09/07/2018

JOSÉ O ADMINISTRADOR DE PROJETOS FALIDOS

“O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio”
Gênesis 3

A vida de José se resume nesta frase: “o Senhor era com José”. Este era o diferencial em sua vida, a presença de Deus sempre em todo tempo. José aprendeu muito, após grandes perdas e aproveitava as oportunidades para reiniciar novos planos. Ele administrou três projetos falidos e em tudo que fez deu certo porque Deus o ajudava.
Se você pensa que seus sonhos falharam, peça a Deus que esteja contigo e tudo pode ser transformado. Talvez você pense que não teve uma boa oportunidade ainda na vida, mas aproveite a oportunidade que tem agora e faça o seu melhor até o tempo em que Deus te contemplará com coisas grandiosas que só o Senhor pode fazer.
Seus projetos falharam?
Vamos aprender com os três projetos falidos que José Administrou:

1º projeto falido – Uma casa desorganizada: Gênesis 39.1-6
1. José foi levado para o Egito, onde os ismaelitas o venderam a um egípcio chamado Potifar, um oficial que era o capitão da guarda do palácio.
2. O SENHOR Deus estava com José. Ele morava na casa do seu dono e ia muito bem em tudo.
3. O dono de José viu que o SENHOR estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia.
4. Assim, José ganhou a simpatia do seu dono, que o pôs como seu ajudante particular. Potifar deu a José a responsabilidade de cuidar da sua casa e tomar conta de tudo o que era seu.
5. Dali em diante, por causa de José, o SENHOR abençoou o lar do egípcio e também tudo o que ele tinha em casa e no campo.
6. Potifar entregou nas mãos de José tudo o que tinha e não se preocupava com nada, a não ser com a comida que comia. José era um belo tipo de homem e simpático.
Após ter sido vendido como escravo pelos próprios irmãos, José pensou que seus projetos haviam falhado, mas nunca se esqueceu do sonho que Deus lhe deu (Gênesis 37.5-36).
A primeira oportunidade que José teve após ser feito escravo foi de trabalhar na casa de um oficial egípcio intitulado Potifar. Possivelmente, para deixar a casa na mão de um escravo, algo de errado poderia estar acontecendo, visto que os egípcios eram peritos em muitas coisas. Mas quando José assumiu o cuidado da casa, tudo começou a melhorar, tanto dentro da casa como no campo ao redor (Gênesis 39.5). Isso significa que a bênção de Deus sobre a vida de José influenciava tudo o que acontecia. Seu patrão notou a diferença com a administração de José e por isso lhe deu total liberdade de trabalhar como quisesse (Gênesis 39.6).
José precisou aprender a administrar uma casa para que no futuro governasse uma nação. Estava passando por um treinamento e não sabia. Pegou uma casa desorganizada para administrar e ali fez o seu melhor, sendo preparado para algo maior.
Se você pensa que o que tem é muito pouco e precisa de mais, confie que Deus está com você e sabe de sua capacidade de fazer melhor, então se dedique ao máximo, valorize o que já tem e espere no Senhor que te dará uma outra oportunidade.
Aproveite as oportunidades que Deus te dá!


2º projeto falido – Uma prisão sem esperança: Gênesis 39.20-23
20. Ele agarrou José e o pôs na cadeia onde ficavam os presos do rei. E José ficou ali.
21. Mas o SENHOR estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro.
22. Este pôs José como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem mandava em tudo o que se fazia na cadeia.
23. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava entregue a José, pois o SENHOR estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia.
Após ter recusado trair seu patrão com a mulher dele, José foi acusado injustamente por ela e então lançado numa prisão (Gênesis 39.7-19). Mais uma vez viu seu sonho se frustrar, mas confiou que Deus estava com ele mesmo ali naquele calabouço.
Na prisão o carcereiro passou algumas tarefas para José e quando viu sua capacidade de administrar, colocou José como responsável por todo o presídio (Gênesis 39.22,23). Um lugar imundo, triste e sem esperança. José passou a ter as chaves da prisão, era livre mesmo sendo preso. Transformou aquele lugar e tudo o que fez deu certo.
José passou por aquela cela fria, escura e infeliz para conhecer a injustiça e maldade humana e então aprender a ser um homem justo e bom. Deus estava preparando ele mais uma vez para ser um governador conforme a justiça e bondade. Mesmo sem entender, José aproveitou aquela oportunidade e fez o seu melhor transformando aquele lugar com a presença do Senhor.
Aprenda a fazer o seu melhor onde você estiver. Não existe lugar pior que uma cadeia e se uma prisão pode ser transformada, todo lugar também pode mudar. Não se sinta em uma prisão, porque você é livre para sonhar e prosseguir com seus projetos.
Faça o seu melhor onde estiver!
3º projeto falido – Um império decadente: Gênesis 41.39-43
39. Depois virou-se para José e disse: – Deus lhe mostrou tudo isso, e assim está claro que não há ninguém que tenha mais capacidade e sabedoria do que você.
40. Você vai ficar encarregado do meu palácio, e todo o meu povo obedecerá às suas ordens. Só eu terei mais autoridade do que você, pois sou o rei.
41. Neste momento eu o ponho como governador de todo o Egito.
42. Então o rei tirou do dedo o seu anel-sinete e o colocou no dedo de José. Em seguida mandou que o vestissem com roupas de linho fino e pôs uma corrente de ouro no pescoço dele.
43. Depois fez com que José subisse no carro reservado para a maior autoridade do Egito depois do rei e mandou que os seus homens fossem na frente dele, gritando: “Abram caminho!” Assim, José foi posto como governador de todo o Egito.
Após um tempo no cárcere, José interpretou o sonho de um padeiro e um copeiro de Faraó (Gênesis 40.1-20). Um dia o Faraó teve um sonho que o perturbou, então o copeiro que havia conhecido José na prisão falou de José ao rei, que mandou lhe chamar (Gênesis 41.8-13). José interpretou o sonho de Faraó e por isso foi constituído como governador de toda a terra do Egito (Gênesis 41.14-38).
Este terceiro projeto que José administrou não seria nada fácil como não foram fáceis os anteriores. O mundo passaria por um tempo de fome e miséria. Por isso Faraó reconheceu que precisava de uma pessoa com sabedoria de Deus para cuidar de seu povo. No meio da crise o Egito prosperou e se enriqueceu (Gênesis 41.46-49 e 53-57).
Chegou o tempo de Deus usar José finalmente para o propósito que tinha para sua vida. Mas primeiro precisou ser preparado. Não foi numa fase boa que José teve a oportunidade de governar a nação, mas foi no tempo certo. No meio da pior crise da história, Deus o usou para abençoar milhares de vidas famintas.
Talvez você esteja vivendo as consequências da crise no país e no mundo, em sua vida profissional ou em seu ministério, mas Deus está com você e você pode vencer mesmo no meio das dificuldades. Peça ao Senhor que lhe inspire com sabedoria como José para saber o que fazer. Você pode superar esta fase e ser muito abençoado por Deus.
Deus quer te usar para abençoar vidas!
Entregue seus projetos nas mãos do Senhor!
-CONCLUSÃO:
A vida de José foi marcada por projetos que falharam. Quando sonhava em apenas viver com seus irmãos e receber uma parte da herança da família, na verdade ele que teve suficiente para ajudar seus familiares (Gênesis 46:34. digam que a vida inteira vocês têm sido criadores de ovelhas, como foram os seus antepassados. Assim, vocês poderão ficar morando na região de Gosém, pois os egípcios detestam os pastores de ovelhas). Precisou administrar uma casa desorganizada para aprender como cuidar de uma nação. Conheceu a tristeza de uma prisão para se tornar um homem justo. Administrou um império decadente, no meio de uma grande crise e prosperou.
Se os seus sonhos falharam, confie em Deus que restaura os seus projetos. Faça o seu melhor onde estiver. Aproveite as oportunidades que Deus te dá. Creia que no tempo certo o Senhor te abençoará e que Deus quer te usar para abençoar vidas.
Deixe Deus administrar seus projetos!

