Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”. (Marcos 2:17 – NVI)
24/08/2015
UM CORAÇÃO ALEGRE
Referência Lucas 10:17-21
17 Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome".
18 Ele respondeu: "Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.
19 Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.
20 Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus".
21 Naquela hora, Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.
INTRODUÇÃO
Eduardo Lambert, médico, explica a influência positiva do riso dizendo: O riso aciona no cérebro a produção de substâncias químicas chamadas endorfinas, que são semelhantes a morfinas, elas se disseminam por toda a área corporal e dão a sensação de bem-estar físico e emocional. As risadas são capazes de estimular a prevenção e a cura de doenças, combate o estresse, alivia dores e auxilia no tratamento de controle de pressão alta. Por outro lado, quem se recusa a rir é um sério candidato a desenvolver enfermidades como cefaléias, rinites, dores no pescoço, gastrites e úlceras.
Será que Jesus era um homem alegre? Ao longo da história Jesus é retratado nas artes com agigantada tristeza e olhar apático. Isaías profetizou que o Messias seria homem de dores e que sabe o que é padecer. Contudo, se o nosso Senhor foi “homem de dores”, Ele foi ainda mais “homem de alegria”. Podemos deduzir que Jesus era alegre tomando por exemplo o fato de que as crianças eram atraídas a Ele (Mc 10.13-16)
Alguns traziam crianças a Jesus para que ele tocasse nelas, mas os discípulos os repreendiam.
14 Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: "Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.
15 Digo a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele".
16 Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou.
Em que colo as crianças se sentem livres para sentar? Com certeza as crianças não são atraídas à pessoas que têm uma feição triste e carrancuda, mas sim por pessoas calorosas, felizes e alegres. Além disso, a alegria de Jesus também pode ser notada por sua participação em ocasiões festivas. No casamento de Bodas de Caná, Jesus proveu o vinho, símbolo da alegria para os judeus. Já referindo-se à festa dada por Mateus, Jesus indagou: “Mas a quem hei de comparar esta geração? ... nós vos tocamos flautas e não dançastes...” (Mt 11.17). Jesus mesmo disse: “Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles?” (Mt 9.15).
Quando os 70 discípulos voltaram a Jesus com seu relato encorajador, somos informados de que “exultou Jesus no Espírito Santo” (Lc 10.21). A fonte da alegria de Jesus certamente não eram as circunstâncias pois sabemos que o Mestre foi rejeitado, ignorado, maltratado, entre outras coisas. Mas em meio a tanta dor e desprezo, havia um propósito que mantinha acesa a chama da alegria no coração do Messias. Agora... e quanto a nós cristãos? Devemos ter uma vida marcada pela alegria? A Bíblia responde. Os membros da igreja de Jerusalém “partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (At 2.46). O Novo Testamento ordena repetidamente que sejamos alegres. No Grego, língua original em que o NT foi escrito, a palavra alegria significa: regozijo, exultação, gozo, grande alegria, estar cheio de alegria. Vejamos as considerações do Apóstolo Paulo: “Regozijai-vos na esperança” (Rm 12.12); “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4); “o fruto do Espírito é ... alegria” (Gl 5.22); “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17). Se há vários imperativos para que nós cristãos sejamos alegres, qual é a fonte da nossa alegria? Com certeza a nossa alegria não é baseada exclusivamente em circunstâncias, visto que a vida cristã é marcada por dificuldades e provações. Entendo que a alegria do crente é como a de Jesus, baseada em uma certeza fundamentada – uma segurança – em verdades bíblicas inquestionáveis. A nossa alegria não depende de fatos circunstanciais nem daquilo que temos, mas sim daquilo que somos, daquilo que já foi determinado por Deus.
DESENVOLVIMENTO
1) Nós, cristãos, temos alegria por causa da certeza de nossa identidade.
· Somos filhos de Deus (Jo 1.12)
· Somos raça eleita, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2.9)
· Amados de Deus (Rm 1.7)
· Benditos do Senhor (Gn 24.31)
· Benditos do Pai (Mt 25.34)
· Filhos do Altíssimo (Lc 6.35)
· Vasos Escolhidos (At 9.15)
· Eleitos de Deus (Cl 3.12)
· Herdeiros de Deus (Rm 8.17)
· Herdeiros do Reino (Tg 2.5)
· Herdeiros da Promessa (Hb 6.17)
· Herdeiros da Salvação (Hb 1.14)
· Santos Irmãos (Hb 3.1)
· Reis e Sacerdotes de Deus (Ap 1.6)
· Luz do Mundo (Mt 5.14)
· Membros de Cristo (1 Co 6.15)
· Homens de Deus (2 Tm 3.17)
· Sal da Terra (Mt 5.13)
· Servos de Cristo (1 Co 7.22)
· Sevos da Justiça (Rm 6.18)
· Ovelhas de Cristo (Jo 21.16)
· Peregrinos com Deus (Sl 39.12)
· “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus”. (Rm 5.1-2)
2) Nós, cristãos, temos alegria por causa da certeza de nosso propósito.
