17/03/2019

PORQUE SOFREMOS

Ministração de Hje 17/03/2019 em Betel Comunidade Familiar.

Com certeza em todas as famílias o sofrimento se faz presente.

Mas porque  temos que sofrer?

Por quê acontecem tantas tragédias e sofrimentos?

Talvez porque alguns só conseguem encontrar a Deus mediante sofrimentos, lágrimas e perdas.

Porém, a mais confortadora promessa é que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito". Romanos 8:28.

Muitos tem questionado a Deus quando defrontados por realidades negativas, mas é importante sabermos que Deus não é o autor do sofrimento. Deus jamais desejou que houvesse tristeza, lágrimas e morte.

Jesus explicou isto em Mateus 13:24-30 onde compara nosso mundo a um campo onde um homem semeou a boa semente. Naquela noite um inimigo semeou ervas daninhas. Mais tarde, quando as plantas cresceram notou-se a presença das ervas más. Os servos do proprietário indagaram sobre a qualidade das sementes, mas o homem, seguro de si, esclareceu: "Um inimigo fez isto".

Com esta parábola Jesus Cristo descreveu o que aconteceu ao nosso mundo.

A terra era perfeita e linda ao sair das mãos do Criador. Mas alguém tentou destruir, as belas obras de Deus, semeando muitas sementes más, e obteve êxito no que fez.

Então surgem algumas perguntas:

Quem é este inimigo? De onde ele veio? Por quê ele tem inimizade para com Deus? Por quê Deus não o eliminou?

A Bíblia diz que este inimigo surgiu no próprio céu e que foi expulso de lá por causa do que fizera. A Bíblia afirma: "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo". Apocalipse 12:9.

Aqui o inimigo é identificado como diabo e satanás. Já em Isaías 14:12 ele é chamado de Lúcifer, ou anjo de luz que era seu nome original.

Como Lúcifer veio à existência? Deus o criou. Mas Deus não o criou como um demônio. A Bíblia esclarece: "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti". Ezequiel 28:15. Deus o criou perfeito, mas Lúcifer escolheu o mau caminho e tornou-se em diabo.

O que então conduziu este ser perfeito à rebelião? Egoísmo, egocentrismo! Ele desejou uma posição mais elevada do que possuía. Isaías explica este mistério da origem do mal: "Tu dizias no teu coração, eu subirei ao céu,... eu exaltarei o meu trono e ... me assentarei,... eu serei semelhante ao Altíssimo". Isaías 14:13-14. Lúcifer não estava satisfeito com todas as vantagens que Deus lhe dera. Ele cobiçou posição mais elevada; invejando a Jesus Cristo. Ele desejou ser semelhante ao Altíssimo. Esqueceu-se que era apenas uma criatura e Jesus o Criador.

Como Lúcifer agiu?

Ele planejou, conspirou e executou seu plano. Em primeiro lugar ele pretendeu ter maior sabedoria que o próprio Deus, e por implicação, que seria um governador melhor do que Deus. Orgulhoso de seus talentos e sabedoria sentiu-se capaz de maiores responsabilidades. Ezequiel diz: "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria, pecaste...". Ezequiel 28:16-17

Em sua rebelião contra Deus, ele seduziu a terça parte dos milhões de anjos das hostes celestes, e houve guerra no céu. Deus poderia ter destruído a Lúcifer com apenas uma palavra, mas isto levaria milhões e milhões de seres criados, à dúvida.

Por guerrear contra Deus, ele não mais poderia permanecer no céu. A Bíblia afirma que ele "foi expulso e com ele os seus anjos". Apocalipse 12:9

Infelizmente, para nós, seres humanos, ele fez deste planeta, o seu lar. Durante seis mil anos os habitantes da terra temos uma manifestação dos princípios do seu governo. Seis mil anos de tragédias, sofrimentos e morte. Seis mil anos tentando destruir o homem, separando-o de Deus.

Embora seus ataques nunca tenham cessado, ele tem reservado para estes últimos dias do final da história, terríveis investidas, especialmente contra o povo de Deus, que procura fazer a vontade do Senhor. Diz o texto sagrado: "Irou-se o dragão contra a mulher, e foi pelejar com os restantes de sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus". Apocalipse 12:17.

Amigo querido, se você tem se esforçado em guardar os mandamentos de Deus e fazer a vontade divina, pode ter certeza: você também enfrentará os ataques do inimigo nestes últimos dias.

Talvez neste momento você esteja perguntando: Como poderei vencer um inimigo tão poderoso e tão astuto?

A resposta é simples: você e eu podemos vencê-lo do mesmo jeito que Cristo o venceu.

Nas tentações que o diabo lhe fez, Jesus venceu pelo método "Está escrito". A Palavra de Deus e Seus ensinos faziam parte da vida de Cristo.

Dentro de muito pouco tempo, Deus colocará fim a esta rebelião do inimigo. Chegará o tempo em que, como diz o profeta Ezequiel. "Satanás será reduzido a cinzas e não mais existirá. Ezequiel 28:18-19. Em Apocalipse 20:10 lemos que o diabo será destruído pelo fogo do último dia.

E completando este recado de Deus para Seus filhos sofredores, a Bíblia diz: "A angústia não se levantará outra vez". Naum 1:9.

O usurpador do governo da terra será destruído, e as consequências nefastas do seu reino desaparecerão. Não haverá mais sofrimento pois "Deus lhes enxugará dos olhos toda a lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, por que as primeiras coisas passaram". Apocalipse 21:4

Como será maravilhoso este Mundo feito novo! Para ser governado por um Deus de amor. Quão maravilhoso será estarmos livres do sofrimento, da angústia, da dor e da morte.

E isto se dará muito em breve, quando Jesus regressar.

Você gostaria de estar pronto para o dia em que Deus fará novas todas as coisas?

Quando Deus terminar com o sofrimento e com a dor?

Hoje Jesus está lhe chamando para uma nova vida, um novo reino.

Amigo querido, se você está cansado de sofrer ouça a voz de Jesus dizendo: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e eu vos aliviarei"... Mateus 11:28

10/03/2019

SAINDO DA CAVERNA

Ministração de 10/03/2019
Saindo da caverna e subindo o monte

I Reis 19.9-18

9. Ali ele entrou numa caverna para passar a noite, e, de repente, o SENHOR Deus lhe perguntou: – O que você está fazendo aqui, Elias?
10. Ele respondeu: – Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!
11. O SENHOR Deus disse: – Saia e vá ficar diante de mim no alto do monte. Então o SENHOR passou por ali e mandou um vento muito forte, que rachou os morros e quebrou as rochas em pedaços. Mas o SENHOR não estava no vento. Quando o vento parou de soprar, veio um terremoto; porém o SENHOR não estava no terremoto.
12. Depois do terremoto veio um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo. E depois do fogo veio uma voz calma e suave.
13. Quando Elias ouviu a voz, cobriu o rosto com a capa. Então saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz lhe disse: – O que você está fazendo aqui, Elias?
14. Ele respondeu: – Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!
15. Então o SENHOR Deus disse: – Volte para o deserto que fica perto de Damasco. Chegando lá, entre na cidade e unja Hazael como rei da Síria.
16. Unja Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como profeta, para ficar em lugar de você.
17. As pessoas que não forem mortas por Hazael serão mortas por Jeú, e todos os que escaparem de Jeú serão mortos por Eliseu.
18. Mas eu deixarei sete mil pessoas vivas em Israel, isto é, todos aqueles que não adoraram o deus Baal e não beijaram a sua imagem.
19. Elias saiu e encontrou Eliseu, que estava arando a terra. Na frente dele iam doze pares de bois, e ele estava arando com o último par. Elias passou perto de Eliseu e jogou a sua capa em cima dele.
-Introdução: Há momentos em nossas vidas que queremos nos isolar. Ficar sozinhos e não ver ninguém. Também existem coisas que somente você sabe e mais ninguém. É um cantinho profundo de sua alma onde guarda seus segredos que não conta pra ninguém.
Esta é a caverna da alma humana. Onde jogamos nossas tristezas e erros para ninguém ver e de vez em quando fugimos para lá. Quando lá chegamos Deus se encontra conosco.
Olhe para Dentro de si. Onde é sua caverna?
Deus havia mandado Elias ir para o monte de Deus (v.8). Mas chegando lá ele entrou em uma caverna para ninguém ver ele, por que estava fugindo de Jezabel (v.2).
Elias estava em um momento de solidão e tristeza. Estava sofrendo de auto-compaixão. Achava que estava sozinho (v.10 e 14) e que todos eram contra ele. O Senhor perguntou a Elias duas vezes “Que fazes aqui Elias?” (v.9 e 13). E da mesma forma quando você entra na caverna Deus te pergunta “o quê você está fazendo aqui?”.
Por que Deus perguntou de novo a Elias? Creio que a resposta dele não tinha sido suficiente. Quando Deus nos pergunta algo sobre nossos pecados, não adianta ficar se justificando e colocando a culpa em outras pessoas.
O que você está fazendo na caverna?
Vamos refletir sobre as ordens que deus deu a Elias e saber o que fazer quando entramos na caverna:


 1- Sai da caverna: v.11a “sai”
A primeira ordem que Deus dá para Elias é sair da caverna. Ali não era o lugar que Deus queria que ele estivesse. A caverna é um lugar de medo e covardia. Deus não quer seus filhos escondidos e sim dispostos para lutar.
Quantas vezes em nossas vidas, na hora dos problemas em vez de avançarmos recuamos e nos escondemos. Esse não é o papel de um servo de Deus “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7).
Não fique curtindo depressão. Levante-se e saia desta caverna
2- Suba o monte: v.11b “põe-te neste monte perante o Senhor”
Na presença de Deus é  o lugar onde devemos estar. Fora da presença de Deus não há felicidade nem paz.
Elias havia ido até ali para subir ao monte e se encontrar com Deus e não podia desanimar logo neste momento.
Elias viu um ‘forte vento’, depois um ‘terremoto’, logo em seguida ‘um fogo’ e o Senhor não estava em nenhum deles, mas quando surgiu um ‘cicio tranqüilo e suave’ [uma brisa leve] (v.11,12) Deus falou com Ele.
Às vezes queremos ter uma experiência com Deus que seja sobrenatural, mas o que Deus quer é ter um relacionamento conosco. Não fique procurando Deus em coisas grandes, procure nas pequenas e você achará.
O monte é o lugar de ter experiência com Deus. Você pode fazer de sua casa, da igreja ou qualquer lugar um monte de oração (Mateus 6.6).
Quando oramos deixamos este nível terreno e subimos às regiões celestiais (Efésios 1.3).
Suba o monte da oração, Deus quer falar com você!

3- Unge Meu escolhido: v.15,16 “vai, volta o teu caminho para o deserto de Damasco e chegando lá unge a Hazael ... Jeú ...Eliseu
Depois de sair da caverna e subir o monte, Deus mandou Elias voltar pelo caminho do deserto e ungir o novo rei da Síria, o novo rei de Israel e Eliseu para ser profeta em seu lugar. Isso significava que haveria uma mudança em tudo ao seu redor.
Ungir reis, sacerdotes e profetas era função de um grande profeta (I Samuel 16.12,13). Com isso Deus estava mandando Elias ir fazer o seu trabalho e não ficar questionando que está sozinho.
Deus nos usa para levantar pessoas para fazer a sua obra mesmo que pensemos que não tenha ninguém. As mudanças acontecem através de nós. Não podemos ficar parados esperando. Precisamos agir urgentemente.
Quando a unção de Deus está sobre nós Deus nos usa para contagiar outros com esta mesma unção (I João 2.27). Abençoe pessoas. Deus te ungiu para ministrar a bênção aos outros.
O Senhor te usará para ungir e levantar outras pessoas!
Pare de reclamar e reaja!
-CONCLUSÃO: “também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal e toda boca que o não beijou” v.18
Você não está sozinho!
Elias disse para Deus que estava sozinho, por isso estava na caverna e o Senhor lhe respondeu que ele não estava só, pois Deus havia conservado sete mil pessoas que não dobraram seus joelhos e nem beijaram o ídolo Baal.
Por mais que vejamos o mundo corrompido “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12) mesmo assim precisamos crer que “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.” (Romanos 11.5).
Quando enfrentar crises, não fique na caverna. Saia e suba o monte de Deus. Seja um profeta e ajude o Senhor a levantar mais escolhidos. Você não ficará sozinho por que Jesus mesmo estará contigo (Mateus 28.20) e levantará outros (Mateus 19.29).

08/03/2019

CASA DO PÃO

Casa do Pão 
Rute 1.1-6 e 2.1-14

-Introdução: Este texto fala da a história da família de Elimeleque,Noemi e Rute.O nome Elimeleque significa ‘filho do rei’, mas este homem com sua família passaram por muitas dificuldades. Num tempo de fome na terra, duas viúvas voltam para Belém, onde Deus lhes supriu todas as suas necessidades.
A palavra Belém significa ‘casa do pão’, mas por um tempo aquele lugar faltou pão (v.1), até que Deus enviou o sustento para o seu povo (v.6). Isso acontece conosco quando temos tudo, mas parece que falta algo essencial e precisamos buscar mais de Deus.
Você sente falta de alguma coisa?
Vamos aprender o que Belém nos ensina:
1- Voltar para a Casa do Pão: Rute 1.1-6
A história de Noemi e Rute é uma linda lição de superação e fé. Elas não tinham nenhuma perspectiva para o futuro, mas juntas lutaram pela sobrevivência. A decisão de retornar para Belém foi a melhor alternativa, com esperança em Deus que lhes sustentaria.
Quando a Igreja não está sendo alimentada na Palavra de Deus pura e verdadeira, ou quando o povo está ferido, adoecido devido às lutas enfrentadas, então falta o pão espiritual no lugar onde deveria ser a Casa do Pão.
Atualmente existe uma grande fome espiritual no mundo (Amós 8.11), principalmente por causa da injustiça entre o povo de Deus (Mateus 5.6). O Pão de Deus para nós é a sua Palavra (Mateus 4.4) e o próprio Senhor Jesus (João 6.35 e 48). Somente Jesus pode nos satisfazer plenamente (João 6.51).
Se você está na Casa do Pão, que é a Igreja, mas está faltando pão, busque a Palavra de Deus e ao Senhor Jesus que é o dono da igreja para que volte a haver sustento em sua vida e no meio do povo de Deus. Não deixe de congregar nem de orar por sua igreja (Hebreus 10.25). Voltar para a Casa do Pão significa voltar a orar, congregar, ler a Palavra, jejuar, servir em um ministério.
Volte para a Casa do Pão!
2) Não viver somente de migalhas: Rute 2.1-7
Quando Rute e Noemi chegaram a Belém, procuraram onde havia colheitas para buscar espigas que caíam pelo chão. Naquele tempo havia uma lei social de que as espigas que caíam deveriam ser deixadas para as pessoas pobres e as viúvas (Deuteronômio 24.19). Esta era a solução viável para o sustento delas, então foi o que Rute fez.
Em situações difíceis de nossas vidas nos sentimos assim, sem alternativas e muitas vezes aceitamos as condições de ficar apenas com o que sobra. Mas Deus não quer que busquemos apenas migalhas, pois Jesus quer nos dar vida abundante (João 10.10). Através da fé podemos esperar o melhor de Deus (Isaías 1.18).
As migalhas significam as sobras dos outros, ou seja, se você está vivendo só de migalhas espiritualmente recebendo apenas orações ou palavras das pessoas e não tem sua própria vida com Deus, busque ao Senhor para que o Espírito Santo te preencha com seu poder. Deus não quer que vivamos de migalhas (Mateus 7.28-30).
Não se contente com migalhas!
3) Sentar-se na mesa do banquete: Rute 2.8-14
Depois que Rute estava pegando as migalhas, Boaz o dono da fazenda que por providência de Deus era parente de seu falecido marido, apareceu perguntando quem ela era e pediu que os empregados respeitassem ela oferecendo-lhe tudo de melhor. Boaz chamou Rute para a mesa e lhe serviu abundantemente. Ela voltou para casa com a sacola cheia de grãos.
O dono da fazenda pode representar o Senhor que é o Criador de toda a terra (Salmos 24.1) e a mulher, Rute, pode simbolizar a Igreja (Apocalipse 12.1-17). Deus está nos chamando para a mesa do banquete espiritual. Quando Jesus voltar vai nos receber no céu com um grande banquete (Apocalipse 19.7-9). Enquanto isso precisamos nos alimentar espiritualmente na terra com o maná que vem do céu (Josué 5.12).
Não perca o banquete que Deus tem para sua vida. Aceite o convite do Senhor para ser abençoado e sustentado pela fé. Este é um lugar de honra de cada filho do Senhor (Lucas 15.22-24) e daqueles que são cuidados por Deus (Salmos 23.5).
Deus tem um banquete para você!
Jesus é tudo que você precisa!
-CONCLUSÃO:
Cuidar da vida espiritual não é uma coisa fácil e não podemos descuidar em momento algum. Devemos estar sempre em oração e vigilantes para não enfraquecer (Marcos 14.38).
A Igreja deve ser como Belém, uma Casa do Pão, mas cada cristão também pode ser comparado a um ‘padeiro’, que serve o pão ao seu próximo (Lucas 12.42). Precisamos buscar e servir o alimento espiritual para todos os famintos de Deus.
Não passe fome espiritual, volte para a Casa do Pão e não se contente com migalhas, mas se assente na mesa do banquete. Este é o propósito de Deus para sua vida.
Não fique sem pão!

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...