A palavra "humildade" e as suas formas (humilhado, humilhação, humildemente,
humilha, etc.) é usada mais que 70 vezes pela Bíblia. O uso numeroso desta
palavra pela Bíblia nos dá uma idéia da sua importância para nós.
Pode ser que a humildade signifique qualidades diferente para pessoas
diferentes. Olhando no dicionário entendemos que essa virtude que nos dá o
sentimento da nossa fraqueza (Aurélio) é uma qualidade boa na vida de
qualquer pessoa. O humilde é comparado a uma pessoa respeitosa, reverente e
submissa. Como uma pessoa pobre não pode se gloriar de grandes posses, uma
pessoa humilde não se gloria de grandes qualidades.
O que significa essa palavra na Bíblia?
Examinando quais palavras são usadas por Deus na inspiração da Sua Bíblia
para expressar essa qualidade de humildade, podemos aprender muito. Queremos
examinar as palavras usadas tanto no Velho Testamento quanto no Novo
Testamento. Assim podemos tirar as nossas próprias conclusões.
Quando essa palavra está usada no Velho Testamento pode significar:
- Sentir-se menos em mente, ser brando; ou em circunstancia, pobre ou piedoso ! subjetivo - . Esse significado é a raiz de 6038 e 6031.
- condescendência ("humildade" - Prov. 15:33; 18:12; 22:4), que é de ceder voluntariamente. Se um homem faz isto é chamado modéstia. Se o divino faz isto é chamado clemência
- Rebaixamento voluntário ou forçado, submissão ("humilhar-te" ! Êx. 10:3; Deut 8:2,3, 16; "humilhado" ! Deut 21:14; "humilhou" ! Deut 22:24,29; Ezequiel 22:11; "humilhai-as" Juízes 19:24; "humilhava" ! Sal. 35:13; "humilharam" ! Ezequiel 22:10)
- Dobrar o joelho, conquistar ("se humilhar" ! Lev 26:41; II Cron. 7:14; "se humilha" ! I Reis 21:29; "te humilhaste" ! II Reis 22:19; "se humilharam" ! II Cron.12:6; 30:11; "se humilhavam" ! II Cron. 12:7; "humilhando-se" ! II Cron. 12:12; "se humilhou" II Cron. 32:26; 33:12,23; 36:12; "se humilhasse" ! II Cron. 33:19; "se humilhara" II Cron. 33:23; "te humilhaste" ! II Cron. 34:27).
- Aquele que sente-se menos em mente, ou em circunstancia ! objetivo - ("aflitos" ! Sal. 9:12; "humildes" ! Sal. 10:12; "mansos" ! Sal. 10:17; 34:2 ! ).
- Ser rebaixado, ser degradado ! ( "se inclina"- Sal. 113:6; "ser humilde" ! Prov. 16:19; "se abate"- Isaías 2:9; "te abaterem" ! Jó 22:29; "humilhai-vos" ! Jer. 13:18.
- Se rebaixar ("humilhaste"- Daniel 5:22, # 8214.
- Baixeza ("humilde"- Jó 22:29).
- Quebrado, contristado ("se humilharam"- Jer. 44:10 )
- Prostrar-se, adorar ("me inclino" ! II Sam 16:4 )
- Ser modesto ("humildemente" ! Miquéias 6:8 )
- Si pisar ("humilha-te" ! Prov. 6:4)
- Se diminuir ("se abate" ! Lam 3:20)
- Se agachar ("abaixa-se"- Sal. 10:10)
Quando essa palavra é usada no Novo Testamento, pode significar:
As palavras em grego usadas para descrever a virtude de humildade são todas
relacionadas umas com as outras. Examinaremos em detalhe somente duas destas
palavras gregas. Os demais versículos das outras palavras gregas dariam
sentido quase igual com essas palavras e, portanto, somente daremos um
resumido espaço a elas.
- #5011 (Strongs) Ser deprimido (abatido, enfraquecido) em circunstancias (pobreza) ou em disposição (atitude). Os seus usos pelo Novo Testamento:
Cristo é nosso exemplo primário:
Mat. 11: 29, "que sou manso e humilde de
coração" (de atitude) ! Isaías 53:2,3, "Era desprezado, e o mais
rejeitado entre os homens"; 42:3 "A cana trilhado não quebrará, nem apagará
o pavio que fumega;" (Mat. 12:20)
Lucas 1 :52, "elevou os humildes" (pobres) como Maria. Apesar de sua baixa
estimação pela sociedade (Luc. 1:48), Deus a usou como um maravilhoso
instrumento para operar a Sua vontade para toda a humanidade que crê. Assim
Deus opera ainda hoje (I Cor. 1:26-29, "não são muitos os sábios , ...
poderosos, ... nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas
deste mundo para confundir as sábias; ... as coisas fracas para confundir as
fortes; ... as coisas vis e desprezíveis, e que não são, para aniquilar as
que são; para que nenhuma carne glorie perante Ele.")
Humildade É O Nosso Dever
Romanos 12:16,
"Sede unânimes entre vós;" - não é o ecumenismo que está sendo ensinado
neste versículo. O que está sendo ensinado é aquela atitude demonstrada por
Jesus e os demais santos bíblicos. Jesus mesmo disse: "Portanto, tudo o que
vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a
lei e os profetas" (Mateus 7:12). A mesma verdade aprendemos com Tiago
quando disse: "Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real:
Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis" (Tiago 2:8). Perante os
olhos de Deus todos somos igualmente pecadores, e todos precisam se
arrepender de seus pecados crendo pela fé em Cristo.
Em vista disso a Bíblia diz: "...não ambicioneis coisas altas..." Romanos
12:7. Ainda em Gálatas 6:2 Paulo diz: "Levai as cargas uns dos outros ..."
Em Tiago 1:27 podemos ler: "Visitar os órfãos e as viúvas na suas
tribulações ...". Aprendemos então que não devemos ter pretensões superiores
sobre os nossos semelhantes.
Podemos notar registrado em Mateus as preciosas lições de humildade
ensinadas por Jesus aos seus discípulos: "Então Jesus, chamando-os para
junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes
dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim
entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso
serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para
dar a sua vida em resgate de muitos" (Mateus 20:25-28).
"...mas acomodai-vos às humildes..." (Romanos 12:16). Também devemos gostar
da companhia dos pobres e dos que são despojados de quaisquer qualificações,
Tiago 2:1-5. Em Provérbios. 3:7 podemos observar o sábio conselho de
Salomão: "Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te
do mal".
Humildade É A Obra de Deus
Em II Cor. 7:6 diz: "Mas Deus, que consola os abatidos..."
Os cristãos que têm tribulações, pobreza e sentimentos de fraqueza, sem
dúvida alguma usufrui da companhia do poderoso Consolador, o próprio Deus.
O sábio tem a sua sabedoria para lhe consolar.
O forte tem a sua força para lhe consolar.
O rico tem a sua riqueza para lhe consolar.
Porém, os fracos podem conhecer a beneficência, juízo e justiça do próprio
Deus. Este é o consolo que o abatido pode gloriar-se (Jer. 9:23,24). Porém,
não se glorie de sua pobreza, mas em Deus. A pobreza pode ser um fator
convincente da sua necessidade de Deus, mas a glória deve ser dada a Deus.
Em Tiago 4:6 e em I Pedro 5:5 lemos: "Deus dá graça aos humildes"
. Deus ampara os desamparados e os humildes. Os
que se julgam auto-suficiente, não precisam de amparo. Deus dá ajuda em
tempo oportuno aos humildes. Os
que se julgam poderosos, não precisam de graça. A graça de Deus sempre
está ao lado dos espiritualmente fracos e necessitados. Veja o que Jesus
disse a respeito disso em Marcos 2:17 e também em Lucas 5:32 Aos
que se julgam perfeitos não precisam de misericórdia. Jesus Cristo está
pronto para salvar todos aqueles que estão conscientes de sua falência
espiritual. Veja esta grande verdade em Hebreus 4:15,16. Quando o pecador
chega a conclusão da sua precária condição espiritual diante de Deus, então
só resta chegar ao trono da graça para obter a misericórdia divina.
Reconhecer a sua necessidade espiritual é dadiva de Deus.
É aconselhável que os humildes conheçam a importância desta ajuda: não há
virtude na qualidade de ser pobre e fraco. Essas condições porém revelam a
necessidade da ajuda divina. Certamente que a ajuda divina vem quando o
pecador em qualquer circunstância chega ao
trono da graça. Diante do trono da graça os humildes e miseráveis,
espiritualmente falando, devem lançar sobre Ele as suas ansiedades (I Pedro
5:7-9); aproveitar dos sábios conselhos da Palavra de Deus (Sal. 19:9-11);
ser mais obediente à Palavra do Senhor com determinação e fé (Fil. 4:6-9).
Essa é a ajuda que todos recebem de Deus quando O procuram.
O Exemplo de Paulo nos Ensina
Em II Cor. 10:1 encontramos o apóstolo Paulo dizendo: "...quando presente
... sou humilde". Em
nenhuma ocasião Paulo se achava um bonitão ou um auto-suficiente. Depois de
sua conversão a Cristo, Paulo despiu-se de todo orgulho carnal e de todas
vantagens que tinha em sua vida religiosa. Antes de aceitar Cristo, Paulo
usufruía de muitas vantagens e prestígios em sua vida religiosa. Veja o que
ele mesmo disse: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do
conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas
estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E
seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem
pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé..." (Gálatas
3:7-9). Depois de convertido Paulo tinha as provações e sofrimentos que eram
marcas de um discípulo sincero que fez ele sentir as suas fraquezas (II Cor.
11:23-30; Gal. 6:17).
Conforme acabamos de ver, o apóstolo Paulo poderia confiar muito na carne.
Vantagens não lhe faltava. Ele era circuncidado ao oitavo dia, da linhagem
de Israel, da tribo de Benjamin, hebreu de hebreus; segundo a lei, foi
fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na
lei, irrepreensível (Fil. 3:4-6). Todavia, no seu ministério, ele não usou
sublimidade de palavras ou de sabedoria, mas, sentiu-se em fraqueza, e em
temor e em grande tremor. A sua palavra, e a sua pregação, não consistiram
em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito
e de poder (I Cor. 2:1-5). Paulo se considerava crucificado com Cristo (Gal.
2:20). A sua glória era na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o
mundo estava crucificado para ele e ele para o mundo (Gal. 6:14; I Cor. 2:2,
"Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e Este
crucificado."). Paulo sentia-se humilde para consigo mesmo, mas ousado com a
verdade (II Cor. 10:1, "ousado para convosco").
A atitude de Paulo para com as fraquezas, as injurias, as perseguições e as
angustias, é uma lição para o Cristão. Se essas fraquezas ensinam o
convertido em Cristo a se aperfeiçoar no poder de Deus mediante a fé no
Senhor Jesus, então ele pode sentir prazer nelas (II Cor. 12:5-10). Também o
Cristão é ensinado pelo exemplo de Paulo, que, por mais usado seja no
ministério, a glória toda pertence a Deus.
Temos Um Consolo
Tiago 1:9, "glorie-se o irmão abatido" (Tiago 5:6).
Por que este deve gloriar-se? Porque quando nos humilhamos somos exaltado
por Deus. Vamos examinar o que Pedro disse: "Humilhai-vos, pois, debaixo da
potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte" (I Pedro 5:6). Quando
chegamos no auge de nossa falência espiritual, sentindo a falta de prestígio
social e desprezo dos homens, então deixamos de confiar plenamente na carne
e voltamos a buscar as infinitas misericórdias do bondoso Deus.
Por que o humilde é exaltado? Porque ele tem a sabedoria, o amparo, a graça
e a misericórdia de Deus! Esses são atributos que os orgulhosos e os
auto-suficientes nunca podem conhecer.
Aprendemos então que há grandes bênçãos em nossas
fraquezas e limitações. Sem dúvida alguma que há grandes vantagens ao
conscientizar-nos de nossas limitações diante de Deus. O apóstolo Paulo
disse: "...me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder
de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas
necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque
quando estou fraco então sou forte" (II Coríntios 12:9-10). Quando os
crentes sentem em si mesmos "lixos"
espirituais então
recorrem ao trono da graça, e o Senhor os exaltam com consolo e sabedoria
que jamais a força humana poderia atingir.
Como está a sua atitude de si mesmo? Necessita do amparo divino? O que Ele
oferece é um maior conhecimento de Si mesmo. Isso basta?
Uma outro palavra grega que queremos estudar é:
- Baixeza de mente, modéstia - #5012, Strongs. Os seus usos pelo Novo Testamento:
Atos 20:19, "Servindo ao Senhor com toda a humildade". Exemplos de uma vida
humilde na vida do apóstolo Paulo:
Atos 13:6-12 - confronto com Elimas, o mágico em Chipre
Atos 13:45-47, 50-52 - confronto com judeus invejosos - Antioquia
Atos 14:2-7 - confronto com judeus invejosos ! Icônio
Atos 14:19,20 - confronto com judeus invejosos ! Listra Paulo não se
exaltou, mas teve a ousadia em obedecer a Palavra de Deus e cumprir a sua
vocação fielmente. Aprendemos que "servindo ao Senhor com toda a humildade"
não significa que é errado apontar e confrontar o erro. A humildade nunca
deve ser confundida com a frouxidão. O servo de Deus que serve "ao Senhor
com toda a humildade" pode expor o erro. Paulo corajosamente confrontou o
erro e exemplificou grande ousadia em seu ministério, mas, mesmo assim
testemunhou-se serviu "ao Senhor com toda a humildade
Os servos de Deus vivem nos dias de hoje com este grande dilema. Muitos
confundem humildade com a falta de coragem de expor publicamente o erro da
humanidade. Há até mesmo nos dias de hoje pastores light Os membros das
igrejas exigem dos pregadores pregações light. Light, segundo o dicionário
Aurélio, significa moderado, não radical. Porém o Senhor Jesus numa calorosa
pregação, Ele repetidas vezes chamou os fariseus e os escribas de
hipócritas. Veja o capítulo 23 de Mateus. Jesus não foi light em suas
pregações. E ninguém pode negar que Jesus era humilde e manso de coração,
Mateus 11:29.
Humildade É O Dever do Cristão
Efés. 4:1,2 ! "Andar digno da vocação ... com toda a humildade". A nossa
vocação, tanto a sua chamada quanto o seu desempenho, não é pelas qualidades
superiores do homem ou pelas espertezas da sabedoria humana (I Cor. 2:4,5,
"A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras
persuasivas de sabedoria humana"; II Cor. 3:5, "a nossa capacidade vem de
Deus; Efés. 3:7, "dom da graça
de Deus ... segundo a
operação do Seu poder"; II
Cor. 4:4-6, "não nos pregamos a nós mesmos"). Devemos usar tudo que Deus nos
dá para a sua glória lembrando-nos no mesmo instante que sempre temos pecado
e fraquezas (Romanos 7:24; Col. 2:6).
Para andar com modéstia, não é necessário negar nossos talentos ou nossos
dons. A humildade não deve negar a existência de uma capacidade nem o seu
uso. Modéstia não pode transformar a timidez em uma virtude. Devemos ser
obedientes de alma e de todo o coração! Todavia um dos segredos da humildade
é reconhecer os talentos e dons nos
outros, Fil. 2:1-8. Mesmo
obedecendo a Palavra de Deus, usando as qualidades que Deus tem nos dado,
não faz que somos mais do que os outros, I Pedro 3:8, "afáveis"; 5:5.
Na realidade, somente podemos ser obedientes com uma atitude correta para
com as nossas capacidades e as dos outros, se somos guiados pelo Espírito
Santo (Col. 3:12-13). Será observado que essas qualidades com quais devemos
andar dignos da nossa vocação, com toda a humildade, são aquelas qualidades
listadas em Gálatas 5:22, ou seja, o fruto do Espírito Santo.
A humildade verdadeira não é uma atitude produzida pela filosofia humana,
mas pela influência do Espírito Santo na vida Cristã. Portanto não procure
ter as qualidades do Espírito Santo sem ter o próprio Espírito. É necessário
conhecer Cristo como seu Salvador para conhecer o Espírito Santo na sua
vida. Se conhece Cristo, já tem o Espírito Santo (Romanos 8:9). Se já
conhece Cristo, cresce na graça e verá que as qualidades de Cristo serão
manifestas na sua vida, inclusive essa qualidade de modéstia. Se não conhece
Cristo, roga a Deus que Ele seja misericordioso para salvar mais um pecador.
Existem Cuidados sobre O Assunto
Colossenses 2:8-23 ! v. 18, "pretexto de humildade". Existe uma humildade
que não é verdadeira, que é usada para fins não lícitos. Essa falsa
humildade é fruto das filosofias e vãs sutilezas segundo os rudimentos do
mundo. Os pretextos da falsa humildade procuram melhorar o homem para que
ele possa merecer a salvação ou possa melhorar a sua posição diante de Deus.
A humildade falsa segue as regras do homem ou da religião e não Cristo (v.
8). A intenção dessa humildade voluntária, ou seja, aquela filosofia que tem
a sua origem na vontade do homem, é de fazer aparecer os atributos de Cristo
sem ter o próprio Cristo. Os pretextos de humildade têm o propósito de
impressionar Deus. Os pretextos de humildade não levam ninguém a ser salvo
pois podem faltar o principal: a nova natureza ou a genuína conversão em
Cristo. Se tiver a nova natureza, já não é necessário melhorar a posição em
Cristo, pois, para com Deus, estar em Cristo basta. Verdadeiramente, os
pretextos de humildade são somente para a satisfação da própria glória do
homem (v. 18, "carnal compreensão"; v. 23, "satisfação da carne").
Uns exemplos de como os pretextos são somente da carnal compreensão ou a
satisfação da carne, são as vidas austeras dedicadas às privações nos
mosteiros e nos conventos, a severa auto flagelação durante a páscoa nas
ilhas Filipinas, as duras penitências dos católicos, as proibições de usar
cores vivas na vestimenta, abstinência de eletricidade nos lares, privações
de motores e máquinas na vida dos Amish, e as longas listas de várias regras
e rígidas proibições do neo-pentecostalismo, etc. Nenhumas dessas
atividades, por mais sinceras que sejam, jamais levam alguém a ser mais como
Cristo na obediência das Escrituras.
É necessário ter Cristo para ser salvo e para agradar Deus na adoração
verdadeira. Em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade e
não nas filosofias segundo os homem (v. 9). O pecador é salvo por Cristo, e
assim, não falta nada para agradar Deus. Portanto os salvos não precisam das
vãs sutilezas do homem (v. 10). É desnecessário toda e qualquer obra do
homem para a salvação. A obra vicária de Cristo basta para a salvação e
também para a vida cristã. Portanto, não necessitamos qualquer obra oriunda
da tradição dos homens para estes fins (v. 11). O poder de Deus transforma a
vida dos salvos para ser o que deve ser pública e espiritualmente sem a
adição de qualquer melhora que a compreensão do homem possa sugerir (v.
12,13).
O necessário é Cristo. Foi Cristo quem riscou a cédula (nota promissória),
na qual constava toda a dívida do pecador descrita pela lei de Moisés.
Moisés pela lei descreveu a imensa dívida que o pecador tinha para com Deus.
O homem conspurcado ou enlameado em seus pecados jamais poderia saldar esta
dívida. Jesus Cristo anulou este documento que constava a dívida do homem,
(v. 14). Cristo, sozinho, e somente Ele, despojou todos os principados e
potestades e deles triunfou pelo Seu próprio poder, não necessitando alguma
ajuda do homem para completar a vitória (v. 15). Deus fica plenamente
satisfeito pelos que estão em
Cristo; e as filosofias, as
tradições, as cerimônias, os rituais e as privações segundo os rudimentos do
mundo em nada podem melhorar o que já é perfeito.
