26/12/2015

PÉROLA PRECIOSA


 Mateus 13:45,46
Disse Jesus: "O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou".

RESUMO DA PARÁBOLA
Nesta passagem, Jesus fala de um comerciante de pérolas. Ao encontrar uma pérola de grande valor, aquele homem vende todas as pérolas que possuía e a compra.

O QUE PODEMOS APRENDER
Nesta parábola da pérola preciosa, Jesus indica que todos nós somos aquele comerciante, e a pérola preciosa é o próprio Cristo. Antes de conhecer a Jesus, vemos a nossa vida como se fôssemos donos de pérolas valiosíssimas. Porém, quando nos deparamos com a grande pérola que é Jesus, nosso entendimento muda e passamos a entender que aquilo que nós julgávamos ser precioso, na verdade, não tem valor algum perto da grandeza de Cristo e dos verdadeiros tesouros que Ele pode nos dar.

Quando o homem vende tudo o que tinha para adquirir a pérola mais bonita e mais valiosa, ele reconhece que não há nada melhor e mais importante do que aquela preciosidade. Assim acontece quando recebemos a nossa salvação em Jesus. A alegria toma conta do nosso coração a tal ponto, que o nosso único desejo é desfazer de tudo o que temos, só para termos Cristo conosco.

O apóstolo Paulo, antes de sua conversão, era um homem íntegro, obediente a lei e se considerava um homem justo, mas, depois que Jesus apareceu no seu caminho e ele viu a luz da Sua Glória, ele caiu do cavalo e Jesus se revelou a ele. (Atos 9:3-6). À partir dessa experiência, Paulo entendeu que todo o seu "currículo" social, espiritual e sua justiça própria, não eram nada comparado com o conhecimento que ele teve de Jesus. Veja:

"O que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé" (Filipenses 3:7-9).

PARA REFLETIR
Aquele comerciante sabia que aquela pérola não era uma imitação; uma peça barata como as usadas nas bijuterias. Eu acredito que antes, ele aprendeu tudo o que foi preciso sobre pérolas, caso contrário, poderia ser enganado com facilidade. O mesmo acontece com a gente. Para conhecer o valor de Jesus Cristo e reconhecer o seu valor, precisamos nos aprofundar no "assunto". E esse tipo de ensinamento é oferecido através da leitura da Bíblia. Se você não souber de fato quem é Jesus, poderá ser enganado por uma "imitação barata" dEle. Há também os casos daqueles que conhecem o valor de Jesus, mas não têm coragem suficiente para se desfazer das outras pérolas. Veja o caso de um jovem rico:

"Jesus olhou para ele e o amou. ‘Falta-lhe uma coisa’, disse ele. ‘Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me’. Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas” (Marcos 10:21-22).

Aquele rapaz queria seguir Jesus, ou seja, ele queria aquela Pérola preciosa para ele. No entanto, ele não estava disposto a abrir mão das suas "pérolas" que eram as suas riquezas materiais.
E você? É como o jovem rico que, mesmo sabendo do valor de Jesus, tem escolhido outras pedras que considera preciosas? Ou você é como o Apóstolo Paulo, que entregou tudo o que tinha para que Jesus fosse o seu único Tesouro?

O OLEIRO NÃO DESISTE DE NÓS



Existem alguns princípios nesse texto que irão nos fazer crescer e nos aproximar mais de Deus. À medida que iremos relatar esses princípios nós iremos perceber que todo desejo de Deus é nos aproximar mais dele, isso porque esses texto fala da graça de Deus, fala da misericórdia de Deus para com o seu povo , para com a casa de Israel (mais especificamente nesse texto em Jeremias) , e para conosco. Um Deus que se apresenta como um Deus restaurador, Deus que nos ama, Deus do perdão, um Deus que veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Mas existem alguns princípios para participarmos dessa graça de Deus.

Texto: Jeremias 18. 1- 6
A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.


1) Disponha-se sempre a descer
” … e desce à casa do oleiro.. ” e ” … E desci à casa do oleiro …”
A palavra de Deus é clara quando diz em Filipenses 2.3:
“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. ”
É aquela filosofia de Jesus que diz o apóstolo João em João 3:30 (Jesus não era filósofo)
“É necessário que ele cresça e que eu diminua.”
Precisamos reconhecer do sustento diário, no fortalecimento diário e da misericórdia e da graça de Deus.

2) Não se esqueça: você é de barro, você é quebrável.
Mesmo que você seja espiritual, mesmo que você tenha uma vida de oração, uma vida intensa de comunhão com Deus, mesmo que você esteja envolvido na obra do Senhor não se esqueça: você é de barro. Não somos melhores do que ninguém, não devemos iludirmos com relação a nós mesmo. Jesus tentou mostrar isso para Pedro.
Mateus 26:34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
Jesus tentou mostrar a Pedro de alguma forma que ele era de barro, era quebrável. No versículo seguinte Pedro contestou. Considerou-se superior, deixando de reconhecer que era de barro.
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Você conhece o final da história.
Mateus 26:75 E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
Alguém disse que quando Satanás não nos pega no fracasso, nos pega no sucesso.

3) É possível você quebrar, mesmo estando nas mãos de Deus.
Não é muito fácil a gente aceitar isso, não é preciso ser um profeta, para afirmar que hoje nesta manhã de Ceia , possamos ter aqui uma pessoa que NUNCA se quebrou em qualquer área de sua vida.
você quebrou financeiramente. É dizimista, mas quebrou !
– você é um Jó da vida que é integro , reto , temente a Deus , se desvia do mal e perdeu tudo ! Porque de alguma forma mesmo estando nas mãos de Deus você pode perder financeiramente porque Deus quer ter certeza absoluta e plena que a sua segurança não está no dinheiro, não está naquela poupança, na conta corrente, que a sua segurança está em Deus.
Jó 1:21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.

Precisamos entender que sempre há um propósito maior. Embora haja algumas situações que são mistérios de Deus, sempre há um propósito.
Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Uma coisa é certa, irmão, é bem melhor quebrar na mão do oleiro que ele restaura do que ficar inteiro na mão do diabo e ser destruído.

4) O obra que Deus tem a fazer em mim é muito maior do que Ele tem a fazer através de mim.
As vezes entramos numa corrida desenfreada mas esquecemos que o projeto maior Ele irá fazer em nosso coração. E Deus ainda não terminou essa obra.
Filipenses 1:6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
O seu projeto maior é trabalhar em nós. Nosso maior ministério não é na horizontal, é na vertical, trabalhando em nós mesmos. Logicamente devemos trabalhar para o Senhor, mas entender que o projeto maior é o nosso coração.
Quando você chega para o Pastor e fala: ” agora eu sou obreiro ” Glorias a Deus ! Você foi despertado a isso, para servir ao Senhor, para nos ajudar, a dar mais ordem à casa do Senhor. Como isso tem melhorado as nossa reuniões ! Deus está fazendo uma obra através de nós; mas em nós sua obra é muito maior ! Como pastor ? Deus está trabalhando em nós a questão da paciência.

5) Deus não desiste de nós.
Eu li um livro há muito tempo atrás em que o autor fala “Deus não tem cestas de lixo”

Às vezes no olhar podemos falar mais do que com palavras:

Lucas 22:61 E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.

Alguns pregadores afirmam que esse olhar de Jesus foi um olhar de censura. Eu prefiro entender diferente. Prefiro entender que esse olhar dizia o seguinte: “Pedro, você simplesmente esqueceu que é feito de barro “. Para mim o olhar de Jesus para Pedro dizia : “Pedro eu tenho algo muito maior para fazer em você. ” . E poderia significar o seguinte: “Pedro eu estou indo a cruz restaurar a sua vida. Pedro, não desisti de você.”

O trabalho de Deus é restaurar o vaso quebrado. Sabe qual é o seu trabalho ? Ter coragem de admitir para Deus que você está quebrado.

Deus não desiste de nós !

OS 4 NÍVEIS DE HONRA

OS 4 NÍVEIS DE HONRA

E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.

E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.

E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.

Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.  2 Reis 4:1-7



Algumas verdades:

Ø  NOSSOS MOMENTOS RUINS nos preparam para um novo tempo
Ø  Nos projetam para coisas maiores

Ø  Nossas provações não vem para nos destruir, mas para fortalecer a musculatura da nossa Alma

Quando praticamos a honra, mesmo em meio aos momentos difíceis... Deus certamente nos Honrará
Esta mulher é o Clássico exemplo de alguém que decide honrar pessoas e ao Senhor.
Resultado? Ela venceu a Adversidade


A honra horizontal e vertical fará chegar em nossas mãos o:
- O mapa da guerra.
- O mapa do labirinto
Esta mulher levanta uma estrutura com 4 Níveis de honra
Ela cuida em não deixar nenhum nível excluído da honra
Ela honra:
1- Filhos
2- Esposo ( mesmo já sendo morto)
3- Ela honra seu líder
4- Ela honra a Deus

Nunca esqueça que: HONRA GERARÁ HONRA
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”.‭‭ Tg 4:8‬A
Tiago estava dizendo em honrar a Deus através do nosso interesse em estar com Ele
Filhos que buscam pais movidos pela sua necessidade, não honram seus pais.
Assim como nosso pai terreno, nosso Pai Celestial nos quer ter em momentos que não falemos em dinheiro, em interesses próprios.
Busque-o, honre-o e terás o que precisa

Os 4 Níveis da honra

1- Ela honra seus filhos ( Não os entregou)
Quando você luta por alguém, você está o honrando

2- Ela honra seu marido quando diz ao profeta ( meu marido, seu servo, temia ao Senhor)
A- Meu Marido ( Ele era um bom homem)
B- Seu servo ( Ele era leal a você profeta, como liderança dele)
C- Temia ao Senhor ( Ele tinha vida no secreto com Deus)

3- Ela honra ao profeta quando:
- Obedece a sua voz( Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas)
- Volta para prestar contas ( Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus)
Quando você ouve e pratica a voz da sua liderança, você o está honrando.

