28/07/2016

NOS LIMPANDO DO PECADO



I João 1.5-10 e 2.1,2
5A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. 6Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. 7Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.
8Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. 9Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 10Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós.

1Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. 2É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.


-Introdução: 
Se formos discutir problemas do mundo teríamos muitas coisas para falar, sobre crise, fome, corrupção, violência, etc. Mas o maior de todos os problemas do mundo se resume em um só: o PECADO.
Obs.: O que é o pecado? É a ‘separação’ causada pela desobediência a Deus, (Isaías 59.2) Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações.
. Significa Errar o Alvo e deixar de fazer o bem. 
Que é o perdão? Perdoar e perder a razão ou direito de justiça. É amar alguém que fez o erro e esquecer o que esta pessoa fez.
(João 3.16). Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.

Jesus pregava o Arrependimento dos pecados como a solução para os problemas das pessoas, por isso ao curar alguém sempre dizia: “estão perdoados os teus pecados”.
Como solucionar o problema do pecado?
Muitas soluções são discutidas sobre os problemas do mundo, mas para o pecado a solução é: o perdão oferecido por Cristo na cruz.


Andar na LUZ: v.5-8
5A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. 6Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. 7Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.8Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. 
Deus nos chama para andar na luz da verdade. Quando Deus criou o mundo, a primeira coisa que disse foi: “haja luz” e Ele viu que a luz era “boa” e fez separação entre as trevas e a luz. Jesus é a verdade e luz do mundo.
Andamos na luz quando obedecemos a Deus. Isso nos faz ter comunhão com Deus e com os homens.
Sem luz não sabemos nem vemos nada, e somos enganados pela mentira, mas diante da luz há certeza e verdade.
v.8-10 não podemos dizer que não somos pecadores, por que isso é mentira e é pecado. Segundo I João 3.6 o servo de Deus “não vive pecando”, mas é um pecador. Como no caso de Ananias e Safira, que não se arrependeram de seu erro e morreram. Deus sabe tudo porque Ele é a luz e a verdade.



2- Confessar os pecados: v.9
O mundo sempre quer arrumar uma desculpa, um motivo para o pecado, como Adão que colocou a culpa em Eva e esta colocou a culpa na serpente. Deus não aceitou suas desculpas. Desculpar é diferente de perdoar. Pedir desculpa é o mesmo que não ter mais culpa, porém o erro continua, já perdoar é apagar o erro. Nunca dê desculpas ou culpe alguém.
Deus é amoroso e quer perdoar, mas é preciso reconhecer o erro. Aquela mulher samaritana no poço de Jacó confessou seu pecado e recebeu o perdão.
Isaías 1.18 - Deus nos chama para conversar e quer nos perdoar totalmente.
18O Senhor Deus diz:
“Venham cá, vamos discutir este assunto.
Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho,
manchados de vermelho escuro;
mas eu os lavarei,
e vocês ficarão brancos como a neve,
brancos como a lã.

Ele nos chama para confessar os pecados é preciso ter humildade para se arrepender sinceramente. Dar o nome do pecado, dizer o que fez e sempre (todos os dias) fazer um exame pessoal e confessar seus erros ao Senhor Jesus que ouve e perdoa.

3- Receber o perdão: 2.1,2
1Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. 2É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.

Jesus é a garantia do perdão!
Jesus nos dá a certeza do perdão porque Ele veio pessoalmente nos perdoar e está intercedendo por nós. A prova disso é que o Seu Espírito nos convence do pecado, (João 16.8-11).
8Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. 9As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim; 10estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. 11E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado.
Pedro foi avisado de que negaria ao Senhor Jesus, mas não foi humilde para reconhecer que é fraco e pedir ajuda. Ele foi arrogante, mas Jesus o perdoou.
Deus nos avisa de que somos pecadores e nos perdoa se confessarmos e nos arrependermos.