Não é por comer ou deixar de comer; por beber ou deixar beber; por
participar ou deixar de participar de uma festa especial; por cultuar ou
deixar de cultuar a lua nova ou por guardar ou não o sábado que faz o
cristão ter os atributos corretos (v. 16). O essencial é estar em Cristo
para agradar a Deus. Quando o cristão está em Cristo o Espírito Santo o
transforma à Sua imagem (Col. 3:10). Sendo assim, o crente não precisa de
nenhuma regra como: não toques, não proves, não manuseias (Col. 2:21).
Se o homem depende das obras de humildade para ser salvo ou para agradar a
Deus, certamente é um grande ignorante que está seguindo a sua carnal
compreensão e não está ligado à Cristo. Cristo é O único cabeça pelo qual o
pecador chega a Deus (Col. 2:18-19; João 14:6).
É muito mais fácil praticar pretextos de humildade, elaborar doutrinas e
preceitos dos homens (v. 22), do que submeter-se a Cristo para a salvação e
para servi-lo com uma adoração pública e sincera. Para ser salvo é
necessário conhecer Cristo mediante o arrependimento e fé nele. Para agradar
Deus na adoração correta é preciso conhecer bem as doutrinas da Palavra de
Deus. É necessário ser ligado à cabeça e crescer nEle. Só assim crescerá em
aumento de Deus (v. 19; Efésios 4:11-16). Sem esse crescimento, só haverá no
homem as aparências de sabedoria que agradam apenas a carne.
O cristão não será julgado pelos seus pretextos de humildade, mas pela
própria Palavra de Deus. O pecador deve conhecer Cristo como Salvador e
Senhor para agradar Deus e assim terá a Sua salvação. Certamente Deus se
agradará do pecador que entrega totalmente a sua vida a Cristo, fazendo uma
renúncia completa e irrestrita de tudo o que tem. Jesus mesmo disse: "Assim,
pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu
discípulo" (Lucas 14:33).
Você está em Cristo? A humildade é importante na vida cristã, mas de nenhuma
maneira nos salva. A humildade somente manifesta as qualidades de Cristo
naqueles que já estão nEle e que estão sendo transformados mais e mais à sua
imagem. A humildade é o resultado de
estar em Cristo e não a causa da
salvação ou crescimento na santificação. Em outras palavras, quando se está
em Cristo como Único e Exclusivo Salvador, então inevitalmente a humildade e
santificação serão as suas marcas.
Vamos examinar brevemente as outras palavras gregas usadas para ensinar
sobre o humildade no Novo Testamento.
- Baixeza de condições (capacidades) e coração (atitude de si) - #5013. Os seus usos pelo Novo Testamento:
Luc. 3:5, "se aplanarão". Deus pode abaixar o que se exalta (Daniel 4:37);
Luc. 14:11, "humilhado"; 18:14, "humilhado". Aprendemos que o regimento no
reino de Deus é diferente do que o do mundo, I João 2:16;
II Cor. 11:7, "humilhando-me a mim mesmo". Aprendemos que trabalhar sem
salário é humilhante. A igreja tem obrigação de fazer o que é digno, até em
dobro, para com aquele chamado que trabalha entre ela (I Tim 5:17). O servo
de Deus é pronto para humilhar-se (trabalhar sem receber), mas a posição dos
que são ensinados por ele, não devem permitir que isso aconteça (Gal. 6:6);
II Cor. 12:21, "me humilhe". O fruto da obra é o gozo e a coroa do obreiro (Fil.
4:1). O obreiro se entristeça por não ter o fruto esperado;
Em Filipenses 2:8 a Bíblia diz que Jesus "humilhou-Se". Em Atos 8:33 Lucas
cita o profeta Isaías 53:8 onde diz que Jesus foi tirado da terra. Isto é,
Jesus foi morto pelos homens maus. Jesus se humilhou como nenhum outro ser
no universo. Ele, como o Jeová Todo-Poderoso, se cansou, João 4:6; Jesus
sendo o Onipotente Deus não sabia o dia de sua volta aqui na terra, Marcos
13:32; Jesus Cristo sendo o Onipresente Deus, João 3:13 não estava presente
na morte de Lázaro; o Divino conheceu fome, sede, choro e morte. Se o
supremo Jesus, sendo o próprio Deus Divino se fez pecado por nós, então nós
devemos agüentar resignadamente as fraquezas dos irmãos (Efés 4:32)!;
Fil. 4:12, "abatido". Paulo sofreu em sua carne a mais amarga experiência do
abatimento. Ele foi desprezado, Atos 14; tinha um espinho na carne, II Cor.
12:7-9; foi escandalizado, II Cor. 11:29; conheceu fome, Atos 20:34.
Tiago 4:10, "Humilhai-vos". É difícil nos humilhar, nos arrepender e ter
vergonha do erro, mas essa atitude funciona; I Pedro 5:6, "Humilhai-vos".
- Baixeza em posição (baixa estimação diante dos outros) ou em sentimento (meigo) ! #5014, Strongs. Os seus usos pelo Novo Testamento:
Depois de estudar estas palavras hebraicas e gregas que são traduzidas em
humildade e as suas variadas formas, entendemos que !humildade? trata-se de
uma forma ou outra de rebaixar. Esse rebaixamento pode ser forçado (como por
exemplo, ser vencido por alguém ou algo mais forte; ser pobre por natureza
ou por falta de capacidade), ou pode ser rebaixamento voluntário (como por
exemplo, piedade, modéstia ou assumir uma atitude de humildade). Essa
condição é louvável na medida que o humilde procura o trono da graça para
aprender de Cristo. A modéstia não faz da timidez uma virtude, mas reconhece
os talentos que Deus tem dado e procura usá-los para a glória de Deus. Essa
boa condição também procura reconhecer as qualidades que Deus tem dado aos
outros. Somos avisados também que não é a humildade que nos faz ser aceitos
diante de Deus, mas o fato de estarmos em Cristo. Estando em Cristo, teremos
as qualidades necessárias que provêm Dele, incluindo a humildade. A
humildade não é fruto de filosofias do homem, mas o fruto da obra do
Espírito Santo trazendo-nos a participar em Cristo. Está em Cristo?
A Importância de Humildade
Quando somos humilde tornamo-nos
como Cristo Mateus. 11:29
registrou a revelação da humildade e mansidão de Cristo nas seguintes
palavras: "... sou manso e humilde de coração". Também em outras partes do
Novo Testamento encontramos o registro de que Jesus era manso, submisso e
humilde. Mateus. 21:5; Lucas 22:27, "Eu, porém, entre vós sou como aquele
que serve."; "todavia não se faça a minha vontade mas a Tua.", Lucas 22:42;
"...esvaziou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante
na forma de homem;" Filipenses 2:7. Cristo, como temos estudado, mesmo sendo
o Onipotente, se cansou, João 4:6; mesmo sendo o Onisciente, não sabia o dia
da volta do Seu Pai, Mateus. 24:36; mesmo sendo o Onipresente, não estava
presente na morte de Lázaro, João 11:15; mesmo sendo o Divino, conheceu
fome, Mateus. 4:2; sede, João 19:28. Jesus chorou, João 11:35 e, Jesus, o
Todo-Poderoso Deus, experimentou a morte, João 19:30. Sabendo o que Jesus,
sendo o eterno Deus se fez pecado por nós, nós também devemos suportar as
fraquezas dos nosso queridos irmãos, Efésios. 4:32! Devemos imitar a
humildade de Cristo em nosso ministério. O apóstolo Paulo disse em II Tim
2:24: "E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para
com todos, apto para ensinar, sofredor;"
Quando somos humildes tornarmo-nos
como os santo homens de Deus. Em Gên.
39:19-23, José achou "graça aos olhos do carcereiro-mor" pois o Senhor
"estendeu sobre ele a Sua benignidade"; Moisés, Núm. 12:3, "era o homem
Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.";
Ester 4:16 humildemente disse: "... se perecer, pereci". Jó, o homem que deu
o grande exemplo de paciência e sofrimento, falou: "me abomino e me
arrependo no pó e na cinza.", Jó 42:6. O grande rei e profeta Davi disse:
"SENHOR, Tu me sondaste, e me conheces", Sal. 139:1. Eis as estupendas
palavras do profeta Isaias: "...Ai de mim! Pois estou perdido; porque eu sou
um homem de lábios impuros...", Isaías 6:5. Em Jeremias 1:6 lemos: "...ainda
sou menino.". Foi dito do grande homem de Deus, Daniel, que superou pela fé
vários obstáculos que ele tinha "espírito excelente"; Daniel 5:12; 6:3.