02/07/2018

QUANDO TODOS DIZEM QUE NÃO


I Samuel 17:26-50

26. Então Davi perguntou aos soldados que estavam perto dele: – O que ganhará o homem que matar esse filisteu e livrar Israel desta vergonha? Afinal de contas, quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo?
27. Aí eles lhe contaram o que ganharia quem matasse Golias.
28. Eliabe, o irmão mais velho de Davi, ouviu-o conversando com os soldados. Então ficou zangado e disse: – O que é que você está fazendo aqui? Quem é que está tomando conta das suas ovelhas no deserto? Seu convencido! Você veio aqui só para ver a batalha!
29. – O que foi que eu fiz agora? – perguntou Davi. – Será que não posso nem fazer uma pergunta?
30. Então Davi fez a mesma pergunta a outro soldado. E ouviu a mesma resposta.
31. Alguns soldados ouviram o que Davi tinha dito e contaram a Saul. Então ele mandou chamar Davi.
32. Davi chegou e disse a Saul: – Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele.
33. Mas Saul respondeu: – Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira!
34. – Meu senhor, – disse Davi – eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha,
35. eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu o agarro pelo pescoço e o golpeio até matá-lo.
36. Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo.
37. O SENHOR Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu. – Pois bem! – respondeu Saul. – Vá, e que o SENHOR Deus esteja com você!
38. Então deu a sua própria armadura para Davi usar. Pôs um capacete de bronze na cabeça dele e lhe deu uma couraça para vestir.
39. Davi prendeu a espada de Saul num cinto sobre a armadura e tentou andar. Mas não conseguiu porque não estava acostumado a usar essas coisas. Aí disse a Saul: – Não consigo andar com tudo isto, pois não estou acostumado. Então Davi tirou tudo.
40. Pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas no ribeirão e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias.
41. Golias, o filisteu, começou a caminhar na direção de Davi. O ajudante que carregava as suas armas ia na frente. Quando chegou perto de Davi,
42. Golias olhou bem para ele e começou a caçoar porque Davi não passava de um rapaz bonito e de boa aparência.
43. Aí disse a Davi: – Para que é esse bastão? Você pensa que eu sou algum cachorro? Em seguida rogou a maldição dos seus deuses sobre Davi
44. e o desafiou, dizendo: – Venha, que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem.
45. Davi respondeu: – Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou.
46. Hoje mesmo o SENHOR Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus,
47. e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos.
48. Então Golias começou novamente a caminhar na direção de Davi, e Davi correu rápido na direção da linha de batalha dos filisteus, para lutar contra ele.
49. Enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão.
50. Então Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra. Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram.-
Introdução:
Em muitas situações de nossas vidas só ouvimos o não como resposta por todos os lados. Muitas pessoas acreditam nesta resposta negativa e desistem de seus sonhos. Mas se você prestar atenção ao que Deus está dizendo verá que o Senhor pode lhe dizer o SIM que você precisa para lutar e vencer.
Foi isso que aconteceu com Davi quando o povo estava sendo afrontado pelo gigante Golias. Todos lhe disseram que não, mas Deus disse que Sim e Davi aceitou a resposta de Deus para sua vida, por isso foi vencedor.
O que fazer quando tudo diz que não?
Vamos refletir sobre os ‘nãos’ que ouvimos e meditar sobre o Sim de Deus para nossas vidas:



1- O Não por parte da FAMÍLIA: v.28,29
O primeiro não que Davi ouviu foi de seu irmão mais velho Eliabe. O irmão mais velho agia como um chefe dos demais irmãos, representando a família. Seu irmão lhe deu a primeira negativa por não acreditar em seu potencial. Eliabe ainda insinuou que Davi estivesse fugindo de seus deveres e que tivesse abandonado as ovelhas de seu pai no deserto para ver a guerra por curiosidade.
A reação de Davi para com sua família e seu irmão, foi apenas de se defender “respondeu Davi: Que fiz eu agora? Fiz somente uma pergunta” (v.29). Mas ele sabia que não era somente uma pergunta, pois foi insistente até confirmar a situação (v.26 e 30).
Algo semelhante aconteceu quando Davi foi ungido pelo profeta Samuel. Parece que sua família ignorava a sua existência. Não foi apresentado por seu pai junto com seus sete irmãos e somente quando o profeta perguntou que seu pai lhe mandou chamar (I Samuel 16.6-13). No momento em que sua família dizia não, Deus disse que sim.
As lutas na família de Davi não terminam por aí. Mais tarde sua esposa Mical também lhe diz que não poderia adorar a Deus em público (II Samuel 6.16-23), mas Deus dizia que Sim, ele podia ministrar ao Senhor livremente. Depois o seu filho Absalão intentou contra o rei seu pai para lhe tomar o trono (I Samuel 16.1-37), dizendo que não poderia ser rei, mas Deus disse que Sim, Davi seria o rei de Israel.
Se você tem ouvido somente não por parte de sua família, continue servindo ao Senhor e crendo que Deus vai te ungir como ungiu Davi. Não precisa lutar contra sua família, mas apenas ore por eles e confie na resposta do Senhor.
Se sua família diz não, Deus pode dizer que Sim!
2- O Não por parte da SOCIEDADE: v.33-37
O segundo não que Davi ouviu veio por parte do rei Saul. Quando Davi se ofereceu para enfrentar o gigante Golias, o rei Saul lhe disse que era muito jovem para uma luta: “porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade” (v.33). A resposta de Davi foi seu testemunho de livramento de suas ovelhas quando eram atacadas por ursos e leões (v.34-37).
Após a insistência de Davi em confrontar o gigante, o rei tentou ajudar lhe dando a sua armadura, mas Davi não aceitou (v.38,39). Isso nos mostra que o não por parte da sociedade também pode vir de outras formas. Muitas vezes tentam nos adaptar aos modelos do mundo ou que façamos as coisas de forma diferente ás orientações do Senhor, além de tentar mudar nossa identidade em que fomos criados por Deus. Por isso Davi assumiu sua identidade pastoril e foi contra o gigante com seu cajado de pastor, sua funda e as pedrinhas lisas do ribeiro (v.40).
Se a sociedade, composta por amigos, companheiros de trabalho, vizinhos e todos mais, olham pra você e dizem que você não consegue derrubar os gigantes que estão diante de Ti, não dê ouvidos. Também não se adapte ás exigências do mundo para fazer tudo como querem (Romanos 12.1,2). Assuma sua identidade simples, mas verdadeira na presença de Deus. Acima de tudo arme-se da presença do Senhor e não com as armas do mundo (Efésios 6.10-17).
Se o mundo diz que não, Deus pode dizer que Sim!
3- O Não por parte do INIMIGO: v.42-47
O terceiro não que Davi ouviu veio do gigante Golias que lhe olhou com desprezo e disse insultos contra sua pessoa e contra seu Deus. Golias amaldiçoou Davi em nome de seus deuses (v.43), mas Davi respondeu com fé ao gigante que iria lutar contra ele “em nome do Senhor dos Exércitos” (v.45). Neste momento Davi coloca Deus a frente desta batalha e recusa o não por parte de seu inimigo, assumindo o Sim vindo de Deus.
Em todo o tempo Davi enfrenta o gigante declarando a honra e louvor ao Senhor seu Deus, dizendo: “Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos” e “toda a terra saberá que há Deus em Israel” (v.46). Davi ainda declarou: “saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos” (v.47). De fato Davi venceu o gigante sem as armas convencionais, pois “prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi” (v.50).
O exemplo de Davi nos ensina como devemos lutar contra o inimigo de nossas almas. O verdadeiro e único inimigo de um cristão é o nosso adversário, Satanás e seus demônios, “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12). Por isso precisamos aprender a lutar espiritualmente e não de forma carnal (II Coríntios 10.4).
Não importa o que o diabo tem feito para te afrontar e te fazer desistir. Persista na presença do Senhor e “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7). A palavra do diabo não tem poder diante da Palavra de Deus que não volta vazia (Isaías 55.11). Não acredite nas mentiras de Satanás contra sua vida (João 8.44), mas firme-se na verdade da Palavra de Deus (João 17.17).
Se o inimigo diz que não, Deus diz que Sim!
Ouça o Sim do Senhor!
-CONCLUSÃO: II Coríntios 1.20 “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio”.
As promessas de Deus para sua vida não podem falhar jamais. Em cada uma de suas promessas, Deus nos dá o seu SIM como resposta. Por isso muitas vezes o mundo, o inimigo e até mesmo nossos familiares dizem que não podemos, pois não sabem qual é a vontade de Deus para nossas vidas. Não dê ouvidos aos ‘nãos’ de todos os lados, mas fique atento ao SIM do Senhor para sua vida.
Atenção: Deus está dizendo SIM!

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...