O maior de todos os mandamentos
Deus quer uma demonstração prática desse amor, pois quando se trata de amor Deus é exigente.
(MT 22:35-40) E um deles, interprete da lei experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas.
Neste texto, um interprete da lei questionou Jesus sobre qual seria o grande mandamento da lei. Jesus respondeu: Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento, e o segundo que é semelhante ao primeiro é: Amar ao próximo com a ti mesmo.
Vemos nesse texto duas atitudes de fé que devemos ter. A primeira atitude está relacionada a Deus e a segunda está relacionada ao próximo. Vamos meditar sobre essas duas importantes atitudes de fé que Jesus diz ser o maior de todos os mandamentos.
1-Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento:
Este mandamento está relacionado a Deus. Para Deus não basta somente dizer com os nossos lábios que o amamos, Deus quer uma demonstração prática desse amor, pois quando se trata de amor Deus é exigente. Na pratica, esse amor se manifesta pela ADORAÇÂO a Deus.
O que significa adorar?
Adorar é amar alguém com toda a intensidade. De acordo coma declaração de Jesus neste texto; Adorar significa: Amar de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento.
Deus está a procura de verdadeiros adoradores, que o adoram em Espírito e em verdade, (JO 4:23-24). Isto significa que quem ama adora e quem adora obedece.
Jesus nos ensina como devemos praticar o amor a Deus:
(JO 14:21) Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e também o amarei e me manifestarei a ele. (V-23) Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. (V-24) Quem não me ama, não guarda as minhas palavras.
Jesus foi um verdadeiro adorador, Ele foi obediente em tudo ao Pai. Paulo declarou na sua carta aos Filipenses, dizendo que Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz (FL 2:8).
Ser um adorador é ter uma vida de obediência a Deus e sua palavra. Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento é dar a Deus, EXCLUSIVIDADE.
2-Amar ao próximo como a si mesmo:
A forma mais prática desse amor é servir ao próximo.
Quem é o meu próximo?
São aqueles que estão mais próximos de nós. Aqueles que convivemos diariamente dentro da nossa casa. Em uma ordem de prioridade podemos dizer que são: Esposas, maridos, filhos, irmãos, irmãos na fé e também nossos semelhantes.
Quem ama cuida. (EF 5:29) Diz que, ninguém jamais odiou a sua própria carne, antes a alimenta e dela cuida. Quando amamos o próximo, nós trabalhamos em função de servi-los.
Jesus nos deu exemplo de amor e serviço:
(JO 13:1)...Jesus tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. No mesmo capítulo, no (V-4) Jesus levantou-se da ceia e retirou a vestimenta de cima, tomou uma toalha e cingiu-se com ela e aproximando-se dos seus discípulos, começou a lavar os seus pés. Depois de ter feito isto, voltou a sentar-se com eles e disse: Vocês compreenderam o que eu fiz? Vocês me chamam Senhor e mestre e dizem bem porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e mestre vos lavei os pés vós também deveis lavar os pés um aos outros. Assim como eu vos dei exemplo, convém que vocês façam o mesmo.
E logo no (V-34) Jesus declara: Um novo mandamento vos dou que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
O amor é a prática do bem. Quem ama pratica o bem. Em (AT 10:38) diz que Jesus andava por toda a parte fazendo. Deus é amor e Jesus é o filho do amor de Deus. Quando o amor se manifestou, a lei foi extinta. Quem ama cumpriu toda a lei.
Deus através de Jesus nos capacitou a praticarmos o amor:
(RM 5:5) Ora a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
(GL 5:22) Mas o fruto do espírito é: Amor... contra essas coisas não há lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário