31/08/2016

QUANDO DEUS AGE NO IMPOSSÍVEL


Atos 12.1-12

1Por essa época o rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja. 2Ele mandou matar à espada Tiago, o irmão de João. 3Quando viu que isso agradou os judeus, mandou também prender Pedro. Isso aconteceu durante a Festa dos Pães sem Fermento. 4Depois que prendeu Pedro, Herodes o colocou na cadeia e pôs quatro grupos de soldados, com quatro em cada grupo, para guardá-lo. É que Herodes queria apresentá-lo ao povo depois do dia da Páscoa. 5E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele. 6Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia.7De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse:— Levante-se depressa!Então as correntes caíram das mãos dele. 8— Aperte o cinto e amarre as sandálias! — disse o anjo.E Pedro fez o que o anjo mandou.— Ponha a capa e venha comigo! — ordenou o anjo. 9Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão. 10Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão se abriu sozinho, e eles saíram. Andaram por uma rua, e, de repente, o anjo foi embora. 11Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse:— Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer.12Quando Pedro entendeu o que havia acontecido, foi para a casa de Maria, a mãe de João Marcos. Muitas pessoas estavam reunidas ali, orando.

-Introdução: Existem situações em que pensamos que não podemos fazer mais nada. Você já se sentiu assim? Imobilizado? É uma sensação terrível de impotência diante dos problemas que assistimos e não conseguimos resolver.
Pedro estava com os pés e as mãos amarras. Preso e vigiado por “quatro escoltas de quatro soldados cada uma” (v.4), ou seja, 16 soldados. Não havia nada que pudesse fazer.
Tudo já estava preparado contra Pedro. Herodes o prendeu pensando em apresentá-lo ao povo para condená-lo e fazer como aconteceu com Jesus, Estevão e por último com Tiago (v.1,2). Talvez Pedro estivesse se preparando para o fim. A multidão aguardava ansiosa ajuntando pedras para atacar o apóstolo. Mas embora estes fossem os planos de Herodes e do povo, também era o medo de Pedro, mas não era o plano de Deus.
Assim como aconteceu com Pedro, quando achamos que está tudo perdido, Deus entra com sua ação poderosa nos livrando de todo mal. Quando não podemos fazer nada, Deus pode fazer tudo!
Você já tentou de tudo?

1- Deus está te GUARDANDOv.5a “Pedro, pois estava guardado no cárcere”
A primeira coisa que precisamos saber nestas horas é confiar que Deus está nos guardando.
A Igreja e o próprio Pedro achavam que ele estava sendo preso pela maldade de Herodes.  Este achava que estava fazendo a sua vontade. Os soldados pensavam que ninguém os venceria. A multidão esperava pelo amanhecer para condenar Pedro.
Mas foi justamente por isso que Deus achou melhor guardar Pedro em segurança. Para isso Deus usou a guarda herodiana, mas preparada. Se Pedro não estivesse bem protegido naquele momento poderia ser morto pela turba enfurecida.
Preste bem atenção, o texto não diz que Pedro estava preso e sim que estava “guardado no cárcere”. Isso prova que Deus usa quem Ele quer para nos abençoar. Quando pensamos que tudo está dando errado, Deus pode concertar, porque “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”(Romanos 8.28).
 Parece que tudo está dando errado na sua vida?
Confie que Deus está guardando você!
                              
2- ORE incessantementev.5“mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele”
O diferencial deste texto é este “mas” que abre espaço para algo que faz diferença em nossas vidas: a oração. Não uma oração qualquer, mas uma oração incessante. Aquela igreja orava ao Senhor com fervor pela vida de Pedro. Contudo não oravam querendo que Deus fizesse a vontade deles, estavam preparados para aceitar a vontade de Deus. Isso é confiança plena em Deus.
Muitas pessoas passam por situações difíceis e não estão dispostas a orar. Querem que o pastor ore, que as irmãs de oração intercedam, ou até vão ao culto ou campanha esperando que Deus aja imediatamente. Não é assim. Deus não tem que fazer as coisas do seu jeito e na hora que você quer.
Precisamos aprender a “orar sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17). Enquanto oramos somos preparados por Deus para receber Sua bênção.
Você está disposto a pagar o preço da oração?
Ore incessantemente e Deus fará um milagre em sua vida!

3- DESCANSE no Senhorv.6 “Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere”
Imagine só. Possivelmente esta seria a última noite da vida de Pedro e ele estava desconfortavelmente acorrentado nas mãos e nos pés entre dois soldados. Não havia maneira nem de virar par ao lado. Mesmo assim Pedro dormia.
Mais tarde Pedro escreveria para a Igreja não se preocupar com as perseguições, mas descansar em Deus “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5.7).
Se confiarmos em Deus, podemos descansar nele. Não adianta se apavorar e ficar preocupado. Pode dormir tranquilo, pois “inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Salmos 127.2).
Você tem descansado em Deus ou se desespera facilmente?
Aprenda a confiar no Senhor em todo o tempo!