· Fazer o que agrada a Deus nos enche de alegria.
· Adorar o nosso Criador nos dá alegria.
· Buscar nosso próprio prazer e felicidade eventualmente produz desapontamento, mas buscar a vontade de nosso Senhor produz uma profunda alegria.
· Imagine a alegria do coração de cada crente quando ouvir naquele grande dia as seguintes palavras: “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25.21).
3) Nós, cristãos, temos alegria porque sabemos que o nosso destino é o céu.
· Nossas vidas não são sem sentido. O céu será a nossa morada na eternidade.
· As dificuldades temporárias não são nada comparado ao futuro de glória que nos espera. Paulo disse aos coríntios: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (2 Co 4:16-18)
4) Nós, cristãos, temos alegria porque Deus entregou o seu filho Jesus Cristo para morrer pelos nossos pecados.
· Fomos perdoados.
· Fomos resgatados.
· Fomos justificados pelo sangue de Jesus.
· Fomos regenerados.
· Fomos salvos da condenação eterna.
· “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”. (Lc 10.20)
CONCLUSÃO
Leiamos o texto de Neemias:
“Esdras abriu o livro diante de todo o povo, e este podia vê-lo, pois ele estava num lugar mais alto. E, quando abriu o livro, o povo todo se levantou. Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: "Amém! Amém! " Então eles adoraram o Senhor, prostrados, rosto em terra.
Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali. Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido. Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: "Este dia é consagrado ao Senhor Deus. Nada de tristeza e de choro! " Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei. E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá". Os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo: "Acalmem-se porque este é um dia santo. Não fiquem tristes! " Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para comemorar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas.” (Ne 8.5-12)
Quero concluir dizendo que a alegria do Senhor é a nossa força. Alegre-se pelo que você é e não pelo que você tem ou está enfrentando. O céu te espera.
20/08/2015
DEFENDENDO MEU CAMPO DE LENTILHAS
2 Samuel 23.11-12
11 Em seguida vinha Samá, filho de Agé, o hararita. Os filisteus se juntaram em Leí, onde havia uma plantação de ervilhas. Os israelitas fugiram dos filisteus.
12 Porém Sama ficou na plantação, defendeu-a e matou os filisteus. Nesse dia o Senhor conseguiu uma grande vitória.
No tempo do rei Davi eram muitos os desafios, mas ele contava com seus “Valentes”. Eles eram os heróis que realizaram grandes feitos, registrados nas Sagradas Escrituras. Um deles chamava-se Samá.
Mas o que fez Samá para ser considerado um herói?
Ele defendeu um terreno com um campo de lentilhas em Israel, enquanto o povo israelita fugia.
O que são lentilhas?
São leguminosas tipo sementes, contendo muito ferro, muito nutritivas mas de pouco valor comercial.
Em Gênesis 25:29-34 nos mostram a venda da primogenitura de Esaú a Jacó. Embora mais tarde Esaú alega que foi enganado (27.36), a verdade é que foi ele mesmo que desvalorizou o seu direito de primogenitura e o vendeu por um guisado de lentilhas.
Segundo escavações arqueológicas do período patriarcal, é conhecido que o direito de primogenitura era negociável e poderia ser transferido através de um acordo.
Foi isso que Jacó fez com Esaú, um acordo: “Eu te dou este guisado em troca do seu direito de primogenitura”, ao que Esaú concordou, pronto, negócio fechado; Esaú foi precipitado e inconsequente por vender seus direitos por desejo de saciar momentaneamente sua fome.
Ser primogênito dava vários direitos ao possuidor; na ausência do pai o primogênito era o responsável pela família; ainda tinha direito à porção dobrada da herança sobre qualquer outro irmão.
“E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a benção foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. (Hb. 12.14)”
Segundo a Bíblia, Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogenitura em troca de um prato de lentilhas. Mas Samá achou um desaforo que os filisteus subissem para destruir as plantações de Israel.
