João 21:1-3
“Depois disto manifestou-Se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-Se assim: Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos Seus Discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.”
Observe que os discípulos voltaram a viver a mesma situação de quando o Senhor Jesus, pela Sua Palavra, fez o milagre da pesca maravilhosa. Mas, desta vez, havia uma diferença: anteriormente, Pedro ainda era apenas um pescador, ele não tinha convivido com o Senhor Jesus, não tinha ouvido de perto as Suas Palavras, Ensinamentos, conhecido a Sua humildade, a Sua força.
Nesta ocasião, 8 dias depois da Ressurreição e aparição de Cristo, Pedro, assim como os demais, já tinham experimentado tudo isso, e tinham deixado para trás a sua vida passada para servirem ao Senhor Jesus. Então, o que foi que fizeram de errado? Na “ausência” do Senhor Jesus, eles voltaram à prática do que faziam antes.
Quantas não são as pessoas que, na “ausência” do Senhor Jesus, voltam à prática das velhas obras? Na verdade, o Senhor Jesus nunca Se ausenta, pois Ele tudo vê, ouve e sabe. Ele é Omnipresente! Mas há quem pense que Deus olha para o lado e não tem conhecimento do pensamento que ela alimentou, do sentimento que guardou…
“E, sendo já manhã, Jesus Se Apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.” João 21:4
Não é estranho? Como seria possível não reconhecerem Aquele que com eles conviveu por 3 anos e meio? Eles estavam cansados do trabalho da pesca, decepcionados por não terem pescado nada e tinham “esquecido” o Rosto e Voz do Seu Mestre.
“Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-Lhe: Não.” João 21:5
Quando a pessoa deixa de reconhecer o Senhor Jesus na sua vida, também não consegue mais ouvir a Sua Voz, não consegue distinguir quando é Ele falando.
“E Ele lhes Disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.”
João 21:6-7
Infelizmente, Pedro teve que ouvir da boca de outro que era o Senhor Jesus Quem estava na praia. Assim, existem muitos, que mesmo Deus fazendo Sinais diante de si, não O conseguem ver, reconhecer e muito menos fazer aparecer para outros, através deles…
Repare que Pedro estava nu e assim ficam todos os que perdem a Direção de fazer o que Deus nos chamou para Fazer, que é de manter a nossa alma Salva e Salvar a outros. Estes acabam, consequentemente, por perder a Fé-Viva no Deus-Vivo, ficam “nus” espiritualmente, vulneráveis, doentes no espírito e na Alma.
E, o que fazer, então?
Deve cingir-se com a Verdade e lançar-se, como Pedro o fez, apesar de ter errado, pois não era para estarem ali no barco a pescar peixes e sim como “pescadores de Almas”.
“E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes. João 21:8
Quando a pessoa fica ainda presa, as bênçãos acaba se atrasando. O que Deus lhe tenha dado não é para você ficar arrastando; Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.” João 21:9
Que lindo e maravilhoso é o nosso Deus! Veja que o Senhor Jesus já tinha tudo preparado, não precisava de nada do que eles tinham apanhado, pois foi Ele mesmo que tinha concedido-dado.
A fogueira – Brasas para aquecê-los e secá-los: O Espírito Santo, que é o Fogo de Deus em nós;
Os peixes – Para saciar a fome: Suprimento de Deus das nossas necessidades físicas;
O Pão – O alimento da Alma, que representa o Senhor Jesus, que é o Pão que desceu do Céu para a nossa Salvação;
E a Maravilha de estar diante do Senhor Jesus, na Sua Presença…
Ele não podia obrigá-los a aproximarem-se das brasas, a comerem do melhor peixe e saciarem-se com o melhor pão, a decisão era dos mesmos.
Neste Domingo, você vai decidir se se vai aproximar das “Brasas” que estão no Altar do Deus-Vivo e “comer” do Pão-Vivo, que é o Senhor Jesus, e as suas necessidades físicas serão atendidas se, repito SE você não for egoísta e trouxer o que tem consigo, como bem Disse o Senhor:
“Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar” (João 21:10)
Dê, seja pouco ou muito, seja medo ou segurança, tristeza ou alegria, ódio ou amor, egoísmo ou generosidade, infidelidade ou fidelidade, ingratidão ou ingratidão, mentiras ou verdade, duvidas ou fé… Pode dar, Ele vai aceitar e transformar…
Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”. (Marcos 2:17 – NVI)
07/09/2017
BUSCAI PRIMEIRO
Encontramos estas palavras ditas pelo Nosso Senhor Jesus Cristo, em Mateus 6:33. Assim lemos:
Mateus 6:33
"Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
De acordo com Jesus Cristo, a primeira coisa que devemos buscar, a prioridade máxima que devemos ter, é o Reino de Deus e Sua Justiça. Isto, por outro lado, não se refere simplesmente a uma busca externa. Nada pode ser manifestado exteriormente e ser genuíno se não for estabelecido primeiro internamente no coração. É o coração que deveria primeiramente, acima de tudo, buscar o Senhor e Seu Reino.
1. Mateus 6:19-20
Começando em Mateus 6:19-20, lemos:
Mateus 6:19-20
"Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam."
Embora exista tesouro terrenos, o verdadeiro tesouro é celestial. É este – o tesouro celestial – que Jesus nos chama a ajuntar. De fato, que vantagem se alguém é rico na terra, mas pobre no céu? Como o próprio Jesus disse ao anjo da Igreja de Laodiceia no Livro do Apocalipse, capítulo 3:
Apocalipse 3:17-18
"Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas."
É o Senhor Jesus Cristo quem tem o ouro real, chamando-nos a irmos e comprarmos dele o verdadeiro ouro. Aceitaremos seu chamado às riquezas celestiais, ouro refinado, ou compraremos as riquezas perecíveis deste mundo? Conforme Timóteo 6:6-8 nos diz:
1 Timóteo 6:6-9
"Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso, contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína."
e Hebreus 13:5-6
"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem?"
O grande ganho é a piedade. A riqueza genuína é celestial. A verdadeira riqueza é aquele ouro comprado do Senhor Jesus Cristo. Que possamos ir e comprar dele ouro refinado que se converte em verdadeira riqueza e não permitamos que o engano das riquezas e o cuidado deste mundo tornem a semente da Palavra de Deus infrutífera em nossos corações. (Lucas 8:14).
2. Mateus 6:21
Continuando, Jesus Cristo deixa claro porque é tão importante o que alguém considera como verdadeiro tesouro. Assim, no versículo 21 lemos:
Mateus 6:21
"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."
Onde estiverem nossos tesouros, aí estarão também nossos corações. Em outras palavras, é impossível ter nosso coração apegado às coisas terrenas e ao mesmo tempo ajuntar tesouros no céu. Tesouros nos céus apenas são guardados por aqueles que têm seus corações no céu. Por isso Paulo diz:
Colossenses 3:2
"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra."
E conforme o próprio Senhor diz:
Mateus 6:24
"NINGUÉM pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
É impossível servir a Deus e ao mundo. Um é contrário ao outro. Conforme Tiago nos diz muito bem:
Tiago 4:4
"...não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."
Quanto mais alguém deseja o mundo, mais a chama de Deus se inflamará contra ele e vice-versa. Claro, não estamos falando sobre coisas materiais no mundo, pois todos vivemos neste mundo e o Senhor nos estabeleceu para sermos testemunhas nele. Estamos falando sobre mistura de práticas e o espírito deste mundo. É impossível servir ao espírito do mundo e o Santo Espírito.
E conforme o Senhor diz:
Mateus 6:25
" Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?"
A frase “Por isso vos digo” conecta o que Jesus diz nesta passagem com o que disse anteriormente, isto é, que não podemos servir a dois mestres. Em outras palavras, “por isso”, ou seja, porque não podemos servir a dois mestres, nós não devemos nos preocupar com nossa vida. De outra forma estaremos servindo ao mestre errado. “Não vos preocupeis com vossa vida”, e isto inclui qualquer preocupação que alguém possa ter: família, filhos, finanças, carreiras, saúde e geralmente qualquer preocupação desta vida, pequena ou grande está incluída nesta categoria. É claro que o fato de não nos preocuparmos com nossa vida não significa que não tenha que cuidar dela. Contudo não somos nós que a cuidaremos. Conforme I Pedro 5:6-7 diz:
I Pedro 5:7
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
É Deus quem cuida de nós e o Único a quem devemos lançar nossas ansiedades. Isto não é apenas uma exortação. Voltando ao que o Senhor disse: “por isso eu vos digo”, isto mostra que o servir ao verdadeiro Senhor vai de mãos dadas com o lançar cada preocupação nas mãos de Deus. Melhor dizendo, alguém pode servir a Deus apenas se chegar ao nível de tirar as preocupações de si mesmo e entregá-las a Deus.
Referente ao tópico dos cuidados e as consequências que elas podem causar quando não são entregues a Deus, Jesus adverte:
Lucas 21:34
"E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia."
e outra vez Lucas 8:14
"E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição."
e 2 Timóteo 2:3-4
"Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra."
A consequência que as preocupações têm sobre o homem de Deus é torná-lo infrutífero. Isto não é uma questão se os cuidados são coisas concretas. O que realmente importa é o que fazemos com elas. Ocupamo-nos com elas, tornando nossos corações pesados, abatidos, e assim incapazes de dar frutos, ou depositamos em Deus, que como nos disse, cuida de nós? Já que a palavra de Deus é a referência, mais uma vez está muito claro:
Filipenses 4:6-7
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus."
3. Mateus 6:31-32
Voltando a Mateus 6 e às palavras de nosso Senhor:
Mateus 6:31-32
"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: “Que comeremos”?”, ou “que beberemos?” ou “com que nos vestiremos”? ”Porque todas estas coisas os gentios procuram.”
O cuidar tem suas razões, assim também o amar a quem te ama, resistir ao inimigo se defendendo e assim por diante. Tudo que o mundo faz pode ser racional, mas NÃO É CRISTÃO. O fato de caminharmos pela razão não necessariamente quer dizer que caminhamos pelo espírito da Palavra. Ao contrário, eu diria que podemos caminhar pelo espírito no mundo, o espírito da árvore do conhecimento do bem e do mal e é exatamente com este espírito que o Senhor nos diz para NÃO nos prendermos ao jugo com eles:
2 Coríntios 6:14-18
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso."
O jugo do qual a Palavra de Deus fala nesta passagem, não é o jugo físico, mas o espiritual. O Senhor ama cada indivíduo neste mundo e por cada um Ele deu Seu filho Jesus Cristo, “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eternal." (João 3:16). É por isso que ele nos estabeleceu neste mundo para sermos luzes (Mateus 5:14). Entretanto, o problema de Deus não é a com as pessoas, mas com o sistema deste mundo e o espírito, que rege e governa o mundo. A frase “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis” não quer dizer que temos que largar nossas atividades e nos isolarmos fisicamente do mundo. Em vez disso, quer que abandonemos as práticas deste mundo, de estarmos unidos em jugo com o espírito deste mundo. Estamos em jugo juntos com os infiéis quando nos sujeitamos ao mesmo espírito que eles estão sujeitos. Por isso, Romanos nos diz:
Romanos 12:1-2
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Há uma conformação, mas há também a transformação. A qualquer momento, cada um de nós fará uma das opções: Conforma-se com o mundo ou se é transformado com a renovação de seu entendimento. Ou vive para si mesmo ou apresenta seu corpo como sacrifício vivo ao Senhor.
Voltando a Mateus 6 e os versículos os quais iniciamos:
Mateus 6:31-34
"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: “Que comeremos”?”, ou “que beberemos?” ou “com que nos vestiremos”? ”Porque todas estas coisas os gentios procuram. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
A existência de cuidados é indisputável. Contudo, não nos conformemos com o espírito deste mundo, nos preocupando com eles, pois Deus nos diz que Ele sabe do que necessitamos. Ao contrário, deixemo-nos “ser transformados pela renovação de nosso entendimento” voltando nossos corações a Deus, Seu Reino e justiça. É Ele nossa prioridade máxima, e o único que suprirá mais abundantemente nossas necessidades. É o único tesouro que é genuíno, que nunca perece, mas está reservado para nós no céu.
Hoje você pode decidir, buscar primeiro o Reino de Deus ou continuar com as preocupações deste mundo.
A decisão é sua
Mateus 6:33
"Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
De acordo com Jesus Cristo, a primeira coisa que devemos buscar, a prioridade máxima que devemos ter, é o Reino de Deus e Sua Justiça. Isto, por outro lado, não se refere simplesmente a uma busca externa. Nada pode ser manifestado exteriormente e ser genuíno se não for estabelecido primeiro internamente no coração. É o coração que deveria primeiramente, acima de tudo, buscar o Senhor e Seu Reino.
1. Mateus 6:19-20
Começando em Mateus 6:19-20, lemos:
Mateus 6:19-20
"Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam."
Embora exista tesouro terrenos, o verdadeiro tesouro é celestial. É este – o tesouro celestial – que Jesus nos chama a ajuntar. De fato, que vantagem se alguém é rico na terra, mas pobre no céu? Como o próprio Jesus disse ao anjo da Igreja de Laodiceia no Livro do Apocalipse, capítulo 3:
Apocalipse 3:17-18
"Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas."
É o Senhor Jesus Cristo quem tem o ouro real, chamando-nos a irmos e comprarmos dele o verdadeiro ouro. Aceitaremos seu chamado às riquezas celestiais, ouro refinado, ou compraremos as riquezas perecíveis deste mundo? Conforme Timóteo 6:6-8 nos diz:
1 Timóteo 6:6-9
"Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso, contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína."
e Hebreus 13:5-6
"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem?"
O grande ganho é a piedade. A riqueza genuína é celestial. A verdadeira riqueza é aquele ouro comprado do Senhor Jesus Cristo. Que possamos ir e comprar dele ouro refinado que se converte em verdadeira riqueza e não permitamos que o engano das riquezas e o cuidado deste mundo tornem a semente da Palavra de Deus infrutífera em nossos corações. (Lucas 8:14).
2. Mateus 6:21
Continuando, Jesus Cristo deixa claro porque é tão importante o que alguém considera como verdadeiro tesouro. Assim, no versículo 21 lemos:
Mateus 6:21
"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."
Onde estiverem nossos tesouros, aí estarão também nossos corações. Em outras palavras, é impossível ter nosso coração apegado às coisas terrenas e ao mesmo tempo ajuntar tesouros no céu. Tesouros nos céus apenas são guardados por aqueles que têm seus corações no céu. Por isso Paulo diz:
Colossenses 3:2
"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra."
E conforme o próprio Senhor diz:
Mateus 6:24
"NINGUÉM pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
É impossível servir a Deus e ao mundo. Um é contrário ao outro. Conforme Tiago nos diz muito bem:
Tiago 4:4
"...não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."
Quanto mais alguém deseja o mundo, mais a chama de Deus se inflamará contra ele e vice-versa. Claro, não estamos falando sobre coisas materiais no mundo, pois todos vivemos neste mundo e o Senhor nos estabeleceu para sermos testemunhas nele. Estamos falando sobre mistura de práticas e o espírito deste mundo. É impossível servir ao espírito do mundo e o Santo Espírito.
