Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”. (Marcos 2:17 – NVI)
28/08/2019
VOCÊ É UM CRISTÃO ORIGINAL OU PIRATA?
II Timóteo 2.11-13
Hoje existe muita falsificação. Entre um CD ou DVD original e um pirata, há quem prefira o falsificado.
Você saberia diferenciar entre uma laranja de verdade e uma de plástico? (mostrar para exemplificar) Elas têm muitas aparências e alguma diferença. A de plástico é perfeitinha demais para ser real, mas a maior diferença é o conteúdo.
Da mesma maneira que existem coisas falsificadas, também existem cristãos ‘piratas’, ou seja, copiados do original. Ser um cristão original é ser cópia direto da matriz que é nosso Mestre Jesus Cristo. Deus é o único totalmente fiel (Lamentações 3.23).
Você é um crente original ou pirata?
Devemos ser fiéis:
1- Quando? Apocalipse 2.10“Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”
Devemos ser fiéis a Deus em todos os momentos de nossas vidas. Até o fim! Sempre! Não é bom questionar a Deus por recompensas de nossa fidelidade. Ele é fiel e nos recompensará. O limite de nosso compromisso com Deus é ‘até a morte’ e Jesus nos deu o exemplo disso morrendo por nós na cruz. Como Jesus recebeu a ressurreição por ser fiel até a morte, nós também receberemos a vitória.
2- Como? III João 1.5“procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos”
É muito importante ser fiel com as pessoas. Ser verdadeiro mesmo que não entendam ou aparentemente mereçam. Então devemos ser fiéis para com todos. Não fazer acepção de pessoas e manter nossos compromissos em dia.
Davi foi um exemplo de fidelidade a Deus. Não pecou contra Saul em momento algum nem questionou que ele fosse um ungido de Deus. Respeitou o rei até o fim e foi recompensado por Deus (I Samuel 24.4,5).
3- Quanto? Lucas 16.10“Quem é fiel no pouco
também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”
Não importa a quantidade e sim a qualidade. Quem é criterioso com pequenas coisas sempre consegue vencer nas maiores. Precisamos tomar cuidado com ‘mentirinhas’ e ‘pecadinhos’ que parecem pequenininhos, mas são perigosos “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor”(Cântico dos Cânticos 2.15).
Temos como exemplo os mártires da fé cristã que não mediram conseqüências para manter sua fidelidade a Deus (Hebreus 11.33-40).
Seja fiel em tudo e com todos até a morte!
-CONCLUSÃO: Lucas 12.42-48
O quê está condicionado à sua fidelidade? Às circunstâncias, problemas, dificuldade ou mesmo à fidelidade dos outros?
Não copie ninguém que possa depois te decepcionar e comprometer sua fidelidade a Deus. Seja original. Copie Jesus Cristo (I Coríntios 11.1). Ele não te decepcionará.
Seja fiel incondicionalmente!
25/08/2019
5 DESCULPAS QUE DAMOS PARA NÃO IRMOS À IGREJA
A cada dia cresce mais o número de cristãos que não querem mais ir à igreja. Eles dizem amar a Jesus, mas não suportam a ideia de participar de uma igreja local, por diversos motivos. Eu tenho alguns amigos "desigrejados" que têm dificuldade em congregar, pois viveram a terrível experiência de serem julgados, descriminados e se decepcionaram com membros e líderes. Eu até os entendo, pois também já pensei algumas vezes em deixar de ir à igreja por razões pessoais, mas acredito que viver "desigrejado" não seja bom para ninguém.
Sei que Deus não quer que os Seus filhos vivam sozinhos, pois nem o próprio Jesus e seus discípulos fizeram isso. Então escrevi abaixo algumas desculpas que as pessoas geralmente dão, e porque acho que elas precisam mudar de ideia:
1ª desculpa) Na igreja só têm pessoas hipócritas
Sem dúvida, esta é a desculpa mais usada por aqueles que não querem frequentar uma igreja. Eu realmente concordo que existem pessoas hipócritas dentro das igrejas, mas não podemos esquecer que a igreja é como um hospital cheio de pessoas doentes, necessitadas de cura. Quando Jesus foi questionado pelos religiosos por comer com ?pecadores? e pessoas de má fama, Ele respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores" (Marcos 2:17).
