Provérbios 16 : 1-3
“v.1 Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. V2 Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. V3 Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos.”
Promessas
Respostas do Senhor; meus planos serão bem sucedidos.
Condições
Planejar; me purificar pois o Senhor avalia o espírito; consagrar ao Senhor tudo o que faço.
Aplicação Prática
Para alcançarmos os sonhos de Deus para nós, devemos:
* Aprender a planejar - v.1
O planejar é tão importante quanto o sonhar. Se desejamos que nossos sonhos se realizem precisamos aprender a planejar, ou seja, estabelecer metas que são passos que me levarão `a conquista do sonho. Quando planejamos, trazemos para o plano físico a realização do que almejamos. Por isso precisamos aprender a sonhar os sonhos que Deus têm para nós (não nossos próprios sonhos) e nos atentar `as motivações verdadeiras do coração quanto `as conquistas, entendendo que as conquistas não são para nossa própria glória, mas para a glória do Senhor. Precisamos sempre avaliar: “ De onde vêm os meus alvos e sonhos, qual a fonte de sabedoria? Para que almejo esses resultados?” Deus têm determinado um objetivo especial de vida para cada um de nós, por isso nos criou e nos deu talentos e dons para exercermos esse chamado. Precisamos estabelecer prioridades durante nossos dias que nos levarão a conquista desse chamado para que não nos perdermos pelo caminho. Por isso a importância de termos alvos definidos dos sonhos de Deus para nós, pois quando esses sonhos, planejamentos e prioridades forem aprovados pelo Senhor, Ele nos responderá e alcançaremos tudo o que Deus para nós.
* Clamar pela purificação – v.2
É tempo de olharmos nosso interior e limparmos nosso coração de toda maldade, pois o Senhor é quem avalia o espírito e diz se estamos limpos ou não. Muitas vezes “parecemos” limpos aos nossos olhos, mas como estamos diante de Deus? Afinal, Ele é um Deus reto e perfeito, que conhece o mais profundo do nosso coração e cada uma das nossas atitudes: nada está em oculto aos Seus olhos, por isso não podemos permitir motivações incorretas, nem o pecado: os maus pensamentos, a negligência com a obra de Deus, a rebelião, mentira, medo, engano ou dúvida, mas nos apresentarmos diante do Senhor com nossas mãos limpas e com o coração puro, sem ter do que nos envergonhar, mudando nosso caráter distorcido e saindo da maldição e do relaxo. Nos atentar e guardar os nossos lábios da contaminação, pois a palavra nos ensina que o que nos contamina não é o que entra na boca mas o que sai dela. Clamar para que o Senhor nos dê um coração puro como de criança, sem justificativas humanas ou desculpas, sem receio, mas que se alegra, um coração simples e sincero.
* Viver a consagração – v.3
É se separar para Deus através da santidade, ou seja, estar disposto a renunciar a própria vontade e desejos para viver a vontade e os planos de Deus. A bíblia nos ensina que os pensamentos de Deus são maiores que os nossos, por isso os planos e os sonhos de Deus também são maiores e melhores que os nossos! Renunciar é se entregar por inteiro, é confiar, deixar Deus no controle da nossa vida, e isso é algo maravilhoso, porque quando nos decidimos entregar tudo de nós ao Senhor, é que podemos receber tudo que Ele tem para nós, por isso a palavra é bem clara e nos ensina que quando nós consagramos e entregamos ao Senhor tudo o que fazemos, cada um dos nossos caminhos e planos serão bem sucedidos.
Rhema
Ao sonharmos os sonhos de Deus e estabelecermos planos através da organização pessoal, das prioridades, da vida aos pés da cruz provando a purificação e santidade, a consagração e renúncia, poderemos alcançar os sonhos de Deus para as nossas vidas, e assim seremos bem sucedidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário