porque curtir a vida é saber aproveitá-la com responsabilidade

12/10/2011

Deus conhece seu coração

Muitas vezes nós passamos uma imagem totalmente falsa daquilo que nós somos, daquilo que pensamos. Muitas vezes o que tentamos mostrar não condiz nenhum pouco com aquilo que vai dentro do nosso coração. De uma forma ou de outra nós escondemos o que somos porque não queremos que nos vejam. Não queremos mostrar aquilo que temos em oculto.
Se você é um cristão sincero se depara com um grande problema nessas situações: o Espírito Santo de Deus. A ele nós não conseguimos iludir. Diante dele nós não conseguimos disfarçar. Não que não tentemos, mas Ele tem uma visão que penetra o nosso íntimo. Isso coloca sobre nós uma culpa muito grande que não afeta somente o indivíduo, mas também a igreja à qual ele pertence.
Mas este não é o plano de Deus para os seus filhos. A Sua vontade é que sejamos transparentes "sem ter do que nos envergonhar", é que andemos "na luz" sem nada a esconder, é que tenhamos paz com todos.
Hoje você tem a oportunidade de entregar no altar de Deus a sua culpa, o seu pecado, a sua tristeza. Porque Jesus morreu e ressuscitou para que você
"Tenha vida, e vida em abundância".

11/10/2011

O que é fé?

Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem”. Hebreus 11:1
o que é fé
As Sagradas Escrituras definem a fé de uma forma clara e bem concisa. Mas apenas ao analisar o trecho acima também é possível conjecturar que a fé seria apenas o que alguns chamam de pensamento positivo.
Acreditar que as coisas acontecerão pelo simples fato de que queremos ou pensamos, isso se define como pensamento positivo. A Fé se denota como uns dos principais pilares do evangelho, e Deus não sendo um Ser ilógico, não alicerçaria sua palavra em coisas levianas como as vontades humanas.
Porque é por meio da fé que alcançamos a graça da salvação e que somos justificados: (Romanos 5:1-2).

A Fé não é algo estático e muito menos medíocre. A cada dia é necessário se alcançar uma fé maior que a anterior

”Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: o justo viverá por fé” Romanos 1:17

Fé erroneamente direcionada, não é fé divina, não tem alicerces. Pois Jesus disse:

” Tende fé em Deus” Marcos 11:22

Assim, “Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).
“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só esta morta” (Tiago 2:17).

Se a fé não for canalizada mediante a vontade de Deus ela será nula e inútil.É necessário que ela seja empregada na obra de Deus para o crescimento do corpo de Cristo. Deus não quer que deixamos esse instrumento poderosíssimo guardado apenas para nós, temos que trabalhar pela fé.

“O mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações” (Romanos 16.26b).

A obediência é algo fundamental para utilizar a fé dentro da vontade de Deus, pois Deus é consumador da nossa fé. Assim, se o aceitamos temos que obedecê-lo incondicionalmente.

“Perseverai na oração, vigiando com ações de graça” Colossenses 4:2

Para se manter obediente a Deus temos que vigiar em todo o tempo,pois o inimigo está bramando como leão buscando a quem possa tragar.Ele sempre busca um jeito de nos fazer pecar desse modo temos que estar colocando sempre a nossa fé em pratica, ”embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar os dardos inflamados do Maligno”. Efésios 6:16

Um instrumento poderoso, justificador e fundamental para ser um assíduo seguidor de Cristo Jesus é a fé. Se a utilizarmos crendo que Jesus é o Senhor de nossas vidas poderemos fazer o que Jesus declarou: “porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” Marcos 11.23

10/10/2011

Cristão sem ousadia

É preciso ousadia para entrar na presença de Deus. Ele é santo demais e nós somos pecadores demais. Na velha dispensação havia um comportamento sagrado tanto no templo móvel de Moisés como no templo de alvenaria de Salomão. Chamava-se o Santo dos Santos. Uma cortina tricolor fazia separação entre o Santo Lugar (a nave do templo onde todos entravam) e o Santo dos Santos (onde apenas o sumo sacerdote entrava uma vez por ano). O regulamento era muito rígido: quem entrasse no Santo dos Santos morreria. Se o sumo sacerdote entrasse ali em outro dia que não fosse o grande dia da expiação, também ele morreria. Toda essa severidade era para evidenciar a santidade absoluta de Deus, a pecaminosidade absoluta do homem e a separação que havia entre um e outro. Isso gerava uma carência enorme, a carência de um intermediário, de alguém que abrisse o caminho até o Santo dos Santos, que representava o trono de Deus. Quando Jesus deu sua alma como oferta pelo pecado (Is 53.10) na sexta-feira da semana da paixão, às três horas da tarde, a cortina que fazia separação entre o Santo Lugar e o Lugar Santíssimo (o Santo dos Santos) se rasgou em duas partes de alto a baixo, deixando a descoberto o interior do compartimento no qual ninguém ousava entrar (Mt 27.51). De repente, o Santo dos Santos foi devassado. Não é mais proibido entrar ali. Não há mais risco de vida. "Por causa do sangue de Jesus, nós agora podemos ir diretamente até dentro do Santo dos Santos, onde Deus está. Este é o caminho novo, recém-aberto e vivificante que Cristo nos franqueou ao rasgar a cortina — o seu corpo humano — para dar-nos acesso à presença santa de Deus" (Hb 10.19-20, BV). Por estranho que pareça, há muitos cristãos sem ousadia suficiente para entrar no Santo dos Santos. Não entram porque desconhecem a solução do antigo problema. Não entram porque têm medo. Não entram porque não são encorajados. Não entram porque dependem exageradamente de seus sacerdotes. Não entram porque não sabem usufruir do sacrifício de Jesus Cristo. Atrás da ênfase demasiada dada à mãe de Jesus, está a falta de intrepidez para entrar no Santo dos Santos. Talvez esses cristãos tenham sido evangelizados erradamente e conhecido não um Jesus de braços abertos, mas um Jesus de chicote na mão. Daí o apelo Maria, para que ela, como mãe, aplaque a ira desse Jesus. Passando por cima do princípio de que há um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo (1 Tm 2.5), esses cristãos estão deslocando Maria de sua honrada posição de mãe do Redentor para a missão de co-redentora, o que não corresponde à verdade. O resultado é que a grande massa de cristãos vai a Maria, e não a Jesus, entra em Lourdes e em Fátima, mas não entra no Santo dos Santos. Em última análise, o povo é acostumado mais com Maria do que com Jesus. Maria parece dispor de mais compreensão, de mais ternura, de mais tempo e de mais influência do que Jesus. No entanto, Jesus está de braços abertos: "Eu sou o caminho, ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6). Essa situação precisa mudar. É necessário que a ala mais cristocêntrica da Igreja pregue somente Jesus e leve o rebanho a entrar ousadamente no Santo dos Santos. Deixamos a velha dispensação para trás há quase dois milênios. Agora é perfeitamente possível comparecer ante o trono de Deus para receber perdão, purificação e paz. Por intermédio daquele que é chamado de Salvador do mundo (Jo 4.42). E por aquele que formulou o mais sensível convite de todos os tempos: "Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso" (Mt 1.28, NVI).-/-

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...