4- Deus enviará Seu ANJOv.7a “Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor”
Aqui começamos a ver a ação de Deus ao enviar seu anjo. Primeiro você deve confiar que sua vida está guardada pelo Senhor, depois deve orar incessantemente e então descansar no Senhor sabendo que sua vida está em Suas mãos poderosas.
A Bíblia diz que os anjos são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14). Também que “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Salmos 34.7). Então se você é um servo de Deus, crê que vai herdar a salvação e teme ao Senhor, tenha certeza que os anjos de Deus estão junto contigo para te proteger.
Existem coisas que só conseguimos com batalha espiritual. Por isso Deus envia seus anjos para lutar ao nosso favor nas regiões celestiais (Efésios 6.12).
Você acredita que Deus envia seus anjos para nos livrar?
Quando você pensa que está só, Deus envia anjos para te ajudar!

5- Deus te dará uma LUZv.7b “e uma luz iluminou a prisão”
Estava tudo escuro na prisão quando uma luz muito forte brilhou naquele lugar incomodando os olhos de Pedro.
Há momentos em que não vemos uma alternativa sequer para agir. Não há uma luz nem no fim do túnel. Mas Jesus disse que “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12). Sempre que precisamos Jesus envia uma luz para nos clarear as esperanças.
Não podemos esquecer que a Palavra de Deus é uma luz que precisa ser mantida acesa em sua vida: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.   (Salmos 119.105).
Você está precisando de uma luz?
Peça a Jesus que ilumine o seu caminho, mas leia a Bíblia!

6- Sinta o TOQUE de Deusv.7tocando ele o lado de Pedro”
Talvez Pedro pensasse que era um sonho (v.9), por isso o anjo tocou-o para acordá-lo e dar ânimo.
O toque de Deus restaura nossas vidas. Em ocasiões em que já estamos anestesiados de tanto levar pancada, Deus com seu toque suave nos fortalece.
Existem problemas que queremos resolver com as próprias mãos e não conseguimos, mas Deus com um toque apenas coloca tudo no seu devido lugar.
Deus toca de diversas maneiras. No caso de Pedro usou um anjo, mas pode usar uma pessoa ou qualquer outra forma para te tocar desde que você esteja sensível a isso.
Você já se sentiu tocado pelo Senhor?
Peça ao Senhor para tocar em sua vida!

7- DESPERTA e LEVANTAv.7“o despertou, dizendo: Levanta-te depressa!”
Pedro já tinha acordado com a luz e o toque do anjo, mas permanecia inerte sem fazer nada. Por um momento ficou deslumbrado com a maravilhosa visita angelical e se satisfez em ficar só contemplando. O anjo o despertou e ordenou que se levantasse, pois não era hora de ficar parado, chegou o momento de agir.
Muitos crentes querem ficar só na contemplação olhando o que Deus vai fazer, mas chega uma hora em que é preciso agir. Vamos fazer um trocadilho com a palavra oração: ORA+AÇÃO = orar e depois agir com fé. A Igreja costuma ser como um campo de futebol, onde a multidão fica gritando e na hora de trabalhar, só alguns aparecem.
Várias vezes Jesus após curar uma pessoa dizia “toma teu leito e anda” (Mateus 9.6; Marcos 2.11; Lucas 5.24; João 5.8) para mostrar que quando somos abençoados precisamos começar a trabalhar e fazer alguma coisa para agradar ao Senhor.
Não adianta querer que Deus faça tudo. Você precisa fazer sua parte para vencer e se não conseguir, pode contar com a ação sobrenatural de Deus agindo por você.
Você já se levantou para servir a Deus ou está parado só olhando?
Levante-se, chega de ficar só olhando, Deus quer te abençoar!

8- Seja LIBERTOv.7“Então, as cadeias caíram-lhe das mãos”
Até então Pedro ainda estava algemado, porém ao se levantar como uma atitude de fé, as algemas caíram de suas mãos e ele foi liberto.
Há pessoas que não são libertas por que não estão dispostas a fazer o mínimo por sua própria libertação. É preciso crer para receber a libertação. Crer é um verbo que designa ação, então significa uma ação movida pela fé.
Além de aceitar Jesus (novo nascimento) e iniciar o processo da conversão (mudança de vida), também é necessário se libertar de tudo o que impede sua vida espiritual para seguir santificando sua vida. Existem resmas de coisas mundanas que precisamos romper com elas radicalmente.
A libertação vem pelo conhecimento da verdade (João 8.32) que é a Palavra de Deus (João 17.17) revelada na pessoa de Jesus Cristo (João 14.6).
Você já foi liberto?
Jesus quer libertar sua vida de tudo o que te impede de vencer!

9- PREPARE-SE para o melhorv.8“Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa
Antes de sair da prisão o anjo mandou Pedro se aprontar. Não sairia de qualquer maneira sem estar preparado.
Assim como Pedro, após ser liberto, o crente tem que se preparar para servir a Deus, por que o inimigo volta com mais sete espíritos para piorar a situação (Lucas 11.24-26). Deus já proveu uma armadura espiritual para“revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6.11).
Você está preparando sua vida?
Prepare-se espiritualmente para vencer!

10- SIGA em frente pela fév.8e 9  “segue-me” “Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão”
Se Pedro saísse da prisão por conta própria achando-se independente do anjo, algo teria dado errado, por isso o anjo mandou que fosse atrás dele. Isso mostra a necessidade de seguir a vontade de Deus e deixá-lo conduzir a vida. Muitos problemas são apenas consequências de coisas erradas feitas antes.
Existem que parecem querer que Deus os siga concertando seus erros. Toma decisões e depois quer que Deus abençoe. Não é assim que deve ser. A Bíblia ensina primeiro “agradar o Senhor”“entregar teu caminho ao Senhor” e depois “Ele satisfará o desejo do seu coração”“o mais Ele fará” (Salmos 37.4,5).
Você tem seguido a direção do Senhor para sua vida?
Deixe Deus te conduzir e tudo dará certo!

