11/12/2011

Perdoar ou Reter Perdão

Texto: “Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus:Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.(Mateus 18.21-35)


Se você está fazendo as contas para saber quantas vezes deve perdoar alguém, é melhor parar. Pedro estava sendo muito generoso ao sugerir que estaria disposto a perdoar alguém até sete vezes. Contudo, Pedro entende o perdão a partir da perspectiva da lei. Pedro está pedindo uma lei a Jesus: “Senhor, estabeleça um critério para o perdão”. Jesus então conta a parábola do “credor incompassível” para explicar a Pedro como o perdão pode ser entendido a partir da perspectiva da graça. (Mateus 18. 23-35).
Em nossa vida sempre seremos atingidos, magoados e decepcionados.
A questão, portanto, não é como passar pela vida e não sermos vítimas do ódio, mas se vamos retê-lo ou liberar o perdão.
A parábola que Jesus nos conta traz lições práticas para entendermos o perdão.

1) QUEM NÃO COMPREENDE O PERDÃO QUE DEUS CONCEDE, NUNCA APRENDERÁ A PERDOAR.


A parábola nos conta sobre um homem que fora perdoado de uma dívida impagável, mas não conseguiu perdoar uma dívida insignificante. Quando lemos o texto, somos tomados de um sentimento de insatisfação em relação à atitude deste “CREDOR INCOMPASSÍVEL”. "Como alguém que sendo perdoado de uma dívida de 2 milhões de dólares pode ser tão mesquinho e mandar para cadeia alguém que lhe deve tão somente 100 reais?".
Ao lermos a parábola percebemos que este homem foi perdoado, mas ele não entendeu o perdão. No momento que ele chega diante do rei não pede misericórdia, e, sim, justiça. Ele diz: “TENHA PACIÊNCIA COMIGO E TE PAGAREI TUDO”. Quem acha que seus méritos podem comprar o perdão de Deus sempre exigirá que outros comprem também o seu perdão. Não há lugar para misericórdia quando não nos reconhecemos incapazes de saldar a dívida. Quem não compreende que o perdão de Deus é fruto de sua misericórdia, e não pela retidão dos meus atos, nunca irá perdoar aos outros de forma genuína.

2) O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS, DE GRAÇA DEVEMOS DAR!

A chave para o verdadeiro perdão é deixar de focalizar o que outros nos fizeram, e começar então a olhar para aquilo que Deus fez e faz por nós.
Diante da atitude do “credor incompassível” em não perdoar a pequena divida de seu conservo, o rei, que o havia perdoado da dívida impagável, disse: “Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?” (Mt. 18.32-33).
O perdão que gratuitamente recebemos de Deus, gratuitamente somos desafiados a liberar aos outros.
Somos vítimas de amigos que quebram suas promessas, de patrões que não mantêm suas decisões, somos enganados pelas palavras doces, mas que escondem o veneno amargo do egoísmo, somos rejeitados, maltratados... Antes, contudo, de irmos à desforra precisamos ser honestos e reconhecer que também falhamos com as outras pessoas; e não somente isto: falhamos com Deus! E como o Senhor nos trata? “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1João 1.9)

3) Quem não libera o perdão torna-se vítima do próprio ódio

A parábola termina com o veredicto do rei em relação à atitude do “credor incompassível”: “E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos torturadores, até que lhe pagasse toda a dívida”.
A maior tortura que aquele que não libera perdão pode sofrer é tornar-se vítima do próprio ódio. Aquele que retém o ódio ao invés de liberar perdão acaba se tornando prisioneiro da raiva, da culpa, da vingança e melancolia.


SENHOR, ATÉ QUANTAS VEZES MEU IRMÃO PECARÁ CONTRA MIM, QUE EU LHE PERDOE?”.
“DEPENDE, PEDRO! SE VOCÊ QUISER USAR A LEI, PELA LEI VOCÊ TAMBÉM SERÁ JULGADO. MAS SE VOCÊ USAR DA GRAÇA QUE DEUS LHE CONCEDE, PELA GRAÇA É QUE SERÁ JULGADO. A DECISÃO DE PERDOAR É SUA, PEDRO. VOCÊ PODE RETER O ÓDIO, ESPERANDO JUSTIÇA, OU LIBERAR GRATUITAMENTE O PERDÃO, POR ENTENDER QUE FOI PELA GRAÇA QUE VOCÊ FOI PERDOADO PELO PAI. MAS SE LEMBRE PEDRO: COMO VOCÊ LIDA COM OS OUTROS, RETENDO O ÓDIO OU LIBERANDO PERDÃO, É QUE VAI MANIFESTAR COMO VOCÊ COMPREENDE SUA RELAÇÃO COM DEUS E COMO VOCÊ ESPERA QUE DEUS TRATE SUAS PRÓPRIAS FALHAS”.


Que Deus nos abençoe e nos ensine a liberar o perdão que gratuitamente recebemos de Deus!