4- Ela honra a Deus ( Quando muda o público do portão dele)
Um portão que antes tinha Cobrador, agora tem Comprador
Ela zelou pelo testemunho dela


ESTRATÉGIAS QUE NASCEM COM A HONRA

1 – Ela rompeu o  luto ( Superação)
·     Pode durar 1 mês, 1 ano ou a vida toda
·     Quanto antes reagimos as perdas, mais rápido virá a solução
·     RESILIENCIA ( Poder de dar a volta por cima)

2 – Ela não se concentrou na pressão (Cobradores)

·    Administrar o tempo da pressão é dar um passo rumo a vitória
·    Não entregue de graça o que Deus lhe deu
·    Vença a passividade contra as trevas
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Ef 6.13
Seja ciente que o dia mau chagará...

3 – Ela rompeu contra o coitadismo

·     Ela disse: tenho pouco; mas ainda tenho
·     Não menospreze a sua ultima botija de azeite
·     Pessoas coitadistas jogam foram um principio: “Grandes milagres nascem de pequenas atitudes”
 Todo milagre precisa de um matriz

- Encher as talhas de água
- Cinco pães e dois peixinhos do menino

4 – Ela "esmagou" o orgulho

·     Vai pedir emprestado aos vizinhos
·     Quando vencemos o orgulho; Deus abre as janelas dos céus sobre nós
Comunicai com os santos nas suas necessidades; ( Rm 12.13)
 O orgulho afugenta o favor de Deus

“Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes.”‭‭ (Tiago‬ ‭4:6‬ )

5 – Ela administrou a gestação do milagre

·    Todo milagre de Deus em nossas vidas passa pelo seu período gestacional
·     A promessa passa pelo teste do tempo
Entrou em casa, fechou  a porta entrou em gestação um grande milagre
Ø  Precisamos investir mais tempo com a porta fechada
Ø  Jesus ensina “como” orar e “onde” orar
Mas você, QUANDO ORAR, vá para o seu QUARTO, feche a PORTA e ore ao seu Pai, que vê o que está em OCULTO; e teu Pai, que vê o que está oculto, te RECOMPEMSARÁ. (Mt 6.6)

·   Somos conhecidos como a geração do imediatismo, miojo, instantâneo

6 – Compreendeu que Deus não opera na desorganização

ORDEM e PROGRESSO

·  Coloque a parte as que tiverem cheia

7 – Ela foi obediente após a coisa ter dado certo

·    Foi até o homem de Deus depois do milagre.
·    O que faço agora??
·    Pessoas recebem o milagre e depois não recebem instruções como usar o milagre

Esta viúva seria uma simples viúva vivendo com os filhos, mas por causa da crise ela se tornou empresaria do azeite

24/09/2015

VAMOS PESCAR



Mateus 4:18-22


                                                                         
 
 1. Mateus 4:18-20: “Caminhando junto ao mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e O seguiram.”

2.    Uma das perguntas que eu gostaria de fazer é: Por que nosso cristianismo não é mais contagiante? Por que não conquistamos mais amigos, parentes e colegas de trabalho para Jesus? Por que não somos melhores testemunhas?

De acordo com as pesquisas de George Barna, uma das maiores autoridades do mundo no estudo de crescimento de igrejas, somente 53% dos cristãos renascidos sentem a responsabilidade de testemunhar de sua fé. Em outras palavras, quase metade de nós não pensamos sobre nossa responsabilidade pessoal de partilhar nossas crenças com aqueles que não conhecem a Cristo.


3.    Certo dia, quando Jesus caminhava às margens do lago, Ele pensou sobre o simbolismo do mar da Galiléia. É um lago amplo, agradável, rodeado de vilarejos, localizado entre colinas, mas Jesus viu mais que água azul e barcos boiando. Para Sua mente perceptiva, o lago representava o mundo. Observando os barcos flutuando na água, pensou na igreja e nas congregações que Ele iria estabelecer no mundo. Quando viu um pescador, pensou em Seus seguidores. As redes representavam Seu apelo evangelístico, chamando pessoas para a vida eterna. Ao encontrar alguns pescadores naquele dia, Jesus fez um convite: “Sigam-Me e farei de vocês pescadores de homens.”

I -  Somos seguidores de Cristo

1) Jesus falou muito sobre sermos seus seguidores. A palavra “seguir” aparece 92 vezes nos Evangelhos.

a)    “Quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de Mim” (Mt. 10:38).

b)    “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-Me” (Mt. 19:21).

c)    Ele evangelizou Levi Mateus, o cobrador de impostos, com apenas duas palavras: “Segue-Me” (Lc. 5:27).

d)    “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12).

e)    “As minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem (Jo 10:27).

f)     As últimas palavras do Mestre a Pedro são parecidas com Suas primeiras palavras: “Se Eu quero que ele permaneça até que Eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-Me” (Jo 21:22).

2) Seguir a Cristo significa fazer dEle o Senhor de nossa vida diária, buscando e reivindicando Suas promessas, seguindo e obedecendo Suas orientações, e oferecendo a Ele nós mesmos como sacrifício vivo.
 (Rm 12:1,2).Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


II -  Somos moldados por Cristo

1.    O relato paralelo de Mateus 20:18-20 está em Marcos 1:17 “Disse-lhes Jesus: Vinde após Mim, e eu vos farei pecadores de homens.” Como seguidor de Cristo, somos transformados. Ele nos molda à Sua semelhança.

2.    Ilustração: Uma professora que não tinha recebido promoção foi ao administrador e reclamou:
- Tenho 20 anos de experiência e você promoveu alguém que só tem cinco anos de magistério.

O administrador replicou:
- Não, você não tem 20 anos de experiência. Você tem um ano de experiência vinte vezes. Você continua ensinando as mesmas coisas e da mesma maneira desde o primeiro ano. Você não cresceu profissionalmente.

3.    Cristo deseja que cresçamos, que nos desenvolvamos, e nos tornemos eficientes representantes dEle.

III - Somos pescadores a serviço de Cristo
1.    
       “Eu farei de vocês pescadores de homens”, disse o Mestre.

2.    Ilustração: Há alguns anos, o Departamento de Bombeiros de Nova York participou de um grande desfile. Incluíram ônibus lotados com pessoas de todos os níveis sociais. Os cartazes fixados nos ônibus diziam: “Todos nós fomos salvos de prédios em chamas pelos bombeiros desta cidade.”


3.    Em suas cartas, Paulo declarou que todas as pessoas que ele conduziu a Cristo eram sua coroa e alegria, seus troféus da graça.

Conclusão

1.    Como podemos ser testemunhas mais eficientes para Cristo?

a)    Peça a Deus que lhe dê capacidade para ajudar as pessoas que precisam ser salvas, e comece orando por elas.

b)    Viva uma vida cristã coerente, permitindo que outros vejam a esperança dentro de você.

c)    Esteja preparado para responder quando lhe perguntarem a razão de sua esperança
 (1 Pe 3:15) Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.

d)    Aproveite as oportunidades e convide seus amigos para a igreja. Se você convidar muitas pessoas, algumas aceitarão o convite. E, se muitas forem, algumas serão salvas.

10/09/2015

DNA DOS FILHOS DE DEUS

INTRODUÇÃO
Uma verdade é: Nem todos são filhos de Deus. O que comprova a paternidade é o teste de DNA
Casos conhecidos de testes de DNA:
Romário- Em 2003, o jogador se submeteu a um exame de DNA, depois que uma modelo declarou ter um filho seu. O resultado foi positivo e o craque assumiu a paternidade.

Pelé - Em 1991, sua filha Sandra Regina Machado entrou com ação de investigação de paternidade. A sentença final saiu em 1996 confirmando que Pelé era o pai de Sandra. Para retardar o processo, o maior jogador do mundo recorreu 13 vezes da decisão.

Roberto Carlos - O cantor reconheceu a paternidade de Rafael Braga, de 24 anos à época, em 1996, depois de um exame de DNA.
O DNA é considerado a molécula da vida, pois é nela que está contida todas as características e informações genéticas de um organismo.
O DNA (Ácido desoxirribonucleico)  O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas. Contêm a informação genética.

O DNA de Deus em nós, como comprovar se somos filhos de Deus: Como identificar um filho de Deus?

1.    PELAS ATITUDES COM OS OUTROS

a) Os que procuram a paz para os Outros - Mateus 5:9  Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus

b)     Os que agem com bondade com seus inimigos -  Lucas 6:35  Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.

2. PELAS ATITUDES PARA COM DEUS
a)  Os que recebem a Jesus, Possuem o direito dessa paternidade Jo. 1:12,13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus

b) Quem comanda e guia a nossa vida comprova com exatidão a paternidade –Romanos 8:13  Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. 14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

c)  Somente  a turma da Fé é filho de Deus Gálatas 3:26  Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; - Vive reclamando da vida – achando tudo difícil – tudo ta ruim, nada presta

d)  Os que se enchem do Espírito Santo  -  Gálatas 4:6  E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai.”

