30/06/2013

Elias, um homem que fez a diferença em sua geração

Texto: I Reis: 18:30-39

Introdução
Neste esboço quero que todas as pessoas sejam desafiadas a tomar a posição que já foi nos dado em Cristo Jesus, e nos levantarmos como os profetas da nossa geração fazendo diferença dentro da nossa casa, no trabalho, na escola, na nossa rua, no nosso bairro, Porque em Tiago: 5:17, diz que Elias era homem igual a nós, mas foi alguém que marcou a sua geração.





LER O TEXTO: I REIS: 18:30-39
Quase todos nós conhecemos um pouco desta passagem, em que o povo de Israel está com o coração distante de Deus; E nesse tempo o Senhor levanta o profeta Elias, para ser um instrumento nas mãos Dele, e mudar a situação em que eles estavam vivendo.

Meus amados, logo de inicio eu desafio a todos vocês entenderem algo muito importante e urgente; No lugar que nós estamos inseridos como profetas de Deus, o Senhor quer nos usar para fazer uma revolução em meio a desgraça, as doenças, a miséria, o caos que nos cerca.
E o que faz com que a situação que está a nossa volta mude, são as atitudes que tomamos, porque o grande motivo de fracassos e derrotas, normalmente é a passividade, é a falta de agir diante da situação que precisamos tomar uma atitude para buscar solução para os problemas existentes.

"Então eu quero mostrar para os irmãos algumas atitudes deste Profeta que fez com que acontecesse o sobrenatural de Deus, em meio a uma situação caótica e desesperadora que a nação de Israel estava vivendo".

Deixe-me mostrar o contexto, em que o povo de Israel estava vivendo.

O rei Acabe estava reinando sobre Israel, e a palavra diz no Cap. 16:30-33, que ele fez o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os reis que foram antes dele, e ainda se não bastasse, ele se casou com uma mulher terrível chamada Jezabel, filha de Etbaal rei dos sidônios.




E esta mulher era um instrumento de satanás, ela tinha por deus, um demônio chamado baal, e por conta disso, fez o seu marido levantar altares ao deus baal, e fazer postes ídolos, e com isso o povo foi se corrompendo dia a dia.

O povo precisava se alimentar; E tudo vinha das mãos do rei, por isso eles se dobraram diante de ídolos entristecendo o coração de Deus.
1 - Primeira atitude que Elias tomou foi: "CHEGAI-VOS A MIM"
Por isso o que me chama atenção como crente, é a ousadia deste homem, que como primeira atitude, depois de desafiar aqueles demônios, e até zombar deles, no V. 30, ele chama toda atenção para si, e disse ao povo CHEGAI-VOS A MIM, e todo o povo se chegou a ele.

Como homem de Deus Elias chamou a responsabilidade para si, ele não ficou culpando os outros, ele não ficou chorando e murmurando desanimado, mas chama o povo a ouvi-lo.

Agora preste atenção a autoridade que estava sobre ele, o texto diz que todo o povo chegou-se a ele, ninguém faltou na reunião, todos vieram, eles não deram desculpa, como por exemplo: Há eu não vim por causa do serviço, meu filho estava dormindo, estava chovendo, o carro furou o pneu, eu não tinha dinheiro da condução, etc, (isso te diz alguma coisa)

Sabe queridos, a autoridade nos é dada por Deus para ser usada, em qualquer circunstância. Agora me diz: quando você abre a boca como profeta de Deus, a sua palavra é ouvida pelas pessoas que estão a sua volta?

AGORA VEM A PERGUNTA: As pessoas tem olhado para você, e tem visto a autoridade de Deus quando você fala?

Aquelas pessoas pararam para ouvir Elias porque as palavras que saía da boca do profeta eram poderosas, (pense nisto).
Queridos, através de Jesus, você tem esta autoridade; E que coisa linda é você chegar diante de uma situação de decisão de vida ou morte, e dizer para as pessoas que estão a sua volta sem saber o que fazer, OLHEM PARA MIM, vejam o que Deus vai fazer através da minha vida; IMAGINA A ESPECTATIVA DO POVO!!!, Será que Deus já te deu esta ousadia? Eu respondo que JÁ, você já recebeu do Senhor esta unção de ousadia; precisa só colocar em prática, Vejam o que o próprio Jesus disse em João 14: 12.( Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai).