A MENSAGEM:
Um belo dia, os agricultores estavam no campo de lentilhas e derrepente uma sombra de soldados e guerreios filisteus cubriu aquela plantação.
Samá também sabia que estava ao lado de um povo acostumado a fugir. Por que defender algo de tão pouco valor?
Aquele campo poderia ser sem valor para outros, mas tinha valor para Samá.
No texto que lemos a Bíblia diz que o jovem Samá plantou um campo de lentilhas; essa plantação consumiu muitos dias de trabalho, esforço e dedicação, numa época sem qualquer tecnologia; todo o serviço era feito manualmente. Ao amanhecer do dia lá estava Samá no seu campo de lentilhas.
O nome de Samá aparece uma única vez na Bíblia, empunhando uma espada e defendendo o que era importante para ele.
Os filisteus, fortes guerreiros, que eram as “pedrinhas” no sapato de Israel, resolveram invadir a cidade Lei e tomar posse da plantação.
O povo, diante da ameaça, fugiu para longe empurrado pelo medo. Porém, o jovem Samá decidiu ficar e resistir à investida inimiga. Jogou com a própria vida. Pegou sua espada e esperou pelos invasores. Ele sabia quanto lhe custou semear as lentilhas E Deus realizou grande livramento. Duro é chegar num lugar e todos estarem prostrados ou mesmo mortos. Aí Deus não tem como realizar nenhum livramento. Mas se houver um só de pé, então há esperança.
Diz o provérbio popular que “uma andorinha não faz verão”. Uma andorinha pode não fazer verão, mas um aliado a Deus pode muito mais do que se imagina. Um com Deus é maioria.
“Pôs-se Samá no meio daquele terreno e o defendeu, e feriu os filisteus: e o Senhor efetuou grande livramento”. Enquanto o povo fugia diante do inimigo, Samá o enfrentou. O povo deixou para trás as plantações, o gado, as galinhas , as ovelhas, e suas casas.
Enquanto corriam, os homens gritavam para Samá: “Fuja, não fique sozinho na aldeia; você vai morrer.”
AQUELES QUE FICAM ESPERANDO PARA SABER QUAL A VONTADE DE DEUS ESTÃO SENDO ATROPELADOS POR QUEM JÁ ESTÁ FAZENDO A VONDADE DE DEUS
Mas ele ficou. Pegou sua espada, e pôs-se de pé no meio do campo de lentilhas para defendê-lo. Aquele gesto podia não valer tanto para os outros, nem ter algum significado, mas para ele era muito importante, pois ali no campo de lentilhas estava o resultado do seu árduo trabalho.
E Deus fez registrar na Bíblia seu ato de coragem. Deus procura pessoas assim que, mesmo estando em perigo, empunham suas espadas e colocam-se em posição de defesa; que preferem arriscar-se na luta; que decidem não entregar de mão beijada seu campo ao inimigo. Deus procura pessoas decididas a empunhar a espada e a confiar no poder que emana do seu Santo nome!
VOCÊ DEVE VALORIZAR O DOM QUE DEUS TE DEU.
A Palavra diz em Romanos 11:29 – que: ….os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. “os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”.
O que significa isso?
Que aquilo que Deus nos dá ele não invalida, nem toma de volta.
Será que Deus está preocupado com lentilhas?
Na verdade Deus quer que aprendamos as lições desse episódio. Muitos estão deixando que os demônios (os filisteus atuais) destruam o que é seu.
A – ENTÃO, O QUE VOCÊ DEVE DEFENDER?
1. DEFENDA SUA UNÇÃO.
A unção de Deus precisa ser defendida.
Só tem a visão de Deus quem tem a unção do Espírito Santo.
A unção é o chamado de Deus, a capacitação para realizarmos a sua obra. Foi pela unção do Espírito Santo que Davi se tornou um rei vencedor em Israel. Por isso Paulo disse que foi fiel à visão celestial (At 26.19).
B – ENTÃO, COMO DEFENDER A UNÇÃO?
Quando se afasta do pecado, guarda a Palavra e a pratica, permanecendo na presença do Senhor
(Sl 119.11 e 105.4).
Você precisa prestar atenção nos detalhes , você tem que fazer como aquele valente fêz, não deixar o inimigo pegar nada, assim é alguma área da sua vida, não entregue nada para o inimigo, pois se você entregar é ali que ele vai ESTABELECER A SUA BASE.
A bíblia fala em Cantares 2:15 – Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor.