3. PELAS ATITUDES NA VIDA PESSOAL

a)      Quando você não vive mais como escravo Romanos 8:15  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 16  O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
b)     Os que não continuam pecando - 1 João 5:18  Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles. Tentação tem em todos os lugares, na TV, na Internet, entre colegas e amigos. Tv não muda sozinha de canal, cigarro não acendo sozinho.

c)      Os Libertos, os que são livres – Deus não é pai de escravo -  Gálatas 4:5  para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.


4.    PELAS  MUDANÇAS E DECISÕES  NA  VIDA
a)      Aqueles que nascem de novo: Deus não é Avô de ninguém – Apenas Pai  - Romanos 9:7 Nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Deus. Pois Deus disse a Abraão: “Por meio de Isaque é que você terá os descendentes que eu lhe prometi.” 8  Isso quer dizer que os que são considerados como os verdadeiros descendentes de Abraão são aqueles que nasceram como resultado da promessa de Deus, e não os que nasceram de modo natural
b)     Vivendo sem culpa nem mancha – Vc. Já teve ou tem situação que tem medo que descubram algo errado na sua vida? Tem algo guardado que ninguém pode ver? Filipenses 2:15  para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu,
Caminho para a cura da culpa: Confesse a Deus o seu pecado, não volte mais, mude de vida.


c)      Seremos seus filhos se o  imitarmos: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;


d)      Todos os que conseguem vencer - Apocalipse 21:7  O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.

CONCLUSÃO – Um soldado ao declarar a morte de Jesus disse: Verdadeiramente  esse era o filho de Deus  Mateus 27:54
Que o mundo possa declarar isso também de você: Verdadeiramente, tens o DNA de Deus

VOCÊ É ESCRAVO OU AMIGO DE DEUS?

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” João 15:15
Muitos de nós temos, muitos amigos, mas realmente quem é nosso amigo de verdade?
Tem amigos que é amigo do dinheiro, amigo de politico, dos prazeres carnais, amigo da ganância, amigo do estatus.
Mas nós temos que ter somente um amigo verdadeiro, que é JESUS CRISTO, sabem porque?
Porque Ele nos tem como filhos e, desta forma, zela para que tenhamos experiências íntimas com Ele.

O segredo para ter experiências particulares com Deus é buscar ser íntimo dEle.

Jesus Cristo era íntimo do Pai, e essa intimidade teve com Seus discípulos, apesar de alguns terem sido mais íntimos.

Amigo é aquele, que podemos contar em todos os momentos da nossa vida. Amigo é aquele que te ama, te compreende, te ajuda, te abraça, te acompanha até o fim.

Existem 4 etapas na vida de um cristão:

1. Seguidor = Aquele que não produz fruto - (João 15:1-2) “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.”

2. Discípulo = Aquele que dá fruto e é obediente a Deus - (João 15:5) “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

3. Filho = Aquele que usuflui da herança que lhe é de direito - (João 15:9) “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.”

4. Amigo = Aquele que, além de usufluir de toda herança do Pai, ele é um apaixonado pelo Pai celestial (João 15:26-27) “Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.”

Obs.: É lógico que todos os cristãos verdadeiros, são necessariamente, servos de Cristo. Não há outra escolha, ou temos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas, ou não somos dEle. Mas Cristo quer que sejamos servos-amigos dEle, não apenas escravos.

I - Escravo não consegue experimentar o amor de seu senhor, Amigo íntimo vive abraçado pelo seu Pai - (João 15:9) “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.”

(João 17:22-23) “E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.”

•É o amor que traz alegria ao coração do Pai, traz prazer, satisfação;
•O amor que nos aceita como somos;
O amor que nos protege neste mundo tenebroso - (João 17:11) “Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
(João 17:15) “Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.”
•O amor que nos leva à vitória, à alegria da Presença da glória de Deus.

II – Escravo dorme lá fora, Amigo íntimo não sai do aconchego de seu Pai (15:19)

•Deus nos tirou lá de fora: Lugar de frio, angústia, solidão, tristeza, pecado...

O desejo de Jesus é este: (João 17:24) “Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo.”

III – ESCRAVO É COMPRADO POR CAUSA DA SUA MÃO DE OBRA, AMIGO ÍNTIMO POR CAUSA DO GRANDE AMOR DE DEUS - (João 15:16) “Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”

Coração transparente é aquele que não tenta esconder nada de Deus.

É um Coração apaixonado por Jesus, dedicado, fervoroso, submisso, sincero, honesto.

...pois são teus = (João 17:9) “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus;”

IV – Escravo trabalha e dorme, Amigo íntimo recebe as grandes revelações do Pai - (João 15:15) “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.”

(Jer. 33:3) “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”
Eu vou te revelar o que está acontecendo no teu coração;
Eu vou te revelar o que está acontecendo na tua casa;
Eu vou te revelar o que está acontecendo na tua cidade, no teu país;
Eu vou te revelar o que está acontecendo no mundo;
Eu vou te revelar o que está acontecendo no Universo;
Eu vou te revelar o que está acontecendo até no céu: Os anjos prostrados e me adorando. Querubins, Serafins, Anjos e Arcanjos com grande multidão de salvos me adorando e celebrando uma festa na minha Presença, diz o Senhor!

24/08/2015

UM CORAÇÃO ALEGRE


Referência Lucas 10:17-21

17 Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome".
18 Ele respondeu: "Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.
19 Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.
20 Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus".
21 Naquela hora, Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

INTRODUÇÃO
Eduardo Lambert, médico, explica a influência positiva do riso dizendo: O riso aciona no cérebro a produção de substâncias químicas chamadas endorfinas, que são semelhantes a morfinas, elas se disseminam por toda a área corporal e dão a sensação de bem-estar físico e emocional. As risadas são capazes de estimular a prevenção e a cura de doenças, combate o estresse, alivia dores e auxilia no tratamento de controle de pressão alta. Por outro lado, quem se recusa a rir é um sério candidato a desenvolver enfermidades como cefaléias, rinites, dores no pescoço, gastrites e úlceras.

Será que Jesus era um homem alegre? Ao longo da história Jesus é retratado nas artes com agigantada tristeza e olhar apático. Isaías profetizou que o Messias seria homem de dores e que sabe o que é padecer. Contudo, se o nosso Senhor foi “homem de dores”, Ele foi ainda mais “homem de alegria”. Podemos deduzir que Jesus era alegre tomando por exemplo o fato de que as crianças eram atraídas a Ele (Mc 10.13-16)
Alguns traziam crianças a Jesus para que ele tocasse nelas, mas os discípulos os repreendiam.
14 Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: "Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.
15 Digo a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele".
16 Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou.
 Em que colo as crianças se sentem livres para sentar? Com certeza as crianças não são atraídas à pessoas que têm uma feição triste e carrancuda, mas sim por pessoas calorosas, felizes e alegres. Além disso, a alegria de Jesus também pode ser notada por sua participação em ocasiões festivas. No casamento de Bodas de Caná, Jesus proveu o vinho, símbolo da alegria para os judeus. Já referindo-se à festa dada por Mateus, Jesus indagou: “Mas a quem hei de comparar esta geração? ... nós vos tocamos flautas e não dançastes...” (Mt 11.17). Jesus mesmo disse: “Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles?” (Mt 9.15).
Quando os 70 discípulos voltaram a Jesus com seu relato encorajador, somos informados de que “exultou Jesus no Espírito Santo” (Lc 10.21). A fonte da alegria de Jesus certamente não eram as circunstâncias pois sabemos que o Mestre foi rejeitado, ignorado, maltratado, entre outras coisas. Mas em meio a tanta dor e desprezo, havia um propósito que mantinha acesa a chama da alegria no coração do Messias. Agora... e quanto a nós cristãos? Devemos ter uma vida marcada pela alegria? A Bíblia responde. Os membros da igreja de Jerusalém “partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (At 2.46). O Novo Testamento ordena repetidamente que sejamos alegres. No Grego, língua original em que o NT foi escrito, a palavra alegria significa: regozijo, exultação, gozo, grande alegria, estar cheio de alegria. Vejamos as considerações do Apóstolo Paulo: “Regozijai-vos na esperança” (Rm 12.12); “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4); “o fruto do Espírito é ... alegria” (Gl 5.22); “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17). Se há vários imperativos para que nós cristãos sejamos alegres, qual é a fonte da nossa alegria? Com certeza a nossa alegria não é baseada exclusivamente em circunstâncias, visto que a vida cristã é marcada por dificuldades e provações. Entendo que a alegria do crente é como a de Jesus, baseada em uma certeza fundamentada – uma segurança – em verdades bíblicas inquestionáveis. A nossa alegria não depende de fatos circunstanciais nem daquilo que temos, mas sim daquilo que somos, daquilo que já foi determinado por Deus.