09/12/2011

Fofoca nas Igrejas

“Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente.” 1 Pd 3:10



O sentimento maior que deve existir em nossa vida é o amor a Deus (“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” Mt 22.37). Quando O amamos verdadeiramente, somos constrangidos pelo Espírito Santo a uma vida de santidade e pureza, os frutos produzidos são dignos de honra e capaz de revelar ao próximo a comunhão que possuímos com o Eterno, nestas vidas está o prazer do Senhor; são abençoadas e bem-sucedidas, transbordante do poder de Deus, cheias de autoridade e capacitadas a pisarem sobre a cabeça do inimigo; são vitoriosas! De suas bocas procedem as palavras que edificam e abençoam.
Oh Senhor! Quão lamentável é enxergarmos dentro de muitas igrejas, que o amor já se apagou por completo nos corações; e, levados por toda sorte de desejos produzidos pela carne, tornaram-se frios e desprovidos de misericórdia, duros como a pedra. Com as palavras tocam no próximo promovendo a desarmonia. É o velho homem que renasce com muita força, repleto de antigos sentimentos que são comuns aos filhos das trevas. As conseqüências são as brechas abertas nos “muros” que protegem o povo de Deus, possibilitando a ação do inimigo.
Nesta mensagem quero abordar quatro aspectos do uso inconseqüente da língua, são eles:

1-Fofoca; 2- Calunia; 3- Difamação e 4- Mentira.

Devemos fazer uma profunda reflexão sobre como temos usado a língua, a usamos para bem ou para o mal? Se o uso não é bênção, necessitamos rever o nosso proceder e nos empenharmos num processo de mudança, com o fim de moldar nosso agir, tomando a forma do Senhor Jesus e imitando-O. A santidade deve envolver todo o ser, inclusive o falar.

1 - Fofoca / Mexerico (intriga, bisbilhotice).

Quão lamentável, mas este mal está dentro das igrejas, numa freqüência muito maior do que imaginamos. É o “disse que me disse”, que tem levados muitos a servirem aos propósitos maléficos, verdadeiros instrumentos do diabo. Queridos irmãos, vigie o vosso falar, para que não incorram no erro e sejam considerados por todos como fofoqueiros e indignos de confiança. Não fale mal dos irmãos e ou dos líderes. Esta prática é condenada pelo Senhor em Sua palavra, veja os textos abaixo.

Lv 19:16 “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo teu próximo. Eu sou o SENHOR.”
Pv 11:13 “O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre.”
Pv 20:19 “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios.”
1 Tm 6:20 “E tu... evitando os falatórios inúteis...”
2 Tm 2:16 “Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior...”
Tg 1.26 “Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo.”

2 - Calúnia (Falsa imputação (a alguém) de um fato definido como crime. Mentira, falsidade, invenção.)

Meu Senhor! Infelizmente esta prática é relativamente comum dentro do arraial, frutificando a desarmonia e uma série de conseqüência, através das quais o corpo é enfraquecido e o inimigo exaltado. Povo de Deus é tempo de estarem vivendo em Espírito, e não permitam que as más ações encontrem terreno propício e finque raízes. Se tens alguma queixa contra outrem, seja espiritual e procure a pessoa, numa conversa franca e ungida resolva as pendências. Não permita que o diabo use da ocasião para afastá-lo da comunhão com o Eterno.

2Tm 3.1-3 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas... desafeiçoados... caluniadores...”
Tt 3. 2 “Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação.”
Sl 50. 20 “Estão sempre acusando os seus irmãos e espalhando calúnias a respeito deles.”

3 - Difamar (Tirar a boa fama ou o crédito a; desacreditar publicamente; infamar, detrair; Imputar a (alguém) um fato concreto e circunstanciado, ofensivo de sua reputação, conquanto não definido como crime. Falar mal; detrair)

O ato de difamar, lamentavelmente, é visível entre os crentes. A satisfação de muitos é observar a vida alheia e destacar os erros, é prazeroso para estes falar da vida do próximo. Falam do pastor, dos presbíteros, diáconos, dos irmãos mais simples, bem como, dos que são afortunados; falam também dos políticos, do patrão e muitos mais. Enfim, tudo é motivo para apontar e falar. Estes semeiam a discórdia entre irmãos e são dignos de condenação eterna.
Irmão tens queixa contra o pastor? Converse com ele, em muitos casos o problema está numa má interpretação de alguma ação; haja assim para com todos os irmãos. Pastores amados, não use o púlpito para tocar numa vida, se tens alguma queixa, sente-se com ela e converse como espirituais que devem ser.

2Tm 3.1-5 “Nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.”
Tg 4.11 “Meus irmãos, não falem mal uns dos outros.”1Pe 2.1 “Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas.”
Sl 101.5 “Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas...”
Pv 16:28 “O homem... difamador separa os maiores amigos.”