E conforme o Senhor diz:
Mateus 6:25
" Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?"
A frase “Por isso vos digo” conecta o que Jesus diz nesta passagem com o que disse anteriormente, isto é, que não podemos servir a dois mestres. Em outras palavras, “por isso”, ou seja, porque não podemos servir a dois mestres, nós não devemos nos preocupar com nossa vida. De outra forma estaremos servindo ao mestre errado. “Não vos preocupeis com vossa vida”, e isto inclui qualquer preocupação que alguém possa ter: família, filhos, finanças, carreiras, saúde e geralmente qualquer preocupação desta vida, pequena ou grande está incluída nesta categoria. É claro que o fato de não nos preocuparmos com nossa vida não significa que não tenha que cuidar dela. Contudo não somos nós que a cuidaremos. Conforme I Pedro 5:6-7 diz:
I Pedro 5:7
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
É Deus quem cuida de nós e o Único a quem devemos lançar nossas ansiedades. Isto não é apenas uma exortação. Voltando ao que o Senhor disse: “por isso eu vos digo”, isto mostra que o servir ao verdadeiro Senhor vai de mãos dadas com o lançar cada preocupação nas mãos de Deus. Melhor dizendo, alguém pode servir a Deus apenas se chegar ao nível de tirar as preocupações de si mesmo e entregá-las a Deus.
Referente ao tópico dos cuidados e as consequências que elas podem causar quando não são entregues a Deus, Jesus adverte:
Lucas 21:34
"E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia."
e outra vez Lucas 8:14
"E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição."
e 2 Timóteo 2:3-4
"Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra."
A consequência que as preocupações têm sobre o homem de Deus é torná-lo infrutífero. Isto não é uma questão se os cuidados são coisas concretas. O que realmente importa é o que fazemos com elas. Ocupamo-nos com elas, tornando nossos corações pesados, abatidos, e assim incapazes de dar frutos, ou depositamos em Deus, que como nos disse, cuida de nós? Já que a palavra de Deus é a referência, mais uma vez está muito claro:
Filipenses 4:6-7
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus."
3. Mateus 6:31-32
Voltando a Mateus 6 e às palavras de nosso Senhor:
Mateus 6:31-32
"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: “Que comeremos”?”, ou “que beberemos?” ou “com que nos vestiremos”? ”Porque todas estas coisas os gentios procuram.”
O cuidar tem suas razões, assim também o amar a quem te ama, resistir ao inimigo se defendendo e assim por diante. Tudo que o mundo faz pode ser racional, mas NÃO É CRISTÃO. O fato de caminharmos pela razão não necessariamente quer dizer que caminhamos pelo espírito da Palavra. Ao contrário, eu diria que podemos caminhar pelo espírito no mundo, o espírito da árvore do conhecimento do bem e do mal e é exatamente com este espírito que o Senhor nos diz para NÃO nos prendermos ao jugo com eles:
2 Coríntios 6:14-18
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso."
O jugo do qual a Palavra de Deus fala nesta passagem, não é o jugo físico, mas o espiritual. O Senhor ama cada indivíduo neste mundo e por cada um Ele deu Seu filho Jesus Cristo, “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eternal." (João 3:16). É por isso que ele nos estabeleceu neste mundo para sermos luzes (Mateus 5:14). Entretanto, o problema de Deus não é a com as pessoas, mas com o sistema deste mundo e o espírito, que rege e governa o mundo. A frase “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis” não quer dizer que temos que largar nossas atividades e nos isolarmos fisicamente do mundo. Em vez disso, quer que abandonemos as práticas deste mundo, de estarmos unidos em jugo com o espírito deste mundo. Estamos em jugo juntos com os infiéis quando nos sujeitamos ao mesmo espírito que eles estão sujeitos. Por isso, Romanos nos diz:
Romanos 12:1-2
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Há uma conformação, mas há também a transformação. A qualquer momento, cada um de nós fará uma das opções: Conforma-se com o mundo ou se é transformado com a renovação de seu entendimento. Ou vive para si mesmo ou apresenta seu corpo como sacrifício vivo ao Senhor.
Voltando a Mateus 6 e os versículos os quais iniciamos:
Mateus 6:31-34
"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: “Que comeremos”?”, ou “que beberemos?” ou “com que nos vestiremos”? ”Porque todas estas coisas os gentios procuram. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
A existência de cuidados é indisputável. Contudo, não nos conformemos com o espírito deste mundo, nos preocupando com eles, pois Deus nos diz que Ele sabe do que necessitamos. Ao contrário, deixemo-nos “ser transformados pela renovação de nosso entendimento” voltando nossos corações a Deus, Seu Reino e justiça. É Ele nossa prioridade máxima, e o único que suprirá mais abundantemente nossas necessidades. É o único tesouro que é genuíno, que nunca perece, mas está reservado para nós no céu.
Hoje você pode decidir, buscar primeiro o Reino de Deus ou continuar com as preocupações deste mundo.
A decisão é sua
VALE DE OSSOS SECOS
Ezequiel 37.1-10
A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.
Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.
Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes".
Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!
Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.
Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ ".
E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.
Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.
A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ ".
Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!
-Introdução:
Avivamento é voltar à vida. Por isso a visão da ressurreição dos ossos secos é uma ilustração de um verdadeiro avivamento. Toda vez que algo está morrendo em nós, precisamos de um avivamento para fazer reviver o que Deus nos dá. Deus é o dono da vida e somente Ele pode trazer o verdadeiro avivamento.
Sempre que Deus quer trazer um avivamento, Ele levanta um profeta. Amós 3:7 Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas, como Ezequiel que foi escolhido para ver e falar o que Deus lhe mostrava, profetizando a vida onde antes havia a morte. Nós temos que pedir a Deus ‘Senhor manda-nos um avivamento. Precisamos de um avivamento, precisamos de um despertar, precisamos voltar a viver’.
O que precisa reviver em sua vida?
Vamos refletir como profetizar o avivamento:
1- O Vale do Profeta: v.1-3
A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.
Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.
Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes".
A situação do lugar e dos ossos secos apresenta o diagnóstico da morte espiritual:
-SECURA: os ossos estavam sequíssimos, o que demonstra morte há muito tempo (v.2)Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.;
-SILÊNCIO: não havia vida ali, então tudo estava muito quieto;
-DUREZA: os ossos estavam muito endurecidos;
-INÉRCIA: nada se movia naquele lugar por causa da morte que imperava;
Estes sintomas de morte mostram a situação do vale onde estava o profeta. Se você está em meio à sequidão de pessoas frias emocionalmente, em meio à indiferença do silêncio, à dureza de corações que não se quebrantaram diante do Senhor e cercado da inércia porque nada acontece e as coisas não mudam, então você é um profeta no meio do vale de ossos secos.
Quando o Senhor perguntou a Ezequiel se os ossos poderiam reviver, o profeta disse sabiamente para Deus: “tu o sabes” (v.3)Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes".
Como profetas, precisamos reconhecer que não sabemos de nada, mesmo que vejamos tudo errado.
Qual é o seu vale de ossos secos?
Seja um profeta no seu vale!
2- O Profeta no Vale: v.4, 9 e 12
Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!
Ezequiel 37:4
A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ ".
Ezequiel 37:9
12 Por isso profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel.
O profeta teve algumas atitudes importantes diante daquele vale:
-DEPENDÊNCIA: ser conduzido pelo Espírito (v.1)
-VISÃO: ver o que Deus mostra
-PERCEPÇÃO: ouvir a voz de Deus (v.3)
-PROFETIZAR: falar o que Deus manda (v.4, 9 e 12).