DESENVOLVIMENTO

1)    Nós, cristãos, temos alegria por causa da certeza de nossa identidade.
·        Somos filhos de Deus (Jo 1.12)
·        Somos raça eleita, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2.9)
·        Amados de Deus (Rm 1.7)
·        Benditos do Senhor (Gn 24.31)
·        Benditos do Pai (Mt 25.34)
·        Filhos do Altíssimo (Lc 6.35)
·        Vasos Escolhidos (At 9.15)
·        Eleitos de Deus (Cl 3.12)
·        Herdeiros de Deus (Rm 8.17)
·        Herdeiros do Reino (Tg 2.5)
·        Herdeiros da Promessa (Hb 6.17)
·        Herdeiros da Salvação (Hb 1.14)
·        Santos Irmãos (Hb 3.1)
·        Reis e Sacerdotes de Deus (Ap 1.6)
·        Luz do Mundo (Mt 5.14)
·        Membros de Cristo (1 Co 6.15)
·        Homens de Deus (2 Tm 3.17)
·        Sal da Terra (Mt 5.13)
·        Servos de Cristo (1 Co 7.22)
·        Sevos da Justiça (Rm 6.18)
·        Ovelhas de Cristo (Jo 21.16)
·        Peregrinos com Deus (Sl 39.12)
·        “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus”. (Rm 5.1-2)

2)    Nós, cristãos, temos alegria por causa da certeza de nosso propósito.
·        Fazer o que agrada a Deus nos enche de alegria.
·        Adorar o nosso Criador nos dá alegria.
·        Buscar nosso próprio prazer e felicidade eventualmente produz desapontamento, mas buscar a vontade de nosso Senhor produz uma profunda alegria.
·        Imagine a alegria do coração de cada crente quando ouvir naquele grande dia as seguintes palavras: “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25.21).

3)    Nós, cristãos, temos alegria porque sabemos que o nosso destino é o céu.
·        Nossas vidas não são sem sentido. O céu será a nossa morada na eternidade.
·        As dificuldades temporárias não são nada comparado ao futuro de glória que nos espera. Paulo disse aos coríntios: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (2 Co 4:16-18)

4)    Nós, cristãos, temos alegria porque Deus entregou o seu filho Jesus Cristo para morrer pelos nossos pecados.
·        Fomos perdoados.
·        Fomos resgatados.
·        Fomos justificados pelo sangue de Jesus.
·        Fomos regenerados.
·        Fomos salvos da condenação eterna.
·        “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”. (Lc 10.20)

CONCLUSÃO

Leiamos o texto de Neemias:

“Esdras abriu o livro diante de todo o povo, e este podia vê-lo, pois ele estava num lugar mais alto. E, quando abriu o livro, o povo todo se levantou. Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: "Amém! Amém! " Então eles adoraram o Senhor, prostrados, rosto em terra.
Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali. Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido. Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: "Este dia é consagrado ao Senhor Deus. Nada de tristeza e de choro! " Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei. E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá". Os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo: "Acalmem-se porque este é um dia santo. Não fiquem tristes! " Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para comemorar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas.” (Ne 8.5-12)

Quero concluir dizendo que a alegria do Senhor é a nossa força. Alegre-se pelo que você é e não pelo que você tem ou está enfrentando. O céu te espera.

20/08/2015

DEFENDENDO MEU CAMPO DE LENTILHAS


2 Samuel 23.11-12

11 Em seguida vinha Samá, filho de Agé, o hararita. Os filisteus se juntaram em Leí, onde havia uma plantação de ervilhas. Os israelitas fugiram dos filisteus.
 12 Porém Sama ficou na plantação, defendeu-a e matou os filisteus. Nesse dia o Senhor conseguiu uma grande vitória.
No tempo do rei Davi eram muitos os desafios, mas ele contava com seus “Valentes”. Eles eram os heróis que realizaram grandes feitos, registrados nas Sagradas Escrituras. Um deles chamava-se Samá.

Mas o que fez Samá para ser considerado um herói?
Ele defendeu um terreno com um campo de lentilhas em Israel, enquanto o povo israelita fugia.

O que são lentilhas?
São leguminosas tipo sementes, contendo muito ferro, muito nutritivas mas de pouco valor comercial.

Em Gênesis 25:29-34 nos mostram a venda da primogenitura de Esaú a Jacó. Embora mais tarde Esaú alega que foi enganado (27.36), a verdade é que foi ele mesmo que desvalorizou o seu direito de primogenitura e o vendeu por um guisado de lentilhas.

Segundo escavações arqueológicas do período patriarcal, é conhecido que o direito de primogenitura era negociável e poderia ser transferido através de um acordo.

Foi isso que Jacó fez com Esaú, um acordo: “Eu te dou este guisado em troca do seu direito de primogenitura”, ao que Esaú concordou, pronto, negócio fechado; Esaú foi precipitado e inconsequente por vender seus direitos por desejo de saciar momentaneamente sua fome.

Ser primogênito dava vários direitos ao possuidor; na ausência do pai o primogênito era o responsável pela família; ainda tinha direito à porção dobrada da herança sobre qualquer outro irmão.

“E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a benção foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. (Hb. 12.14)”

Segundo a Bíblia, Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogenitura em troca de um prato de lentilhas. Mas Samá achou um desaforo que os filisteus subissem para destruir as plantações de Israel.

A MENSAGEM:

Um belo dia, os agricultores estavam no campo de lentilhas e derrepente uma sombra de soldados e guerreios filisteus cubriu aquela plantação.

Samá também sabia que estava ao lado de um povo acostumado a fugir. Por que defender algo de tão pouco valor?

Aquele campo poderia ser sem valor para outros, mas tinha valor para Samá.

No texto que lemos a Bíblia diz que o jovem Samá plantou um campo de lentilhas; essa plantação consumiu muitos dias de trabalho, esforço e dedicação, numa época sem qualquer tecnologia; todo o serviço era feito manualmente. Ao amanhecer do dia lá estava Samá no seu campo de lentilhas.

O nome de Samá aparece uma única vez na Bíblia, empunhando uma espada e defendendo o que era importante para ele.

Os filisteus, fortes guerreiros, que eram as “pedrinhas” no sapato de Israel, resolveram invadir a cidade Lei e tomar posse da plantação.

O povo, diante da ameaça, fugiu para longe empurrado pelo medo. Porém, o jovem Samá decidiu ficar e resistir à investida inimiga. Jogou com a própria vida. Pegou sua espada e esperou pelos invasores. Ele sabia quanto lhe custou semear as lentilhas E Deus realizou grande livramento. Duro é chegar num lugar e todos estarem prostrados ou mesmo mortos. Aí Deus não tem como realizar nenhum livramento. Mas se houver um só de pé, então há esperança.

Diz o provérbio popular que “uma andorinha não faz verão”. Uma andorinha pode não fazer verão, mas um aliado a Deus pode muito mais do que se imagina. Um com Deus é maioria.

“Pôs-se Samá no meio daquele terreno e o defendeu, e feriu os filisteus: e o Senhor efetuou grande livramento”. Enquanto o povo fugia diante do inimigo, Samá o enfrentou. O povo deixou para trás as plantações, o gado, as galinhas , as ovelhas, e suas casas.

Enquanto corriam, os homens gritavam para Samá: “Fuja, não fique sozinho na aldeia; você vai morrer.”

AQUELES QUE FICAM ESPERANDO PARA SABER QUAL A VONTADE DE DEUS ESTÃO SENDO ATROPELADOS POR QUEM JÁ ESTÁ FAZENDO A VONDADE DE DEUS

Mas ele ficou. Pegou sua espada, e pôs-se de pé no meio do campo de lentilhas para defendê-lo. Aquele gesto podia não valer tanto para os outros, nem ter algum significado, mas para ele era muito importante, pois ali no campo de lentilhas estava o resultado do seu árduo trabalho.

E Deus fez registrar na Bíblia seu ato de coragem. Deus procura pessoas assim que, mesmo estando em perigo, empunham suas espadas e colocam-se em posição de defesa; que preferem arriscar-se na luta; que decidem não entregar de mão beijada seu campo ao inimigo. Deus procura pessoas decididas a empunhar a espada e a confiar no poder que emana do seu Santo nome!

VOCÊ DEVE VALORIZAR O DOM QUE DEUS TE DEU.

A Palavra diz em Romanos 11:29 – que: ….os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. “os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”.

O que significa isso?
Que aquilo que Deus nos dá ele não invalida, nem toma de volta.

Será que Deus está preocupado com lentilhas?
Na verdade Deus quer que aprendamos as lições desse episódio. Muitos estão deixando que os demônios (os filisteus atuais) destruam o que é seu.

A – ENTÃO, O QUE VOCÊ DEVE DEFENDER?

1. DEFENDA SUA UNÇÃO.

A unção de Deus precisa ser defendida.

Só tem a visão de Deus quem tem a unção do Espírito Santo.

A unção é o chamado de Deus, a capacitação para realizarmos a sua obra. Foi pela unção do Espírito Santo que Davi se tornou um rei vencedor em Israel. Por isso Paulo disse que foi fiel à visão celestial (At 26.19).

B – ENTÃO, COMO DEFENDER A UNÇÃO?
Quando se afasta do pecado, guarda a Palavra e a pratica, permanecendo na presença do Senhor
(Sl 119.11 e 105.4).

Você precisa prestar atenção nos detalhes , você tem que fazer como aquele valente fêz, não deixar o inimigo pegar nada, assim é alguma área da sua vida, não entregue nada para o inimigo, pois se você entregar é ali que ele vai ESTABELECER A SUA BASE.

A bíblia fala em Cantares 2:15 – Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor.

O Valente não chegou lá para conversar, ele chegou naquele lugar para lutar. Você precisa fazer a coisa certa

Jó 27:5b – Até que eu expire, nunca afastarei de mim a minha integridade.

A Bíblia fala em Provérbios 22:1  Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro. Uma pessoa que tem íntegridade é uma pessoa d=e conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, que nos dá uma imagem de inocência, pureza ou santidade, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.

Hoje temos a Palavra de Deus em nossas mãos e também o Espírito Santo conosco, que nos guia, nos ensina e nos capacita com sua unção e seus dons maravilhosos.