11- Deus ABRE AS PORTAS pra vocêv.10 “Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele”
O anjo ia à frente de Pedro e passaram por todas as portas da prisão até chegar a última que era reforçada. O portão de ferro se abriu automaticamente como se fosse eletrônico. Logo a seguir o anjo levou Pedro a uma rua onde ele já soubesse o restante do caminho e então o deixou.
Quando Deus está à frente de sua vida, as portas se abrem naturalmente. Se for preciso de uma intervenção milagrosa Deus abre portas até onde não existem. Mas como Pedro que teve que seguir o caminho sozinho, também é preciso bater nas portas para que se abram (Mateus 7.7).
A porta que o homem não pode abrir Deus abre. Mas as portas que são para você bater, Deus não vai abrir, compete a você bater e Ele prometeu que Ela se abrirá “Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7.8).
Você tem batido nas portas para se abrirem?
Deus quer abrir portas para você!

12- Vá para o LUGAR CERTOv.12 “Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam
Pedro agiu de forma natural. Sentiu-se atraído até o lugar onde a Igreja estava reunida orando por ele.
Muitas pessoas fazem campanhas e quando recebem a bênção não voltam mais à Igreja nem pra agradecer. Por isso recebem apenas a bênção e não o Senhor Jesus.
O lugar certo de quem foi abençoado por Deus é a Igreja. Assim que Deus responder sua oração, dê seu testemunho, faça um culto de gratidão e tenham mais compromisso com Deus servindo ao Senhor na sua Casa e “não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10.25). Mesmo com todos os defeitos das pessoas a Igreja ainda é o melhor lugar para se conviver e buscar a presença de Deus.
Você tem compromisso com a Igreja?
O lugar certo para você e a Casa do Senhor!
Deus gosta de fazer o impossível!
-CONCLUSÃOv.11 “Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico”
Pedro saiu dali pensando que estava sonhando, mas teve certeza que Deus o havia livrado completamente dos interesses de Herodes e da fúria do povo. Quando chegou à casa onde estavam os irmãos, eles também ficaram assustados (Atos 12.13-16).
Às vezes quando somos abençoados “ficamos como quem sonha” (Salmos 126.1) e não entendemos o que está acontecendo de tão maravilhados.
Em situações que não tem nada que pode ser feito lembre-se que Deus está guardando sua vida, ore incessantemente e descanse em Deus. O Senhor enviará seu anjo par lutar por você, te dará uma luz e te tocará com seu poder. Mas não fique só olhando, levante-se. Deus vai te libertar de tudo o que te prende, vai te preparar e te guiar abrindo as portas pra você. Então permaneça na casa de Deus e cante louvores em gratidão ao Senhor.

Quando você não pode fazer nada, apenas orar, então você pode tudo!

27/08/2016

VIVENDO A INTIMIDADE COM DEUS EM MEIO AS PROVAÇÕES.


Mateus 4:1-11
1Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo.2E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome. 3Então o Diabo chegou perto dele e disse:
— Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão.
4Jesus respondeu:
— As Escrituras Sagradas afirmam:
“O ser humano não vive só de pão,
mas vive de tudo o que Deus diz.”
5Em seguida o Diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo. 6Então disse:
— Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam:
“Deus mandará que os seus anjos
cuidem de você.
Eles vão segurá-lo com as suas mãos,
para que nem mesmo os seus pés
sejam feridos nas pedras.”
7Jesus respondeu:
— Mas as Escrituras Sagradas também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.”
8Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas 9e disse:
— Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.
10Jesus respondeu:
— Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam:
“Adore o Senhor, seu Deus,
e sirva somente a ele.”
11Então o Diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.
Gosto mais do que Lucas diz no final, de que o Diabo foi embora por algum tempo.

Lucas 4:13Quando o Diabo acabou de tentar Jesus de todas as maneiras, foi embora por algum tempo

