13/05/2020

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR

13/05/2020


1 Samuel 16, 17, 18 e 19


Certa vez ouvi um missionário testemunhando que ele foi enviado para a Africa para construir uma igreja, e chegando lá, começou esta construção.

Mas ele construia a igreja com madeira durante o dia e durante a noite, as pessoas vinham e roubavam esta madeira para construção de um aqueduto, isso porque as pessoas precisavam de água para suas casas.

E assim seguiu por alguns meses até, que este aqueduto ficasse pronto, e através deste aqueduto o missionário conseguiu alcançar muitas vidas.


Outro testemunho que ouvi, foi de um pastor que foi enviado para uma igreja no Tenessi nos EUA, para fazer o inventário de tudo que tinha nesta igreja, pois a mesma esta com muitas dividas e quase não tinha membro.


E durante este processo o pastor ficou irritado quando apareceram os compradores, e mesmo chateado os mandou embora.


Foi ai que Deus falou com ele, já que esta igreja esta construida em uma fazenda, então Deus falou para ele usar o terreno da igreja para plantação e com o dinheiro arrecadado pagaria a divida da mesma.


Foi ai que o pastor começou a fazer o que Deus tinha falado com ele, resumindo, foi comprou algumas sementes, plantou no terreno, faltou água, teve que molhar a plantação manualmente, depois conseguiu um irrigador, e depois conseguiu um trator, e estava indo tudo bem, até que no dia da colheita, houve uma chuva forte e antes que pudesse terminar de colher, a água inundou tudo e perdeu metade do que havia plantando.


E durante este período começou a vir pessoas aos cultos, mas mesmo assim não conseguiu o dinheiro suficiente para pagar toda divida.


O conselho da denominação se reuniu e vendo que o pastor tinha mudado a realidade daquela comunidade, resolveu assim pagar toda a divida da igreja, e transforma-la em uma igreja missionária, então o pastor conseguiu reverter uma situação de desanimo e tristeza em um local de alegria, tudo isso porque ouviu a voz de Deus.


Assim com o Rei Davi, Deus usou a vida de Davi, para chegar em um propósito maior.


Levou Davi do meio do pasto para o trono, o caminho não foi fácil, teve que trilhar por alguns lugares antes mesmo de se tornar rei.


Lutou com urso, e outros animais, ele era rejeitado por seu pai e seus irmãos, mas tinha o carinho de sua mãe.


Quando o profeta Samuel chegou em sua casa para ungi-lo rei, Davi esta pastoreando as ovelhas de seu pai, enquanto seus irmãos estavam em casa, ninguém, lembrava dele até que o profeta pergunta se não teria mais algum filho.


Outra situação, foi quando Davi foi chamado por seu pai para levar alimento para seus irmãos que estavam em guerra e saber noticias deles.

Chegando la Davi se depara com um situação, de um gigante (Golias), lançando palavras contra o Deus de Israel, e contra o exército de Saul.


Até que Davi chega de lugar nenhum e entra onde Deus o queria colocar.

Venceu o gigante, ganhou o direito de casar com a filha do rei Saul, ficou por perto e foi aprendendo como ser rei, venceu batalhas, foi ameaçado de morte, fugiu, teve a oportunidade de matar seu perseguidor, mas por fim se tornou um grande rei.

Então, se prepare para onde Deus vai te levar, pode ser lugares de lutas ou perseguições, lugar onde não seja tão visível, mas é dai que  o Pai vai começar a te usar.





14/04/2020

PORQUE PRECISAMOS FICAR EM SILÊNCIO?

Mesmo muitos estando em isolamento social nesse momento, dificilmente estamos em silêncio. Sempre estamos ouvindo música, rádio, algum podcast, deixamos a TV ligada até mesmo para ouvir pregações enquanto fazemos outra coisa. Ou trocamos diversos vídeos e áudios no Whatsapp. Hoje em dia inclusive trabalhamos ouvindo alguma coisa. Às vezes parece que só estamos em silêncio quando dormimos.
Mas o meu ponto aqui é dizer que é importante gastarmos tempo em silêncio, dispostos apenas a ouvirmos a voz de Deus. Muitas vezes esquecemos de voltar nossos ouvidos para o nosso Pai que sabe de todas as coisas. Como está escrito em Jó 12:13, “Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento”.