O profeta deve estar em total dependência de Deus e ser conduzido pelo Espírito em tudo o que faz, sabendo que a mão de Deus está sobre sua vida. Somente quem é profeta é que tem visão, porque quem está cego ou nas trevas não consegue ver. Então se você está vendo algo errado é porque você é alguém que tem visão de profeta.
Ezequiel recebeu três vezes a ordem de profetizar sobre aqueles ossos que representavam o povo de Israel. Muitas vezes Deus fala conosco e paramos por aí sendo que devemos continuar profetizando.
O que você tem visto?
Profetize o que Deus manda falar!
3- O poder da Profecia: v.7-10
E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.
Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.
A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ ".
Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!
Quando o profeta anunciava a palavra de Deus algumas coisas aconteciam:
-MOVIMENTO: o barulho dos ossos que se batiam ao se encontrar (v.7)
-FORÇA: nasciam tendões e ligamentos entre os ossos (v.6).
-REVESTIMENTO: nasceu carne e pele sobre os corpos levantados (v.8).
-VIDA: o Espírito de vida entrou nos corpos que foram ressuscitados (v.9).
Este processo mostra que o avivamento não acontece de uma vez. É preciso passar por cada uma destas etapas. Às vezes é doloroso quando as pessoas, ainda mortas, batem seus ossos umas nas outras. É preciso buscar consistência como ligamentos entre as pessoas. Também devemos ter paciência quando o povo ainda está na carne e sente na pele as vontades humanas. Mas quando o Espírito vem sobre seu povo, então se tornam um exército para Deus.
O que você tem profetizado?
Profetize e veja Deus operar!
Deus vai avivar você!
-CONCLUSÃO:
Quando somos levados por Deus para o meio dos ‘vales de ossos secos’ nem sempre entendemos porque muitas vezes nós também estamos como estes ossos. Mas quando o Senhor nos levanta como profetas e nos faz ver e falar o que o Senhor quer então tudo se transforma pelo poder de Deus.
Muitas vezes ficamos preocupados com os outros, sendo que primeiramente precisamos nos preocupar conosco mesmos, pedindo ao Senhor que nos avive e nos faça ser profetas no meio dos vales. Se você quer ser profeta, saiba que Deus te colocará no meio de ossos secos para te usar para trazer a vida.
Você tem visto ossos secos?
Deus vai levantar um exército vivo!
PAI HEROI
Hebreus 11.38
Andaram como refugiados pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. O mundo não era digno deles!
-Introdução:
As histórias de super-heróis mostram personagens que têm um poder sobrenatural e são invencíveis. Mas isso não é muito diferente das dificuldades enfrentadas por tantos pais de família que fazem o que parece impossível por seus filhos. Por outro lado, muitos homens alcançam grandes conquistas em sua vida profissional a custo de perder os momentos mais importantes da vida de seus filhos. Por causa disso, acabam perdendo o privilégio de vencer junto com a família desde os momentos mais simples aos mais difíceis. O maior heroísmo que um pai pode alcançar é estar presente em cada momento.
Os Heróis da Fé listados em Hebreus 11 foram personagens da história bíblica que venceram grandes desafios através de sua fé em Deus. Nesta lista podemos destacar alguns pais que foram vitoriosos tanto fora como dentro de casa.
Quem é o seu maior herói?
Vamos refletir sobre alguns pais citados na galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11:
1- Noé > Trabalho: Hebreus 11.7 “Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé”.
Quando Noé recebeu sua missão de construir uma arca, também teria o privilégio de salvar a sua família (Gênesis 6.18 e 7.1). Mas deveria trabalhar em conjunto com seus filhos para conseguir completar a obra (Gênesis 7.7). Com certeza tinham uma boa convivência para convier tanto tempo dentro de um barco e dividir as tarefas corretamente (Gênesis 7.13).
Não sabemos quanto tempo a arca demorou em ser construída, mas do primeiro momento em que a Bíblia cita “era Noé de quinhentos anos e gerou Sem, Cam e Jafé” (Gênesis 5.32) até o momento em que a arca fica pronta, passam cem anos, pois “tinha Noé seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio inundaram a terra” (Gênesis 7.6). Uma lição de perseverança, determinação e unidade nesta família.
A figura paterna deve ser um exemplo de trabalho. Como chefe da família o pai deve ir à frente, em tudo que fizer sendo referencial para os filhos. Isso não significa colocar o trabalho acima da convivência familiar, mas estar sempre fazendo as coisas juntos aproveitando o tempo ao máximo.
Pai é exemplo de trabalho!
2- Abraão > Fé: Hebreus 11.17 “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas”.
A maior riqueza para a vida de Abraão era seu filho Isaque (Gênesis 21.5-7) e foi isto que Deus lhe pediu para que entregasse como prova de seu amor a Deus (Gênesis 22.2). Abraão já tinha dedicado Isaque aos oito dias de idade (Gênesis 21.4), por isso sabia que seu filho pertencia a Deus. Sua fé era tão firme que chegou a profetizar que “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto” (Gênesis 22.8).
Abraão estava pronto a obedecer “porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos” (Hebreus 11.19). Deus livrou Isaque e firmou sua aliança com a descendência de Abraão, que embora não teve muitos filhos, foi chamado de ‘pai da fé’ e hoje podemos dizer que “Abraão é pai de todos nós” (Romanos 4.16).
A maior herança que um pai pode deixar para seus filhos são os valores. De todos os valores morais, a fé supera em grandeza, além de ser eterna. Nada é mais poderoso que a fé na vida de um homem. Então o maior investimento que um pai pode fazer na vida dos filhos é ensinar a crer em Deus e lutar por seus sonhos, mesmo que pareçam impossíveis.
Pai é exemplo de fé!
3- Isaque > Bênção: Hebreus 11.20 “Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir”.
Isaque tinha o sonho de ser pai, então “Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu” (Gênesis 25.21). Ensinou seus filhos na promessa de seu pai Abraão e os abençoou para que dessem continuidade à herança que receberam do Senhor (Gênesis 27.30-33). Apesar de Jacó ter trapaceado seu irmão Esaú, tentando roubar sua primogenitura, a intenção de Isaque era abençoa-los igualmente, embora tivesse que seguir a tradição de começar pelo primogênito (Gênesis 27.34-36).
Um pai precisa abençoar seus filhos. Uma reprovação ou crítica marcam profundamente filhos se não receberem incentivo dos pais. Por isso é importante elogiar e principalmente abençoar. A prática antiga de ensinar os filhos a pedir bênção precisa ser resgatada, pois a bênção paternal tem poder, sendo o pai autoridade espiritual sobre os filhos.
Pai é benção para os filhos!
4- Jacó > Profecia: Hebreus 11.21 “Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou”.
Jacó aprendeu com seu pai o “Temor de Isaque” (Gênesis 31.42). Foi um homem que teve experiências sobrenaturais com Deus (Gênesis 32.22-30), via anjos (Gênesis 32.1), tinha sonhos inspirados (Gênesis 28.10-17) e ergueu altares em adoração ao Senhor (Gênesis 35.1-3). Ensinou seus filhos a temer a Deus com fidelidade “disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes” (Gênesis 35.2).
Embora seus filhos o desobedecessem muitas vezes (Gênesis 34.25-31) e venderam seu irmão José (Gênesis 37.1-29). Mesmo assim Jacó sabia que seus filhos eram “os filhos com que Deus agraciou a teu servo” (Gênesis 33.5). O fim da história de Jacó foi o momento que “chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e eu vos farei saber o que vos há de acontecer nos dias vindouros” (Gênesis 49.1) e profetizou sobre a vida de seus filhos, então morreu confiando que Deus lhes daria um futuro abençoado (Gênesis 49.33). Profetizou que seus filhos voltariam para Canaã (Gênesis 48.21).