Na luta do cristão contra o diabo, o principal campo de batalha é a tentação. Nós precisamos vencer o inimigo superando as tentações. Não estamos sós, contudo. Jesus tornou-se homem, foi tentado como somos, obteve a vitória, assim mostrando como nós podemos triunfar sobre Satanás. Portanto, temos que analisar cuidadosamente de que forma Jesus venceu.
Embora Jesus foi tentado várias vezes, ele enfrentou um teste especialmente severo logo depois que foi batizado.  Mas seguiremos a história, "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome". Pelo fato que foi o Espírito que levou Jesus para o deserto mostra que Deus pretendia que Jesus fosse totalmente humano e sofresse tentação. Note estas três tentativas de Satanás para seduzir Jesus.
Primeira Tentação
A afirmação do diabo: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (4:3). O diabo é um mestre das coisas aparentemente lógicas. Jesus estava faminto; ele tinha poder para transformar as pedras em pão. O diabo simplesmente sugeriu que ele tirasse vantagem de seu privilégio especial para prover sua necessidade imediata.
As questões: Era verdade que Jesus necessitava de alimento para sobreviver. Mas a questão era como ele o obteria. Lembre-se de que foi Deus quem o conduziu a um deserto sem alimento. O diabo aconselhou Jesus a agir independentemente e encontrar seus próprios meios para suprir sua necessidade. Confiará ele em Deus ou se alimentará a seu próprio modo? Há aqui, também, uma questão mais básica: Como Jesus usará suas aptidões? O grande poder que Jesus tinha seria usado como lâmpada de Aladim, para gratificar seus desejos pessoais? A tentação era ressaltar demais os privilégios de sua divindade e minimizar as responsabilidades de sua humanidade. E isto era crucial, porque o plano de Deus era que Jesus enfrentasse a tentação na área de sua humanidade, usando somente os recursos que todos nós temos a nossa disposição.
A resposta de Jesus: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (4:4).
Em cada teste, Jesus se voltava para as Escrituras, usando um meio que nós também podemos empregar para superar a tentação. A passagem que ele citou foi a mais adequada naquela situação. No contexto, os israelitas tinham aprendido durante seus 40 anos no deserto que eles deveriam esperar e confiar no Senhor para conseguir alimento, e não tentar conceber seus próprios esquemas para se sustentarem.
Lições: 1. O diabo ataca as nossas fraquezas. Ele não se acanha em provar nossas áreas mais vulneráveis. Depois de jejuar 40 dias, Jesus estava faminto. Daí, a tentação de fazer alimento de uma maneira não autorizada. Satanás escolhe justamente aquela tentação à qual somos mais vulneráveis, no momento. De fato, as tentações são frequentemente ligadas a sofrimento ou desejos físicos. 
2. A tentação parece razoável. O errado frequentemente parece certo. Um homem "tem que comer". Muitas pessoas sentem que necessidades pessoais as isentam da responsabilidade de obedecer às leis de Deus. 
3. Precisamos confiar em Deus. Jesus precisava de alimento, sim. Porém, mais do que isso, precisava fazer a vontade do Pai. É sempre certo fazer o certo e sempre errado fazer o errado. Deus proverá o que ele achar melhor; meu dever é obedecer-lhe. É melhor morrer de fome do que desagradar ao Senhor.
Segunda Tentação
A afirmação do diabo: "Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (4:5-6). Jesus tinha replicado à tentação anterior dizendo que confiava em cada palavra do Senhor. Aqui Satanás está dizendo: "Bem, se confia tanto em Deus, então experimenta-o. Verifica o sistema e vê se ele realmente cuidará de ti." E ele confirmou a tentação com um trecho das Escrituras.
A questão é: Jesus confiará sem experimentar? Desde que Deus prometeu preservá-lo do perigo, é certo criar um perigo, só para ver se Deus realmente fará como disse?
A resposta de Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (4:7).
A confiança verdadeira aceita a palavra de Deus e não necessita testá-la.
Lições: 1. O diabo cita a Escritura; ele põe como isca no seu anzol os versículos da Bíblia. Pessoas frequentemente aceitam qualquer ensinamento, se está acompanhado por um bocado de versículos. Mas cuidado! O mesmo diabo que pode disfarçar-se como um anjo celestial e pode, certamente, deturpar as Escrituras para seus próprios propósitos. O diabo ele conhece toda Escritura e a usa para nos enganar assim como usou para distorcer a palavra de Deus, e conhecermos qual a verdadeira vontade de Deus para nós, e se nós não estudarmos e aumentar nossos conhecimentos nas Escrituras e em Deus seremos enganados pelo Diabo.
Satanás é versátil. Jesus venceu em uma área, então o diabo se mudou para outra. Temos que estar sempre em guarda, estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. (1 Pedro 5:8)



 Terceira Tentação
A afirmação do diabo: "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (4:8-9). Que tentação! O diabo deslumbrava com a torturante possibilidade de reinar sobre todos os reinos do mundo.
As questões: A questão aqui não era tanto a de Jesus tornar-se um rei (Deus já lhe tinha prometido isso), mas de como e quando. O Senhor prometeu o reinado ao Filho depois de seu sofrimento, Mas nós vemos Jesus fazendo isso. Por um pouco de tempo ele foi colocado em posição inferior à dos anjos, para que, pela graça de Deus, ele morresse por todas as pessoas. Agora nós o vemos coroado de glória e de honra por causa da morte que ele sofreu.  (Hebreus 2:9). O diabo ofereceu um atalho: a coroa sem a cruz. Era um compromisso. Ele poderia governar todos os reinos do mundo e entregá-los ao Pai. Mas, no processo, o reino se tornaria impuro. Então as questões são: Como Jesus se tornaria rei? Você pode usar um meio errado e, no fim, conseguir fazer o bem?
A resposta de Jesus: "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto"(4:10). Nada é bom se é errado, se viola as Escrituras.
Satanás paga o que for necessário. O diabo ofereceu tudo para "comprar" Jesus. Se houver um preço pelo qual você desobedecerá a Deus, pode esperar que o diabo virá pagá-lo. (Leia Mateus 16:26). 
O diabo oferece atalhos. Ele oferece o mais fácil, o mais decisivo caminho ao poder e à vitória. Jesus recusou o atalho; Ele ganharia os reinos pelo modo que o Pai tinha determinado. Hoje Satanás tenta as igrejas a usar atalhos para ganhar poder e converter pessoas. O caminho de Deus é converter ensinando o evangelho (Romanos 1:16). Exatamente como ele tentou Jesus para corromper sua missão e ganhar poder através de meios carnais, assim ele tenta nestes dias. 
O diabo oferece compromissos por bons propósitos. Ele testa a profundeza de nossa pureza. Ele nos tenta a usar erradamente as Escrituras para apoiar um bom ponto ou dizer uma mentira de modo a atingir um bom resultado. Nunca é certo fazer o que é errado.
Conclusão

Nesta batalha entre os dois leões (1 Pedro 5:8; Apocalipse 5:5), Jesus ganhou uma vitória decisiva. E ele fez isso do mesmo modo que nós temos que fazer. Confiou em Deus (1 João 5:4; Efésios 6:16). Usou as Escrituras (1 João 2:14; Colossenses 3:16). Resistiu ao diabo (Tiago 4:7; 1 Pedro 5:9). O ponto crucial é este: Jesus nunca fez o que ele sabia que não era certo. Que Deus nos ajude a seguir seus passos (1 Pedro 2:21).

18/08/2016

APRENDENDO A VIVER EM DEUS


Paulo estava preso.
Pesava sobre sua cabeça uma sentença de morte.
Estava passando necessidades; talvez, até fome.
Ainda assim, declara estar CONTENTE!
Qual era o seu segredo?.
Como viver contente em toda e qualquer situação?
Podemos descobrir, analisando suas declarações: Vejamos em
 Filipenses 4.10-13
Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.
Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.


1. APRENDI…
A primeira lição que podemos tirar é que este estado de espírito não vem por acaso; é o resultado de um longo aprendizado.
Enquanto a maioria das pessoas aprendem a se tornarem “fechadas”, desconfiadas e entristecidas com as amargas experiências da vida, o Apóstolo Paulo, com estas mesmas experiências, comuns a todos nós, aprendeu o segredo do viver contente.
Ele considerava cada experiência, boa ou ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver.
Será que é isto que nos falta, uma “atitude de aluno”, positiva, diante das dificuldades e dos sofrimentos?
2. A VIVER CONTENTE…
Dando uma olhadinha mais profunda no texto bíblico, descobrimos que a palavra traduzida como “contente” neste texto bíblico é a palavra grega autarkes ou autokratés, de onde vieram também as nossas palavras Autarquia e Autocrata.
Autarquia significa: Governo autônomo. Administração autônoma que procede sem interferência do poder central; autonomia.
Autocrata significa: Soberano absoluto e independente.
O que será que o Apóstolo Paulo queria dizer, ao usar esta palavra, que estava rindo à toa em meio às tempestades? Não! É claro que o sofrimento incomoda.
O que o Apóstolo Paulo estava dizendo é que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando. É como se dissesse: Aprendi a manter o controle…
Esta é a segunda lição que podemos tirar deste texto bíblico.
E quanto a nós, já aprendemos isto?
3. EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO.
A terceira lição que podemos tirar deste texto é esta: É preciso aprender a manter a serenidade em toda e qualquer situação.
Na hora da humilhação ou da exaltação.
Na hora da fartura ou da fome.
Na hora da abundância ou da escassez.
A maioria de nós não sabe administrar nem uma situação nem outra.
Quando estamos “por baixo”, xingamos, reclamamos, sofremos, enchemos o coração de ódio e mágoa. Quando estamos “por cima”, esbanjamos e humilhamos quem está “por baixo”.
Muitos não são honrados por Deus, porque não teriam o mínimo controle numa situação de fartura e abundância.
Isto aplica-se a nós?
3. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.
Provavelmente você já tenha ouvido este verso bíblico.
As aplicações mais comum são essas:
Tudo posso TER, FAZER, ADQUIRIR, CONQUISTAR, PROSPERAR naquele que me fortalece.
Bem, não é nada disto!
O que o Apóstolo disse foi: Tudo posso ADMINISTRAR naquele que me fortalece.
Ele APRENDEU, porque Cristo o fortalecia.
A VIVER CONTENTE, porque Cristo o fortalecia.
EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, porque Cristo o fortalecia.
Em nenhum momento o Apóstolo pretendeu nos ensinar alguma nova filosofia de vida ou uma oração mágica que forçasse as janelas do céu a se abrirem sobre nós.
Ele tão-somente estava relatando que chegou à maturidade da fé, que lhe dava o controle da situação – fosse ela qual fosse – porque Jesus Cristo o fortalecia.
CONCLUSÃO:
O cristão, como qualquer outro ser humano, pode passar por diversas experiências na vida, da fome à fartura; da humilhação à honra; da escassez à abundância.
Mas, é possível aprender a manter a serenidade em qualquer situação.
No entanto, a plenitude deste aprendizado só é possível para aqueles que buscam força em Jesus Cristo. Somente aqueles que estão ligados em Cristo e dispostos a aprender poderão um dia repetir com honestidade as palavras do Apóstolo:
APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO!


10/08/2016

DERRUBANDO OS ALTARES DO NOSSO CORAÇÃO



EX.32:1-26
O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu".
Respondeu-lhes Arão: "Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim".
Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão.
Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito! "
Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: "Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor".
Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra.
Então o Senhor disse a Moisés: "Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se.
Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’ ".
Disse o Senhor a Moisés: "Tenho visto que este povo é um povo obstinado.
Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação".
Moisés, porém, suplicou ao Senhor, o seu Deus, clamando: "Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?
Por que diriam os egípcios: ‘Foi com intenção maligna que ele os libertou, para matá-los nos montes e bani-los da face da terra’? Arrepende-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo!
Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Israel, aos quais juraste por ti mesmo: ‘Farei que os seus descendentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei toda esta terra que lhes prometi, que será a sua herança para sempre’ ".
E sucedeu que o Senhor arrependeu-se do mal que ameaçara trazer sobre o povo.
Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos os lados, frente e verso.
As tábuas tinham sido feitas por Deus; o que nelas estava gravado fora escrito por Deus.
Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a Moisés: "Há barulho de guerra no acampamento".
Respondeu Moisés: "Não é canto de vitória, nem canto de derrota; mas ouço o som de canções! "
Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.
Pegou o bezerro que eles tinham feito e o destruiu no fogo; depois de moê-lo até virar pó, espalhou-o na água e fez com que os israelitas a bebessem.
E perguntou a Arão: "Que lhe fez esse povo para que você o levasse a tão grande pecado? "
Respondeu Arão: "Não te enfureças, meu senhor; tu bem sabes como esse povo é propenso para o mal.
Eles me disseram: ‘Faça para nós deuses que nos conduzam, pois esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu’.
Então eu lhes disse: Quem tiver enfeites de ouro, traga-os para mim. O povo trouxe-me o ouro, eu o joguei no fogo e surgiu esse bezerro! "
Moisés viu que o povo estava desenfreado e que Arão o tinha deixado fora de controle, tendo se tornado motivo de riso para os seus inimigos.
Então ficou em pé, à entrada do acampamento, e disse: "Quem é pelo Senhor, junte-se a mim". Todos os levitas se juntaram a ele.





Introdução: 
O altar é um lugar de adoração. Desde os tempos mais antigos o homem se utiliza de altares para prestar culto. A adoração é a atividade mais importante que o ser humano faz. E mesmo hoje, existem altares modernos, erigidos para prestar culto a outros deuses.


- Jesus disse para a mulher samaritana em João 4:23 que a verdadeira adoração não depende mais de local geográfico, mas sim que é em espírito e em verdade. Isso corresponde então que o local de nossa adoração mais verdadeira é o nosso coração.

- Mas por causa do pecado, o ser humano está contaminado. E assim como seu coração está contaminado, sua adoração está contaminada e no trono do seu coração estão sentados outros deuses que não o Senhor.



CONTEXTO HISTÓRICO:
Povo de Israel no pé do monte Sinai. Não têm mais paciência para esperar Moisés descer do monte e fazem para si um bezerro de ouro e o adoram.


- EGITO:
Representa na Bíblia adoração idólatra, culto a morte e a deuses ligados a fertilidade de plantação e de sexualidade. As pirâmides são tumbas dos Faraós e altares de adoração à morte e a ancestrais. Eram lavradores hábeis porque consideravam a vaca um animal sagrado.

Podemos ter altares dentro de nosso coração, que bloqueiam a nossa adoração ao verdadeiro Deus. Altares que são contaminados por todo lixo que vem do Egito. Devemos conhecer identificar e nos livrar de tudo que vem do Egito.

“Moisés tirou Israel de dentro do Egito, mas não pôde tirar o Egito de dentro de Israel”.

COMO TIRAR O EGITO DE DENTRO DE NÓS ?

1-) DECIDA A QUEM SEU CORAÇÃO É FIEL – vs 1

- Êxodo 19:1 - 3 meses após a saída miraculosa do Egito. Deus começa a falar com o povo e estabelece leis e mandamentos.

- Êxodo 24:7 – “..tudo o que falou o Senhor faremos e obedeceremos”.

-O povo recebe a aliança de Deus e a aceita.

- Moisés sobe ao monte para falar com Deus.

- 40 dias depois o povo rejeita a aliança, fundindo um bezerro de ouro.

- “...faze-nos deuses que vão adiante de nós”

- O povo de Israel ficou 400 anos no Egito. O coração de Israel era egípcio.

A VOZ DO CORAÇÃO: “...quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”.

- Israel conhecia o Egito, morava no Egito, amava o Egito, o trono do seu coração estava no Egito !!

- Quando expressaram o amor a Yaweh, o Deus de seus pais, foi em resposta aos tremendos feitos que seus olhos viram e que eles experimentaram.

- Mas em uma aparente demora, queriam voltar para aquilo que estavam acostumados. Queriam sair debaixo da nuvem da glória e entrar pra dentro das pirâmides
novamente.


- Enquanto isso Moisés está recebendo as orientações de Deus para realizar com o povo e abençoá-los tremendamente.



- Você acha que Deus está demorando demais pra te atender ?

- Você acha que Deus já te deu tudo o que ele tem pra te dar ?

- Deus utiliza-se do tempo para testar a fidelidade de seu coração !!

- Você é daqueles que acende uma vela pra Deus e outra para o Diabo que é pra garantir ??

- Deus não está demorando, ele está preparando o melhor para você. Ele tem projetos para sua vida e vai te envolver com sua graça e sua glória.

- Se você já experimentou maravilhas de Deus sabe do que Ele é capaz.