4 - Mentira (Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade)

O velho pecado da mentira está muito atuante entre os aqueles que se professam crentes em Deus. O diabo tem plantado a idéia que é muito mais fácil falar inverdades, a fazer uso da palavra reta. A sociedade atual tem a mentira como uma necessidade no dia-a-dia, nós como servos jamais devemos compactuar com esta visão distorcida implantada pelo diabo. Nossa palavra deve ser sempre verdadeira, esta condição se aplica em todos os aspectos da vida; seja profissional, pessoal e ou religioso. Há um conceito errôneo que a mentira tem tamanho, mas, para o povo de Deus seja qual for o tamanho, constitui-se em pecado, passível, portanto de condenação.
As advertências deixadas por Deus na Bíblia quanto a este pecado são claríssimas, portanto, injustificável o seu uso, veja:

Sl 34.13 “Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras.”
Sl 52:3 “Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente.”
Pv 14:5 “A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras.”
João 8:44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”
Ef 4:25 “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.”
1Pe 3.10 “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras.”

Irmãos amados a finalidade desta mensagem não é acusar e tão pouco julgar, sim, um instrumento usado pelo Espírito Santo para falar a muitos corações que por inobservância dos preceitos bíblicos se deixa levar pelas coisas aparentes desta vida. Afinal, fomos resgatados das trevas para a luz, a fim de sermos servos puros e santos.

1Jo 3:8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”