2 - Segunda atitude
Preste atenção que quando o povo chegou-se a ele, a sua segunda atitude foi restaurar o altar que estava em ruínas, levando o povo a entender que eles precisavam de mudanças radicais, e tomando doze pedras conforme o número das doze tribos de Israel, ele edificou um Altar ao Senhor.

Elias sabia que, quem iria operar o milagre era Deus, e o Senhor não aceitaria aquele Altar contaminado por demônios, então teria que ser restaurado, só poderia ser deste jeito, não tinha outra forma, ele não chegou já orando, já determinando, mas restaurando o Altar, ele chamou a presença de Deus para aquele lugar.
Amados, tudo começa aqui, você precisa entender que, hoje o Altar de Deus somos nós (I Co. 3:16- Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espirito de Deus vive em vocês- e 6:19 - Sera que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espirito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertecem a vocês mesmos, mas a Deus.) A santidade em nossa vida como Altar do Senhor, abre as portas do sobrenatural, quando abrimos a nossa boca em fé, em nome do Senhor, foi por isso que o Profeta começou restaurando o Altar que estava em ruínas.



E Altar restaurado fala de tomada de posição em Deus, fala de uma vida que tem prazer em servir ao Senhor, Altar restaurado fala da presença de Deus agindo através da nossa vida, das nossas atitudes que honrem o nosso Senhor e Pai.

Aqui existe algo para nós pensarmos; É que o altar do Senhor que somos nós, há possibilidades de haver contaminações de demônios, então está sempre precisando ser restaurado, e estas contaminações podem ser como, por exemplo:

Ódio do irmão, mentira, inveja, ciúmes, fofocas, murmuração, ser omisso para com o que Deus tem nos comissionado, retenção de dízimos e ofertas, falar mal dos outros, negligenciar o ministério, insubmissão, auto-suficiência, etc.
3 - Terceira atitude
Ao tomar as doze pedras, ele fez o povo lembrar que o número doze tinha um significado muito importante para eles, isto apontava para o Deus que tinha separado Israel como nação escolhida para testemunhar do Deus verdadeiro.

O que ele fez, foi levar o povo a entender que precisava acontecer uma decisão de santificar-se, porque de outra forma, Deus não iria fazer nada no meio daquele povo idólatra, sem haver um arrependimento, por isso ele entendeu que o povo precisava definir quem era o seu Deus, e entender que a santidade convém à casa do Senhor.

E ele diz ao povo; vocês precisam decidir agora quem é o seu Deus; porque vocês estão coxeando entre dois pensamentos, então hoje é dia de decisão, Se o seu Deus é o vosso Senhor, segui-o, mas se é baal, segui-o.
Elias foi um Crente, ou um líder que foi contra aquela situação que dominava a volta daquele povo, ele viveu literalmente o que o Apóstolo Paulo falou em Rm. 12:1-2, quando disse; Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos....



Ele não se dobrou diante do sistema governamental, não se dobrou diante da idolatria, nem diante do sistema religioso maligno que dominava, ele não aceitou aquela situação, ele não fez conchavo político, ele não procurou o rei para negociar, mas se posicionou como um líder que sabia quem era o seu Deus, e chegou a ser chamado pelo rei como; Perturbador de Israel.

O rei Acabe estava tão perdido, tão longe de Deus, tão cego, que quando a voz de Deus chega através do profeta, ele entende como sendo perturbação, e na realidade, nós queremos perturbar o império das trevas mesmo.
Queridos, é exatamente assim que acontece quando você abre a boca como Profeta de Deus, as trevas que estão sobre as vida das pessoas que você irá chamar para ouvir e ver a manifestação da Glória de Deus, irão se sentir ameaçada, e talvez você seja também chamado de perturbador como foi Elias, mas isso é maravilhoso.

Queridos, sempre que você se levantar para pregar a palavra de Deus, as trevas se sentem ameaçada, o inimigo se levanta, mas a palavra de Deus nos diz em
I João 4: 4, "Que maior é aquele que está em nós, do que aquele que está no mundo"




4 - Quarta atitude de Elias
Ele não esperou que aqueles falsos profetas decidissem alguma coisa, mas foi ele quem tomou a frente e estabeleceu o desafio, isto é autoridade, isso é unção de governo, Elias chegou para fazer diferença, ele não temeu, não se acovardou, mas chamou aquele povo para ver o manifestar da Glória de Deus com o que ia acontecer;

Isto é fundamental, porque na maioria das vezes, nós permitimos que os ímpios tomem a dianteira, e depois ficamos ou falando mal, ou reclamando, enquanto o Senhor está dizendo; Eu lhes dei a unção de governo, a autoridade para fazer diferença, e sair na frente, vão agora em meu nome, e seja ousado.