Ora, se Samá deu a sua vida para defender um campo de lentilhas, nós também devemos defender a unção que Deus nos deu.

2. DEFENDA SUA FAMÍLIA:

Vivemos dias difíceis, dias trabalhosos. O inimigo tem levantado um grande cerco contra a família instituída por Deus. Vivemos a era da crise familiar. Mas se Deus te colocou numa família, defenda-a. Honre seu cônjuge. Respeite-o e ame-o profundamente. Clame ao Senhor pelas promessas que ele fez para a sua família.

A-Defenda seus filhos.

Os seus filhos são também o seu campo de lentilhas. Procure saber quem são os amigos de seu filho ou de sua filha, pois hoje há muitas “invasões” sobre crianças, adolescentes e jovens, tais como as drogas, os vícios e impurezas, como o homossexualismo.

O que acontece com um campo que não tem cerca? Imponha limites aos seus filhos, enquanto são menores. Oriente-os, se são maiores. “Ensina o teu filho no caminho que deve andar” (Pv 22.6).

Seus filhos podem não ter valor para os outros, mas são valiosos pra você!

3. DEFENDA SUA FÉ:

Onde está a tua fé?

Em que ela está baseada?

O que você está fazendo com a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos?

“Está escrito: o meu justo viverá pela fé”, diz o Senhor (Rm 1.17b). A fé só se baseia na Palavra de Deus, que não passa mas permanece para sempre. Por isso Paulo disse “combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé!”.

4. ENTÃO, COMO FAZER PARA DEFENDER O SEU “CAMPO DE LENTILHAS”?

A – Não fuja como o povo israelita

V. 11c – Levante-se com coragem, posicione-se e não siga o caminho da fuga. Se você não defender seu campo de lentilhas, ou seja, um bem quase sem valor, como você defenderá os bens mais valiosos? Não esqueça que se Deus está conosco nós já somos maioria. Coloque-se no meio do seu campo de lentilhas, e resista corajosamente.

B – Lute por seu campo

V. 12a – Não aceite que o medo, a crítica ou o desânimo te assustem. Não desista no primeiro obstáculo. Lute pelo que Deus te deu. Jesus nos disse que tudo o que pedirmos em oração, crendo, receberemos (Mt 21.22). É a mesma coisa nas nossas lutas: se perseverarmos, venceremos! Quem sabe você está orando por alguém da sua família. Então declare: “eu e minha casa serviremos ao Senhor!”

C – O Senhor te dará grande livramento

V. 12b – Samá tomou posição naquele terreno, isto é, ele se posicionou decisivamente e defendeu aquela plantação. Então diz o texto que “o Senhor efetuou um grande livramento”. Deus estava com Samá, e lhe deu grande vitória. Assim também o Senhor fará contigo, na defesa do teu campo de lentilhas.

5 – CONCLUSÃO

A bíblia diz que o diabo não tem nada e não dá nada pra ninguém, pois “ele vem para roubar, matar e destruir”. Mas Jesus veio para dar vida, e vida com abundância.

Jesus veio para libertar o cativo e restaurar-nos para a glória de Deus. Portanto, não arrede o pé do seu campo de lentilhas.

Não abra mão daquilo que Deus te deu.

Veja o que Deus te deu: sua vida, sua saúde, seu casamento, seus filhos, sua família, seu negócio, seu emprego, a unção de Deus, seus sonhos etc. Não fuja, mas lute e seja valente, e o Senhor te dará grande livramento!

24/07/2015

NEEMIAS, UM SERVO QUE ESTA DISPONÍVEL

“Oh, como é doce trabalhar o dia todo para Deus e então deitar de noite debaixo de seu sorriso!” (R. Murray M’Cheyne)
Introdução: A História de Neemias fascina qualquer pessoa interessada em fazer a obra de Deus. Espiritualidade e Liderança são os assuntos principais do livro da Bíblia que tem o seu nome. Em nosso estudo, descobriremos pelo menos três fases da vida dele.
  1. O copeiro (1.1 a 2.10);
  2. O construtor (2.11 ao fim do cap. 6); e
  3. O governador (7.1 até o fim do livro).
O livro de Neemias registra detalhadamente os fatos acerca da reconstrução dos muros de Jerusalém, além das reformas realizadas entre o povo. Revela muitos personagens que estiveram ao seu lado e alguns opositores da obra. É uma história especial, inspiradora e motivadora.
Neemias (consolo do Senhor) – Não há registro do tempo total de vida de Neemias nem da forma como morreu. Ele era filho de Hacalias, irmão de Hanani, trabalhou para o rei da Pérsia Artaxerxes I (465-424 a.C.) na corte em Susã, ocupando o cargo de copeiro do rei (1.1,11). Ele não era apenas um trabalhador da cozinha: ocupava um cargo de confiança: era um alto funcionário da corte. Uma de suas mais importantes responsabilidades era provar o vinho e os alimentos que seriam ingeridos pelo rei. Neemias era a garantia de que o rei jamais seria envenenado e, consequentemente, o Império, abalado. Segundo o escritor evangélico norte-americano Charles Swindoll, “Alguns historiadores da antiguidade supõem que o copeiro, com exceção da esposa do rei, era a única pessoa em posição de influenciar o monarca”.
A Importância dos muros – As cidades precisavam ser cercadas para se protegerem dos inimigos. Uma cidade sem muros estaria sempre vulnerável. Reedificar os muros era a recuperação da capacidade da cidade em proteger a população, abrigar as caravanas de mercadores e, como consequência, atrair o prestígio político e econômico para Jerusalém.

Uma visão geral de Neemias

Neemias foi grande líder, cujo exemplo de vida vem ao longo dos séculos influenciando muitas pessoas. Ele nos inspira a enfrentar com sabedoria e espiritualidade as batalhas do dia a dia. Sua capacidade de avaliar o passado, viver o presente e sonhar com um futuro se constitui num verdadeiro manual para todo aquele que deseja ser bem-sucedido diante dos desafios da vida.
Em todo o tempo Deus está à procura de pessoas como Neemias, para serem usadas na realização de sua obra. Das sete realidades apresentadas por [1]Henry T. Blackaby e Claude V. King no livro “Conhecendo Deus e fazendo a sua vontade” é interessante em nosso estudo destacar a 1ª, 2ª, 3ª e a 6ª.
1ª) Deus está agindo constantemente ao seu redor;
2ª) Deus busca um relacionamento de amor contínuo com você que seja real e pessoal;
3ª) Deus convida você a envolver-se com ele em sua obra;
6ª) É preciso fazer ajustes profundos na vida para juntar-se a Deus naquilo que ele está fazendo.
Deus estava agindo ao redor de Neemias. O Senhor tinha algo revolucionário para fazer na vida das pessoas que habitavam em Jerusalém. Precisava contar com um servo comprometido, que o conhecesse na intimidade. O chamado de Deus nunca será por acaso. Na agenda de Deus não existem coincidências. Tudo tem um propósito e “todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos que o amam” (Romanos 8.28).
Infelizmente, em nossos dias, muitas pessoas querem ser usadas por Deus sem ser antes moldadas por ele. Pessoas que muitas vezes estão perto da igreja, mas longe de Deus.
Um olhar mais detalhado no homem de Deus chamado Neemias revelará algumas qualidades necessárias aos que desejam ser usados por Deus para reedificar aquilo que está em ruínas.

1. Espiritualidade (1.4; 2.8; 2.20)

Neemias era uma pessoa dependente de Deus. Um homem de oração, que só tomava decisões após consultar o Senhor. Ele conhecia o caráter de Deus (1.8), confiava no poder dele (4.20) e tinha consciência de que o seu sucesso dependia de Deus (8.10).
Para estar a serviço de Deus será indispensável a virtude da espiritualidade. Sem ela faremos muitas coisas de valor para os homens, mas nada de valor para Deus. O missionário e missiólogo brasileiro Ronaldo Lidório afirmou: “Jesus conhece o secreto da sua vida. É certo que ele não se impressiona com as grandes construções que você levantou, as realizações aclamadas por multidões ou as teses defendidas debaixo dos holofotes. O carpinteiro olha direto para o seu coração e vasculha a sua alma. E é justamente nesse campo que você será encontrado fiel, ou não”.

2. Empatia (1.4; 1.6; 2.17; 4.21)

Neemias sentiu a dor daqueles que estavam sofrendo em Jerusalém. Pessoas que ele não conhecia pessoalmente, mas que precisavam de alguém que trabalhasse em favor delas. A empatia é uma virtude que leva a pessoa a sentir o que o outro está sentindo. Neemias demonstrou empatia ao lamentar e chorar pela situação das pessoas que estavam sendo humilhadas em Jerusalém.
A obra de Deus precisa de pessoas empáticas. Gente capaz de sentir a dor do outro. O envolvimento na obra de Deus depende da capacidade do crente em perceber as necessidades que precisam ser atendidas. Muitas famílias estão em crise. Os missionários precisam de auxílio. Os ministérios precisam de líderes. Há muitas visitas por fazer. Almas estão perecendo sem Cristo. Em cada situação há muita dor. Somente os cristãos empáticos dirão: “Eis-me aqui, envia-me” (Isaias 6.8).