O Valente não chegou lá para conversar, ele chegou naquele lugar para lutar. Você precisa fazer a coisa certa
Jó 27:5b – Até que eu expire, nunca afastarei de mim a minha integridade.
A Bíblia fala em Provérbios 22:1 Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro. Uma pessoa que tem íntegridade é uma pessoa d=e conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, que nos dá uma imagem de inocência, pureza ou santidade, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.
Hoje temos a Palavra de Deus em nossas mãos e também o Espírito Santo conosco, que nos guia, nos ensina e nos capacita com sua unção e seus dons maravilhosos.
Ora, se Samá deu a sua vida para defender um campo de lentilhas, nós também devemos defender a unção que Deus nos deu.
2. DEFENDA SUA FAMÍLIA:
Vivemos dias difíceis, dias trabalhosos. O inimigo tem levantado um grande cerco contra a família instituída por Deus. Vivemos a era da crise familiar. Mas se Deus te colocou numa família, defenda-a. Honre seu cônjuge. Respeite-o e ame-o profundamente. Clame ao Senhor pelas promessas que ele fez para a sua família.
A-Defenda seus filhos.
Os seus filhos são também o seu campo de lentilhas. Procure saber quem são os amigos de seu filho ou de sua filha, pois hoje há muitas “invasões” sobre crianças, adolescentes e jovens, tais como as drogas, os vícios e impurezas, como o homossexualismo.
O que acontece com um campo que não tem cerca? Imponha limites aos seus filhos, enquanto são menores. Oriente-os, se são maiores. “Ensina o teu filho no caminho que deve andar” (Pv 22.6).
Seus filhos podem não ter valor para os outros, mas são valiosos pra você!
3. DEFENDA SUA FÉ:
Onde está a tua fé?
Em que ela está baseada?
O que você está fazendo com a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos?
“Está escrito: o meu justo viverá pela fé”, diz o Senhor (Rm 1.17b). A fé só se baseia na Palavra de Deus, que não passa mas permanece para sempre. Por isso Paulo disse “combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé!”.
4. ENTÃO, COMO FAZER PARA DEFENDER O SEU “CAMPO DE LENTILHAS”?
A – Não fuja como o povo israelita
V. 11c – Levante-se com coragem, posicione-se e não siga o caminho da fuga. Se você não defender seu campo de lentilhas, ou seja, um bem quase sem valor, como você defenderá os bens mais valiosos? Não esqueça que se Deus está conosco nós já somos maioria. Coloque-se no meio do seu campo de lentilhas, e resista corajosamente.
B – Lute por seu campo
V. 12a – Não aceite que o medo, a crítica ou o desânimo te assustem. Não desista no primeiro obstáculo. Lute pelo que Deus te deu. Jesus nos disse que tudo o que pedirmos em oração, crendo, receberemos (Mt 21.22). É a mesma coisa nas nossas lutas: se perseverarmos, venceremos! Quem sabe você está orando por alguém da sua família. Então declare: “eu e minha casa serviremos ao Senhor!”
C – O Senhor te dará grande livramento
V. 12b – Samá tomou posição naquele terreno, isto é, ele se posicionou decisivamente e defendeu aquela plantação. Então diz o texto que “o Senhor efetuou um grande livramento”. Deus estava com Samá, e lhe deu grande vitória. Assim também o Senhor fará contigo, na defesa do teu campo de lentilhas.
5 – CONCLUSÃO
A bíblia diz que o diabo não tem nada e não dá nada pra ninguém, pois “ele vem para roubar, matar e destruir”. Mas Jesus veio para dar vida, e vida com abundância.
Jesus veio para libertar o cativo e restaurar-nos para a glória de Deus. Portanto, não arrede o pé do seu campo de lentilhas.
Não abra mão daquilo que Deus te deu.
Veja o que Deus te deu: sua vida, sua saúde, seu casamento, seus filhos, sua família, seu negócio, seu emprego, a unção de Deus, seus sonhos etc. Não fuja, mas lute e seja valente, e o Senhor te dará grande livramento!
Assinar:
Postagens (Atom)
DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR
DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...
-
1 SAMUEL 27:8 a 28:2 e 29:2 a 30:31 Tendo recebido a cidade de Ziclague, como presente de Aquis, rei dos filisteus, para morar, o guerreiro...
-
EX.32:1-26 O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós d...
-
A cada dia cresce mais o número de cristãos que não querem mais ir à igreja. Eles dizem amar a Jesus, mas não suportam a ideia de particip...