- Não se precipite. Não se adiante. Aguarde o tempo de Deus ! Seja Fiel a Deus, pois Ele é fiel a aliança que fez conosco.

- Você está diante do monte do Senhor. Ele está te vendo – vs 7

- Transforme o tempo em seu aliado e não em seu inimigo.


2-) DEIXE DE SER ESCRAVO DO SEU CORAÇÃO - vs 2 e 3



- “Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas”

- Êxodo 21:5 e 6 – Ritual de servidão voluntária, onde a orelha era furada e colocava-se argolas para demonstrar que a pessoa queria ser escravo para sempre.

- O que Israel era no Egito? Escravo.

- Deus os liberta da escravidão e ainda faz com que os egípcios lhes deem prata e ouro - Êxodo 12:35 e 36

- Onde eles colocam o ouro? Na orelha !! Indicação de que em seus corações ainda eram escravos.

- Um adorno ou atavio (enfeite) que se tornou o moderno brinco.



- Muito se fala em ouvir a voz do coração. Ou escutar o que nosso coração diz. A Bíblia nos alerta sobre confiarmos demais em nosso coração:

Quando nosso coração nos inclina positivamente - Jeremias 17:9:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto. Quem o conhecerá?”

Quando nosso coração nos inclina negativamente – I João 3:20

“...se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”.



- O povo de Israel deixou de trabalhar como escravo, mas ainda em seus corações eram escravos. Não acreditavam realmente que a liberdade que receberam de Deus seria para sempre. Esperavam a qualquer hora uma tragédia e desejavam voltar para o Egito a toda hora.





- Cristo já tirou de nossas orelhas todas as nossas argolas! Já somos livres e podemos viver a vida que ele nos prometeu.

- Pare de confiar em seu Coração! Você tem o Espírito Santo para te guiar e orientar. Não seja escravo do pecado ou dos vícios antigos. Seja livre em Cristo e viva tudo o que ele tem para nós.

- Confie nesta verdade libertadora! Você não precisa viver como escravo. Você está livre para viver, para amar, para adorar para ser feliz em Cristo. Ele te deu uma nova vida e um novo coração!


3-) DESISTA DE IMITAR O CORAÇÃO DE OUTROS – vs 4 a 6

“..trabalhou o ouro...fez um bezerro fundido”

- Bezerro ou novilha era uma vaca nova que era sagrada para os egípcios.

- Israel aprendeu muitas coisas no Egito: as técnicas de agricultura, a fundição de ouro e prata, rituais de adoração a deuses estranhos.

- Em substituição a ausência de Moisés, Israel faz o que estava acostumado a ver acontecendo no Egito: Construção de ídolos e adoração a animais. Simplesmente imitam o que viram por centenas de anos.

- vs 6 – A festa da adoração ao novo deus resultou em orgia sexual. Algo que os israelitas com certeza desejavam imitar há muito tempo!

- Imitar os outros demonstra que não somos autênticos.

Onde está a autenticidade ??

- O resultado é que nosso coração ficará dividido, e desejaremos fazer duas coisas ao mesmo tempo. Isto não dá certo e Deus não recebe este tipo de louvor – vs 5 (Arão implanta um sincretismo)

- Israel ficou por muitos anos adorando a deuses estranhos e a Yaweh ao mesmo tempo. Ou seja: imitando as nações que estavam em volta deles.

- Em suas orientações para o povo, Deus sempre repete: “Não façam como as nações que tirei de diante de ti”, ou seja “Não imitem” !!

- Deus proibiu o povo de Israel de fazer imagens de escultura, de animais e de qualquer criatura. Justamente para que não haja imitação na adoração de Israel, pois o único digno de louvor é Deus.

- O louvor verdadeiro que Deus aceita vem do nosso coração. Não é imitado ou empacotado. Fórmulas ou rezas não surpreendem a Deus.

- Deus atende ao coração contrito e quebrantado – aquele que de VERDADE está desejando sua presença.

- Pare de imitar os outros. Não seja mais “Maria vai com as outras”.

- Deus deseja que você seja autêntico !

- Com Deus é tudo ou nada. Pega ou larga de vez. Em cima do muro não dá pra ficar !


4-) PARE DE NEGOCIAR PRINCÍPIOS 


Contraste entre o coração de Arão e Moisés:



ARÃO – Cedeu as pressões pecaminosas do povo e construiu um bezerro de ouro – vs 1 e 2

MOISÉS – Destruiu o bezerro e fez o povo beber do próprio pecado – vs 20



ARÃO – Edificou um altar para adoração a Deus em um ambiente de idolatria, para amenizar um pouco o pecado – vs 5

MOISÉS – Quebrou as tábuas que foram escritas por Deus, por não aceitar o pecado no meio do povo – vs 19



ARÃO – Nasceu no Egito e seus olhos acostumaram a ver seu povo pecando – vs 5 (Arão vendo isso)

MOISÉS – Viveu como neto do Faraó do Egito, mas não aceitou ver a idolatria do povo – vs 19 (Viu ele o bezerro e as danças)



ARÃO – Ao ser confrontado por Moisés, coloca a culpa no povo para justificar o erro de não ser o líder a que foi designado – vs 22 e 23 – (Ex 24:14)

MOISÉS –Ao ser confrontado por Deus, para que o povo seja destruído por causa de seu pecado, Moisés intercede pelo povo a Deus para que perdoe os pecados e coloca em risco a sua própria salvação – vs 11 e 32



- O coração de Arão era inconstante e corrupto. O de Moisés era firme e confiante em Deus.