Cuidado com o PECADO! Ele mata!
-CONCLUSÃO: I João 2.15-17 
15Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. 16Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. 17E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre. (Tiago 4.4) 4Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.
Precisamos deixar as coisas do mundo e buscar as coisas de Deus. Ter cuidado com a amizade do mundo por que ela é inimizade contra Deus.

Como diz a frase “ou a Bíblia te afastará do pecado ou o pecado te afastará da Bíblia”.

22/07/2016

FAMÍLIAS VENCENDO SUAS CRISES NOS DIAS DE HOJE.



MATEUS 7:24-27

“24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”.
1.  Introdução
Quando estudamos as famílias bíblicas, observamos que muitas delas enfrentaram crises gravíssimas.
A primeira família na Bíblia a enfrentar uma grande crise foi a de Adão.





A crise surgiu entre os seus filhos. Caim começou a encher o seu coração com ciúme e inveja de seu irmão Abel. Ciúme e inveja são sentimentos profundamente destrutivos. 
Na família de Jacó houve um sério problema de relacionamento entre os seus filhos. 
José era objeto de ciúme e inveja. Seus irmãos rejeitavam os seus sonhos e se revoltavam contra o pai, por este ter preferência por José. E mais tarde o venderam como escravo para o Egito.
Na família de Abraão, houve uma grave crise entre Sara e uma serva chamada Hagar. 
Deus havia prometido a Sara um filho. Sara não espera o cumprimento da promessa de Deus, e pede a Abraão que tenha um filho da escrava.  Esta precipitação de sua parte, gera uma mais tarde insegurança e ciúme no coração de Sara contra a Serva. Sara ordena a Abraão que a mande embora com seu filho.
Ao lembrarmos da família de Ana e Elcana. 
Recordamos dos conflitos que ela enfrentou dentro da sua casa com Penina. Ana era humilhada por não poder ter filhos. Mas, Deus a honra e abre a sua madre.
Todas estas famílias venceram seus conflitos porque estavam firmadas sobre a rocha. E este é o primeiro modelo de família.
2.  O primeiro modelo: A família firmada sobre a rocha
  • “24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
Veja o que diz o verso 24: “…edificou a sua casa sobre a rocha…”.  Ele nos fala sobre uma casa firmada sobre a rocha. Este é o nosso primeiro modelo de família. Aquela que está firmada na rocha.
Mas, o que simboliza a rocha? 
A rocha é símbolo de resistência, de durabilidade, de persistência, de firmeza e de estabilidade. O projeto de Deus para as nossas famílias é que elas tenham as qualidades da rocha, isto é, que elas tenham a resistência, a firmeza, a estabilidade, e a durabilidade.
Para nossa família ter as qualidades da rocha, precisamos firmá-la em Cristo.
Precisamos colocar Jesus no centro das nossas decisões. Precisamos colocar Cristo na solução de nossos conflitos e crises.
Por que casamentos acabam, famílias não duram, e não resistem? Porque não estão firmados sobre a rocha, que é Cristo. Veja o que diz a palavra de Deus em Dt 32.3,4: “daí grandeza ao nosso Deus. 4 Ele é a Rocha cuja obra é perfeita”.
Encontramos mais uma informação importante nesta palavra de Mateus 7:24 no verso 25: “…e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”.
Ao ser exposta ao vento, tempestades, as enchentes, a casa sobre a rocha continua firme. Assim é a família no projeto de Deus.  Esta família terá momentos de crise, de angústia, e até de dor, mas ficará firme e inabalável, porque o Senhor Deus que está no comando desta família é inabalável e firme.
Olhando hoje para a realidade de sua família, de sua casa, de seus filhos, dos relacionamentos que existem em seu lar, do ambiente de convivência que há em sua casa, você pode concluir que sua família está firmada na rocha?
Lembre-se do que diz o salmo 127:1: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam”.
Vamos ao segundo modelo de família…
3.  O segundo modelo:  A família firmada sobre a areia.
  • 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
ILUSTRAÇÃO. Na Itália existe uma famosa torre, chamada de Torre de Pizza. Ela foi construída sobre um solo instável, como a areia, e por isso começou a ficar inclinada. Os engenheiros tiveram que reforçar as bases dessa torre para que ela não caísse. 
MORAL. Do mesmo modo que uma torre afunda se estiver firmada sobre a areia, há muitas famílias que estão em processo de ruína, e decadência porque não estão firmadas na rocha que é a palavra do senhor.
Jesus fala no verso 26: “…edificou a sua casa sobre a areia…”.  A areia é o símbolo da incerteza, da inconstância e da instabilidade.
Mas, o que representa essa areia para a família? 
A areia é a falta de Deus e do perdão, é a ausência da comunhão, da oração, da comunicação, do diálogo, é a intolerância, é o ciúme, é a violência. Não permita que a sua família seja destruída. Firme-a em Cristo.
4.  Conclusão
Quero relembrar a você a história de Jó. A família de Jó estava destruída. Estava no fundo do poço. Das profundezas da sua angustia, Jó ergueu ao céu dezesseis vezes a pergunta: Por que? Por que estou sofrendo? Por que perdi os meus filhos? Por que minha dor não cessa? Por que o Senhor não me mata? Por que o Senhor não responde as minhas orações?
Jó lança para Deus mais de trinta vezes sua queixa amarga. 
Abre o seu coração, extravasa a sua dor, espreme as suas feridas e chora as suas magoas. Como resposta as suas perguntas perturbadoras, naquele momento ele só escutou o silencio. Deus não queria falar naquela hora.
A mulher de Jó ficou revoltada com Deus e pediu ao seu marido para amaldiçoar a Deus. Os amigos de Jó fizeram-lhe falsas acusações, dizendo que ele estava sofrendo por causa de seus graves pecados.
Aquela família estava num nevoeiro denso. Estava precisando de um avivamento. Então, do meio das trevas da dor, surge a luz da esperança. Do caos brotou a restauração. Do deserto, uma fonte de esperança começou a jorrar. Deus se revelou a Jó. Mostrou-lhe sua soberania e seu controle sobre todas as coisas. Jó compreendeu que os desígnios de Deus não podem ser frustrados (42.2). O sofrimento de Jó, em vez de endurece-lo, levou-o para mais perto de Deus (42.5). Deus converteu em benção toda maldição que o diabo lançou sobre Jó. Tudo o que o diabo tomou de Jó, Deus trouxe de volta.
Deus restaurou os bens de Jó (42.10). Ele ficou o dobro mais rico. Seus negócios prosperaram. Seus empreendimentos deram certo. A benção de Deus o enriqueceu.
Deus restaurou a saúde de Jó. Deus o curou de todas as suas enfermidades. Ele viveu mais cento e quarenta anos e viu sua descendência se prolongar na terra.
Deus restaurou o seu casamento (42.12,13). Aquela mulher amarga e revoltada foi curada por Deus e eles tiveram uma linda história de amor.
Deus restaurou os filhos de Jó (42.13). Deus lhe deu outros dez filhos. Agora, Jó tem dez filhos no céu e dez filhos na terra. O detalhe e que suas filhas agora são as mulheres mais bonitas do oriente.
Satanás tentou destruir Jó, mas este saiu da crise mais fortalecido, mais rico e mais perto de Deus.

Hoje Deus pode fazer também um milagre na sua vida e na sua família. Se você está vivendo em crise, mas confia em Deus, então, deixe de murmurar, ore e esteja certo de que um milagre está a caminho. Deus quer restaurar as finanças do seu lar. Ele quer salvar os seus filhos. Ele pode curar as suas enfermidades. Ele quer abençoar o seu casamento e reconciliar você com aqueles que o fizeram e ainda o fazem sofrer. Hoje é noite de restauração para o seu lar. Agora é o tempo de buscar um avivamento para a sua família!