07/12/2011

Deus Esta no Controle

4.16-25
O livro de Provérbios diz que a esperança que se adia, adoece o coração. Uma das maiores dificuldades do sr humano é esperar. Nossa paciência é curta. Queremos que tudo aconteça ao nosso modo e no nosso tempo.
O cantor popular traduz isso assim: “Bem, vamos embora, porque esperar não é saber. Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer”.
O século XXI é o século do imediatismo. É o século do Fast Food. Tudo precisa funcionar dentro das leis do imediatismo. E queremos que Deus aja dentro desse imediatismo. Não temos paciência para esperar. Esperar um dia, um mês, um ano é para nós uma eternidade.
1. Muitos têm uma esperança que não se desespera
Exemplo: Penélope e Ulisses (Guerra de Tróia). Penélope fazia uma colcha de dia e desmanchava à noite. Ela dizia para seus pretendentes: Quando eu terminar essa colcha, então, lhe darei a resposta.
2. Muitos se desesperam antes de esperar
Exemplo: O médico que aplicou Eutanásia no filho com uma doença incurável. Ao chegar do cemitério, recebeu um telegrama de um médico amigo: acabamos de descobrir com sucesso o remédio, a vacina para a doença do seu filho. Era tarde demais!
3. Há aqueles que vivem o próprio desespero sem esperança
Exemplo: O paralítico do tanque de Betesda. Ele ficou trinta e oito anos impotente, deitado na sua cama esperando uma cura que não chegava.
4. Há aqueles que esperam com segurança
Exemplo: Quando Dwight Moody depois de uma enfermidade repentina, mas terminal, longe de casa, viajou de trem para morrer em casa e vendo o povo orar em seu favor, disse: ”Afasta-se a terra; aproxima-se o céu, estou entrando na glória”.
5. Aqueles que esperam contra a esperança
Exemplo: Abraão esperou contra a esperança. Deus é soberano e livre. Ele não age de acordo com as pressões. Ninguém pode botar Deus contra a parede. Ninguém poder dizer: Eu ordeno, eu decreto, eu proíbo, eu determino.
Ana aprendeu essa verdade e a expôs em 1 Samuel 2.6-8. Deus dá a vira e tira a vida. Ele exalta e humilha. Ela levanta o pobre do pó e o faz assentar-se entre príncipes.
Mas quando Deus age, ninguém pode impedir a sua mão de agir: Ana era estéril. Sua causa era perdida. Mas, quando Deus age ninguém pode detê-lo de agir.
Deus age, muitas vezes, de forma artesanal. Deus não tem pressa.
A vida de Abraão, o Deus de Abraão, o relacionamento de Deus com Abraão, a espera de Abraão são tônicos para a nossa alma. Vamos olhar para Abraão e aprender com sua paciência, a esperança que não se desespera.
I. SÓ PODE TER UMA ESPERANÇA QUE NÃO SE DESESPERA AQUELE QUE CRÊ NO DEUS DOS IMPOSSÍVEIS – ABRAÃO
1. Ele começou a peregrinar e a ouvir a Palavra de Deus com 75 anos de idade – Gn 12.4
Aos 75 anos de idade estamos pensando em aposentadoria, em dependurar as chuteiras, em comprar uma cadeira de balanço, em encerrar a carreira. Abraão aos 75 anos estava se convertendo, estava começando, estava recebendo o maior desafio da sua vida.
Aos 75 anos ele estava em pleno vigor, engendrando planos, fazendo arrojadas caminhadas, aceitando os grandes desafios de Deus.
Não há hora, não há tempo, não há idade para Deus chamar você, desafiar você, começar um novo projeto com você! Deus pode começar algo tremendo hoje aqui com gente de cabeça branca, com gente cansada.
Exemplos:
1) O livro de Joel fala que quando o Espírito Santo é derramado os velhos sonharão;
2) Calebe aos 85 anos de idade estava cheio de sonhos de conquistar Hebrom.
3) Winston Churchil tornou-se primeiro ministro da Inglaterra aos 70 anos e liderou o país no período turbulento da segunda guerra mundial.
2. Abraão é constituído pai de muitas nações sem ter um descendente – Gn 12.2
Aos 75 anos Deus lhe prometeu: Você vai ser pai de muitas nações. Abrão significa grande pai; Abraão significa pai de muitas nações. Mas ele não tinha filhos. Ele enfrenta quatro problemas:
a) A sua idade avançada;
b) A esterilidade de sua mulher (Gn 11.30)
c) Desde que Deus havia prometido, havia passado 11 anos (Gn 16.2)
d) Aos 86 anos, escolhe seus próprios métodos (Gn 16.16).
Talvez sua angústia é a mesma de Sara. Você está esperando há anos a conversão do seu marido e dos seus filhos. Os anos correm. E nada! Aquele problema não é resolvido.
O filho da promessa era um desfecho que se adiava a cada dia. Cada regra, cada menstruação era uma desilusão, até que ela parou de menstruar e Deus não cumpriu a promessa e ele perdeu a paciência. Mas Abraão, 11 anos depois que lhe Deus lhe havia falado, ainda esperava contra a esperança. Aquele filho Ismael foi produto da impaciência de Sara, mas não da procura de Abraão.
3. Abraão tinha 100 anos quando Isaque nasceu (Gn 21.5)
O corpo de Abraão já estava amortecido;
Sara já havia passado de tempo de ser mãe.
Sara ainda era estéril;
O bom senso dizia: É impossível! A razão dizia: Não pode ser! A fé diz: Tudo é possível!
Abraão esperou 25 anos. Será que nós temos condições de esperar uma promessa de Deus, que ele nos fez há 25 anos? Será que nós não teríamos sepultado essa promessa no túmulo do desespero?
Abraão acreditava que a promessa de Deus não pode falhar. Romanos 4.20,21 diz: “Não duvidou da promessa de Deus, por incredulidade; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera”. Deus não pode mentir. Deus não se engana. Ele não fraqueja. Quando ele fala, ele cumpre. Quando ele ordena, o universo inteiro se move para cumprir sua Palavra!
4. Do nascimento até a entrega de Isaque passaram-se 14 anos (Gn 22.1-27)
“Abraão crê no Deus que vivifica os mortos”.
Ao todo 39 anos do dia da promessa do filho até o dia em que Deus o pede de volta. Agora Abraão de posse da promessa, Deus fala: Abraão, agora desiste; vá, dê-me o seu filho, renuncia, desiste dele.
Havia uma paciência tão grande em Abraão que ele acreditava que a promessa de Deus não poderia ser frustrada. Que Deus ressuscitaria seu filho. Abraão cria que nem a morte colocava limites no poder de Deus.
Quando estamos com Deus a morte não tem a última palavra.
II. SÓ PODE TER UMA ESPERANÇA QUE NÃO SE DESESPERA AQUELE QUE DESCANSA NA PROVIDÊNCIA DIVINA – ISAQUE
1. Isaque esperou 20 anos o nascimento dos filhos (Gn 25.20-26)
Isaque esperou 20 anos o nascimento de seus filhos e a Bíblia diz que Rebeca, sua mulher, era estéril e ele orou por ela todos esses anos.
Quantas noites ele orou por Rebeca! Quantas vezes ele colocou aquele problema diante de Deus! Quantas vezes Satanás colocou dúvidas em sua mente!
Mas pela sua perseverança, Deus ouviu suas orações e curou Rebeca e ela concebeu. Você tem paciência para orar pela cura, pela restauração do seu casamento, para uma visitação de Deus em sua casa? Você tem tido paciência de orar pelos seus filhos vinte anos?
2. Isaque teve paciência para resolver conflitos com os filisteus (Gn 26.16-25)
Isaque cavava poços e os filisteus os enchiam de terra. Isaque cavou Eseque, Sitna e Reobote. Em vez de brigar, ele ia para frente.
Deus o fez prosperar, porque em vez de brigar por seus direitos, ele aprendeu a sofrer o dano. A Bíblia diz que quando você faz assim, Deus reconcilia com você seus inimigos. Os inimigos de Isaque o procuraram para se reconciliar com ele, vendo que ele era um homem abençoado por Deus.
Você tem paciência para evitar conflitos? Para resolver conflitos? Para perdoar?
3. Isaque esperou 20 anos para que Jacó voltasse para casa – Gn 31.41
Jacó ficou 20 anos fora de casa (Gn 31.41). Isaque morreu com 180 anos (Gn 35.28,29). Há quanto tempo você espera seu filho voltar para casa? Há quanto tempo você espera a conversão do seu filho? Há quanto tempo você espera que seu marido, esposa volte para você?
Isaque esperou 20 anos a reconciliação de seus dois filhos. Há quanto tempo você espera a paz do seu lar? Há quanto tempo você espera a reconciliação com aquela pessoa que está brigada com você?
III. SÓ PODE TER UMA ESPERANÇA QUE NÃO SE DESESPERA AQUELE QUE CRÊ NO DEUS DAS GRANDES TRANSFORMAÇÕES – JACO.
1. Gn 47.28 – Jacó morreu aos 147 anos.
a) Gn 47.9 – Jacó foi para o Egito com 130 anos.
b) Gn 41.46,47 – Quando Jacó foi para o Egito, José tinha 37 anos.
PORTANTO, quando José nasceu, Jacó tinha 93 anos!
c) Gn 31.38 – Jacó ficou em Padã-Arã, na casa de Labão 20 anos. 14 anos serviu o sogro para casar-se com Raquel. Jacó casou-se com 73 anos! Que alento! Isso equivale a alguém que vive 70 anos e até aos 35 anos não ter se casado e isso tem levado muita gente a perder a paciência e a esperança.
2. Gn 29.14-18 – Jacó namorou um mês e ficou noivo 7 anos. Ele nos ensina que devemos ter paciência na maneira de amar. Jacó nos ensina que o amor é um investimento de vida. Ou seja, quando você ama uma pessoa, esse amor merece um investimento da sua vida.
3. Jacó esperou 20 anos para que a ira de Esaú se abrandasse
20 anos ele teve problemas com o seu irmão. Talvez você está esperando por uma reconciliação. Há quanto tempo você espera? Uma coisa Jacó fez: ele reconciliou-se com seu irmão. Ele se humilhou. Ele não desistiu. Ele morreu em paz.
4. Jacó ficou 22 anos sem saber o paradeiro do seu filho José – Gn 37.35 > 45.25-28 > (37.2; 41.46).
17 + 13 + 7 + 2 = 39 – 17 = 22 anos!
Ele chorou pelo filho 22 anos. Agora, o filho reviveu, renasceu diante dos seus olhos.
A quanto tempo você espera que o seu filho renasça, que o seu pranto se converta em alegria, que o seu vale seja um manancial?