3. Visão (2.5; 2.20; 6.3)

Segundo George Barna, “visão é uma nítida imagem mental de um futuro desejável concedida por Deus aos seus servos escolhidos, baseada numa compreensão correta de Deus, do ego e das circunstâncias”. John Richardson definiu as pessoas em três espécies: “Aquelas que deixam acontecer, aquelas que fazem acontecer e aquelas que se espantam com o que aconteceu”.
Neemias fazia parte do grupo de pessoas que fazem acontecer. Em meio ao caos, ele conseguiu visualizar a cidade restaurada. Ele sabia que a mão do Senhor estava com ele e por isso a vitória seria apenas uma questão de trabalho, tempo e submissão à vontade de Deus (6.3).
Por ser um homem visionário, Neemias tornou-se o maior defensor da restauração dos muros de Jerusalém. Por intermédio de sua motivação, empenho e visão, a realidade dos habitantes de Jerusalém mudaria para sempre.
Nossas igrejas precisam de homens e mulheres de visão. Pessoas que consigam ver o que poucos conseguem ver. Pessoas ousadas que sabem por experiência própria que “a alegria do Senhor é a nossa força” (8.10). Precisamos orar todos os dias conforme cantamos: “Abre meus olhos, dá-me visão, Senhor”.
Conclusão: Precisamos de mais servos de Deus como Neemias. Pessoas disponíveis que evidenciem virtudes como espiritualidade, empatia e visão. Deus só comunicará seus planos aos servos que se preocuparem em nutrir uma espiritualidade saudável e obedecer a ele em qualquer circunstância. Precisamos abrir os nossos olhos porque visão ministerial sem espiritualidade não vem de Deus.

19/07/2015

OS 5 GIGANTES QUE DAVI NÃO VENCEU

Aqui se encontra um Jovem por nome Davi, que venceu um grande gigante ( Golias ), filisteu que só de olhar para ele dava medo (17 : 4-7). 

Sua altura era de 3 metros e 22 cm ; sua couraça de 60 quilos, mais ou menos; a ponta era de ferro e pesava, mais ou menos,7 quilos.

• ANTES DE ENFRENTAR O GIGANTE GOLIAS, DAVI PRECISOU ENFRENTAR "ALGUNS OUTROS GIGANTES":

1 . V, 28 = Davi enfrentou o ciúme de seus irmãos. Eliabe, o irmão mais velho, acusava Davi de "presunção" e maldade. A seus olhos, o jovem "queria aparecer" . Mas, o ciúme e o desprezo de seus irmãos foram superados por seu coração sincero.

2 . V, 33 = Davi enfrentou a objeção do rei, por sua compleição física. "Não poderás... pois tu ainda és moço" Ler agora a resposta de Davi o V, 37.

3 . Vs 38-39 = Davi enfrentou a inexperiência nas artes bélicas: Havendo o rei mandado que vestissem ao jovem com as armas de um guerreiro, este concluiu: "Não posso andar com isto, pois não estou acostumado, se não estava acostumado não poderia vestir .

DAVI PREVALECEU CONTRA O FILISTEU. A vitória de Davi sobre Golias resultou da sua fé em DEUS; fé esta já testada e comprovada na sua vida. Podemos identificar cinco fatores específicos conducentes ao seu triunfo:

(1) Davi tinha seu coração entregue a DEUS (16.7), e assim buscava continuamente a DEUS e a sua face ( 1 Cr 16.10,11; Sl 27.8).

(2) Davi tinha um carinhoso e profundo zelo pela honra e reputação do Senhor DEUS de Israel (vv. 26,36,46). Ele percebeu que Golias estava afrontando não somente os exércitos de Israel, mas o próprio Senhor DEUS.

(3) A confiança de Davi no poder do Senhor foi fortalecida pela sua lembrança das ocasiões anteriores em que ele clamara a DEUS por livramento e o recebera (vv. 34-37; cf. Sl 29.3,4).

(4) Davi confiava, não em si mesmo, mas em DEUS, para obter a vitória sobre Golias e os filisteus (vv. 37,45-47; cf. Sl 33.16,17; 44.6,7; Os 1.7).

(5) O ESPÍRITO do Senhor veio poderosamente sobre ele (16.13; cf. Zc 4.6).

Sempre que os filhos de DEUS enfrentarem problemas e situações parecendo intransponíveis, esses gigantes podem ser derrotados, se exercermos fé como Davi, e se dependermos do poder do ESPÍRITO SANTO (Ef 3.20,21; Fp 4.13).

Porém, os piores “gigantes” são os que residem dentro do próprio homem. Existem ainda, e muitos perigosos os “gigantes espirituais” que procuram nos escravizar no pecado e também desviar o crente dos caminhos do Senhor.

Mas quero destacar neste estudo os Golias que Davi o homem segundo o coração de Deus não conseguiu vencer.

Os “gigantes” que o rei Davi não conseguiu vencer, pois eram na verdade, desejos e pecados que residiam no seu íntimo, esses “gigantes” se instalam no coração do homem, é porque ele já não ouve mais a voz de Deus, e sim a voz do nosso pior adversário! Neste caso o que predomina é a investida do diabo para derrubar os servos e servas do Senhor: _ o orgulho – egoísmo – a rebeldia, levando-os a inevitável queda. 

•  Vejamos agora os 5 gigantes que levaram ao REI DAVI À QUEDA.

I. A TENTAÇÃO:


As principais fontes usadas pelo maligno para tentar-nos são:

a) Concupiscência (Desejo intenso de bens ou gozos materiais e/ou Apetite sexual):

“...cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.” Tg 1.14

Ao meditarmos nas palavras de Tiago, logo entendemos a fonte de tanta violência, de tantos males que atinge o homem. Levados pelo diabo, o homem no anseio de ver realizado o desejo de possuir algo, procedem cegamente e sem medir as conseqüências, sejam espirituais ou físicas partem para a prática de planos terríveis.

Amado do Senhor, quando nascer em tua mente (coração) o desejo intenso por alguma coisa, não se deixe levar pelo impulso, antes, analise a situação e veja como o Senhor será honrado e glorificado em teus atos.

b) Cobiça (Desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais; avidez, cupidez e/ou Ambição desmedida de riquezas): 

“Ora os que querem ficar ricos caem em tentação e ciladas... porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males...” 1Tm 6.9,10 (veja mais: Pv 28.20)

Quantos levados pela cobiça partem para a prática de males terríveis. Roubam aos homens e tentam enganar a Deus, quando se aproximam de uma igreja, visando o enriquecimento ou a prosperidade alardeada por muitos pastores.

É preciso estar atentos para que não venhamos a pecar, cultivando em nosso coração, mesmo que veladamente a cobiça ou o desejo insano pelos bens matérias. Bom lembrar-nos, servos santos, faltos de bens matérias sempre existirão sobre a face da terra (Jo 12.8). 

O diabo dissimuladamente tem plantado nos corações a semente da tentação da cobiça, não permita que cresça.

C) Más companhias:

“Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” Pv 1.10 (Veja mais: Pv 7.6; 16.29)

Outra forma esplendida que é usada pelo diabo para tentar o homem, está nas amizades que ele faz nascer entre os servos e os filhos das trevas. Estas amizades têm corrompido a vida espiritual do filho de Deus, quando induzidos, partem para a prática de atos que não condizem com o procedimento que deve ser observado e vivido.

Em Salmos primeiro há uma advertência séria sobre o convívio com pessoas indignas, está escrito: “...não anda no conselho do ímpio, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1.1)

Infelizmente, muitos tentados teimam em prosseguirem contrariamente a estas ordenanças e o fim destes é a condenação.

Não há um grupo social que seja mais propício a ser tentado pelo diabo, vemos na Bíblia que todos estão sujeitos à tentação. Claro, que os cristãos são o alvo principal dele, afinal, os que andam nas trevas, já lhe pertencem.

Os homens são alcançados pelas tentações no desenrolar de suas vidas diárias, veja:

a) Em meio à pobreza:

“...empobrecido, não venha a furtar, e profane o nome de Deus.” Pv 30.9

Fica claro que o pobre em meio às muitas dificuldades que lhe sobrevém é alvo das tentações e precisa vigiar constantemente para não cair nas ciladas do diabo. A murmuração, descontentamento, inveja, infelicidade, etc. são instrumentos usados pelo inimigo para tentar-nos.

b) Em meio à riqueza:

“...estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor?.” Pv 30.9

A prosperidade em muitos casos é a desgraça do homem, levado pela sensação que tudo pode, esquecem-se do Senhor, negando-lhe no dia-a-dia. Consumando o pecado sugestionado pelo diabo. Soberba, orgulho, indiferença, altivez, etc. estão sujeitas a nascerem nos corações mais abastado.

c) Em busca do sucesso:

“...chegaram a Balaão, e lhe disseram... grandemente te honrarei... amaldiçoa-me este povo.” Nm 22.16,17 (veja mais: Dn 4.30; 5.2; Mt 4.8)

O diabo tem tentado a muitos com tesouros e honras, a exemplo do que fez com Balaão, mas, este soube dizer não à tentação e perseverou firme na comunhão com Deus. 

Este é o nosso procedimento. Quando as portas se abrem com muita facilidade para o sucesso, é necessário averiguarmos o que está por trás e sabiamente ouvirmos a voz do Espírito de Deus e optarmos a sermos fieis. O diabo tem tentado a muitos oferecendo a fama, e sagra-se vencedor.

Entristeço-me ao ver o fracasso espiritual das “estrelas gospel”, que levados por toda sorte de influências, se entregam à aparência do mundo; com direito a fã clube, distribuição de autógrafos e o absurdo de cobrarem valores elevadíssimos para “louvarem ao Senhor!”.

As tentações são uma permissão de Deus na vida do cristão, não acontecem por acaso é um voto de confiança que nos é dado. O Senhor permite que o diabo invista contra a nossa vida, pois, antecipadamente já nos concedeu meios e revestiu-nos de poder e autoridade para nos levantar contra o maligno e sobrepormos a ele.

É bom recordar-nos que uma vida pura e santa, da qual derrama águas de amor, é o desejo do Amado Mestre para todos os homens.

O Senhor é a nossa força!

Ele sabe das limitações do ser humano, conhece suas fraquezas e a incapacidade de sozinhos conseguirem vencer o inimigo. Mas, o Senhor é bom! Providenciou meios eficazes que capacita o homem a lutar com superioridade e em nome de Jesus, pisar sobre a cabeça do maligno (Mt 22.44).

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, de sorte que poderás suportar.” 1Co 10.13

Oh graças! Louvo a Deus pela afirmação tão especial que nos é feita, somos fortalecidos e capacitados a vencermos todas as tentações e armadilhas que o diabo tem colocado em nosso caminho. Amados do Senhor, não se deixem enganar, o Senhor não mente, se Ele afirma que é possível vencer “todas”, com certeza é verdade.

O Senhor tem ensinado que devemos “orar e vigiar” sempre. A parte que se refere à vigilância é negligenciada por uma porcentagem elevada do povo de Deus. O estar atento, nos resguarda de cairmos nas ciladas do maligno.

É necessário que o servo por meio da fé, tome posse da autoridade concedida pelo Pai Celeste e a use diariamente. Antes de iniciar suas atividades, deve-se reservar um momento para achegar-se diante de Deus e falar com ele (É preciso termos consciência que comunhão com Deus é na verdade laços profundos de amizade e companheirismo!). 

E na autoridade que temos como filhos, é preciso proibir o diabo de agir contra nossa vida, família, bens, etc., e isto é feito levantando a voz e declarando, por exemplo: “diabo eu o proíbo de tocar em minha vida, em minha família, em meu trabalho, em tudo que é de minha propriedade, etc. em nome do Senhor Jesus.” 

É pela fé que se toma posição! Acompanhada de uma vida pura, santa e segundo à vontade do Senhor; caso contrário é perder tempo e serás ridicularizado pelos seres espirituais das trevas.

“Sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11.6

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então e ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2 Cr 7.14

“Todavia o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do maligno.” 2Ts 3.3

“Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas cousas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate dá fé.

Toma posse da vida eterna para a qual também foste chamado, e de que fizeste a boa confissão, perante muitas testemunhas.

” 1Tm 6.11,12É o sentimento que alguém tem quando deseja tomar uma atitude que contraria seus valores e crenças.

Provérbios 27.20 diz que “os olhos do homem nunca se satisfazem” Nosso rei em questão cobiça Bate-Seba, mesmo tendo mais de seis esposas e quem sabe quantas concubinas.
A tentação pode ser considerada como um teste difícil, uma provocação ou uma prova que se tem de transpor e sair vitorioso. 

No aspecto espiritual, é uma tentativa satânica a fim de levar o homem a cometer atos que desagradem a Deus, e em seguida aprisioná-lo nas malhas diabólicas. 

II. O ADULTÉRIO

Quando uma pessoa se entrega à tentação, pode se encontrar numa situação praticamente impossível, onde não tem força para resistir.

É essencial aprender como evitar essas situações difíceis. O exemplo de Davi sugere algumas coisas que vão nos ajudar.

(1) Devemos nos dedicar ao papel que Deus nos deu. Davi não se ocupou com seus próprios deveres.

2 Samuel 8 e 10 mostram que Davi era um guerreiro bem-sucedido.

De fato, seu papel como um dos primeiros reis era de comandante do exército de Israel. Ele corajosamente conduziu suas tropas a vitória após vitória.

Mas, num determinado ano, Davi ficou para trás e mandou Joabe e seus servos à batalha (2 Samuel 11:1). 

Enquanto muitos dos homens de Israel arriscaram a vida na guerra, ele ficou na casa do rei em Jerusalém. Hoje, um dos fatores que contribui ao pecado é falta de ocupação e dedicação em nosso trabalho.

Homens desempregados mostram uma tendência maior de se envolver numa série de pecados, incluindo adultério, abuso de álcool e outras drogas, etc. Jovens ociosos tendem a se envolver em coisas erradas, por ter muito tempo livre. Mulheres sem responsabilidade participam mais das coisas do Adversário (1 Timóteo 5:13-15). 

(2) Não devemos alimentar pensamentos errados.

Uma vez que Davi se colocou no lugar errado, ele foi tentado. Ele viu Bate-Seba, uma mulher bonita, tomando banho (2 Samuel 11:2).

Neste momento, ele deveria ter virado os olhos para outra coisa, procurando não pensar mais na imagem do corpo da mulher de outro. Nós não devemos hospedar pensamentos maus, porque levam às conseqüências graves (Jeremias 4:14; 6:19). 

O domínio próprio, uma das características fundamentais do servo de Deus, inclui a disciplina para controlar nossos próprios pensamentos (Gálatas 5:22-23; 2 Pedro 1:6; Fp 4:8-9; 2 Coríntios 10:4-6). É bom lembrar que um passarinho pode passar por cima da nossa cabeça, mas não temos que o convidar a fazer ninho em nossos cabelos. 

(3) Devemos respeitar as advertências sobre o pecado.

Davi ignorou, pelo menos, três advertências contra seu pecado, antes de ter relações com Bate-Seba. Primeiro, como conhecedor da palavra de Deus, ele sabia que sua cobiça e o ato de adultério são pecados contra Deus.

Mesmo entre dois solteiros, tais relações são erradas. Segundo, ele já era casado, e o compromisso de casamento deveria ter sido mais um impedimento. 

Quantos homens têm evitado o pecado de adultério por causa de uma aliança ou fotografia da esposa, os lembrando do compromisso matrimonial na hora de tentação? Terceiro, ele sabia, antes de convidá-la para casa, que Bate-Seba era mulher casada (2 Sm 11:3). 

Nós devemos sempre respeitar as advertências sobre o pecado e suas conseqüências, antes de cometê-lo. 

(4) Não devemos procurar circunstâncias que facilitam o pecado. Davi estava no lugar errado e pensou nas coisas erradas. Cada passo o levou mais perto do relacionamento pecaminoso que ia piorar a vida dele e de outras pessoas. Quando ele perguntou sobre Bate-Seba e a convidou para a casa dele, ele se colocou numa situação onde a tentação seria mais forte ainda. 

Ele já sentiu atração de longe, como resistiria quando estava a sós com ela? Há muitas lições aqui. A pessoa que sente a tentação de usar drogas deve ficar longe dos lugares onde as tem, e das pessoas que as usam.

A pessoa tentada a beber deve evitar bares e festas onde servem bebidas alcoólicas. Um casal de namorados deve evitar lugares escuros e isolados, e jamais deve usar roupas sensuais ou participar de atividades que enfatizam o sexo. 

•  Como Davi multiplicou o seu pecado 

Uma série de erros e pecados mentais levou Davi ao ato de adultério. A Bíblia não oferece nenhuma cena romântica para justificar o erro. Simplesmente diz: “Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela” (2 Samuel 11:4).

Muitos filmes e novelas de hoje procuram colocar o pecado no contexto de romantismo e “amor” inegável.

Procura fazer do pecado alguma coisa bonita e agradável. Mas, as Escrituras relatam os fatos. Ela veio, e eles pecaram.

Neste momento, Davi deveria ter sentido remorso profundo e tristeza sincera. Mas, ele não virou para Deus naquela hora.

Achou que o pecado poderia ser escondido, e as conseqüências evitadas. Foi o começo de uma série de pecados que parecem tão estranhos na vida de um homem escolhido por Deus. 

Ao adultério, Davi acrescentou mentiras. Quando soube que Bate-Seba estava grávida, ele chamou Urias para descansar em casa com a esposa.

Ele achou possível esconder seu pecado, enganando o próprio marido traído.

Mas Urias não facilitou o plano de Davi. Um soldado dedicado, ele recusou tirar férias quando os colegas estavam na batalha.

Frustrado, Davi avançou das mentiras ao homicídio. O próprio Urias levou a carta que selou a morte dele e de mais alguns soldados. 

Neste plano sinistro, o rei envolveu mais uma pessoa. Joabe, o comandante do exército, serviu de cúmplice sem saber os motivos de Davi. 

As tentativas de esconder o pecado geralmente levam o pecador ao fundo do poço. Davi, cujo coração costumava ser dedicado ao Senhor, se entregou ao pecado e à vontade do diabo.

•  Não escondeu nada de Deus 

Talvez Davi conseguisse enganar os vizinhos, e até o próprio coração. Mas, ninguém é capaz de esconder de Deus.

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13).

Deus mandou Natã, um profeta, para confrontar Davi com seu pecado (2 Samuel 12:1-14). Ele contou a história de um homem pobre que perdeu sua única ovelha por causa da maldade do vizinho rico.

Davi ficou bravo, e demandou o castigo duro do ladrão. Falou que este homem teria que pagar quatro vezes o valor da ovelha, e que seria morto pelo crime. Natã disse a Davi: “Tu és o homem.” Ele o acusou de pecados contra Deus, contra Urias, e contra Bate-Seba. Davi confessou o pecado, e Deus lhe poupou a vida. 

