24/09/2015

VAMOS PESCAR



Mateus 4:18-22


                                                                         
 
 1. Mateus 4:18-20: “Caminhando junto ao mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e O seguiram.”

2.    Uma das perguntas que eu gostaria de fazer é: Por que nosso cristianismo não é mais contagiante? Por que não conquistamos mais amigos, parentes e colegas de trabalho para Jesus? Por que não somos melhores testemunhas?

De acordo com as pesquisas de George Barna, uma das maiores autoridades do mundo no estudo de crescimento de igrejas, somente 53% dos cristãos renascidos sentem a responsabilidade de testemunhar de sua fé. Em outras palavras, quase metade de nós não pensamos sobre nossa responsabilidade pessoal de partilhar nossas crenças com aqueles que não conhecem a Cristo.


3.    Certo dia, quando Jesus caminhava às margens do lago, Ele pensou sobre o simbolismo do mar da Galiléia. É um lago amplo, agradável, rodeado de vilarejos, localizado entre colinas, mas Jesus viu mais que água azul e barcos boiando. Para Sua mente perceptiva, o lago representava o mundo. Observando os barcos flutuando na água, pensou na igreja e nas congregações que Ele iria estabelecer no mundo. Quando viu um pescador, pensou em Seus seguidores. As redes representavam Seu apelo evangelístico, chamando pessoas para a vida eterna. Ao encontrar alguns pescadores naquele dia, Jesus fez um convite: “Sigam-Me e farei de vocês pescadores de homens.”

I -  Somos seguidores de Cristo

1) Jesus falou muito sobre sermos seus seguidores. A palavra “seguir” aparece 92 vezes nos Evangelhos.

a)    “Quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de Mim” (Mt. 10:38).

b)    “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-Me” (Mt. 19:21).

c)    Ele evangelizou Levi Mateus, o cobrador de impostos, com apenas duas palavras: “Segue-Me” (Lc. 5:27).

d)    “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12).

e)    “As minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem (Jo 10:27).

f)     As últimas palavras do Mestre a Pedro são parecidas com Suas primeiras palavras: “Se Eu quero que ele permaneça até que Eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-Me” (Jo 21:22).

2) Seguir a Cristo significa fazer dEle o Senhor de nossa vida diária, buscando e reivindicando Suas promessas, seguindo e obedecendo Suas orientações, e oferecendo a Ele nós mesmos como sacrifício vivo.
 (Rm 12:1,2).Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


II -  Somos moldados por Cristo

1.    O relato paralelo de Mateus 20:18-20 está em Marcos 1:17 “Disse-lhes Jesus: Vinde após Mim, e eu vos farei pecadores de homens.” Como seguidor de Cristo, somos transformados. Ele nos molda à Sua semelhança.

2.    Ilustração: Uma professora que não tinha recebido promoção foi ao administrador e reclamou:
- Tenho 20 anos de experiência e você promoveu alguém que só tem cinco anos de magistério.

O administrador replicou:
- Não, você não tem 20 anos de experiência. Você tem um ano de experiência vinte vezes. Você continua ensinando as mesmas coisas e da mesma maneira desde o primeiro ano. Você não cresceu profissionalmente.

3.    Cristo deseja que cresçamos, que nos desenvolvamos, e nos tornemos eficientes representantes dEle.

III - Somos pescadores a serviço de Cristo
1.    
       “Eu farei de vocês pescadores de homens”, disse o Mestre.

2.    Ilustração: Há alguns anos, o Departamento de Bombeiros de Nova York participou de um grande desfile. Incluíram ônibus lotados com pessoas de todos os níveis sociais. Os cartazes fixados nos ônibus diziam: “Todos nós fomos salvos de prédios em chamas pelos bombeiros desta cidade.”


3.    Em suas cartas, Paulo declarou que todas as pessoas que ele conduziu a Cristo eram sua coroa e alegria, seus troféus da graça.

Conclusão

1.    Como podemos ser testemunhas mais eficientes para Cristo?

a)    Peça a Deus que lhe dê capacidade para ajudar as pessoas que precisam ser salvas, e comece orando por elas.

b)    Viva uma vida cristã coerente, permitindo que outros vejam a esperança dentro de você.

c)    Esteja preparado para responder quando lhe perguntarem a razão de sua esperança
 (1 Pe 3:15) Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.

d)    Aproveite as oportunidades e convide seus amigos para a igreja. Se você convidar muitas pessoas, algumas aceitarão o convite. E, se muitas forem, algumas serão salvas.

10/09/2015

DNA DOS FILHOS DE DEUS

INTRODUÇÃO
Uma verdade é: Nem todos são filhos de Deus. O que comprova a paternidade é o teste de DNA
Casos conhecidos de testes de DNA:
Romário- Em 2003, o jogador se submeteu a um exame de DNA, depois que uma modelo declarou ter um filho seu. O resultado foi positivo e o craque assumiu a paternidade.

Pelé - Em 1991, sua filha Sandra Regina Machado entrou com ação de investigação de paternidade. A sentença final saiu em 1996 confirmando que Pelé era o pai de Sandra. Para retardar o processo, o maior jogador do mundo recorreu 13 vezes da decisão.

Roberto Carlos - O cantor reconheceu a paternidade de Rafael Braga, de 24 anos à época, em 1996, depois de um exame de DNA.
O DNA é considerado a molécula da vida, pois é nela que está contida todas as características e informações genéticas de um organismo.
O DNA (Ácido desoxirribonucleico)  O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas. Contêm a informação genética.

O DNA de Deus em nós, como comprovar se somos filhos de Deus: Como identificar um filho de Deus?

1.    PELAS ATITUDES COM OS OUTROS

a) Os que procuram a paz para os Outros - Mateus 5:9  Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus

b)     Os que agem com bondade com seus inimigos -  Lucas 6:35  Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.

2. PELAS ATITUDES PARA COM DEUS
a)  Os que recebem a Jesus, Possuem o direito dessa paternidade Jo. 1:12,13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus

b) Quem comanda e guia a nossa vida comprova com exatidão a paternidade –Romanos 8:13  Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. 14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

c)  Somente  a turma da Fé é filho de Deus Gálatas 3:26  Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; - Vive reclamando da vida – achando tudo difícil – tudo ta ruim, nada presta

d)  Os que se enchem do Espírito Santo  -  Gálatas 4:6  E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai.”

3. PELAS ATITUDES NA VIDA PESSOAL

a)      Quando você não vive mais como escravo Romanos 8:15  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 16  O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
b)     Os que não continuam pecando - 1 João 5:18  Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles. Tentação tem em todos os lugares, na TV, na Internet, entre colegas e amigos. Tv não muda sozinha de canal, cigarro não acendo sozinho.

c)      Os Libertos, os que são livres – Deus não é pai de escravo -  Gálatas 4:5  para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.


4.    PELAS  MUDANÇAS E DECISÕES  NA  VIDA
a)      Aqueles que nascem de novo: Deus não é Avô de ninguém – Apenas Pai  - Romanos 9:7 Nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Deus. Pois Deus disse a Abraão: “Por meio de Isaque é que você terá os descendentes que eu lhe prometi.” 8  Isso quer dizer que os que são considerados como os verdadeiros descendentes de Abraão são aqueles que nasceram como resultado da promessa de Deus, e não os que nasceram de modo natural
b)     Vivendo sem culpa nem mancha – Vc. Já teve ou tem situação que tem medo que descubram algo errado na sua vida? Tem algo guardado que ninguém pode ver? Filipenses 2:15  para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu,
Caminho para a cura da culpa: Confesse a Deus o seu pecado, não volte mais, mude de vida.


c)      Seremos seus filhos se o  imitarmos: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;


d)      Todos os que conseguem vencer - Apocalipse 21:7  O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.

CONCLUSÃO – Um soldado ao declarar a morte de Jesus disse: Verdadeiramente  esse era o filho de Deus  Mateus 27:54
Que o mundo possa declarar isso também de você: Verdadeiramente, tens o DNA de Deus

VOCÊ É ESCRAVO OU AMIGO DE DEUS?

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” João 15:15
Muitos de nós temos, muitos amigos, mas realmente quem é nosso amigo de verdade?
Tem amigos que é amigo do dinheiro, amigo de politico, dos prazeres carnais, amigo da ganância, amigo do estatus.
Mas nós temos que ter somente um amigo verdadeiro, que é JESUS CRISTO, sabem porque?
Porque Ele nos tem como filhos e, desta forma, zela para que tenhamos experiências íntimas com Ele.

O segredo para ter experiências particulares com Deus é buscar ser íntimo dEle.

Jesus Cristo era íntimo do Pai, e essa intimidade teve com Seus discípulos, apesar de alguns terem sido mais íntimos.

Amigo é aquele, que podemos contar em todos os momentos da nossa vida. Amigo é aquele que te ama, te compreende, te ajuda, te abraça, te acompanha até o fim.

Existem 4 etapas na vida de um cristão:

1. Seguidor = Aquele que não produz fruto - (João 15:1-2) “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.”

2. Discípulo = Aquele que dá fruto e é obediente a Deus - (João 15:5) “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

3. Filho = Aquele que usuflui da herança que lhe é de direito - (João 15:9) “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.”

4. Amigo = Aquele que, além de usufluir de toda herança do Pai, ele é um apaixonado pelo Pai celestial (João 15:26-27) “Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.”

Obs.: É lógico que todos os cristãos verdadeiros, são necessariamente, servos de Cristo. Não há outra escolha, ou temos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas, ou não somos dEle. Mas Cristo quer que sejamos servos-amigos dEle, não apenas escravos.

I - Escravo não consegue experimentar o amor de seu senhor, Amigo íntimo vive abraçado pelo seu Pai - (João 15:9) “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.”

(João 17:22-23) “E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.”

•É o amor que traz alegria ao coração do Pai, traz prazer, satisfação;
•O amor que nos aceita como somos;
O amor que nos protege neste mundo tenebroso - (João 17:11) “Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
(João 17:15) “Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.”
•O amor que nos leva à vitória, à alegria da Presença da glória de Deus.

II – Escravo dorme lá fora, Amigo íntimo não sai do aconchego de seu Pai (15:19)

•Deus nos tirou lá de fora: Lugar de frio, angústia, solidão, tristeza, pecado...

O desejo de Jesus é este: (João 17:24) “Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo.”

III – ESCRAVO É COMPRADO POR CAUSA DA SUA MÃO DE OBRA, AMIGO ÍNTIMO POR CAUSA DO GRANDE AMOR DE DEUS - (João 15:16) “Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”

Coração transparente é aquele que não tenta esconder nada de Deus.

É um Coração apaixonado por Jesus, dedicado, fervoroso, submisso, sincero, honesto.

...pois são teus = (João 17:9) “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus;”

IV – Escravo trabalha e dorme, Amigo íntimo recebe as grandes revelações do Pai - (João 15:15) “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.”

(Jer. 33:3) “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”
Eu vou te revelar o que está acontecendo no teu coração;
Eu vou te revelar o que está acontecendo na tua casa;
Eu vou te revelar o que está acontecendo na tua cidade, no teu país;
Eu vou te revelar o que está acontecendo no mundo;
Eu vou te revelar o que está acontecendo no Universo;
Eu vou te revelar o que está acontecendo até no céu: Os anjos prostrados e me adorando. Querubins, Serafins, Anjos e Arcanjos com grande multidão de salvos me adorando e celebrando uma festa na minha Presença, diz o Senhor!

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...