Nossas palavras têm poder (Provérbios 18.21). Tudo que um pai diz que o filho vai ser determina o seu futuro positiva ou negativamente. Por isso é importante profetizar bênçãos na vida dos filhos, ministrando um futuro de prosperidade e vitória.
Pai profetize sobre a vida de seus filhos!
5- José > Fidelidade: Hebreus 11.22 “Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos”.
Com seu pai, José aprendeu a sonhar e tudo se realizou (Gênesis 45.8-15). Perdoou seus irmãos porque sabia que Deus tinha um propósito em sua vida (Gênesis 50.18-21). Pediu seu pai Jacó que abençoasse seus filhos Efraim e Manassés (Gênesis 48.11-22) e José também os abençoou (Gênesis 41.50-52). Antes de morrer, José profetizou que os filhos de Israel voltariam para Canaã e pediu que levassem seus ossos dali (Gênesis 50.22-26). José foi um exemplo de fidelidade e reconhecia que Manassés e Efraim eram “filhos que Deus me deu” (Gênesis 48.9).
José ficou no Egito longe de sua família e poderia ter abandonado sua fé em Deus por causa das injustiças que sofreu, mas preferiu permanecer fiel ao Senhor. Assim ensinou esta fidelidade a seus filhos. Tanto quando foi escravo, como quando foi empregado e até quando se tornou governador, José foi fiel.
A fidelidade é uma grande lição de vida que os pais podem passar para os filhos. Tudo que o pai faz é visto pelos filhos e o exemplo é que marca sua vida, pois “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” (Lucas 16.10). A fidelidade a Deus e à família são marcas que um pai precisa deixar aos filhos marcando-os com valores como a lealdade.
Pai é exemplo de fidelidade!
6- Moisés > Sacrifício: Hebreus 11.28 “Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas”.
Moisés dedicou sua vida ao povo de Deus que estava no Egito para livrá-los da escravidão. Mas também teve uma família e “os filhos de Moisés: Gérson e Eliézer” (I Crônicas 23.15). Embora Moisés não tenha sido criado por seu pai Anrão (Êxodo 6.20) e sim pela filha de faraó (Hebreus 11.24), tinha um referencial de Deus como pai e ensinou o modelo patriarcal para os filhos de Israel (Deuteronômio 6.6-10). Também respeitava seu sogro Jetro que o acolheu em sua casa em Midiã e aceitava seus conselhos (Êxodo 18.1-10).
A vida de Moisés foi um exemplo de dedicação a Deus, viveu em resignação pelos desertos e abrindo mão do conforto do Egito para guiar o povo de Deus (Hebreus 11.23). A sua maior preocupação era com os filhos de Israel, sentindo-se como um pai do povo. Através da páscoa, ensinou que os pais celebrassem com seus filhos, o sacrifício do cordeiro que protegia as famílias.
Quando o pai de família se sacrifica pelos filhos, isso nunca será em vão, pois a recompensa vem de Deus. Muitos pais dão aos filhos tudo o que nunca tiveram desejando-lhes o melhor (Mateus 7.11). O mais importante é oferecer tudo que fizer em sacrifício a Deus que o recompensa por tudo (I Coríntios 15.58).
Pai é exemplo de sacrifício!
7- Josué > Decisão: Hebreus 11.30 “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias”.
Josué foi um exemplo de pai decidido pelo bem de sua família. Quando o povo de Deus estava fraco na sua fé, Josué os chamou a tomar uma posição de voltar para Deus “escolhei hoje a quem sirvais” e apresentou sua determinação de “eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15). Josué foi um dos dois únicos sobreviventes que dentre os que saíram do Egito, porque o povo pecou contra Deus, mas Josué permaneceu firme com sua família servindo ao Senhor. Josué era um homem guerreiro e determinado a vencer obstáculos.
Todo pai de família precisa ser determinado para não perder o foco. Somente com muita luta é que se alcançam os objetivos na vida. Como líder da família, o pai precisa tomar decisões importantes e a principal delas é que sua casa seja um lugar da presença de Deus. Antes de cada decisão, procure a orientação Divina que te mostra o que é melhor para seu lar.
Pai coloque suas decisões nas mãos de Deus!
Seja um pai herói!
-CONCLUSÃO:
Hebreus 11.32-40
Todo pai quer ser admirado pelos filhos e depois ver seus próprios sonhos realizados na vida de seus filhos. A maior alegria de um pai é ver que seus filhos deram continuidade a seus projetos e principalmente quando conseguem superar ou ir adiante de tudo que lutou para conquistar.
Para ser considerado um herói, o pai precisa da ajuda sobrenatural que vem de Deus. Somente o Senhor pode ajudar um pai a conseguir o que é tão difícil para seus filhos. Então com a ajuda de Deus você pode fazer grandes obras como Noé, ter fé como Abraão, abençoar seus filhos como Isaque, profetizar como Jacó, ser fiel como José, superar dificuldades e até mesmo sacrifícios como Moisés e ser um homem decidido como Josué. Estes foram “homens dos quais o mundo não fora digno” (Hebreus 11.38) e praticaram atos heroicos com a ajuda de Deus.
Deus te ajuda a ser um bom pai!
Andaram como refugiados pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. O mundo não era digno deles!
-Introdução:
As histórias de super-heróis mostram personagens que têm um poder sobrenatural e são invencíveis. Mas isso não é muito diferente das dificuldades enfrentadas por tantos pais de família que fazem o que parece impossível por seus filhos. Por outro lado, muitos homens alcançam grandes conquistas em sua vida profissional a custo de perder os momentos mais importantes da vida de seus filhos. Por causa disso, acabam perdendo o privilégio de vencer junto com a família desde os momentos mais simples aos mais difíceis. O maior heroísmo que um pai pode alcançar é estar presente em cada momento.
Os Heróis da Fé listados em Hebreus 11 foram personagens da história bíblica que venceram grandes desafios através de sua fé em Deus. Nesta lista podemos destacar alguns pais que foram vitoriosos tanto fora como dentro de casa.
Quem é o seu maior herói?
Vamos refletir sobre alguns pais citados na galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11:
1- Noé > Trabalho: Hebreus 11.7 “Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé”.
Quando Noé recebeu sua missão de construir uma arca, também teria o privilégio de salvar a sua família (Gênesis 6.18 e 7.1). Mas deveria trabalhar em conjunto com seus filhos para conseguir completar a obra (Gênesis 7.7). Com certeza tinham uma boa convivência para convier tanto tempo dentro de um barco e dividir as tarefas corretamente (Gênesis 7.13).
Não sabemos quanto tempo a arca demorou em ser construída, mas do primeiro momento em que a Bíblia cita “era Noé de quinhentos anos e gerou Sem, Cam e Jafé” (Gênesis 5.32) até o momento em que a arca fica pronta, passam cem anos, pois “tinha Noé seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio inundaram a terra” (Gênesis 7.6). Uma lição de perseverança, determinação e unidade nesta família.
A figura paterna deve ser um exemplo de trabalho. Como chefe da família o pai deve ir à frente, em tudo que fizer sendo referencial para os filhos. Isso não significa colocar o trabalho acima da convivência familiar, mas estar sempre fazendo as coisas juntos aproveitando o tempo ao máximo.
Pai é exemplo de trabalho!
2- Abraão > Fé: Hebreus 11.17 “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas”.