A igreja é composta por pessoas imperfeitas que, ao se relacionarem com Deus e com os outros irmãos, buscam aprender, crescer e se aperfeiçoar. Ou seja, a igreja é feita por pessoas como você e eu. E quem nunca pecou, que atire a primeira pedra.
"Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função" (Efésios 4:15,16).
2ª desculpa) Eu amo Jesus mas não gosto da igreja
Quando Jesus veio à terra, Ele veio para salvar homens e mulheres de todas as línguas, raças e classes sociais. A esse grupo de pessoas Ele deu o nome de "Igreja".
O apóstolo Paulo explicou que a Igreja é como uma noiva, e Jesus, como um noivo. Agora, reflita no que um pastor disse certa vez: "Nós vivemos em uma época em que muitas pessoas dizem estar bem com Deus e mal com a Igreja. Mas isso é um grande problema, pois, gostar do noivo (Jesus) e detestar a noiva (Igreja), não dá certo. Por exemplo: não podemos dizer ao noivo que queremos jantar em sua casa, mas sem que a sua noiva participe. Se disséssemos isso, acredito que o noivo responderia assim: 'Desta maneira Eu não quero! Ela é a minha noiva, é a minha amada! Eu sei que ela ainda não é perfeita, mas ela é minha, e por isso não posso fazer nada sem a presença dela!'"
Muitas vezes, este é o argumento daqueles que querem ser chamados de cristãos, mas não querem se envolver com os irmãos, para crescerem espiritualmente. A Bíblia diz que quando o povo de Deus se reúne, o Senhor ordena a Sua bênção (Leia Salmos 133); isso porque, quando a Igreja se reúne, louvores são entoados, o nome de Deus é exaltado e a Sua Palavra é pregada, fazendo com que o alimento espiritual seja distribuído aos membros do Corpo de Cristo.
Se dissermos que amamos a Jesus, devemos também amar as mesmas coisas que Ele ama. E sabemos que Cristo ama a igreja, pois está edificando o Seu Reino sobre ela. Ele disse: "...sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la" (Mateus 16:18). Cada pessoa que recebe a Jesus como Senhor e Salvador, tem a vida transformada e começa a fazer parte desse edifício espiritual.
3ª desculpa) Eu não tenho tempo para ir à igreja
Quem nunca ouviu ou deu esta desculpa para alguém? Todos nós temos 24 horas por dia e sempre damos prioridade para aquilo que achamos mais importante ou mais prazeroso. Ficamos tão envolvidos nessas coisas que nem vemos o tempo passar. Quer alguns exemplos? Ficamos horas e horas na internet, batendo papo, jogando, vendo filmes, séries, etc. Enfim, sempre arrumamos tempo para fazer o que gostamos. Então, se não temos tempo para nos reunirmos com pessoas que creem no mesmo Deus que nós, estamos dizendo que o Reino de Deus não é a nossa prioridade.
"Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor" (Efésios 5:15-17).
4ª desculpa) Na igreja todos querem controlar minha vida
Na Igreja encontramos de tudo: pessoas que estão começando na caminhada com Deus, outras que já são maduras, mas ainda têm coisas a melhorar, e aquelas que falham bastante em muitas áreas da vida.
O problema é que, muitas vezes, confiamos demais nas pessoas, dependemos muito delas e esquecemos que elas podem falhar conosco. Com isso, nos decepcionamos, pois temos a falsa ideia de que todos os cristãos são "anjos sem asas" e esquecemos que são humanos como nós.
Sim, há muitas pessoas intrometidas, que às vezes, querem tanto ajudar, que acabam sendo controladoras e manipuladoras. Mas Jesus morreu por elas também e devemos pedir a Deus paciência e sabedoria para vivermos em harmonia. Isso é possível quando nos lembramos do quanto Deus é paciente conosco, e nos ama apesar de nossas falhas.
5ª desculpa) Ainda não estou preparado
Se você leu até aqui, você já entendeu que a igreja não é um lugar de pessoas perfeitas, mas sim daqueles que querem se aperfeiçoar. E para fazer parte de uma igreja, você só precisa entregar seu coração e a sua vida para Jesus, pois é Ele quem vai te transformar. Não pense que você irá consegue vencer sozinho o pecado, o mundo e as provações. Você precisa da ajuda do Espírito Santo e das pessoas que fazem parte da família de Deus; então não deixe de frequentar uma igreja por achar que você ainda não está preparado.
Não há desculpas para não ir à igreja
Acabei de apresentar a você 5 desculpas comuns que as pessoas dão para não frequentarem uma igreja. Mas o meu conselho é que você não siga a onda dos "desigrejados" que pensam que podem servir a Deus sozinhos, sem se envolver com outros irmãos em Cristo. Valorize a comunhão assim como a igreja de Atos, e obedeça a ordem do apóstolo Paulo: "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia" (Hebreus 10:25).
24/08/2019
CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS
Mateus 5.1-12
1. Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele,
2. e ele começou a ensiná-los. Jesus disse:
3. – Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
4. – Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
5. – Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
6. – Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
7. – Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
8. – Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
9. – Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
10. – Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
11. – Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores.
12. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
-Introdução: Vivemos em um tempo em que o conceito de Felicidade está distorcido. Ser Feliz tem sido considerado baseando-se no que a pessoa tem, faz ou aparenta exteriormente. Contudo sabemos que Felicidade é um estado de espírito muito além de circunstâncias exteriores. Não estou dizendo que as situações externas não influenciem em sentimentos e emoções. Mas ser feliz supera o estar triste ou nervoso.
Jesus foi o maior exemplo de pessoa que não considera a felicidade baseada em fatores externos. Deixou os céus em glória e majestade, veio a este mundo cheio de dificuldades, nasceu em uma família pobre, viveu em um lugar humilde, trabalhou e lutou muito para sobreviver. Você acha que Jesus foi infeliz por isso? NÃO! Jesus viveu feliz aqui porque realizou o propósito de Deus para sua vinda.
Será que a conhecida TEOLOGIA DA PROSPERIDADE ensina sobre Felicidade?
Quem disse que ser feliz é ter tudo? É possível ser feliz e se contentar mesmo quando lhe falta alguma coisa. Se a nossa felicidade for refém do que acontece ao nosso redor nos tornamos muito vulneráveis. Por isso Jesus quis deixar para nós um conceito próprio Dele para o que é ser Feliz.
Bem-aventurança é ter ‘boa aventura’, viver bem cada momento se realizar apesar das desventuras que somos humanamente suscetíveis.
O que é ser feliz?
Vamos aprender com as palavras de Jesus nas Bem-aventuranças, o que é ser feliz em três condições que podemos definir em nossas vidas:
1- TEMPERAMENTO feliz: v.3-4
O temperamento de uma pessoa pode direcionar sua vida para a Felicidade ou afastar dela. Cada um tem um temperamento próprio e precisamos definir o temperamento para conviver com as pessoas. O temperamento demonstra a disposição da pessoa em viver bem. Por isso Jesus falou algumas características de temperamento que nos ajudam a ser feliz.
Jesus enumerou três características de temperamento que ajudam a ser feliz:
a) HUMILDADE:
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” v.3
A humildade promove a felicidade porque a pessoa aprende a se contentar como que tem como testemunhou o apóstolo Paulo sobre sua felicidade dizendo “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez” (Filipenses 4.12). Interessante que esta afirmação antecede a famosa frase “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Ou seja, o apóstolo sabia viver bem em qualquer situação e o que acontecesse de bom ou ruim não interferia na sua condição de felicidade porque era humilde.