Sabe queridos, chegou o momento que a igreja precisa sair das quatro paredes, e mostrar a cara diante deste mundo apodrecido mostrando o caminho para a saída deste caos que está a nossa volta.

Agora o que é muito importante, é que Elias sabia o que estava fazendo, ele não foi no barulho dos outros, ele não estava fazendo aquilo porque viu os outros fazer igual; mas tinha plena convicção de que o Espírito de Deus era com ele, por isso ele não temeu diante desta decisão que tinha que tomar.
É só olharmos para o capítulo 17:1, E vermos como Elias chega dizendo; Tão certo como vive o Senhor Deus de Israel, EM CUJA FACE ESTOU, Nem orvalho, nem chuva haverá nestes dias SEGUNDO A MINHA PALAVRA, Isto é relacionamento com Deus.



Você já ousou empenhar a sua palavra, como se fosse a palavra do próprio Deus, Elias estava desafiando a natureza, era algo muito sério, você já pensou em liberar uma palavra e alterar o curso da natureza, isso é poderoso!!!
Agora no V. 36, quando ele restaurou o Altar, ele começa a orar, e diz com um clamor; Ó Senhor Deus de Abraão, Isaque e Jacó, manifeste-se hoje que Tu és Deus em Israel; e que SEGUNDO A TUA PALAVRA, Fiz toda estas coisas.

Antes ele disse segundo a minha palavra, agora ele diz segundo a tua palavra; Isto nos mostra uma sintonia poderosa entre o profeta e Deus; e que nos alerta para o que Jesus disse em João: 15:7, Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e será feito; Elias vivia estas verdades.



E o que é tremendo, é que no V. 37, o alvo de Elias com tudo isso era Glorificar o Nome do Senhor, ele disse Pai, eu estou fazendo isto, para que este povo conheça que tu, Senhor, és Deus.
E quando nós olhamos para fatos como estes, logo pensamos; Bem isso aconteceu porque Elias era um profeta de Deus, e eu afirmo pela palavra, que você também é um profeta de Deus, como foi Elias, também você é, (Tiago: 5:17-18). O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante 3 anos e meio não choveu sobre a terra. 18-Depois orou e então choveu, e a terra deu a sua colheita.



Esse é o momento de você abrir a tua boca e profetizar, de impor as mãos sobre os enfermos e determinar a cura em nome de Jesus, é o momento de vivermos os sinais de Deus, até alterando o curso da natureza, como aconteceu aqui, onde Elias orou e por três anos e seis meses não choveu em Israel.

Queridos, quando o Altar do Senhor que somos nós é restaurado e a manifestação de Deus acontecer; de quem será a glória, quem receberá a adoração; infelizmente, Deus opera de maneira espetacular, e pessoas querem receber os aplausos e a honra.

Meus amados, eu creio sem sombra de dúvidas, que este é o tempo em que o Senhor está nos levantando como profetas, para que na ousadia do Espírito Santo; Não nos calarmos diante de qualquer situação que surgir a nossa frente, seja ousado e determinado, que se você fizer isto com uma vida santa, na dependência do Senhor, com certeza Ele vai te dar respaldo naquilo que você estiver fazendo; porque isto Glorificará o nome Dele.

Talvez você esteja passando por situações que você não vê saída, ou seja, até mesmo um liderado seu, pode ser que seja desemprego, doença, necessidade das coisas, até de alimento, problemas familiares, Você precisa crer que você é um profeta de Deus, e abrir a boca em nome de Jesus e declarar a vitória sem recuar, e você vai ver o manifestar da glória de Deus sobre estas situações.

Nós somos os Elias desse tempo, abra a sua boca e profetize a palavra de Deus, em nome de Jesus, não deixe que a sua reunião de célula seja morna, ou mesmo morta, seja um profeta de Deus, nós estamos vivendo um momento de graça abundante da parte do Pai, então use a autoridade que Deus te deu.
5 - Quinta atitude de Elias
Queridos a quinta atitude de Elias, foi para selar aquilo que Deus tinha operado de uma forma sobrenatural; No Cap. 18:38-40, assim que o fogo desceu do céu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e a terra, e ainda lambeu a água que estava no Rêgo, Todo o povo caiu com o rosto em terra dizendo: Só O Senhor é Deus, só O Senhor é Deus.