A maior riqueza para a vida de Abraão era seu filho Isaque (Gênesis 21.5-7) e foi isto que Deus lhe pediu para que entregasse como prova de seu amor a Deus (Gênesis 22.2). Abraão já tinha dedicado Isaque aos oito dias de idade (Gênesis 21.4), por isso sabia que seu filho pertencia a Deus. Sua fé era tão firme que chegou a profetizar que “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto” (Gênesis 22.8).
Abraão estava pronto a obedecer “porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos” (Hebreus 11.19). Deus livrou Isaque e firmou sua aliança com a descendência de Abraão, que embora não teve muitos filhos, foi chamado de ‘pai da fé’ e hoje podemos dizer que “Abraão é pai de todos nós” (Romanos 4.16).
A maior herança que um pai pode deixar para seus filhos são os valores. De todos os valores morais, a fé supera em grandeza, além de ser eterna. Nada é mais poderoso que a fé na vida de um homem. Então o maior investimento que um pai pode fazer na vida dos filhos é ensinar a crer em Deus e lutar por seus sonhos, mesmo que pareçam impossíveis.
Pai é exemplo de fé!
3- Isaque > Bênção: Hebreus 11.20 “Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir”.
Isaque tinha o sonho de ser pai, então “Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu” (Gênesis 25.21). Ensinou seus filhos na promessa de seu pai Abraão e os abençoou para que dessem continuidade à herança que receberam do Senhor (Gênesis 27.30-33). Apesar de Jacó ter trapaceado seu irmão Esaú, tentando roubar sua primogenitura, a intenção de Isaque era abençoa-los igualmente, embora tivesse que seguir a tradição de começar pelo primogênito (Gênesis 27.34-36).
Um pai precisa abençoar seus filhos. Uma reprovação ou crítica marcam profundamente filhos se não receberem incentivo dos pais. Por isso é importante elogiar e principalmente abençoar. A prática antiga de ensinar os filhos a pedir bênção precisa ser resgatada, pois a bênção paternal tem poder, sendo o pai autoridade espiritual sobre os filhos.
Pai é benção para os filhos!
4- Jacó > Profecia: Hebreus 11.21 “Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou”.
Jacó aprendeu com seu pai o “Temor de Isaque” (Gênesis 31.42). Foi um homem que teve experiências sobrenaturais com Deus (Gênesis 32.22-30), via anjos (Gênesis 32.1), tinha sonhos inspirados (Gênesis 28.10-17) e ergueu altares em adoração ao Senhor (Gênesis 35.1-3). Ensinou seus filhos a temer a Deus com fidelidade “disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes” (Gênesis 35.2).
Embora seus filhos o desobedecessem muitas vezes (Gênesis 34.25-31) e venderam seu irmão José (Gênesis 37.1-29). Mesmo assim Jacó sabia que seus filhos eram “os filhos com que Deus agraciou a teu servo” (Gênesis 33.5). O fim da história de Jacó foi o momento que “chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e eu vos farei saber o que vos há de acontecer nos dias vindouros” (Gênesis 49.1) e profetizou sobre a vida de seus filhos, então morreu confiando que Deus lhes daria um futuro abençoado (Gênesis 49.33). Profetizou que seus filhos voltariam para Canaã (Gênesis 48.21).
Nossas palavras têm poder (Provérbios 18.21). Tudo que um pai diz que o filho vai ser determina o seu futuro positiva ou negativamente. Por isso é importante profetizar bênçãos na vida dos filhos, ministrando um futuro de prosperidade e vitória.
Pai profetize sobre a vida de seus filhos!
5- José > Fidelidade: Hebreus 11.22 “Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos”.
Com seu pai, José aprendeu a sonhar e tudo se realizou (Gênesis 45.8-15). Perdoou seus irmãos porque sabia que Deus tinha um propósito em sua vida (Gênesis 50.18-21). Pediu seu pai Jacó que abençoasse seus filhos Efraim e Manassés (Gênesis 48.11-22) e José também os abençoou (Gênesis 41.50-52). Antes de morrer, José profetizou que os filhos de Israel voltariam para Canaã e pediu que levassem seus ossos dali (Gênesis 50.22-26). José foi um exemplo de fidelidade e reconhecia que Manassés e Efraim eram “filhos que Deus me deu” (Gênesis 48.9).
José ficou no Egito longe de sua família e poderia ter abandonado sua fé em Deus por causa das injustiças que sofreu, mas preferiu permanecer fiel ao Senhor. Assim ensinou esta fidelidade a seus filhos. Tanto quando foi escravo, como quando foi empregado e até quando se tornou governador, José foi fiel.
A fidelidade é uma grande lição de vida que os pais podem passar para os filhos. Tudo que o pai faz é visto pelos filhos e o exemplo é que marca sua vida, pois “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” (Lucas 16.10). A fidelidade a Deus e à família são marcas que um pai precisa deixar aos filhos marcando-os com valores como a lealdade.
Pai é exemplo de fidelidade!
6- Moisés > Sacrifício: Hebreus 11.28 “Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas”.
Moisés dedicou sua vida ao povo de Deus que estava no Egito para livrá-los da escravidão. Mas também teve uma família e “os filhos de Moisés: Gérson e Eliézer” (I Crônicas 23.15). Embora Moisés não tenha sido criado por seu pai Anrão (Êxodo 6.20) e sim pela filha de faraó (Hebreus 11.24), tinha um referencial de Deus como pai e ensinou o modelo patriarcal para os filhos de Israel (Deuteronômio 6.6-10). Também respeitava seu sogro Jetro que o acolheu em sua casa em Midiã e aceitava seus conselhos (Êxodo 18.1-10).
A vida de Moisés foi um exemplo de dedicação a Deus, viveu em resignação pelos desertos e abrindo mão do conforto do Egito para guiar o povo de Deus (Hebreus 11.23). A sua maior preocupação era com os filhos de Israel, sentindo-se como um pai do povo. Através da páscoa, ensinou que os pais celebrassem com seus filhos, o sacrifício do cordeiro que protegia as famílias.
Quando o pai de família se sacrifica pelos filhos, isso nunca será em vão, pois a recompensa vem de Deus. Muitos pais dão aos filhos tudo o que nunca tiveram desejando-lhes o melhor (Mateus 7.11). O mais importante é oferecer tudo que fizer em sacrifício a Deus que o recompensa por tudo (I Coríntios 15.58).
Pai é exemplo de sacrifício!
7- Josué > Decisão: Hebreus 11.30 “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias”.
Josué foi um exemplo de pai decidido pelo bem de sua família. Quando o povo de Deus estava fraco na sua fé, Josué os chamou a tomar uma posição de voltar para Deus “escolhei hoje a quem sirvais” e apresentou sua determinação de “eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15). Josué foi um dos dois únicos sobreviventes que dentre os que saíram do Egito, porque o povo pecou contra Deus, mas Josué permaneceu firme com sua família servindo ao Senhor. Josué era um homem guerreiro e determinado a vencer obstáculos.
Todo pai de família precisa ser determinado para não perder o foco. Somente com muita luta é que se alcançam os objetivos na vida. Como líder da família, o pai precisa tomar decisões importantes e a principal delas é que sua casa seja um lugar da presença de Deus. Antes de cada decisão, procure a orientação Divina que te mostra o que é melhor para seu lar.
Pai coloque suas decisões nas mãos de Deus!
Seja um pai herói!
-CONCLUSÃO:
Hebreus 11.32-40
Todo pai quer ser admirado pelos filhos e depois ver seus próprios sonhos realizados na vida de seus filhos. A maior alegria de um pai é ver que seus filhos deram continuidade a seus projetos e principalmente quando conseguem superar ou ir adiante de tudo que lutou para conquistar.