RENOVANDO NOSSA ALIANÇA COM DEUS



LEVITICO 26:42
Eu me lembrarei da minha aliança com Jacó e da minha aliança com Isaque e da minha aliança com Abraão, e também me lembrarei da terra,
INTRODUÇÃO

Todas as alianças bíblicas partiram de Deus para com o homem. Por isso a Palavra de Deus sempre declara que o Senhor nunca se esquece de sua Aliança.
A Aliança Abraamica, estava sobre a família de Abraão através de seu filho Isaque e seus netos Esaú e Jacó. Contudo, foi através de Jacó que esta Aliança continuou de maneira mais profunda. Por isso Jacó também precisou fazer uma Aliança com Deus.
Na verdade, ele somente confirmou a Aliança de seu avô Abraão.
Muitos pais fazem uma Aliança com Deus, mas é importante que seus filhos também queiram ter este pacto ou esta Aliança com Deus.
Quando a palavra de Deus diz: crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e tua casa (atos 16:31), significa que toda a família precisa crer para ser salva, não podemos viver a aliança dos outros, precisamos fazer isso pessoalmente.

VOCÊ TEM UMA ALIANÇA COM DEUS?


Vamos ver como Jacó fez uma aliança pessoal com Deus.

ALIANÇA DE FIDELIDADE – GN:28 10-22

10Jacó saiu de Berseba a fim de ir para Harã. 11De tardinha ele chegou a um lugar sagrado e passou a noite ali. Pegou uma pedra daquele lugar para servir como travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. 12Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 O Senhor Deus estava ao lado dele e disse:
— Eu sou o Senhor, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado.14Os seus descendentes serão tantos como o pó da terra. Eles se espalharão de norte a sul e de leste a oeste, e por meio de você e dos seus descendentes eu abençoarei todos os povos do mundo. 15Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi.
16Quando Jacó acordou, disse assim: “De fato, o Senhor Deus está neste lugar, e eu não sabia disso.” 17Aí ficou com medo e disse: “Este lugar dá medo na gente. Aqui é a casa de Deus, aqui fica a porta do céu!”
18Jacó se levantou bem cedo, pegou a pedra que havia usado como travesseiro e a pôs de pé como um pilar. Depois derramou azeite em cima para dedicá-la a Deus. 19Naquele lugar havia uma cidade que antes se chamava Luz, mas Jacó mudou o seu nome para Betel. 20Ali Jacó fez a Deus a seguinte promessa: “Se tu fores comigo e me guardares nesta viagem que estou fazendo; se me deres roupa e comida; 21e se eu voltar são e salvo para a casa do meu pai, então tu, ó Senhor, serás o meu Deus. 22Esta pedra que pus como pilar será a tua casa, ó Deus, e eu te entregarei a décima parte de tudo quanto me deres.”


Neste momento, Jacó estava fugindo de seu irmão Esaú, devido a uma desavença entre eles, onde Jacó trapaceou seu irmão. Talvez Jacó pensasse que tudo o que Deus tinha prometido a sua família tinha terminado ali, mas o Senhor teve misericórdia dele.
Assim Jacó fez uma aliança com Deus para que sua vida fosse abençoada pelo Senhor.
ALGUNS ATOS QUE CONCRETIZAM ESTE ENCONTRO COMO CONFIRMAÇÃO DA ALIANÇA ABRAÂMICA:

A promessa de Deus (v.13-15), sobre toda sua descendência.
O altar que ergueu (v.18-19), para oferecer sacrifício.
O dízimo (v.20-22), em fidelidade e gratidão, como abraão fez.
Muitas vezes estamos como Jacó, pensando que não vamos mais conseguir e cansados de caminhar, debruçamos sobre as pedras que encontramos pelo caminho. Mas Deus nos lembra que a sua Palavra está de pé e o que prometeu há de se cumprir.
Devemos erguer um altar ao Senhor em nossos corações. E como Jacó manteve o compromisso de Abraão em dar o dízimo, devemos ser fiéis ao Senhor.
Você tem sido fiel ao Senhor em sua Aliança?
FAÇA UM COMPROMISSO PESSOAL COM DEUS!

ALIANÇA DE VITÓRA – GN 32:22-32

22Naquela mesma noite Jacó se levantou e atravessou o rio Jaboque, levando consigo as suas duas mulheres, as suas duas concubinas e os seus onze filhos. 23Depois que as pessoas passaram, Jacó fez com que também passasse tudo o que era seu; 24mas ele ficou para trás, sozinho.
Aí veio um homem que lutou com ele até o dia amanhecer. 25Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar. 26Então o homem disse:
— Solte-me, pois já está amanhecendo.
— Não solto enquanto o senhor não me abençoar — respondeu Jacó.
27Aí o homem perguntou:
— Como você se chama?
— Jacó — respondeu ele.
28Então o homem disse:
— O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel.
29— Agora diga-me o seu nome — pediu Jacó.
O homem respondeu:
— Por que você quer saber o meu nome?
E ali ele abençoou Jacó.
30Então Jacó disse:
— Eu vi Deus face a face, mas ainda estou vivo.
Por isso ele pôs naquele lugar o nome de Peniel. 31O sol nasceu quando Jacó estava saindo de Peniel, e ele ia mancando por causa do golpe que havia levado na coxa. 32Até hoje os descendentes de Israel não comem o músculo que fica na junta da coxa, pois foi nessa parte do corpo que ele recebeu o golpe.


Jacó teve ainda outro encontro com Deus para fortalecer sua intimidade com o Senhor. Depois do último encontro ele ainda teve vários problemas familiares. Precisou reconciliar com seu irmão Esaú e principalmente com seu sogro Labão. Então recomeçou uma nova vida depois que atravessou o vau de Jaboque, onde lutou com Deus.
Jacó precisou lutar para receber a vitória. Estava no Jaboque, lugar de luta, mas aquele lugar se tornou Peniél, porque contemplou a face de Deus.
Este encontro foi uma preparação para a Aliança:

A benção (v.26 e 29), Jacó sabia que precisava ser abençoado.
Novo nome (v.27,28), Não Jacó o trapaceiro e sim Israel o príncipe.
Sinal visível (v.25,31,32), ficou mancando para ter uma marca no corpo.
Quando você tiver passando por lutas, faça como Jacó, lute com Deus implorando sua benção.
Precisamos parar de sermos espertos para resolvermos nossos problemas, e sim começarmos a sermos príncipes, recebendo a herança e a vitória que Deus nos dá.
Busque a face de Deus e você vencerá.
E nesta noite faça uma Aliança de vitória com Deus.

ALIANÇA DE CONVERSÃO – GN.35:1-15

1Deus disse a Jacó:
— Apronte-se, vá para Betel e fique morando lá. Em Betel construa um altar e o dedique a mim, o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú.
2Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele:
— Joguem fora todas as imagens dos deuses estrangeiros que vocês têm.Purifiquem-se e vistam roupas limpas. 3Aprontem-se, que nós vamos para Betel. Ali vou fazer um altar dedicado ao Deus que me ajudou no tempo da minha aflição e que tem estado comigo em todos os lugares por onde tenho andado.
4Eles entregaram as imagens dos deuses estrangeiros que tinham e os brincos que usavam nas orelhas. E Jacó enterrou tudo debaixo da árvore sagrada que fica perto de Siquém. 5Quando eles foram embora, Deus fez com que os moradores das cidades vizinhas ficassem com um medo terrível, e por isso eles não perseguiram Jacó.
6Assim, Jacó e toda a sua gente chegaram a Luz, cidade que também é conhecida pelo nome de Betel e que fica na terra de Canaã. 7Ali ele construiu um altar e pôs naquele lugar o nome de “O Deus de Betel” porque ali Deus havia aparecido a ele, quando estava fugindo do seu irmão. 8Naquele lugar morreu Débora, a mulher que havia sido babá de Rebeca. Ela foi sepultada debaixo da árvore sagrada que fica ao sul de Betel. E puseram naquele lugar o nome de “Árvore Sagrada das Lágrimas”.
9Quando Jacó voltou da Mesopotâmia, Deus lhe apareceu outra vez e o abençoou, 10dizendo:
“Você se chama Jacó,
porém esse não será mais o seu nome;
agora o seu nome será Israel.”
Assim, Deus pôs nele o nome de Israel. 11E disse também:
“Eu sou o Deus Todo-Poderoso.
Tenha muitos filhos
e muitos descendentes.
Uma nação e muitos povos
sairão de você,
e entre os seus descendentes
haverá reis.
12A terra que dei a Abraão e a Isaque
darei também a você
e depois a darei
aos seus descendentes.”
13Quando acabou de falar com Jacó, Deus subiu e foi embora daquele lugar. 14Então Jacó pegou uma pedra e a colocou como pilar no lugar onde Deus havia falado com ele. Ele a separou para Deus, derramando vinho e azeite em cima. 15E pôs naquele lugar o nome de Betel.