Há um ditado popular que diz que “a esperança é a última que morre”. Para muitos, a esperança já morreu. Mas se você crê no Deus de Abraão, Isaque e Jacó você pode ter uma esperança que não se desespera, pois ele é aquele que:
a) Vivifica os mortos
b) Que chama à existência as coisas que não existem
c) Que faz com que a mulher estéril seja alegre mãe de filhos
d) Que pode o impossível!
Faça como Abraão, espere em Deus, ainda que contra a esperança. No tempo de Deus ele vem em seu socorro.
Há duas coisas que Deus não pode falhar: 1) Quanto a si mesmo; 2) Quanto à sua promessa!

1) Você esposa ainda pode ver o seu marido convertido;
2) Você pai pode ainda ver seu filho se convertendo
3) Você moça ainda pode esperar um lar abençoado e ter um casamento feliz
4) Você trabalhar que está desempregado, pode ainda ver a porta da providência se abrindo.
5) Você cônjuge que está com o casamento quebrado, pode ver seu casamento ressurgindo das cinzas. Se amor acabou, Deus chama à existência as coisas que não existem.
6) Ah! Senhor dá-nos a segurança de que as tuas promessas não se caducam, mas são fiéis e verdadeiras. Livra-nos de cair no erro de Sara. A Bíblia diz que a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo.

05/12/2011

Paciência no desespero

Muitas das vezes nos encontramos tristes, preocupados com os nossos dias, com as nossas lutas, tem momentos na vida da gente, que parece que não vamos mais suportar mais, que não vamos conseguir, mais Deus tem uma palavra pra você, nesse dia de hoje basta você crer, e colocar Deus em primeiro lugar da sua vida.

Hoje iremos falar de um assunto ouvido muito nesses últimos dias,a paciência no desespero, como posso ter paciência quando estou vendo as coisas difíceis pra mim? Quando parece que as portas não se abrem?

Ocorrem muito essas perguntas nos nossos pensamentos,no dia a dia, acontece comigo mesmo, mais nos sabemos que temos um Deus que enquanto passamos pela luta,Ele não dorme, ele esta vendo tudo o que passamos, Ele conhece o nosso coração, Ele sabe do que precisamos, em momentos de desespero clame a Ele, e Ele ouvirá o seu clamor.