Para ser considerado um herói, o pai precisa da ajuda sobrenatural que vem de Deus. Somente o Senhor pode ajudar um pai a conseguir o que é tão difícil para seus filhos. Então com a ajuda de Deus você pode fazer grandes obras como Noé, ter fé como Abraão, abençoar seus filhos como Isaque, profetizar como Jacó, ser fiel como José, superar dificuldades e até mesmo sacrifícios como Moisés e ser um homem decidido como Josué. Estes foram “homens dos quais o mundo não fora digno” (Hebreus 11.38) e praticaram atos heroicos com a ajuda de Deus.
Deus te ajuda a ser um bom pai!
DE MADRUGADA
"EU AMO OS QUE ME AMAM, E OS QUE DE MADRUGADA ME BUSCAM, ME ACHARAM"
Pv.8:17
Jeremias 7.13 e 25; 25. 3,4; 26.5; 29.19; 32.33; 35.14,15; 44.4
-Introdução:
Ao ler o livro do profeta Jeremias, esta expressão “de madrugada” me chamou atenção pela quantidade de vezes que se repete somente no livro de Jeremias (10 vezes na versão Revista e Atualizada). A única vez que a mesma expressão é citada em II Crônicas 32.15 e também se refere a Jeremias como o profeta do momento (II Crônicas 32.12-22).
Deus falava com o profeta Jeremias e começava a ministrar em sua vida desde a madrugada. Deus quer falar com homens e mulheres nas madrugadas.
Você ora nas madrugadas?
Vamos aprender com a experiência do profeta Jeremias sobre a oração na madrugada:
1- Deus nos chama nas madrugadas:
Jeremias 7.13 “Agora, pois, visto que fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, começando de madrugada, e não me ouvistes, chamei-vos, e não me respondestes”.
O profeta Jeremias declara que Deus chamava o povo nas madrugadas e as pessoas não respondiam. Como fez com Samuel quando foi chamado por Deus e ouviu a voz do Senhor lhe chamando três vezes "1Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o Senhor. Naqueles dias poucas mensagens vinham do Senhor, e as visões também eram muito raras. 2Certa noite Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto. 3Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa. 4Então o Senhor Deus chamou:
— Samuel, Samuel!
— Estou aqui! — respondeu ele. 5Então correu para onde Eli estava e disse:
— O senhor me chamou? Estou aqui.
Mas Eli respondeu:
— Eu não chamei você. Volte para a cama.
E Samuel voltou.
6Então o Senhor Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi aonde estava Eli e disse:
— O senhor me chamou? Estou aqui.
Mas Eli tornou a responder:
— Eu não chamei você, filho. Volte para a cama.
7Samuel não conhecia o Senhor pois o Senhor ainda não havia falado com ele.
8Aí o Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli estava e disse:
— O senhor me chamou? Estou aqui.
Então Eli compreendeu que era o Senhor quem estava chamando o menino 9e ordenou:
— Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!”
E Samuel voltou para a cama.
10Então o Senhor veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse:
— Samuel, Samuel!
— Fala, pois o teu servo está escutando! — respondeu Samuel(I Samuel 3.1-10)".
Jeremias 25.3,4 “Durante vinte e três anos, desde o décimo terceiro de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até hoje, tem vindo a mim a palavra do SENHOR, e, começando de madrugada, eu vo-la tenho anunciado; mas vós não escutastes. Também, começando de madrugada, vos enviou o SENHOR todos os seus servos, os profetas, mas vós não os escutastes, nem inclinastes os ouvidos para ouvir”.
O povo não ouvia a voz do Senhor ou então não conseguiam entender que era Deus que lhes chamava.
Jeremias 32.33 “Viraram-me as costas e não o rosto; ainda que eu, começando de madrugada, os ensinava, eles não deram ouvidos, para receberem a advertência”.
Muitas vezes acordamos à noite pensando e não sabemos porque estamos despertados, mas Deus pode ser Deus nos chamando de forma que estejamos dispostos a orar.
Deus te chama para orar na madrugada!
2- Profetas são levantados nas madrugadas:
Jeremias 7.25 “Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias; começando de madrugada, eu os enviei”.
O povo de Deus recebeu vários profetas enviados por Deus nas madrugadas para despertar os servos do Senhor sobre as Palavras de Deus.
Jeremias 26.5 “para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que, começando de madrugada, vos envio, posto que até aqui não me ouvistes”.
Deus quer que ouçamos sua voz e como profetas possamos falar em seu nome. Mas para isso precisamos buscar uma vida de oração e intimidade com Deus.
Muitas vezes Deus nos permite um sonho que nos chama atenção para algum mistério de Deus, então devemos levantar na mesma hora e orar a Deus sobre o sonho, buscando orientação do Senhor.
Jeremias 29.19 “porque não deram ouvidos às minhas palavras, diz o SENHOR, com as quais, começando de madrugada, lhes enviei os meus servos, os profetas; mas vós não os escutastes, diz o SENHOR”.
Se você acordar pela madrugada, ouça a voz do Senhor te chamando para orar. Talvez o Senhor esteja te chamando para ser um profeta. Na madrugada você abre mão de seu descanso e sono par ouvir Deus te falar.
Deus quer te levantar como profeta orando nas madrugadas!
3- Mudanças acontecem nas madrugadas:
Jeremias 35.14,15 “As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos não bebessem vinho, foram guardadas; pois, até ao dia de hoje, não beberam; antes, obedecem às ordens de seu pai; a mim, porém, que, começando de madrugada, vos tenho falado, não me obedecestes. Começando de madrugada, vos tenho enviado todos os meus servos, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, fazei boas as vossas ações e não sigais a outros deuses para servi-los; assim ficareis na terra que vos dei a vós outros e a vossos pais; mas não me inclinastes os ouvidos, nem me obedecestes a mim’.
O profeta Jeremias usa o exemplo de Jonadade que proibiu seus filhos de beber vinho e eles obedeceram. Chama atenção ao povo de Deus que obedeçam às ordens do Senhor. Uma exortação à transformação da vida através da oração e das profecias reveladas nas madrugadas.
Jeremias 44.4 “Todavia, começando eu de madrugada, lhes enviei os meus servos, os profetas, para lhes dizer: Não façais esta coisa abominável que aborreço”.
Deus fala conosco na madrugada, em sonhos e em oração para nos despertamos espiritualmente. Nos chama à verdadeira conversão, mudança de vida e transforma nosso caráter à luz da Palavra de Deus. O temperamento de um homem ou mulher de Deus que vive em oração também é moldado quando busca o Senhor nas madrugadas.
As mudanças que esperamos em nossas vidas e não acontecem, devem começar com propósitos de oração nas madrugadas e quando o dia raiar tudo será diferente, pois estará regado de unção do Espírito Santo.
Ore nas madrugadas e tudo será transformado!
Faça um propósito de oração na madrugada!
-CONCLUSÃO:
Deus quer fazer uma grande obra em sua vida através de uma vida de oração intensa que começará nas madrugadas. Você terá uma intimidade com Deus tão profunda que ouvirá o Senhor te chamando para orar, Deus te levantará como profeta e tudo mudará pelo poder da oração.
A vida do profeta Jeremias foi marcada pela oração na madrugada, quando Deus lhe revelava seus propósitos. Lembre-se: tudo começa de madrugada! Então firme um propósito com Deus de sempre que acordar se levantar e orar ou então coloque um despertador para um momento especial de oração com Deus.
Quando tudo está parado e todos estão dormindo, Deus está trabalhando (Salmos 121.3,4),Ele, o seu protetor,
está sempre alerta
e não deixará que você caia.