Quando a pessoa constrói um padrão de felicidade muito elevado, exigindo muitas condições, mais difícil se torna ser feliz. Mas quando é humilde aprende a aceitar o que vem e se contentar. A riqueza de quem é humilde consiste no Reino dos céus.
b) SENSIBILIDADE:
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” v.4
Esta afirmação parece contraditória. A tristeza e o choro podem fazer parte da felicidade? Uma pessoa feliz pode chorar e se entristecer? SIM! A prova maior disso é que Jesus chorou (João 11.35). O choro mostra um temperamento sensível.
Chorar é muito importante chorar para desabafar toda tristeza que houver no coração. O choro é um escape para a angústia. A felicidade vem quando somos consolados por Deus por isso não precisamos temer o choro que “pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer” (Salmos 30.5).
c) MANSIDÃO:
“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” v.5
Mansidão é uma virtude que faz a pessoa ser feliz. Ser manso não significa comportamento apático, e sim saber controlar seus sentimentos e impulsos nas horas de nervosismo.
Jesus disse que precisamos aprender com Ele sobre mansidão (Mateus 11.29) que é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22) para a vida do crente.
Uma pessoa que se irrita facilmente perde muitas oportunidades que podem vir com o tempo. Já quem é manso tem condições de esperar, negociar e combinar com pessoas difíceis e sai sempre ganhando porque espera a sua vez. Isso que Jesus quis dizer ao declara que os mansos herdarão a terra.
Você tem sido Humilde? Tem Chorado? É Manso?
Aprenda a ser humilde, chore se preciso e seja manso para ser Feliz!
2- ATITUDES felizes: v.6-8
A vida é regida pelas nossas atitudes. O que fazemos nos orienta desde o dia em que nascemos com o primeiro choro quando o ar entrar pelas vias respiratórias pela primeira vez causando tamanha dor que provoca o choro abrindo mais ainda a respiração e exercitando o pulmão. Essa é a primeira atitude ao nascer.
Jesus enumerou três atitudes que nos fazem felizes por mais contraditório que pareça:
a) JUSTIÇA:
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” v.6
Atitude de justiça é algo que não deve ser feito em tom de arrogância e sim como inspiração em cada momento da vida. Tudo o que fizermos deve ter como alvo o que é correto e bom para todas as pessoas. Por isso Jesus ensinou que “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Mateus 7.12).
Cumprir o que é justo faz a pessoa ser feliz porque quem é correto com seus afazeres não tem de que se arrepender ou envergonhar. Jesus prometeu que os misericordiosos serão fartos principalmente porque tudo o que faz vai dar certo e receberá a justa recompensa do que semeou (Gálatas 6.7).
b) MISERICÓRDIA:
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” v.7
Misericórdia tem a ver com colocar seu coração (cardia) na miséria do próximo. Ou seja, colocar-se em lugar de alguém. Quando vemos pessoas que estão sofrendo verdadeiramente com problemas graves, como doenças, por exemplo, entendemos que somos felizes.
A misericórdia equilibra a justiça. Uma completa a outra. Justiça sem misericórdia se torna rigidez excessiva. Misericórdia sem justiça pode ser assistencialismo sem propósito.
Jesus prometeu que as pessoas que se colocarem no lugar dos outros para ajudar, do mesmo modo também vão alcançar misericórdia. Quem não tem dó do seu próximo não consegue ser feliz porque é egoísta demais para isso. A Felicidade é um dom que precisa ser compartilhado com quem sofre. Então quem é misericordioso é feliz por receber igual retribuição.
c) PUREZA:
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” v8
A pureza pode ser não sentir mal com o próximo. Não absorver coisas ruins ou interpretar mal as pessoas. A malícia é um veneno que estraga muitos relacionamentos.
Jesus prometeu que os limpos de coração “verão a Deus”, ou seja, ao invés de ver coisas negativas, contemplam a beleza da presença de Deus em suas vidas. Pessoas maliciosas não conseguem ver coisas boas, mas são ávidos em perceber um defeito por menor que seja.
Ter atitudes felizes para Jesus, precisa de justiça, misericórdia e pureza.
Você tem buscado ser justo, misericordioso e puro?
Seja feliz fazendo o que é justo, compadeça das pessoas e seja puro de coração!
3- RELACIONAMENTOS felizes: v.9-12
Jesus ensinou sobre felicidade nos Relacionamentos, além de atitudes e temperamento. O ser humano é relacional e precisa conviver com as pessoas à sua volta. Isso é um desafio que se constrói a cada dia do viver com o próximo. Estamos sempre aprendendo a compartilhar. Somos moldáveis e na convivência um com o outro nos transformamos. Dependendo da disposição pessoal de cada um, pode melhorar ou piorar.
Jesus citou alguns desafios para construir relacionamentos felizes:
a) PACÍFICO:
“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” v.9
Ser pacífico é ser um promotor da paz. Uma pessoa pacífica tenta apaziguar situações de conflito. Serve como um elo para unir pessoas ao invés de separar. Como precisamos de pessoas conciliadoras nos dias atuais!
Uma coisa que precisamos aprender como pacificadores é não se deixar levar pelos problema dos outros e só ajudar ou edificar sempre que tiver oportunidade.
Jesus prometeu que os pacificadores serão conhecidos como filhos de Deus. Esta é a maior felicidade que alguém pode ter. Como filhos do Rei devemos servir ao próximo apagando incêndios e acalmando tempestades.
b) PERSEGUIDO:
“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” v.10
Embora isso também pareça contraditório, Jesus considera a perseguição como um sinal de felicidade. Como se diz no ditado ‘ninguém atira pedras numa árvore que não dá frutos’. Uma pessoa em destaque por sua felicidade certamente também atrai inveja e indisposição de pessoas que não se realizam e não se conformam com o sucesso alheio.
Jesus prometeu aos perseguidos que quando não conseguissem reconhecimento das pessoas, teriam o reconhecimento de Deus. A promessa de felicidade para quem sofre perseguição é ter o Reino dos Céus.
c) INJURIADOS:
“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” v.11,12
Ser injuriado, também não impede a felicidade segundo o pensamento de Jesus. Injúria é uma acusação injusta e mentirosa, quando falam que você fez ou falou algo que não é verdade. Muitas vezes na vida passamos por isso e ficamos realmente injuriados.
Jesus deixa uma promessa lembrando dos profetas que tiveram a felicidade de ser usados por Deus num tempo que o Espírito Santo era privado da maioria por causa da lei. Jesus manda alegrar-nos mesmo assim. Para Jesus, o ser injuriado é motivo de alegria porque a pessoa tem a honra de se assemelhar aos grandes homens de Deus e ao próprio Mestre.
Quem crê em Jesus como se Advogado, sabe que não precisa temer a injúria ou mentira, porque no juízo final Deus nos julgará e fará justiça.
Jesus nos ensina a não deixar que problemas dos outros, nem mesmo perseguições ou injúrias impeça nossa felicidade.
Você tem sido pacificador? Tem enfrentado perseguição e injúria?
Seja pacífico como Filho de Deus, suporte perseguição e vença a injúria!
Você pode ser feliz!
-CONCLUSÃO:
I Coríntios 15.19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”
Jesus não disse que a vida feliz seria livre de problemas. Mas prometeu que venceríamos estes obstáculos para ser finalmente felizes.
Você acha que Jesus foi feliz aqui na terra? Com certeza! Contudo, Ele foi uma pessoa de temperamento humilde, manso e até chorou. Teve atitudes de justiça misericórdia e pureza acima de todas as injustiças, individualismo e pecado ao seu redor. Relacionou-se com pessoas e foi o tempo todo pacificador suportando perseguições e injúrias. Mesmo assim Ele foi feliz porque não estava focado na circunstância ao se redor e sim na promessa de Deus.
Então o que é ser feliz para Jesus?
É ter um temperamento feliz:
Ser humilde, buscando recompensa de Deus e não dos homens;
Ser sensível, chorar confiando no consolo de Deus.
Ser manso, com paciência para conseguir tudo no tempo certo.
É ter atitudes felizes:
Justiça, não se conformando com o que está errado.
Misericórdia, colocando-se na situação do próximo.
Pureza, não se deixando contaminar.
É ter Relacionamentos felizes:
Como pacificador diante de conflitos amenizando problemas.
Vencer a perseguição sabendo que Deus está vendo tudo.
Suportar injúria confiado de que isso nos assemelha a Jesus.
A Felicidade ensinada por Jesus supera as circunstâncias!
1. Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele,
2. e ele começou a ensiná-los. Jesus disse:
3. – Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
4. – Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
5. – Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
6. – Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
7. – Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
8. – Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
9. – Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
10. – Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
11. – Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores.
12. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
-Introdução: Vivemos em um tempo em que o conceito de Felicidade está distorcido. Ser Feliz tem sido considerado baseando-se no que a pessoa tem, faz ou aparenta exteriormente. Contudo sabemos que Felicidade é um estado de espírito muito além de circunstâncias exteriores. Não estou dizendo que as situações externas não influenciem em sentimentos e emoções. Mas ser feliz supera o estar triste ou nervoso.
Jesus foi o maior exemplo de pessoa que não considera a felicidade baseada em fatores externos. Deixou os céus em glória e majestade, veio a este mundo cheio de dificuldades, nasceu em uma família pobre, viveu em um lugar humilde, trabalhou e lutou muito para sobreviver. Você acha que Jesus foi infeliz por isso? NÃO! Jesus viveu feliz aqui porque realizou o propósito de Deus para sua vinda.
Será que a conhecida TEOLOGIA DA PROSPERIDADE ensina sobre Felicidade?
Quem disse que ser feliz é ter tudo? É possível ser feliz e se contentar mesmo quando lhe falta alguma coisa. Se a nossa felicidade for refém do que acontece ao nosso redor nos tornamos muito vulneráveis. Por isso Jesus quis deixar para nós um conceito próprio Dele para o que é ser Feliz.
Bem-aventurança é ter ‘boa aventura’, viver bem cada momento se realizar apesar das desventuras que somos humanamente suscetíveis.
O que é ser feliz?
Vamos aprender com as palavras de Jesus nas Bem-aventuranças, o que é ser feliz em três condições que podemos definir em nossas vidas:
1- TEMPERAMENTO feliz: v.3-4
O temperamento de uma pessoa pode direcionar sua vida para a Felicidade ou afastar dela. Cada um tem um temperamento próprio e precisamos definir o temperamento para conviver com as pessoas. O temperamento demonstra a disposição da pessoa em viver bem. Por isso Jesus falou algumas características de temperamento que nos ajudam a ser feliz.
Jesus enumerou três características de temperamento que ajudam a ser feliz:
a) HUMILDADE:
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” v.3
A humildade promove a felicidade porque a pessoa aprende a se contentar como que tem como testemunhou o apóstolo Paulo sobre sua felicidade dizendo “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez” (Filipenses 4.12). Interessante que esta afirmação antecede a famosa frase “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Ou seja, o apóstolo sabia viver bem em qualquer situação e o que acontecesse de bom ou ruim não interferia na sua condição de felicidade porque era humilde.
Quando a pessoa constrói um padrão de felicidade muito elevado, exigindo muitas condições, mais difícil se torna ser feliz. Mas quando é humilde aprende a aceitar o que vem e se contentar. A riqueza de quem é humilde consiste no Reino dos céus.
b) SENSIBILIDADE:
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” v.4
Esta afirmação parece contraditória. A tristeza e o choro podem fazer parte da felicidade? Uma pessoa feliz pode chorar e se entristecer? SIM! A prova maior disso é que Jesus chorou (João 11.35). O choro mostra um temperamento sensível.
Chorar é muito importante chorar para desabafar toda tristeza que houver no coração. O choro é um escape para a angústia. A felicidade vem quando somos consolados por Deus por isso não precisamos temer o choro que “pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer” (Salmos 30.5).
c) MANSIDÃO:
“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” v.5
Mansidão é uma virtude que faz a pessoa ser feliz. Ser manso não significa comportamento apático, e sim saber controlar seus sentimentos e impulsos nas horas de nervosismo.
Jesus disse que precisamos aprender com Ele sobre mansidão (Mateus 11.29) que é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22) para a vida do crente.
Uma pessoa que se irrita facilmente perde muitas oportunidades que podem vir com o tempo. Já quem é manso tem condições de esperar, negociar e combinar com pessoas difíceis e sai sempre ganhando porque espera a sua vez. Isso que Jesus quis dizer ao declara que os mansos herdarão a terra.
Você tem sido Humilde? Tem Chorado? É Manso?
Aprenda a ser humilde, chore se preciso e seja manso para ser Feliz!
2- ATITUDES felizes: v.6-8
A vida é regida pelas nossas atitudes. O que fazemos nos orienta desde o dia em que nascemos com o primeiro choro quando o ar entrar pelas vias respiratórias pela primeira vez causando tamanha dor que provoca o choro abrindo mais ainda a respiração e exercitando o pulmão. Essa é a primeira atitude ao nascer.
Jesus enumerou três atitudes que nos fazem felizes por mais contraditório que pareça:
a) JUSTIÇA:
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” v.6
Atitude de justiça é algo que não deve ser feito em tom de arrogância e sim como inspiração em cada momento da vida. Tudo o que fizermos deve ter como alvo o que é correto e bom para todas as pessoas. Por isso Jesus ensinou que “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Mateus 7.12).
Cumprir o que é justo faz a pessoa ser feliz porque quem é correto com seus afazeres não tem de que se arrepender ou envergonhar. Jesus prometeu que os misericordiosos serão fartos principalmente porque tudo o que faz vai dar certo e receberá a justa recompensa do que semeou (Gálatas 6.7).
b) MISERICÓRDIA:
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” v.7
Misericórdia tem a ver com colocar seu coração (cardia) na miséria do próximo. Ou seja, colocar-se em lugar de alguém. Quando vemos pessoas que estão sofrendo verdadeiramente com problemas graves, como doenças, por exemplo, entendemos que somos felizes.
A misericórdia equilibra a justiça. Uma completa a outra. Justiça sem misericórdia se torna rigidez excessiva. Misericórdia sem justiça pode ser assistencialismo sem propósito.
Jesus prometeu que as pessoas que se colocarem no lugar dos outros para ajudar, do mesmo modo também vão alcançar misericórdia. Quem não tem dó do seu próximo não consegue ser feliz porque é egoísta demais para isso. A Felicidade é um dom que precisa ser compartilhado com quem sofre. Então quem é misericordioso é feliz por receber igual retribuição.
c) PUREZA:
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” v8
A pureza pode ser não sentir mal com o próximo. Não absorver coisas ruins ou interpretar mal as pessoas. A malícia é um veneno que estraga muitos relacionamentos.
Jesus prometeu que os limpos de coração “verão a Deus”, ou seja, ao invés de ver coisas negativas, contemplam a beleza da presença de Deus em suas vidas. Pessoas maliciosas não conseguem ver coisas boas, mas são ávidos em perceber um defeito por menor que seja.
Ter atitudes felizes para Jesus, precisa de justiça, misericórdia e pureza.
Você tem buscado ser justo, misericordioso e puro?
Seja feliz fazendo o que é justo, compadeça das pessoas e seja puro de coração!
3- RELACIONAMENTOS felizes: v.9-12
Jesus ensinou sobre felicidade nos Relacionamentos, além de atitudes e temperamento. O ser humano é relacional e precisa conviver com as pessoas à sua volta. Isso é um desafio que se constrói a cada dia do viver com o próximo. Estamos sempre aprendendo a compartilhar. Somos moldáveis e na convivência um com o outro nos transformamos. Dependendo da disposição pessoal de cada um, pode melhorar ou piorar.
Jesus citou alguns desafios para construir relacionamentos felizes:
a) PACÍFICO:
“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” v.9
Ser pacífico é ser um promotor da paz. Uma pessoa pacífica tenta apaziguar situações de conflito. Serve como um elo para unir pessoas ao invés de separar. Como precisamos de pessoas conciliadoras nos dias atuais!