- Quando você passa a vida negociando princípios, está brincando com coisa séria, e mais hora, menos hora irá sofrer as consequências.

- Pare de negociar com o pecado. Pare de negociar princípios em sua vida. Não tente dar jeitinho ou amenizar as coisas com paliativos.


CONCLUSÃO:


Nosso coração é igual ao de Arão. Há altares que bloqueiam a nossa adoração e tentamos dar jeitinhos e soluções incompletas.

Só há uma solução. Só há uma forma de derrubar o altar do Egito de dentro do nosso coração:

- vs 26 e 27– MORTE

- Eliminar de vez a infidelidade, a escravidão, a imitação e a negociação de princípios de nossa vida.

- De que forma ?

- Moisés pergunta dentre o povo, quem era do Senhor.

- vs 26b – “filhos de Levi” – Levi significa APEGO.

- Quando nos apegamos a Deus de verdade e temos a coragem de morrer para nós mesmos, derrubamos o altar do Egito de nosso coração.

- Tenha coragem e tome a decisão correta. Se apegue a Deus !!

- Saia do Egito! Deus tem uma terra prometida para ti. Que é a Nova Jerusalém.

- A morte necessária já foi realizada por Cristo na cruz. Você só precisa viver a vida que ele morreu pra te dar. 

VIVENDO O NOVO DE DEUS




2º Coríntios 5:17 “Pelo que se alguém está Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”.
  
Vivemos em um momento onde renovar tem sido moda, devemos parar para raciocinar, o que Deus quer nos dizer para que sigamos essa renovação sem sermos feridos.

Deus tem nos privilegiado dando-nos a oportunidade de vivermos algo novo, algo jamais visto.

Estou certo, meus amigos de que estão hoje tentando destruir valores como:
Relacionamento familiar.
Vida financeira.
Vida espiritual.
Personalidade.
Sonhos e projetos.

É tempo de vivermos o novo de Deus!

Mas para que possamos viver o novo de Deus é preciso seguirmos alguns princípios básicos:
  
Devemos abrir mão das velhas atitudes.

Efésios 4:22 diz: “que quanto ao trato passado, vós despojeis do velho homem (deixai para traz), que se corrompe pelas concupiscências do engano (pelo pecado é enganado”) Quanta gente vivendo de passado, e sendo enganado, esta igual a museu, quem vive do passado é história, pra você Deus escreveu um futuro de vitória, um futuro vencedor, quando ele morreu na cruz do calvário. Desprenda-se do passado, quem anda olhando para traz fica parado, convertido em estatua de sal como a mulher de Ló ficou porque olhou para traz, desobedeceu à voz de Deus, perdeu. Perdeu a chance de viver um futuro de paz, algo novo!

1º Coríntios 2:9 “Mas, como está escrito: ‘Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.

Deus tem algo novo pra você meu irmão. Deus vai te surpreender.

É preciso aprender a pensar com uma mente renovada.

Romanos 12:2 “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

A meu irmão quer viver o novo de Deus? Transformai-vos passe a pensar eu estou aqui de passagem, e enquanto eu estiver aqui eu vou viver o melhor de Deus, tem gente que só pensa eu não vou conseguir, será que vai dá certo, eu já tentei e não deu certo, para com isso meu irmão, Deus lhe deu um novo dia para você tentar novamente, se renove para de pensar que você não vai conseguir, porque você tem Deus, e se Deus é por você, nada pode contra você! Tenha certeza, pense positivo, para que você experimente a agradável e perfeita vontade de Deus na sua vida.

É preciso renovar o nosso espírito diariamente.

2º Coríntios 4:16 “Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo o interior, contudo, se renova de dia em dia.”

Esse é o segredo do Cristão, católico, evangélico, que passa pela prova agradecendo a Deus, pode estar dando tudo errado, mas ele esta firmado na palavra, esta firmado na promessa, e quem esta firmado na palavra pode vim à luta, pode vim à tempestade, que mesmo que a aparência parece estar vencida o interior esta batalhando, está renovado, esta firme, porque quem esta firmado na promessa sabe que o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã! Siga a bíblia leia mais, tire uns minutinhos do seu dia pra orar, falar com Deus, não perca reuniões na igreja. Esse é o segredo de ser vitorioso.

Para viver o novo temos que jogar as coisas velhas no lixo.

Levítico 26.10 “E comereis da colheita velha por longo tempo guardada, até a final a removerdes para dar lugar à nova”.

Enquanto guardarmos o que é velho comemos velharia. Chega meu irmão, Deus tem algo novo para você, não se conforme com essa situação siga os princípios que Deus está a falando nesta noite e o novo vai chegar, a tempestade vai passar e o sol vai brilhar forte na tua vida.


Conclusão:

Só pode receber, viver o novo de Deus aquele que nasce de novo.

João 3:3 “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

Quando você decide nascer de novo, você decide viver uma nova história, um futuro de vitória ao lado de Cristo Jesus! O que você vai decidir hoje, viver essa vida velha de derrota, ou viver o novo para ter um futuro de glória. A decisão é sua.


DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...