Neste momento de crise o barulho está bem alto

Neste momento estamos vivendo algo inédito em que a crise do coronavírus não é algo exclusivo de apenas uma cidade ou de um único país. Praticamente o mundo inteiro está passando por isso junto. Tem pessoas isoladas em quase todos os países. Moradores de cidades europeias estão passando pelos mesmos problemas que moradores de cidades na América do Norte e América do Sul. Resultado disso: está todo mundo falando sobre a pandemia. O barulho está alto!
Recebemos uma enxurrada de informações, vídeos, áudios, notícias. Tem especialistas da saúde, do governo, da economia, psicólogos. Todos tem algo a dizer. Às vezes a gente não sabe nem o que ler ou ouvir ou em qual informação acreditar.
Deixo aqui a seguinte pergunta: temos dedicado um tempo em silêncio dispostos apenas a ouvirmos o que Deus tem a nos dizer sobre tudo isso que está acontecendo? Não estou dizendo para deixarmos de nos informar, mas para separarmos um tempo com Ele. A Palavra diz em Lucas 5:16 que Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.

A importância do silêncio

No silêncio podemos ouvir a voz de Deus. Um dos meus pastores sempre dizia que precisamos abaixar o volume do mundo e aumentar o volume da voz de Deus em nossos ouvidos.
E abaixar o volume do mundo não diz respeito apenas a desligarmos a TV ou o rádio. Diz respeito a alimentarmos a nossa mente com aquilo que o Espírito Santo deseja. Quando alimentamos o nosso espírito, aumentamos a nossa capacidade de discernirmos nossa vida espiritualmente. Ou seja, nos tornamos mais sensíveis à voz de Deus, a sermos guiados por Ele e por Sua vontade.
Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. – Romanos 8:5-8
Ao usar seu tempo para se alimentar do que é espiritual, você deixará de se alimentar com o barulho da sociedade e de pensamentos humanos. Você se alimentará com pensamentos que vem do alto, pensamentos de paz e de esperança porque sabemos que Ele já venceu o mundo e que alegria do Senhor é a nossa força, mesmo em momentos de tribulação.
O Senhor é bom para os que esperam nele, para aqueles que o buscam. Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio. – Lamentações 3:25-26
Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. – Salmos 62:5

Sabemos ouvir?

No livro de Eclesiastes, o capítulo 3 fala que para tudo há ocasião certa. O versículo 7 que diz que há tempo de calar e tempo de falar.
Como é fácil falarmos. É fácil ficarmos um tempão orando em cima de uma lista gigante de pedidos. Pedidos pessoais, pedidos dos nossos amigos queridos e familiares. E não tem nada de errado em pedirmos. Mas sabemos em determinado momento parar para apenas ouvir o que o Senhor quer de nós? Sabemos o tempo de nos calarmos e prestarmos atenção n’Ele? Sabemos ler algum trecho da Bíblia e depois em silêncio refletirmos sobre o que Deus quer nos ensinar e falar a partir do texto?
E ouvir a voz de Deus não é só escutar, mas é escutar e obedecer. Uma mente voltada para o Espírito nos capacita a ouvirmos a voz de Deus e também a nos submetermos à Sua vontade.
Através de Isaías, Deus adverte o povo por não ter prestado atenção n’Ele. O povo teria prosperado se tivesse ouvido e obedecido a voz do Senhor.
Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir. Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar. Seus descendentes seriam como a areia, seus filhos, como seus inúmeros grãos; o nome deles jamais seria eliminado nem destruído de diante de mim”. – Isaías 48:17-19

No silêncio rasgamos nosso coração

Além de no silêncio podermos ouvir a voz de Deus, no silêncio podemos também rasgar o nosso coração. Onde estou apenas eu e o Senhor, posso chorar, posso me quebrantar, posso me apresentar diante d’Ele com sinceridade e verdade.
Jesus estava triste e angustiado quando foi para o Getsêmani (Marcos 14:32-36). Estava próximo o momento em que Ele enfrentaria a cruz. Ele afastou-se dos discípulos, prostou-se e com o rosto em terra orou ao Pai. Ele pediu, que se possível, fosse afastado dele aquele momento de dor. Jesus naquele momento tão duro, em que se aproximava o pior momento de sua vida, foi para um local onde ele tivesse um momento de oração a sós com Deus.
Diante do Pai Jesus não esconde seu desejo de não passar por aquele sofrimento. Diante de Deus podemos expor nossas fraquezas, fragilidades e o que sentimos. Talvez por isso que temos tanta resistência em ficar no silêncio com Deus. No silêncio ficamos com Aquele que enxerga o mais profundo do nosso coração e intenções.
O Salmista fala sobre isso no capítulo 139:1-4 – Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.
Mas como é maravilhoso que o nosso Pai nos conheça de forma tão profunda. Porque é Ele quem pode nos relevar condutas que precisam ser transformadas e nos guiar pelo caminho eterno. O salmista encerra o capítulo 139 justamente dizendo “vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

Conclusão

O silêncio onde nos encontramos com Ele é muito precioso. Seu dia tem 24 horas. Comece separando pelo menos alguns minutos para ficar em silêncio na presença d’Ele. No silêncio ouvimos a voz de Deus e somos transformados.
Deus abençoe

30/01/2020

QUAL SEU NIVEL DE INTIMIDADE COM DEUS?


Você já se perguntou por que algumas pessoas tem mais intimidade com Deus do que as outras?

Você já pode ter pensado que, como muitos pais humanos, Deus tem seus filhos favoritos. Enquanto alguns parecem ser tão íntimos e próximos, outros parecem distantes e indiferentes com o Pai.

Mas a realidade é que Deus não tem favoritos e nem ama um filho menos do que o outro (Atos 10:34). Ele ama cada  ser humano com amor infinito e incondicional.

Ele trouxe a todos, a liberdade de aproximar do Seu trono da graça com confiança. Sendo assim, somos nós, e não Ele, quem escolhe o quão perto ou longe estaremos do Seu trono onde Deus se encontra.

“Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”
(Hebreus 4:16, NVI)

Portanto, a intimidade com Deus depende apenas da nossa vontade e comprometimento de se aproximar Dele. O convite de Jesus está sempre aberto. Ele fala em nossos corações:

“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20, NVI)

#Os 4 Níveis de intimidade com Deus
O capítulo 47 do livro de Ezequiel conta uma visão que o profeta teve das águas que jorravam pelo templo. A cada 500 metros que ele media, encontrava níveis diferentes de água.

Eram 4 níveis, onde o primeiro começava na altura do tornozelo e o último ultrapassava a altura da cabeça, onde não era possível atravessá-la andando.

A Bíblia representa a água como o Espírito Santo de Deus, sendo assim, podemos fazer uma analogia desse capítulo identificando os nossos 4 níveis de intimidade com Deus.

#Nivel 1: Água na altura do tornozelo
“(…) enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo.”
(Ezequiel 47:3b, NVI)

Aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, mas podemos querer estar com Ele apenas para que as águas fiquem na superfície do tornozelo, pois dessa forma, nossos pés estão firmados na terra e sentimo-nos totalmente no controle de nossas vidas.

Neste nível, não existe nenhuma dependência com Deus, pois somos donos do próprio nariz e fazemos tudo o que bem entendemos, conforme a nossa vontade e o nosso entendimento.

E também, não estamos dispostos a deixar nada de lado e nem fazer alguma renúncia por Ele que não nos convém, pois a pergunta que fazemos primeiro é: “O que tenho a ganhar com isso?”.

Podemos ter sucesso na vida, mas sempre sentiremos que algo a mais está faltando. Ao aceitar a Jesus, podemos ser salvos e ir para o céu, mas sem nunca conhecer a Deus verdadeiramente nesta vida e nem sequer ter a chance de saber o propósito que o nosso Criador tinha para nós

Quando escolhemos uma vida independente, não saberemos o que é ter uma intimidade com Deus. Passaremos os nossos dias nos afastando do amor de Deus e ignorando a presença do Espírito Santo.

#Nível 2: Água na altura do joelho
“Em seguida, ele mediu mais quinhentos metros, e a água subiu até os meus joelhos.”
(Ezequiel 47:4a, NTLH)

Quando as águas estão na altura do joelho, buscamos a Deus como entusiastas. Procuramos a Deus para ver os milagres, ter experiências divinas e bênçãos alcançadas. Você pode querer andar na direção de Deus, mas não anseia tanto por Ele quanto você anseia pelo que Ele pode te oferecer.

Não experimentamos a plenitude que Deus preparou para nossas vidas, pois nos aproximamos Dele principalmente pelas Suas maravilhas, mas não estamos dispostos a entrar mais fundo na água para segui-Lo.

Mesmo que você não esteja ciente, você pode estar considerando que Deus existe para te satisfazer e tornar a sua vida mais fácil e mais próspera. Quando você se encontra neste nível, você deseja se aproximar de Deus e fazer obras em Seu nome, primeiramente porque você sabe que vai receber benefícios a seu favor.

Não há nada de errado em procurar as bênçãos de Deus ou as experiências com Ele, mas isso não deve ser a prioridade de sua vida.

Quando você está nesse nível de intimidade com Deus, é muito fácil você se decepcionar com Ele, pois você busca em primeiro lugar, a mão de Deus e não a Sua face. Você pode entrar em um relacionamento de meritocracia com Deus, acreditando que servir a Ele diligentemente e fervorosamente é um dever para que todos os seus desejos sejam atendidos.

Ou você pode cair na armadilha da religiosidade, onde você se devota de corpo e alma, mas se esquece da essência mais importante: o amor.

#Nível 3: Água na altura da cintura
“(…) Mais quinhentos metros, e a água chegou até a minha cintura.”
(Ezequiel 47:4b, NTLH)

Quando você está neste nível de proximidade com Deus, você não anda por si só, mas ouve a voz do Espírito Santo e caminha pedindo a Sua orientação. Nos momentos que você anda no Espírito, dependendo de Deus, seus caminhos são bem sucedidos, mas quando você é tomado pelos conflitos internos, a hesitação te faz tropeçar.

Você mergulha debaixo da água para experimentar a plenitude de Deus, mas quando surge alguma dificuldade, logo volta para a superfície, onde você pode decidir fazer as coisas do seu jeito e ter o controle da própria vida, pois Deus nem sempre age no tempo e da maneira que você espera.

Parece muito difícil ir mais fundo e confiar inteiramente no Senhor, talvez porque o medo é um dos nossos problemas mais constantes. Mesmo quando conhecemos a vontade de Deus, muitas vezes relutamos e preferimos tomar as decisões seguindo os nossos pensamentos e sentimentos.

Porém, Deus aumenta a nossa fé através das provações. Se não estivermos dispostos a confiar completamente no Senhor, estaremos perdendo o melhor que Ele preparou para nós, e então, estaremos apenas adiando o propósito de nossas vidas ou nos contentando com o que é bom, sem avançar para onde Deus deseja nos conduzir para revelar Suas maravilhas ainda maiores.

#Nível 4: Água que está acima da cabeça
“Finalmente, mediu mais quinhentos metros, e o rio era tão fundo, que eu não podia atravessar. Era fundo demais para ser atravessado, a não ser a nado.”
(Ezequiel 47:5, NTLH)

Quando você está imerso no Espírito Santo, você se parece tanto com Cristo que as pessoas não sabem distinguir se o que você faz vem de você mesmo ou se é Deus atuando sobre você. Pois em suas ações, elas conseguem ver o semblante de Jesus.

Você anda pela fé, deixando que Deus te leve para onde Ele deseja levar. O seu planejamento pessoal está sintonizado com o propósito de Deus. Você conhece a vontade Dele e anseia agradá-Lo em tudo o que você fizer.

Você está disposto a fazer sacrifícios pessoais, pois acredita que Ele tem algo maior e melhor. Assim, permite que tudo o que não agrada a Deus possa morrer em você, ser renovando e se transformando continuamente em um vaso novo.

A sua intimidade com Deus é tão grande que você gosta de conversar com Ele e estar perto Dele o tempo todo. A amizade com Deus te faz tão bem que te transforma em uma pessoa cada vez melhor, te inspira a amar e a abençoar muitas pessoas.

de-um-passo-para-intimidade-com-deus

Se você não está satisfeito com o seu relacionamento com Deus atualmente, a boa notícia é que sempre há como você conhecer mais sobre Ele. Você pode a qualquer momento decidir dar esse passo adiante.

Deus sempre anseia e espera para ter um relacionamento de amor com você. Basta tomarmos o primeiro passo, ouvindo a Sua Palavra, obedecê-La como instrução de um pai amoroso e viver nos enchendo do Espírito Santo.

À medida que o seu comprometimento com Deus estiver aumentando, sua intimidade com Ele estará cada vez maior e quando você sentir que está pronto para assumir um relacionamento mais profundo, Deus age para te tocar de uma maneira especial.

Assim como aqueles personagens bíblicos que viveram na intimidade com Deus, Ele irá fazer algo maravilhoso através de você, revelará a Sua glória e mostrará as mais belas grandezas que você jamais imaginou.

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...