Uma coisa que precisamos aprender como pacificadores é não se deixar levar pelos problema dos outros e só ajudar ou edificar sempre que tiver oportunidade.
Jesus prometeu que os pacificadores serão conhecidos como filhos de Deus. Esta é a maior felicidade que alguém pode ter. Como filhos do Rei devemos servir ao próximo apagando incêndios e acalmando tempestades.
b) PERSEGUIDO:
“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” v.10
Embora isso também pareça contraditório, Jesus considera a perseguição como um sinal de felicidade. Como se diz no ditado ‘ninguém atira pedras numa árvore que não dá frutos’. Uma pessoa em destaque por sua felicidade certamente também atrai inveja e indisposição de pessoas que não se realizam e não se conformam com o sucesso alheio.
Jesus prometeu aos perseguidos que quando não conseguissem reconhecimento das pessoas, teriam o reconhecimento de Deus. A promessa de felicidade para quem sofre perseguição é ter o Reino dos Céus.
c) INJURIADOS:
“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” v.11,12
Ser injuriado, também não impede a felicidade segundo o pensamento de Jesus. Injúria é uma acusação injusta e mentirosa, quando falam que você fez ou falou algo que não é verdade. Muitas vezes na vida passamos por isso e ficamos realmente injuriados.
Jesus deixa uma promessa lembrando dos profetas que tiveram a felicidade de ser usados por Deus num tempo que o Espírito Santo era privado da maioria por causa da lei. Jesus manda alegrar-nos mesmo assim. Para Jesus, o ser injuriado é motivo de alegria porque a pessoa tem a honra de se assemelhar aos grandes homens de Deus e ao próprio Mestre.
Quem crê em Jesus como se Advogado, sabe que não precisa temer a injúria ou mentira, porque no juízo final Deus nos julgará e fará justiça.
Jesus nos ensina a não deixar que problemas dos outros, nem mesmo perseguições ou injúrias impeça nossa felicidade.
Você tem sido pacificador? Tem enfrentado perseguição e injúria?
Seja pacífico como Filho de Deus, suporte perseguição e vença a injúria!
Você pode ser feliz!
-CONCLUSÃO:
I Coríntios 15.19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”
Jesus não disse que a vida feliz seria livre de problemas. Mas prometeu que venceríamos estes obstáculos para ser finalmente felizes.
Você acha que Jesus foi feliz aqui na terra? Com certeza! Contudo, Ele foi uma pessoa de temperamento humilde, manso e até chorou. Teve atitudes de justiça misericórdia e pureza acima de todas as injustiças, individualismo e pecado ao seu redor. Relacionou-se com pessoas e foi o tempo todo pacificador suportando perseguições e injúrias. Mesmo assim Ele foi feliz porque não estava focado na circunstância ao se redor e sim na promessa de Deus.
Então o que é ser feliz para Jesus?
É ter um temperamento feliz:
Ser humilde, buscando recompensa de Deus e não dos homens;
Ser sensível, chorar confiando no consolo de Deus.
Ser manso, com paciência para conseguir tudo no tempo certo.
É ter atitudes felizes:
Justiça, não se conformando com o que está errado.
Misericórdia, colocando-se na situação do próximo.
Pureza, não se deixando contaminar.
É ter Relacionamentos felizes:
Como pacificador diante de conflitos amenizando problemas.
Vencer a perseguição sabendo que Deus está vendo tudo.
Suportar injúria confiado de que isso nos assemelha a Jesus.
A Felicidade ensinada por Jesus supera as circunstâncias!
Assinar:
Postagens (Atom)
DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR
DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...
-
1 SAMUEL 27:8 a 28:2 e 29:2 a 30:31 Tendo recebido a cidade de Ziclague, como presente de Aquis, rei dos filisteus, para morar, o guerreiro...
-
EX.32:1-26 O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós d...
-
A cada dia cresce mais o número de cristãos que não querem mais ir à igreja. Eles dizem amar a Jesus, mas não suportam a ideia de particip...