O protetor do povo de Israel
nunca dorme, nem cochila.
Por isso o Senhor desperta os seus profetas nas madrugadas, para buscar e receber sua bênção.
Levante-se na madrugada e ore!
Pv.8:17
Jeremias 7.13 e 25; 25. 3,4; 26.5; 29.19; 32.33; 35.14,15; 44.4
-Introdução:
Ao ler o livro do profeta Jeremias, esta expressão “de madrugada” me chamou atenção pela quantidade de vezes que se repete somente no livro de Jeremias (10 vezes na versão Revista e Atualizada). A única vez que a mesma expressão é citada em II Crônicas 32.15 e também se refere a Jeremias como o profeta do momento (II Crônicas 32.12-22).
Deus falava com o profeta Jeremias e começava a ministrar em sua vida desde a madrugada. Deus quer falar com homens e mulheres nas madrugadas.
Você ora nas madrugadas?
Vamos aprender com a experiência do profeta Jeremias sobre a oração na madrugada:
1- Deus nos chama nas madrugadas:
Jeremias 7.13 “Agora, pois, visto que fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, começando de madrugada, e não me ouvistes, chamei-vos, e não me respondestes”.
O profeta Jeremias declara que Deus chamava o povo nas madrugadas e as pessoas não respondiam. Como fez com Samuel quando foi chamado por Deus e ouviu a voz do Senhor lhe chamando três vezes "1Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o Senhor. Naqueles dias poucas mensagens vinham do Senhor, e as visões também eram muito raras. 2Certa noite Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto. 3Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa. 4Então o Senhor Deus chamou:
— Samuel, Samuel!
— Estou aqui! — respondeu ele. 5Então correu para onde Eli estava e disse:
— O senhor me chamou? Estou aqui.
Mas Eli respondeu:
— Eu não chamei você. Volte para a cama.
E Samuel voltou.
6Então o Senhor Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi aonde estava Eli e disse:
— O senhor me chamou? Estou aqui.
Mas Eli tornou a responder:
— Eu não chamei você, filho. Volte para a cama.
7Samuel não conhecia o Senhor pois o Senhor ainda não havia falado com ele.
8Aí o Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli estava e disse:
— O senhor me chamou? Estou aqui.
Então Eli compreendeu que era o Senhor quem estava chamando o menino 9e ordenou:
— Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!”
E Samuel voltou para a cama.
10Então o Senhor veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse:
— Samuel, Samuel!
— Fala, pois o teu servo está escutando! — respondeu Samuel(I Samuel 3.1-10)".
Jeremias 25.3,4 “Durante vinte e três anos, desde o décimo terceiro de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até hoje, tem vindo a mim a palavra do SENHOR, e, começando de madrugada, eu vo-la tenho anunciado; mas vós não escutastes. Também, começando de madrugada, vos enviou o SENHOR todos os seus servos, os profetas, mas vós não os escutastes, nem inclinastes os ouvidos para ouvir”.
O povo não ouvia a voz do Senhor ou então não conseguiam entender que era Deus que lhes chamava.
Jeremias 32.33 “Viraram-me as costas e não o rosto; ainda que eu, começando de madrugada, os ensinava, eles não deram ouvidos, para receberem a advertência”.
Muitas vezes acordamos à noite pensando e não sabemos porque estamos despertados, mas Deus pode ser Deus nos chamando de forma que estejamos dispostos a orar.
Deus te chama para orar na madrugada!
2- Profetas são levantados nas madrugadas:
Jeremias 7.25 “Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias; começando de madrugada, eu os enviei”.
O povo de Deus recebeu vários profetas enviados por Deus nas madrugadas para despertar os servos do Senhor sobre as Palavras de Deus.
Jeremias 26.5 “para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que, começando de madrugada, vos envio, posto que até aqui não me ouvistes”.
Deus quer que ouçamos sua voz e como profetas possamos falar em seu nome. Mas para isso precisamos buscar uma vida de oração e intimidade com Deus.
Muitas vezes Deus nos permite um sonho que nos chama atenção para algum mistério de Deus, então devemos levantar na mesma hora e orar a Deus sobre o sonho, buscando orientação do Senhor.
Jeremias 29.19 “porque não deram ouvidos às minhas palavras, diz o SENHOR, com as quais, começando de madrugada, lhes enviei os meus servos, os profetas; mas vós não os escutastes, diz o SENHOR”.
Se você acordar pela madrugada, ouça a voz do Senhor te chamando para orar. Talvez o Senhor esteja te chamando para ser um profeta. Na madrugada você abre mão de seu descanso e sono par ouvir Deus te falar.
Deus quer te levantar como profeta orando nas madrugadas!
3- Mudanças acontecem nas madrugadas:
Jeremias 35.14,15 “As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos não bebessem vinho, foram guardadas; pois, até ao dia de hoje, não beberam; antes, obedecem às ordens de seu pai; a mim, porém, que, começando de madrugada, vos tenho falado, não me obedecestes. Começando de madrugada, vos tenho enviado todos os meus servos, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, fazei boas as vossas ações e não sigais a outros deuses para servi-los; assim ficareis na terra que vos dei a vós outros e a vossos pais; mas não me inclinastes os ouvidos, nem me obedecestes a mim’.
O profeta Jeremias usa o exemplo de Jonadade que proibiu seus filhos de beber vinho e eles obedeceram. Chama atenção ao povo de Deus que obedeçam às ordens do Senhor. Uma exortação à transformação da vida através da oração e das profecias reveladas nas madrugadas.
Jeremias 44.4 “Todavia, começando eu de madrugada, lhes enviei os meus servos, os profetas, para lhes dizer: Não façais esta coisa abominável que aborreço”.
Deus fala conosco na madrugada, em sonhos e em oração para nos despertamos espiritualmente. Nos chama à verdadeira conversão, mudança de vida e transforma nosso caráter à luz da Palavra de Deus. O temperamento de um homem ou mulher de Deus que vive em oração também é moldado quando busca o Senhor nas madrugadas.
As mudanças que esperamos em nossas vidas e não acontecem, devem começar com propósitos de oração nas madrugadas e quando o dia raiar tudo será diferente, pois estará regado de unção do Espírito Santo.
Ore nas madrugadas e tudo será transformado!
Faça um propósito de oração na madrugada!
-CONCLUSÃO:
Deus quer fazer uma grande obra em sua vida através de uma vida de oração intensa que começará nas madrugadas. Você terá uma intimidade com Deus tão profunda que ouvirá o Senhor te chamando para orar, Deus te levantará como profeta e tudo mudará pelo poder da oração.
A vida do profeta Jeremias foi marcada pela oração na madrugada, quando Deus lhe revelava seus propósitos. Lembre-se: tudo começa de madrugada! Então firme um propósito com Deus de sempre que acordar se levantar e orar ou então coloque um despertador para um momento especial de oração com Deus.
Quando tudo está parado e todos estão dormindo, Deus está trabalhando (Salmos 121.3,4),Ele, o seu protetor,
está sempre alerta
e não deixará que você caia.
O protetor do povo de Israel
nunca dorme, nem cochila.
Por isso o Senhor desperta os seus profetas nas madrugadas, para buscar e receber sua bênção.
Levante-se na madrugada e ore!
Assinar:
Postagens (Atom)
DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR
DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...
-
1 SAMUEL 27:8 a 28:2 e 29:2 a 30:31 Tendo recebido a cidade de Ziclague, como presente de Aquis, rei dos filisteus, para morar, o guerreiro...
-
EX.32:1-26 O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós d...
-
A cada dia cresce mais o número de cristãos que não querem mais ir à igreja. Eles dizem amar a Jesus, mas não suportam a ideia de particip...