Foi muito bonito este momento, mas o inimigo continuava ali, então Elias usado pelo Senhor dá uma ordem: Lançai mão dos profetas de baal, e que nenhum deles escape, levem ao ribeiro de Quisom, e matem todos.

Meus irmãos isto nos ensina algo muito importante e necessário; Que com os nossos inimigos não podemos lhes dar chance de voltar a nos perturbar; Quantas vezes nós ganhamos uma batalha e baixamos a guarda, e o inimigo está só esperando para atacar de novo.

Enquanto estávamos vivendo o problema, orávamos, jejuávamos; Mas assim que tivemos a vitória, relaxamos, e já não oramos mais quanto devíamos, deixamos o jejum de lado; Mas você está aprendendo o que devemos fazer com o nosso inimigo, Exterminá-lo, esta é a palavra de ordem; Que nenhum escape.
Quando eu olho para esta quinta atitude de Elias, eu me lembro do Salmos 18:37-39, (Ler o texto) Quando o salmista diz: Persegui os inimigos e os alcancei, e só voltei depois de dar cabo deles;

Esmaguei-os a tal ponto, que não puderam levantar-se; caíram sob meus pés;

Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim.

Queridos, é desta maneira que temos que olhar, e agir contra os nossos inimigos, porque os nossos inimigos são demônios, e não são pessoas, por isso se levante como um profeta do Altíssimo, e fale em nome do Senhor e veja a palavra se cumprindo sobre a sua vida.




Que o Deus de paz guarde os vossos corações, e as vossas mentes em Cristo Jesus, e lhes dê unção e graça sobre tudo que vocês colocarem as mãos, sejam instrumentos nas mãos do Senhor, para Glória de Deus Pai.

AMÉM.

17/06/2013

DEUS NOS DA A VITÓRIA

Quero te lembrar hoje do texto de Provérbios 21:31 "O cavalo se prepara para a batalha, mas a vitória vem do Senhor". Este texto é motivador, pois garante que o Senhor é o Deus de vitória, pode acreditar, ele nos dá a vitória sem...pre.
Mas pense comigo, nos tempos antigos, no tempo em que as pessoas se preparavam para uma batalha, elas verificavam a armadura se estava bem firme, a espada se estava afiada, e o cavalo se estava com a cela ajustada. O cavalo não se preparava para a batalha sozinho! Alguém devia prepara-lo para a batalha. O senhor falou ao meu coração que o cavalo de Provérbios 21:31, simboliza aquilo que nós já temos, aquilo que nós já somos e que está a nossa disposição. O fato é que todos já temos algum tipo de cavalo em nossas mãos, alguma benção já possuímos, e o Senhor esta falando que precisamos preparar o cavalo para a batalha, ou seja, usar aquilo que já temos em prol do reino de Deus e também das nossas vidas. Só que tem pessoas que são preguiçosas, não querem se esforçar, não querem ter o trabalho de preparar seu cavalo, estão desempregados mas não tem a atitude de preparar seu curriculum e espalhar nas empresas, estão doentes mas não tem a atitude de procurar um médico, estão com problemas de relacionamentos, mas não tem coragem de pedir perdão e perdoar. Não preparam o cavalo para a batalha, mas querem que a vitória de Deus chegue e resolva tudo hoje. Hoje venho dizer a você em nome de Jesus: se você não se esforçar, ter atitude, Deus não vai te ajudar!
O Senhor não cria meninos mimados e preguiçosos, ele cria homens e mulheres compromissados com seu Reino, dispostos a passar por tudo para anunciar a salvação em Jesus e que no momento de dificuldade, não cruzam os braços mas vão a luta, se você é uma pessoa assim que vai a luta e que faz tudo que esta a seu alcance, se prepare pois TEM VITÓRIA DE DEUS PRA VOCÊ.

06/06/2013

DUPLA HONRA

“Dêem a cada um o que lhe é devido... se honra, honra.” – Rm 13.7

O que vem à sua mente quando você ouve a palavra HONRA? Farei algumas perguntas para fomentar a sua reflexão: você sabe o que é honra? A quem devo honrar? Pergunte a si mesmo: eu gostaria de ser trata...do com honra? Você sabe o que isto significa no mundo espiritual, sua prática para a sociedade e nossos relacionamentos sociais? Você sabe o que isso atrai para sua vida e espírito? Você tem exercitado este princípio? Agora que você lê sobre este assunto, antes de prosseguir, considere isso em seu coração e fale com Deus.

Infelizmente esse princípio tem sido esquecido em nossa sociedade pós-moderna e parece que quem deseja mantê-lo vivo se torna uma pessoa antiquada e alienada. Os mais antigos se lembram da honra que era dada em especial aos pais, professores, autoridades espirituais e patrões. A palavra honra está caindo em desuso; contudo o preço que estamos pagando como sociedade organizada é muito caro.

Vivemos em uma sociedade imperfeita, onde existe muito abuso de poder, desmando de líderes, opressão e corrupção de governantes, pais monstros e líderes cristãos que se afastam da prática dos bons valores. Infelizmente tudo isto é fato desde os tempos da antiguidade, muitas pessoas usando mal sua liderança constituída por Deus apenas para egoísmo e benefício pessoal.

Todavia, isto nos dá o direito de sermos negligentes com a orientação bíblica da Palavra? Talvez você nunca honrou porque nunca foi honrado, ao invés de ser amado e abençoado você foi abusado e humilhado. Você precisa rever isso em seu coração, porque ao honrar você obedece a Deus e atrai bênçãos sobre sua vida. Mesmo Deus sabendo que existem maus pais, Jesus ordenou: “honra teu pai e tua mãe”. (Lc 18.20) Jesus não ensinou a honrar o bom pai e a boa mãe, não é mesmo? Seu dever é amar e honrar!

A mesma regra se aplica aos líderes, pastores e mestres, cada um tem a missão de zelar pela família de Deus, mas se não o fizerem, prestarão contas a Deus. E se você não honrar, quem prestará contas a Deus? Você ou Ele? Se você não está gostando do que está colhendo, mude suas sementes e forma de semear!

As Escrituras também registram que devemos honrar duplamente. O original do texto trata a honra financeira de forma especial aos que presidem, pregam e ensinam a Palavra do Senhor para nossa vida. Por que dar duas vezes? Porque eles são especiais na sua vida! “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino”. (I Tm 5.17)

Outra questão também muito importante sobre a honra é que ela está diretamente associada à frutificação espiritual. Jesus falou que a desonra aos profetas de Deus está associada à falta espiritual - Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra. E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles”. (Mt 13.57-58)

A Bíblia diz que devemos honrar a todos, tratando com dignidade: “Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios”.(Rm 12.10) Mas em especial, você deve honrar as pessoas que exercem autoridade em sua vida por obediência e por desejo de vida espiritual frutífera!

Vamos cuidar do coração, para que quando alguém for honrado em nosso meio, nosso coração seja de alegria e gratidão e nunca de inveja, pois está escrito: “Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele”. (I Co 12.26)

A inveja nos empobrece e nos faz pequenos, é fácil observar quando a inveja entra em nossa vida e estraga o nosso coração.

Não façamos como o homem que não teme ao Senhor e Sua Palavra. Vamos resgatar o princípio bíblico da honra em casa e na sociedade em geral. Se você nunca teve, busque em Deus porque Ele é a fonte. Assim você recebe sobre a sua vida aquilo que honra e abençoa.

Ainda é possível resgatar o valor e a prática da honra. É uma virtude divina que honra os céus e abençoa a vida das pessoas. Certamente as próximas gerações vão agradecer!

Pense bem nisto!

ENTERRE OS MORTOS

Dizem que passado o terremoto de Lisboa (1755), o rei Dom José perguntou ao General Pedro D’Almeida, Marquês de Alorna, o que se havia de fazer. Ele respondeu ao rei:
Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos.
Essa resposta simples, franca e direta tem muito a nos ensinar.
Muitas vezes temos em nossa vida “terremotos” avassaladores como o de Lisboa no século XVIII.A catástrofe é tão grande que muitas vezes perdemos a capacidade de raciocinar de forma simples, objetiva.
Esses “terremotos” podem ser de toda ordem.Todos nós estamos sujeitos a “terremotos” na vida.
O que fazer? Exatamente o disse o Marquês de Alorna: “Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos”.
E o que isso quer dizer para a nossa vida? Que lições podemos tirar desse conselho a D. José?
Sepultar os mortos
Significa que não adianta ficar reclamando e chorando o passado.É preciso “sepultar” o passado.Colocar o passado debaixo da terra. Isso significa “esquecer” o passado.Pouco ou nada resolve abrirmos uma “sindicância” para descobrir os culpados pelo terremoto.
Também não adianta ficarmos discutindo como teria sido se o terremoto não tivesse ocorrido.Ou ainda se Lisboa estivesse situada fora da falha geológica que gerou o terremoto.
Enterrar os mortos
E a verdade é que muitos de nós temos uma enorme dificuldade em “enterrar os mortos”.Ficam anos e anos em atitude de um eterno velório.Passado o terremoto, lembre-se, a primeira coisa a ser feita é “enterrar os mortos”.Cuidar dos vivos significa que depois de enterrar o passado, temos que cuidar do presente.
Cuidar do que ficou vivo
Cuidar do que sobrou. Cuidar do que realmente existe.Fazer o que tiver que ser feito para salvar o que restou do terremoto.Dar foco ao presente só será possível se enterrarmos os mortos, esquecermos o passado.
Cuidar dos vivos significa reunir pessoas e bens que sobreviveram ao terremoto e rearranjá-los de forma a servirem para a reconstrução, para o novo.
Muitas pessoas não conseguem dar foco ao presente para “cuidar dos vivos”.Vivem o tempo todo na ilusão do que poderia não ter ocorrido. Não conseguem se desligar.Não têm energia para “cuidar dos vivos”.
Fechar os portos
Significa não deixar as “portas” abertas para que novos problemas possam surgir ou “vir de fora” enquanto estamos cuidando dos vivos e salvando o que restou do terremoto de nossa empresa ou de nossa vida.Significa não permitir que novos problemas nos desviem do “cuidar dos vivos”.
Fechar os portos também é necessário porque quando você está passando por um “terremoto”, seus adversários e inimigos sabem de sua fragilidade e possível desesperança.E aí quererão aproveitar-se de sua fraqueza.
Se você deixar seus “portos” abertos poderá ter que lutar contra os invasores, vampiros e abutres que virão espreitar a sua desgraça. Feche os portos!
Os conselhos do Marquês de Alorna a D. José são de uma sabedoria indiscutível.Serviram para a reconstrução de Lisboa em 1755 e servem para as nossas vidas hoje também.É assim que a história nos ensina.
Portanto, quando você enfrentar um terremoto, não se esqueça: enterre os mortos, cuide dos vivos e feche os portos!

03/06/2013

JURO POR DEUS

Ninguém pode servir a dois senhores (Mt 6:24).
 
Texto para reflexão: Sofonias 1:1-6
Quem "jura por Deus" para enfatizar algo, geralmente nem pensa no que diz com isso. Na verdade, pede que Deus lhe dê apoio. Pois bem: não posso fazer isso se eu for sincero? Não posso pedir que Deus me dê o seu OK quando digo a verdade? Pelo jeito, algum problema existe, porque na nossa leitura Deus diz: "Eliminarei ... os que se prostram jurando pelo Senhor". É uma ameaça! Por quê? Jesus disse certa vez que é melhor não jurar por nada, mas simplesmente dizer a verdade. Mas a questão aqui não é esta. Por que Deus ameaça quem "jura por Deus"? Temos de ler o texto todo: ele fala de gente que também "jura por Moloque" e que adora as estrelas, ou seja, para tais pessoas Deus não passa de mais um deus entre outros. É o que se chama de "acender uma vela para Deus e outra para o diabo", como se precisássemos de outras garantias além de Deus. Isso é uma afronta ao único Deus vivo, que nos criou e nos mantém. Não se trata de jurar ou não. Trata-se de Deus ser o único Senhor na nossa vida ou não. Se não for, pedir seu apoio é ofendê-lo. Se, porém. Deus realmente estiver no comando da nossa vida, nem precisamos "jurar por ele" - nossa própria conduta fará com que as pessoas creiam no que dizemos. Daí aquela recomendação de Jesus. Deus nos oferece o seu apoio, mas à maneira dele. Não falando dele, mas com ele, recebendo seu perdão porque nos afastamos dele e passando a obedecer-lhe. Não rebaixe seu contato com Deus a uma mera frase. Dependendo da sua atitude, você tem tudo a ganhar ou a perder.
Pão diário.

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...