•  Conseqüências do pecado perdoado 

Deus não tirou a vida de Davi. Ele foi perdoado, mas ainda tinha que sofrer muitas conseqüências graves. Ele foi humilhado quando um dos próprios filhos tomou algumas de suas mulheres.

E, como Davi falou que o ladrão do cordeirinho deve pagar quatro vezes, ele mesmo pagou quatro vezes.

Tirou a vida de Urias, e pagou com a vida de quatro de seus filhos. O filho de Bate-Seba nasceu, e morreu logo depois (2 Samuel 12:15-25). Depois, Amnom foi morto pela espada de Absalão (2 Samuel 13:23-36). Joabe matou o rebelde Absalão (2 Samuel 18:9-18). Depois da morte de Davi, Salomão mandou que Adonias fosse morto (1 Reis 2:13-25). 

As conseqüências do pecado de Davi mostram um fato importante. Deus pode perdoar o pecador, sem tirar todas as conseqüências do pecado. Há muitas pessoas arrependidas de seus pecados que ainda vão ficar muitos anos encarceradas. Há famílias destruídas por causa de pecados já confessados e perdoados por Deus.

Deus pode perdoar um assassino, mas este perdão não ressuscita a vítima.

Ele pode perdoar a mãe que abusou álcool ou outras drogas durante sua gravidez, mas a criança que nasceu com defeitos físicos ou mentais por causa desses vícios continua sofrendo. 

Deus é capaz de perdoar as mulheres e médicos que fazem abortos, mas as crianças já mortas nunca nascerão vivas. 

Muitos outros exemplos provam que o pecador perdoado, ou suas vítimas, podem continuar sofrendo depois do perdão. Através da fé, arrependimento e batismo, Deus lava os pecados e nos purifica. Assim, escapamos das conseqüências eternas do pecado.

Mas, às vezes, continuamos sofrendo as conseqüências temporâneas dos erros do passado. 

III. A MALÍCIA

É a Tendência para o mal. Malignidade. Astúcia; esperteza.

A malícia é uma tendência para o mal que não se expressa à primeira vista. A malícia, inicialmente, fica encoberta e passa despercebida. A pessoa maliciosa maquina o mal em seu coração e suas ações são sutis, como se fossem uma teia para envolver a pessoa que se encontra em sua mira. È obra da carne (Gl. 5.19.20), assim sendo é contraditória à vontade de Deus.

A malícia representa uma tendência vigorosa para o mal, má índole, esperteza, astúcia, habilidade para enganar, artimanhas, falsidade, intenção maldosa, e fingimento.

A Bíblia registra casos de várias pessoas que, usando de má fé, malícia ou astúcia conseguiram concretizar seus desejos. Mas para todos os casos, o resultado foi a reprovação de Deus e conseqüentemente o Seu juízo. 

A fraqueza é própria da natureza humana. Citemos o caso do rei Davi que era um homem segundo o coração de Deus (I Sm. 13.13-14). O pecado cauteriza a mente do homem!

Davi planeja o homicídio de Urias o astuto, Davi agiu como se estivesse enviando o guerreiro de volta ao campo de batalha, o próprio Urias (inocente, fiel) levava ao general Joabe uma carta do rei que ordenava a própria e injusta execução. 

Em I Jo. 3.12-15 lemos assim a palavra de Deus: ”Qualquer que aborrecer a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna”. Davi poderia ter restaurado a sua comunhão com o Senhor através do arrependimento sincero, de todo o coração, mas não teve forças para isso (Sl. 51).

IV. O ORGULHO

É um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal vaidade, ostentação .

O orgulho em algumas situações pode ser considerado como um sentimento de dignidade, de autoconfiança pessoal, brio, altivez, principalmente quando é vivido em um grau de satisfação e felicidade por algo conquistado. O orgulho é considerado pecaminoso pela Bíblia, ou melhor, pelo próprio Deus.

Traduz o conceito elevado ou exagerado de si próprio; o amor próprio exacerbado que leva à soberba, isto é, um orgulho exagerado; também considerado como arrogância, insolência e brutalidade.

Davi comete um erro O CENSO pensou que fazendo o censo de toda a nação, Deus aprovaria a sua atitude. Deus permitiu que Satanás tentasse Davi, após ter realizado muitos feitos e obtido grandes vitórias (2 Sm. 24.1).

Davi caiu no laço do engano, é bom observarmos que foi depois de grandes vitórias e realizações de Davi, que o diabo conseguiu essa brecha na vida do rei.

No capítulo 21.7 diz assim: ”E esse negócio também pareceu mal aos olhos de Deus, pelo que feriu a Israel”. É provável que o povo aprovasse o desejo pecaminoso de Davi, de recensear o povo. 

O orgulho, visto como erro foi visto até pelo insensível Joabe que percebera que esse censo do povo era um grande pecado que envolveria todo o Israel na culpa. E aconteceu o inevitável: o povo ficou tomado de um espírito de orgulho nacional, e acabaram também participando do pecado de Davi, ficando todo o povo sujeito também ao castigo.

Ao numerar o povo, ele estava procurando exaltar a sua própria pessoa e o poderio militar da nação de Israel, e de depender unicamente desse poderio. 

Tal presunção inevitavelmente torna a pessoa autoconfiante, tomada de superioridade e vivendo sem fé e sem humildade. 

Davi deveria se lembrar de que todas as vitórias de Israel vieram pela mão do Senhor. 

De igual modo, o crente nunca deve se gloriar em sua própria grandeza no reino de Deus, mas nas suas próprias fraquezas.

V. A TRAIÇÃO

É uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelas outros. (É o rompimento ou violação da verdade ou da confiança)

A traição é baseada na mentira. É um dos piores, senão o pior golpe que alguém pode receber de um amigo ou de uma pessoa que se considera ou que se ama. 

Traição pode ser entendido como deslealdade, desapontamento da expectativa de alguém: é desvendar os segredos de outrem, entregar um amigo aos seus inimigos; é também decepcionar um amigo além de ser contada como engano, infidelidade, perfídia e desonestidade.

A traição fere muito porque vem sempre de alguém em quem se deposita confiança. Parece que, em conseqüência desse fato, torna-se mais difícil perdoar uma traição do que outra qualquer afronta.

Um fato que ilustra muito bem está registrado no Salmo 55. Davi orava pedindo ao Senhor socorro e fazia um relatório da situação em que se encontrava a cidade de Jerusalém.

Mesmo vivendo aquela situação de tortura, crimes e maldades sem limites, o que mais feria Davi e abalou o seu estado emocional, foi à traição de seu filho mais querido: Absalão (Sl.55.12-15).

A traição foi deveras um golpe muito forte para Davi. Homem acostumado a enfrentar inimigos valentes e sempre sair vencedor, agora se depara com outra espécie bem diferente de inimigo. Seu próprio filho o traia!

•  Vencendo os Gigantes nos Dias Atuais.

Os gigantes espirituais estão por toda parte, sempre afrontando os servos de Deus e desafiando-os a uma luta espiritual. A Bíblia nos apresenta alguns destes gigantes, os quais estão sempre diante de nós, tentado nos destruir. (2Co 12.8). Vamos analisá-los à luz da Palavra de Deus. (Sl1 19.130).

1) Vencendo o Gigante da Carne. A carne está ligada a nossa própria natureza, que quando não é vencida se torna um poderoso gigante contra o Espírito. “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes se opõem um ao outro; para que não façais o que quereis.” (Gl 5.17). Como?

Revestindo o Senhor Jesus Cristo. (Rm13. 14). 

- “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”

Revestindo do Poder de Deus. (Lc 24.49).

- “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”

Andando segundo o Espírito. (Rm 8. 4,14).
- “… que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (v.4).

- “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus.”(v.14).

2) Vencendo o Gigante do Mundo. O mundo se apresenta como um gigante diante de nós. “Não ameis o mundo, nem o que há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele.” (1Jo 2.15). Como?:

Pela fé. (1Jo 5.4).

- “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

Com bom ânimo, como Jesus. (Jo16. 33).

- “… no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Não se conformando com o mundo. Conselho de Paulo. (Rm 12.2).

- “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” 

Não o amando. Exortação de João. (1Jo 2.15-17).

- “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele.”

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne. A concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”

“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 

3) Vencendo o Gigante Satanás. Após sua queda (Is 14.12), Satanás tem se apresentado como um gigante para as pessoas, rugindo como leão. (1Pe 5.8).Como?:

Revestindo. (Ef 6.11).

- “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”

Resistindo. (Tg 4.7).

- “… resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”

Vigiando. (1Pe 5.8).

- “Sede sóbrios e vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”

Com armas espirituais: Fé, Palavra e Oração. (Ef 6.11-18; 2Co 10.4). 

- “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;”

“porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nas regiões celestiais.”

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”

“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,”

“e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;”

“tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”

“tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,”

“orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.” (Ef 6.11-18).

- “Porque as armas da nossa milícia não carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.” (2Co 10.4).

Resistindo-lhe com Fé, Palavra e Oração você vencerá na vida.

Resumo: Á vida é uma constante batalha. Durante nossa caminhada neste mundo encontraremos diversos gigantes com os quais teremos que lutar. 

Nossa vitória está em saber que o que está em nós é maior do que o que está no mundo. (1Jo 4.4). 

O Espírito Santo que habita conosco, estará em nós. (Jo 14.17), dando nos poder e as armas (1Co 10.4), para vencermos em nome de Jesus, amém!

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...