A partir deste terceiro encontro com Deus, a vida de Jacó foi transformada, porque ele firmou verdadeiramente uma aliança com Deus. Ele havia prometido voltar a Betel, onde prometeu edificar um lugar de adoração, mas havia passado muito tempo e ainda não tinha voltado.
Antes disso precisou santificar sua família, mostrando sua completa libertação do passado do pecado.
Algumas marcas deste encontro para uma Aliança de conversão foram:

Arrependimento (v2-4), tirando todos os deuses estranhos.
Mudança de nome (v10), lembrando-lhe que será chamado de Israel.
Benção (v11-12), promessa de receber a benção de Abraão.
Se quiser ter uma aliança pessoal com Deus, precisa tirar tudo de sua vida que te impede de servir ao Senhor, e assumir sua nova identidade como filho de Deus e receber a benção que Deus tem para sua vida. Talvez Deus esteja te chamando para voltar a Betel, que é a casa de Deus para cumprir seu compromisso com Ele.
Sua vida já foi totalmente transformada por Deus?
FAÇA UMA ALIANÇA PESSOAL COM DEUS!

CONCLUSÃO – V.14
Para confirmar sua Aliança, Jacó precisou:

Restaurar o Altar, em Betel, lugar reservado para a Casa de Deus.
Oferecer uma libação, como oferta ao Senhor, (vinho ou azeite).
Derramar o óleo, para renovar sua unção.
Talvez você seja como Jacó, e vem tendo várias experiências com Deus, mas ainda não firmou uma Aliança com o Senhor. Então é hora de restaurar o altar de sua vida, oferecendo seu melhor para Jesus e receber a unção do Espirito Santo sobre você.
Esta aliança pessoal com Deus te leva a ser fiel em tudo, vitorioso nas lutas e convertido totalmente ao Senhor.
Você gostaria de fazer uma aliança pessoal com Deus?

Deus quer uma vida de compromisso.

07/07/2016

O QUE QUERES DE MIM?

Introdução: 
Atos 9:10
Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias! " "Eis-me aqui, Senhor", respondeu ele.