Paulo, o apóstolo dos gentios humildemente disse em sua primeira carta aos
Coríntios: "...quando fui ter convosco, ... não fui com sublimidade de
palavras ou de sabedoria"; I Cor. 2:1. Em Gálatas 6:14 ele confessou: "...o
mundo está crucificado para mim e eu para o mundo". Ainda este mesmo Paulo
falou aos Efésios o seguinte: "A mim, o mínimo de todos os santos", Efésios.
3:8. O apóstolo Pedro, dando testemunho das santa mulheres do Antigo
Testamento, disse: "...um espírito manso e quieto ... assim se adornavam as
santas mulheres que esperavam em Deus", I Pedro 3:4-6. Compreendendo que
somos "rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o
embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a
carreira que nos está proposta", Hebreus 12:1.
Quando sabemos da importância da humildade, livramo-nos daquelas
tristezas que vêm por não conhecer as obras de Deus. Ignorância é
tolice. A Bíblia diz claramente que: "...não é bom ficar a alma sem
conhecimento", Provérbios. 19:2. O próprio Senhor Jesus disse: "Errais, não
conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus", Mateus 22:29. Tolice é
resmungar por aquilo que é para nosso bem e para a glória do nosso Senhor
Jesus ("Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não
receberemos o mal?", Jó 2:10). Em Romanos 8:28 está escrito: "...todas as
coisas contribuem juntamente para o bem..." Ainda em Romanos 11:36: "...para
Ele são todas as coisas, glória, pois, a Ele eternamente...". Às vezes para
nossa humilhação é necessário um "espinho na carne" (II Cor. 12:7-9), ou
outras quaisquer aflições. Sabendo que Deus é sábio em seus planos e que Ele
controla todas as coisas, então podemos nos regozijar nas tribulações (Tiago
1:2-4) ao invés de lamentar!
Quando nos tornamos humildes livramo-nos
do maldito orgulho e as desastrosas conseqüências que a falta dela traz
para alma. Sabemos que as conseqüências do pecado são muitas. Essas
conseqüências podem ser vergonha pública, conforme podemos ver em Lucas.
14:7-14; doenças graves, II Crônicas. 26:16-21; "grande ira", II Crônicas.
32:25,26; perda de responsabilidades, Daniel 5:20-30, ou outra espécie de
contenda. Não há como ter as bênçãos de Deus pela falta de humildade, pois
"da soberba só provém a contenda", Provérbios. 13:10. As graves
conseqüências da carne são corrupção, Gal. 6:8, e nunca podem operar a
justiça de Deus, pois em Tiago lemos: "Porque a ira do homem não opera
justiça de Deus" (Tiago 1:20). Quando somos humildes, poupamo-nos de muita
vergonha, II Cor. 10:5).
Quando não somos
humildes gabamo-nos de supostas qualidades como Nabucodonosor, Daniel 4:30;
enchemo-nos de soberba como Herodes, Atos 12:22,23; exaltamo-nos como os
príncipes contra Daniel, em destruir ou tirar vidas humanas, Daniel 6:4-13,
24; caímos na tentação de nos exaltar, Mateus 23:9-12; e inchamo-nos com a
ciência, I Cor. 8:1, "a ciência incha". Devemos entender que quando
excitamos a nossa carne, "não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena,
animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito falacioso aí há
perturbação e toda a obra perversa." Tiago 3:13-18. Portanto há muito
proveito e vantagens espirituais quando exercitamos a humildade.
Bibliografia
Bíblia Sagrada. Sociedade
Bíblica Trinitariana do Brasil, São Paulo, 1994. Concordância Fiel do Novo Testamento. Vol. I e II, Editora Fiel, São José dos Campos, 1994
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Nova
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