Diga a Ele como o salmista disse, Ouve, Senhor a minha suplica, e cheguem a ti os meus clamores.

V2-Não me ocultes o teu rosto no dia da minha angustia:inclina-me os teus ouvidos;no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me. Salmos 102;1 e 2.

Não é fácil passar pela luta, as vezes sozinho, quando ninguém sabe do que você esta passando,apenas você e Deus, e a angústia aflige o seu coração, e você pergunta a Deus, por que isso está acontecendo comigo? E Deus te responde meu filho não temas, estou contigo todos os dias, estou contigo nessa luta, e você vai cantar o hino da vitória, você vai chegar no outro lado e bendizer o meu Nome.

Lembre-se disso meu irmão(a), você nunca esta sozinho, mesmo quando voce pensa que Deus te abandonou, Deus nunca abandona aqueles que entregam seus problemas a Ele, Ele sarará as suas feridas, curará a sua alma ferida, sua alma cansada.

É difícil termos paciência no desespero, quando você não consegue nem chorar mais, quando você olha pro lado e por outro, e não encontra saída..

Eu não sei a luta que você esta passando, mais entregue a Ele, tenha paciência e Deus vai te dar a vitória certa, pra mim e prá você também.

Em romanos 12:12 diz Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes.

Temos que ser pacientes, mesmo nas piores situações, nós sabemos que tudo nesse mundo passará, e receberemos a nossa coroa, o nosso galardão, vale a pena passar pela prova aqui, e depois irmos para o céu descansar para sempre como Senhor, você já pensou nisso? Nunca mais teremos lutas, lá é alegria, lá tem ruas de ouro, e nós andaremos por elas, todos bendizendo ao Senhor, o céu nos espera.

Mais enquanto estamos aqui na terra temos que ser fiéis até a morte, temos que suportar as lutas, nossos irmãos(a), temos que nos alegrar mesmo na tristeza, onde Jesus está até a tristeza salta de alegria.

Esse é o Deus a quem servimos, Aquele que cuida de nós enquanto esperamos o socorro Dele, enquanto isso aprendemos mais dEle, a cada dia com a Palavra, com as lutas adquirimos experiência para passar para outras pessoas que estão passando por provas .

Temos alguns exemplos de paciência, Isaías 53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha, muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a sua boca.

Esse é um dos maiores exemplos que vemos, em Mateus 27:14-Jesus não respondeu nem uma palavra,....

Jesus é o nosso maior exemplo de paciência, Ele não abriu a sua boca, não reclamou de nada, Ele suportou até o fim, você já imaginou suportar tudo, carregar os nossos pecados nas costas, não é nada fácil, o que Jesus suportou para que hoje possamos ter a vida eterna.

Nos no dia de hoje qualquer coisa reclamamos, murmuramos, mas Jesus sentiu todas as dores, Ele teve paciência .

Quando um de seus discípulos o traiu, mesmo assim Ele teve paciência para lidar com a situação.

Jesus hoje quer te dar vitória, Ele quer fazer obras maiores, coisas que vocês não imaginam, irá acontecer nas suas vidas, creiam nisso.

Com Jesus vocês são maioria, apenas espere, não se preocupe,que nada é por acaso,para tudo existe um propósito,para tudo que passamos Deus está no controle, Deus tem a resposta  para todas as sua perguntas.
Saia dessa tristeza, saia dessa solidão.

Em vez de você ficar aí no seu quarto só lamentado, trancado aí com depressão, saia um pouco,vá a igreja, nas reuniões de oração, na casa de Deus é o melhor lugar que você pode ir nesses momentos, aliás em todos os momentos, precisamos buscar a Deus, é tempo de buscar a Ele, é tempo de se entregar a Ele de todo coração e de toda a sua alma.

Deixe que Ele seja o primeiro lugar da sua vida, você tem deixado Ele em primeiro lugar ou em último lugar?

O que você tem feito todos os dias da sua vida? Você tem buscado a Ele como deveria buscar?

Procure ir até a fonte das águas, olhe pra Ele, Ele está te olhando nesse momento, esperando apenas uma palavra sua de amor para com Ele, uma palavra de carinho.

Lembre-se disso não é reclamando que chegaremos a um lugar, se você reclamar você nunca sairá do lugar.

Você só irá alcançar a promessa com perseverança,veja em hebreus 10 versículo 36 - Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a Promessa.

Deus está aqui, meu irmão(a) quero que você saiba que essa Palavra está falando muito ao meu coração, e também com certeza estará falando ao seu também.

Creiam nisso!

Em Tiago também vemos um exemplo em Tiago 1 versículos 2,3,4.

2-Meus irmãos, tende por motivo de alegria o passardes por varias provações,
3-sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada,produz perseverança.
3- Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeito se íntegros, em nada deficiente.
Temos um outro exemplo em Tiago 5:7-que nos diz Sede, pois, irmãos, pacientes,até a vinda do Senhor, Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra,ate receber as primeiras e as ultimas chuvas.

