23/04/2017

RENOVADO EM DEUS

TEXTO
ISAIAS 40:31
Mas os que esperam no Senhor, renovarão as sua forças, e subirão com asas como águia, correrão e não se cansarão, andarão e não fatigarão.

A tradição antiga acreditava que a águia mantinha toda sua beleza e força porque tinha a capacidade de se renovar. Por isso Isaias diz que precisamos nos renovar à semelhança da águia.
A águia é uma das mais belas aves que vive 70 anos aproximadamente, mas quando ela atinge seus 40 anos ela tem dois caminhos a seguir, o primeiro é esperar pela morte e o segundo é passar por um processo de renovação onde ela se retira para uma montanha alta, que dura aproximadamente 150 dias, onde ela retira o bico batendo ele em uma pedra, depois retiras suas garras e por último retira todas suas penas com seu novo bico.
Você já sentiu que precisa renovar suas forças?
Há momentos em nossas vidas que não da para continuar como estamos.
Precisamos de uma renovação completa.
Ai fazemos esta pergunta: COMO RENOVAR MINHA VIDA?
Vamos comparar o processo de renovação da águia com a renovação de nossa vida.

1-   PARA TUDO, E TIRA TEMPO PARA DEUS

Depois que tomar esta decisão de tirar tempo para Deus, sua prioridade passará a ser se renovar em Deus, assim como a águia busca um lugar para sua renovação, assim faremos também, buscando um lugar para estar mais perto de Deus.
O psicólogo Augusto Cury, comenta que a geração de hoje sofre de SPA -  Síndrome do Pensamento Acelerado, as pessoas são ativistas, mecânicas e não conseguem ficar paradas.
Por isso muitas decisões são tomadas sem pensar.
Tempo é uma questão de prioridade. Se você quiser renovar sua vida, precisa tirar tempo para isso.
Você esta disposto a tirar este tempo para sua renovação.
RENOVAÇÃO TEM QUE SER PRIORIDADE EM SUA VIDA.

2- SOBE A UM ALTO MONTE PARA ESTAR SÓ
Durante o processo de renovação, a águia voa ao mais alto monte e fica solitária e protegida, e onde possa descansar enquanto passa pelo tratamento de renovo.
Precisamos estarmos mais alto que os problemas, irmos para mais perto de Deus e  louvar seu nome como Jesus nos ensinou  em (Mt. 6:7 – orarás a teu Pai em secreto).
O próprio Jesus se retirava para o monte para orar a Deus sozinho e renovar sua vida de comunhão com o Pai.
No alto monte Ele foi transfigurado em glória (Mc.9:1-8).
O monte significa um lugar acima dos principados e potestades (Ef.6:12 pois a nossa luta não é contra a carne ou sangue, mas contra principados e potestades, contra os dominadores das trevas deste mundo, contra a iniquidade espiritual nas alturas.)

Quando estiver num vale de lutas e tribulações, suba ao alto monte da oração para estar acima dos problemas na presença do Senhor e do alto, nas regiões celestiais (EF. 1.3) contemplar as bênçãos como solução.
Você tem se retirado para oração e santificação?
Só você pode consagrar sua vida na presença de Deus!


3-SACRIFÍCIO
A águia, quebra o bico, arranca as unhas e retira as penas
A águia está envelhecida, com o bico gasto, unhas rachadas e penas desgastadas. Para se renovar precisa quebrar o bico, arrancar as unhas e penas para que nasçam tudo de novo.
Para se renovar é preciso sacrificar algo. Assim como a águia precisamos renovar nossos lábios, nossas mãos e nossa cobertura espiritual. Retirar tudo que está velho em nossa vida. Isso certamente é dolorido. Mas entre a dor do fim iminente e a dor de um processo de cura, esta é a melhor opção.
Muitas vezes somos como uma criança que não quer deixar passar remédio na ferida por que vai arder. É preciso enfrentar a dor do tratamento para ser restaurado.
Como Jesus não achou difícil dispor de sua glória para suportar a cruz, sabendo do poder da ressurreição, “tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8.18).
Você está disposto a sacrificar algo em prol de sua vitória?
Abra mão do que for preciso para receber sua bênção!