- Podemos observar nos dias de hoje, que a nossa mente está condicionada em sempre esperar algo de Deus, se perguntar para vocês o que você espera de Deus?
- Com certeza me dirá: Cura, Libertação, Prosperidade, Restauração Familiar, salvação, Etc.
Mas será que você já parou para pensar “No que Deus espera de você”?
I. Um Coração Que Obedece
1 – Obedecer é melhor do que Sacrificar – I Samuel 15:22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros
2 – O mundo vê  o obedecer de uma forma negativa e na verdade, é estar protegido.
3 – Obedecer aos vossos pastores e submetei-vos a eles – Hebreus 13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
4 – Porque só ouvir a palavra não é suficiente, tem que obedecer - Romanos 2:13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
5 – Semelhança entre os homens e os demônios é que os dois acreditam na palavra e em Deus, que chegam até estremecer - Tiago 2:19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios creem em Deus, e estremecem. A diferença é que os demônios não obedecem a palavra e o homem tem a opção de obedecer 
II. Um Coração Que Serve
1 – O maior exemplo JESUS: Eu não vim para ser servido e sim para servir – Marcos 10:45 
2 - Cada um considere o outro superior – Filipenses 2:3b
3 – Quem quiser ser o primeiro será servo de todos – Marcos 10:44 
4 – Precisamos aprender com o exemplo de Jesus e sermos servos dos outros, para que a vaidade não entre nos nossos corações. 
III. Um Coração Que O Louva E O Adora
1 – Existem muitos Crentes que vivem pedindo, aprenda a louvar mais e a pedir menos e terá o melhor de Deus em sua vida
2 – Louvor e Adoração é uma das armas mais poderosas do Cristão
3 – Paulo e Silas na prisão, não murmuraram, mas louvaram a Deus – Atos 16:25 
4 – Jeosafá em meio a guerra, não buscou recursos humanos, começou a cantar e dar louvores a Deus e Deus concebeu vitória –
II Crônicas 20:22- E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.

5 - Comece a cantar e dar louvores a Deus e os seus inimigos iram cair por terra...
6 – Os verdadeiros adoradores, adorarão em espírito e em verdade – João 4:23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
IV. Um Coração Que Ora E Consagra
1 – Os heróis da fé em Hebreus 11, eram pessoas de oração
2 – Temos dado tantas prioridades em nossa vida que a oração tem ficado para trás, isso é um grande erro
3 – Oração dos retos é o contentamento do Senhor
4 – Jesus era um homem de muita oração e Consagração – Lucas 6:12; Mateus 4:2
5 - Igreja primitiva era alicerçada na oração e Jejum – Atos 1:14; 2:42; 6:4; 12:5; 13:2
6 – Perseverai na oração – Colossenses 4:2,12
7 – Jesus deu uma chave para Pedro (oração)
 Mt. 16:19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
8 – Tendo orado moveu o lugar – Atos 4:31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.


V. Um Coração Que Ama A Igreja E A Liderança
1 – O amor verdadeiro não é demostrado por palavras e sim pelas atitudes
2 – Quem ama é fiel nos dízimos, nas ofertas, nos projetos da igreja, ama ao próximo.
3 – Tem espírito de gratidão, os 10 leprosos apena 1 agradeceu, infelizmente é a realidade também da igreja nos dias de hoje
Lucas 17:11-19
 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia.
Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância
e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós! "
Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados.
Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.
Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.
Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?
Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? "
Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou".

4 – É semelhante a Mulher Sunamita coração bondoso com o profeta
2Reis 4:8-17
Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por ali, ele parava para uma refeição.
De modo que ela disse ao marido: "Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus.
Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo".
Um dia, quando Eliseu chegou, subiu ao seu quarto e deitou-se.
Ele mandou o seu servo Geazi chamar a sunamita. Então ele a chamou, e quando ela veio,
Eliseu mandou que Geazi dissesse a ela: "Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você? Quer que eu interceda por você junto ao rei ou ao comandante do exército? " Ela respondeu: "Estou bem entre minha própria gente".
Mais tarde Eliseu perguntou a Geazi: "O que se pode fazer por ela? " Ele respondeu: "Bem, ela não tem filhos, e seu marido é idoso".
Então Eliseu mandou chamá-la de novo. Geazi a chamou, e ela veio até a porta.
E ele disse: "Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços". Ela contestou: "Não, meu senhor. Não iludas a tua serva, ó homem de Deus! "
Mas, como Eliseu lhe dissera, a mulher engravidou e, no ano seguinte, por volta daquela mesma época, deu à luz um filho.


Conclusão:
Deus tem esperado mais de você, tenha esse coração e terá o melhor de Deus em sua vida.

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...