Então irmãos que mais devemos nos desesperar?

Esses versículos nos falam de aguardar e esperar com paciência no Senhor.

Mesmo com lutas e sofrimentos,vale a pena aguardar nele, e a resposta virá, creia nisso.

Que o Senhor te abençoe nesses momentos de crises e de lutas conte com ele.

Que você possa sair firme.

Crendo que Deus te trouxe livramento., POR MEIO DA PALAVRA DE DEUS, AS IMPOSSIBILIDADES SÃO POSSIILIDADES!

Quero encerrar deixando pra vocês um maior exemplo de paciência, que é Jesus, ele suportou momentos difíceis para que você hoje tenha vida,e vida eterna nele.

Deus os abençoe em nome de Jesus.

04/12/2011

Cinco Minutos Para Sonhar

"O futuro pertence aos que acreditam na beleza de seus sonhos." Eleanor Roosevelt

Portanto, vós orareis assim: Pai Nosso que estais no céus, santificado seja o vosso nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu." Evangelho de Jesus Cristo - Mateus 6:9-10.

Deus criou-nos para expressar a beleza do seu amor.

Somos mais belos que árvores, flores, o mar e todos animais. Todas essas coisas, a princípio, podem ser deslumbrantes, mas se contempladas muitas e muitas vezes vão diminuir de beleza até trazer o tédio. As pessoas são diferentes; cada uma pensa, sente e age de forma ímpar. Somos seis bilhões e meio de indivíduos nascidos para ser diferentes na forma, mas iguais na capacidade de amar. Foi Deus, o Criador, que nos fez assim.

Outro dia, andando pela rua, vi uma moça que estava rindo-se, sozinha. Ela não se apercebeu de mim, e absorta, continuou seu caminho pensando e sorrindo. O que estaria ela pensando para sorrir tanto? Com certeza lembrando-se de alguém, ou quem sabe, fazendo planos, ou envolvida em alguma coisa boa que estaria prestes a acontecer.

Em tempos de tantos pesadelos é raro ver alguém sorrindo no meio da rua. E, por falar nisso, como anda seu estoque de sorrisos? Você sabia que é preciso sonhar para voltar a sorrir?

Da mesma forma que você pode reaprender amar a si mesma(o) cuidando melhor da sua alimentação, aparência e da forma física, existe algo ainda melhor: você pode descobrir os planos de Deus para sua vida usando apenas cinco minutos para sonhar. Parece pouco tempo, mas é o bastante.

O que você poderia pensar em cinco minutos? Não importa se tenha 12, 30 ou 90 anos, os sonhos não podem ser limitados nem pelo tempo, nem pelo espaço, nem pela lei da gravidade. Quando sonhamos somos livres.

Certo prisioneiro estava sobre uma cadeira, com um lençol amarrado em volta do pescoço. ele tinha pesadelos horríveis, e "alguém" insistia com ele para que se matasse. Então, vinha em sua mente uma lembrança do tempo de criança. Ele lembrava-se de seu pai segurando suas mãos caminhando na feira até a barraca do pastel. Ao voltar dessa lembrança, apercebia-se que estava a beira do suicídio e descia da cadeira.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" Jesus Cristo, João 8:32.

Quando o profeta Eliseu perguntou à viúva: Declara-me o que é o que tens em tua casa? Ela parou, pensou e respondeu que nada possuía. Esforçando-se um pouco mais, lembrou-se, que em meio ao "nada", tinha alguma coisa: uma única botija de azeite.

Para lembrar-se daquela botija, não gastou mais que alguns segundos. O que é uma botija de azeite? Pode ser alguma coisa que está com você ou em você e ainda não foi notada. Mas Deus sabe fazer o milagre da multiplicação com aquilo que você tem e julga de pouco valor.

Há um mal que tira o sorriso das pessoas: milhões delas estão habituadas a ver a vida como um quarto escuro sem nenhum raio de luz - 24 horas por dia. Mas o sol existe e está brilhando lá fora; basta um pequeno sonho para abrir a janela da alma e deixar penetrar a luz.

Há um maravilhoso propósito de Deus para sua vida. Creia nisso. Você nasceu para expressar a alegria e o amor de Deus. Acredite nisso. Quanto maiores são as dificuldades, maior é a bênção do outro lado da ponte. Alguém já disse no passado que o muro quando está a nossa frente é uma barreira; ao transpô-lo, ele se torna nossa segurança.

Se você parar um pouco e usar cinco minutinhos para meditar nas coisas boas que ainda pode fazer, vai trazer uma revolução para sua vida. Quem consegue sonhar, também consegue sorrir. Sonhar, é pensar em coisas novas que você ainda não tentou, ou bater de novo naquela porta que você já bateu centenas de vezes. Sonhe com uma oportunidade grande e desafiadora.