4- Espera pacientemente
A águia tem que esperar isolada por 150 dias até o processo de restauração seja completo. Durante este período não é vista por ninguém. Fica sem caçar esperando sua renovação.
Precisamos evitar o imediatismo. Estamos acostumados com coisas automáticas e muitas vezes pensamos que tudo deve ser assim. A vida é como um rio que em alguns trechos corre caudalosamente e em outros escorre rapidamente não adiantando querer apressar ou represar.
Deus em seu infinito poder teria condições de criar tudo em uma única palavra, de uma só vez, mas preferiu fazer aos poucos, gastando sete dias num processo equilibrado. Se tivesse feito tudo de uma vez seria uma grande desordem. Por isso primeiro criou a água e depois os peixes, primeiro a terra e depois as plantas, assim cada coisa na hora e forma correta.
Tudo tem o seu tempo certo (Eclesiastes 3.1-8) e o tempo da renovação é imprescindível se queremos continuar.
Você está disposto a esperar o tempo necessário para seu tratamento?
Tenha paciência, Deus está cuidando de você!

5- Sobe acima das tempestades
Quando enfrenta uma tempestade, a águia sobrevoa acima das nuvens onde pode ver o sol e ficar livre de perigo. Ao passar a tempestade a águia volta para seu abrigo.
Assim também devemos buscar mais a Deus quando passamos por provações e junto do Senhor ter a proteção. Nada adianta ficar exposto à tempestade tentando enfrentá-la. É melhor esperar passar e depois continuar. Proteja-se durante as lutas, pois “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91.1).
Quando enfrentar situações de conflito e tiver vontade de fugir, saia um pouco para descansar a cabeça, ore a Deus e assim estará acima das tempestades. Como Moisés quando subiu o monte, ao voltar o seu rosto brilhava (Êxodo 34.35) deste modo você terá forças para continuar de maneira equilibrada e correta sem precipitações.
Você prefere ficar no meio do tumulto ou sobrevoar acima das tempestades?
Suba acima da tribulação na presença do Senhor!
Deixe Deus renovar sua vida!

-CONCLUSÃO
Salmos 103.5 "a tua mocidade se renova como a da águia"
Após este tempo de renovação, a águia está preparada para viver mais trinta anos com força e vigor de sua juventude. Se não estivesse disposta a vencer todo este tempo doloroso, sua vida chegaria ao fim precocemente.
Peça ao Senhor para renovar sua vida como a águia. Aceite passar pelos processos necessários para sua restauração. Pare e tire tempo para você, reflita sozinho sobre sua vida, dedique-se à oração e santificação, sacrifique o que for preciso, abra mão do que é desnecessário, seja paciente e saia da mediocridade subindo acima das tempestades de problemas na presença de Deus.

Sua vida será renovada pelo Senhor!

GETSÊMANI

GETSÊMANI, LUGAR DE DOR E RECEBIMENTO DA GRAÇA DE DEUS

“36 Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;  37  e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.  38  Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.  39  Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.  40  E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?  41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.  42  Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.  43  E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados.  44  Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras.  45  Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.  46  Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.” (Mateus 26:36-46)

1.     Introdução
O Getsêmani era um lugar muito conhecido que significa “prensa de azeite”. Naquele local, haviam muitas oliveiras plantadas. Também existia uma prensa ou lagar. O lagar era um tanque onde as oliveiras eram apertadas de forma que o óleo das azeitonas era espremido. Então ali em Getsemani, oliveiras eram espremidas para que o bom óleo de azeite pudesse ser obtido e comercializado.
O significado do nome de Getsêmani, expressa muito bem a agonia que Jesus sentiu naquele lugar.
As vezes, nós também somos colocados na prensa ou no lagar de Deus.  Algo que tenho aprendido é que Deus tem o poder de usar o abatimento para poder nos edificar. Deus usa as lutas e provações que nos atingem para nos ensinar. Deus nos coloca no seu lagar, para nos tratar e mais tarde nos usar.
2.     O verso 37 diz:  …..levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.  38  Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
O verso 37 e 38 nos mostra que Jesus estava em luta contra as fraquezas de sua própria humanidade. O plano divino estava traçado, mas a natureza humana de Jesus ainda lutava. A oposição ao plano divino estava na própria carne de Jesus. A tristeza e a angustia de Jesus foram tão profundas naquele instante que Cristo pede a Pedro e os dois filhos de Zebedeu que fiquem com Ele.
Jesus havia enfrentado antes, muitas oposições a sua missão. Pedro não entendendo o plano de Deus para a vida de Cristo propôs que Cristo não morresse na cruz. Satanás tentou a Cristo, tentando afasta-lo da obediência ao Pai.
Mas no Getsêmani Jesus enfrentou inimigos diferentes. Naquele instante, seu grande inimigo era a sua própria humanidade. Sua humanidade revelava naquele momento, os limites e fraquezas que são comuns a todo ser humano. O Deus encarnado estava tendo uma profunda experiência naquele instante com as fragilidades que fazem parte da natureza humana.
A humanidade de Jesus permitiu que Ele experimentasse o medo, a angustia e tristeza profunda. Mas nenhum desses sentimentos afastou a Cristo do seu alvo.
Aprendamos também a imitar este exemplo de Cristo. Quando entrarmos em luta contra nossos próprios sentimentos, como o medo, a dúvida ou a angustia, peçamos a Deus forças para permanecer firmes no alvo e no plano de Deus.