Li um fato real no jornal há alguns anos atras. No Vale do Jequitinhonha, arrendam-se áreas de terrenos para cavar minas à procura de pedras preciosas. Uma dupla de mineiros passou muitos meses cavando, e cavando, mas só achava cascalho. Desanimados, desistiram de cavar e devolveram a mina. A terra foi arrendada para outros garimpeiros que após cavarem menos de meio metro, na mesma mina, encontraram um pedra de águas-marinas de cerca de duas toneladas.

Os que desistem dos seus sonhos, primeiro perdem o próprio sorriso, depois perdem a bênção.

Os sonhos são como a estrutura de uma ponte.

Do lado de cá, estão as dificuldades, as mazelas, os preconceitos, os desprezos, os zombadores, os linguarudos, os urubus... Mas do outro lado, o Senhor já providenciou as vitórias e está esperando a sua chegada. Mova-se! É sempre interessante esse fato: O profeta Samuel foi até a casa de Jessé - o belemita, para derramar azeite da unção sobre a cabeça do novo rei. Enquanto todo os irmãos estavam em casa, ociosos, o jovem Davi estava ocupado, cuidando das ovelhas da família.

Você entra com o sonho e Deus com o milagre.

Assim vai cumprir-se a mais bela promessa do Salmo 23: Deus proverá uma mesa e vai colocá-la(o) assentada(o) atrás dela. Diante de você, mas do lado de cá do rio, estarão os zombadores, os urubus, os preconceituosos, os apedrejadores, os linguarudos, que de longe, vão avistá-la(o), surpresos sem entender nada.

Jesus é o seu raio de sol.



Basta cinco minutos. Se você ousar um sonho e pensar nele cada dia, Deus vai te abrir a porta. Se você entrar por esta porta, e continuar caminhando, Ele vai abrir portas maiores. Porque se você caminhar com Jesus, enquanto Ele não cumprir toda vontade de Deus na sua vida não descansará, pois Jesus ama você

01/12/2011

O cuidado de Deus

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. (Filipenses 4.19.)
Quando não temos o que queremos é fácil fazer um drama ou acusar alguém. Sentimo-nos injustiçados! Quando pedimos algo a Deus e por algum motivo Ele não nos dá, ficamos birrentos, questionamos as razões e esquecemos que Deus não tem filhos birrentos, mas obedientes. Deus é um Deus que cuida dos seus.
A verdade é que Deus sabe o que precisamos melhor do que nós mesmos, muito antes de pedirmos. Deus jamais nos abandona ou nos esquece. Um pai pode até se esquecer do seu filho, mas Deus, sendo Deus, Ele jamais se esquece.

Nos Salmo 23.1 a Bíblia diz: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. Às vezes sentimos falta de algo na nossa vida, seja um amigo, o alimento, roupas novas…, mas está escrito que “nada faltará”. Quando vivemos a paz de Deus, não sentimos falta de nada porque confiamos que Ele agirá por nós e assim entendemos o que o Salmo 23 quer dizer.
Porém, se permanecermos ansiosos por essas coisas, a Palavra nos diz para orarmos, colocarmos diante de Deus essas ansiedades e preocupações, e a paz de Deus guardará nossos corações e nossas mentes em Cristo (Fl 4.6-7)
Também aprendemos com a Palavra que não devemos ficar ansiosos porque Deus cuida de cada detalhe de nossa vida. Ele não quer que a gente viva preocupado com o dia de amanhã: “Amanhã tenho que pagar contas, trabalhar, arranjar um emprego, voltar ao hospital, conquistar uma pessoa” etc. Sofremos por antecipação! Jesus já disse há milhares de anos: “Não vos inquieteis com o dia de amanhã”, temos que aprender a buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, porque as outras coisas serão acrescentadas. Não podemos esquecer de que “aos seus amados ele dá enquanto dormem!” (Sl 127.1)
Que nestes dias meditemos no cuidado de Deus para com a nossa vida. Que não nos esqueçamos que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais além daquilo que pedimos ou pensamos. Vamos nos lembrar sempre das promessas que Ele nos deixou:
“Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação”. (Salmo 68.19.)
“E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus”. (Deuteronômio 28.2.)
“Contudo, o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida”. (Salmos 42.8.)
“O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz”. (Salmos 29.11.)
“O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem”. (Salmos 118.6.)
“O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele”. (Naum 1.7.)
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. (Efésios 1.3.)
“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. (Efésios 3.20.)
A Bíblia inteira é um tesouro de promessas. Totalmente carregada com palavras de poder para nos confrontar e confortar. Com tantas promessas assim, Deus deveria estar falando sério quando nos diz para não ficarmos ansiosos. Vamos confiar nele, pois ele é o único e melhor caminho.
Para meditar: Mateus 6.25-34, 11.28-30 e Filipenses 4.6-7

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...