3.     No verso 38, há um detalhe importante a observar nas palavras de Jesus. Ele diz: “…ficai aqui e velai comigo.”
Jesus sentia a necessidade de ter pessoas com ele naquele momento. Ele não queria ficar só. Ele leva consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu.
Jesus entendia que algumas lutas não devem ser experimentadas no isolamento ou em solidão. Existem lutas na vida do crente que devem ser compartilhadas.
Sabiamente, o apóstolo entendendo isso nos recomenda em Gálatas 6:2: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.”
Compartilhar faz bem a nós mesmos. Ter algum confidente, alguém com quem podemos abrir o coração, e revelar os nossos medos é bom e necessário.
As vezes, um crente se reveste de uma grande capa de espiritualidade para esconder as suas fragilidades e imperfeições. Mais tarde, vem a bomba, a notícia que ninguém esperava: o irmão caiu, ou ficou frio espiritualmente.
O verdadeiro homem ou mulher espiritual é aquele que aceita seus limites e sabe que é apenas um frágil vaso de barro. Ele reconhece o que o apostolo Paulo também distinguiu em Romanos 7:24: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”
Até mesmo Jesus reconheceu as fraquezas que existiam na sua humanidade. Até mesmo Jesus reconheceu que precisava de companhia para compartilhar as pressões daqueles momentos.
4. No verso 39, vemos Jesus fazer uma importante oração naquele momento de luta. O texto diz: “Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.”
Jesus não estava se rebelando contra o Pai quando perguntou se era possível afastar o cálice do sofrimento. Aqui Ele está expressando ao Pai o que sua humanidade sentia: a dor e a angustia.
É claro que a ideia de morrer numa cruz não é agradável para nenhum homem, e nem o foi nem mesmo para o homem Jesus. Porém Jesus coloca a soberana vontade do Pai acima das tentações e fraquezas de sua humanidade.  Ele diz: “Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres”.
Nos momentos em que nossos sentimentos ou uma situação tentar nos pressionar a tomar uma decisão precipitada, é importante fazermos como Jesus: “Senhor, não seja o que eu quero e sim o que tu queres”.
Em momentos de sofrimento aprendamos a confiar na palavra, nas promessas e planos do Senhor. Nestas horas precisamos orar dizendo: “faça-se em mim a tua vontade, oh Senhor”.
5.     O verso 40 diz: “E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Getsêmani representou para Cristo, um lugar de lutas e derramamento da graça. Para os discípulos foi um lugar de sonolência.
Jesus aproveita a sonolência de Pedro para preveni-lo contra todas as espécies de tentações que o discípulo logo enfrentaria. Jesus esclarece que a maneira de vencer a tentação é manter-se alerta e orar.
Manter-se atento significa estar consciente das possibilidades de ser tentado, e perceber a sutileza da tentação e estar espiritualmente preparado para vence-la.
Pelo fato de uma tentação nos atingir onde somos vulneráveis, não podemos resistir sozinhos. Uma das ferramentas de defesa que temos é a oração. Ela é essencial para que o poder de Deus fortaleça as nossas defesas.





6.     Conclusão
Você conhece uma árvore chamada CARVALHO?
Pois é, essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente.
Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorridas numa determinada floresta eles observam logo o carvalho, pois uma característica fundamental deste vegetal, é que quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo quase impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!
Mas não pense que os cientistas precisam fazer essas análises todas para saber isso! Basta apenas eles olharem para o carvalho. Na medida que o carvalho vai enfrentando mais tempestades ele vai ficando mais robusto e assume uma aparência gigantesca, como se realmente tivesse feito muita força.
Muitas vezes uma aparência triste! Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça!
Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme!
Moral. Assim como o carvalho tira proveito das tempestades para se fortalecer, devemos ser também nós.
Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes!
Um pouco marcados. Muitas vezes com aparência abatida, mas fortes!!!
Com raízes bem firmes e profundas na terra!
Podemos, com isso, compreender o que o nosso PAI maravilhoso quis nos ensinar, quando disse que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece. E também a confiança do rei Davi quando cantou: ”Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte eu não temerei mal algum, porque TÚ estás comigo…”
Por isso quando olhar pela janela e ver o lindo alvorecer, lembre-se de que não há temor com os infortúnios do dia, porque DEUS está contigo!

Ele o protegerá!

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...