11/11/2016

JESUS NÃO ESQUECEU DE VOCÊ

Ministração de  06/11/2016

Texto: Isaías 49:14-16
14Mas o povo de Sião diz:
“O Senhor nos abandonou;
Deus nos esqueceu.”
15O Senhor responde:
“Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê?
Será que pode deixar de amar o seu próprio filho?
Mesmo que isso acontecesse,
eu nunca esqueceria vocês.
16Jerusalém, o seu nome está escrito nas minhas mãos;
eu nunca esqueço as suas muralhas.

Introdução: Nós estamos em plena era da tecnologia, das informações em uma velocidade ultra-rápida. No meio deste mundo avançadíssimo, nosso Deus para muitos e infelizmente até para alguns cristãos Ele  parece ultrapassado, lerdo, lento e demorado.
Ao criar Adão e Eva – Deus quis adiantar as coisas mais não deu certo. O homem para conhecer Deus precisaria nascer de novo.
Em João 11:1-6 Fala da demora de Jesus. 

1Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era do povoado de Betânia, onde Maria e a sua irmã Marta moravam. 2(Esta Maria era a mesma que pôs perfume nos pés do Senhor Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Era o irmão dela, Lázaro, que estava doente.) 3As duas irmãs mandaram dizer a Jesus:
— Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!
4Quando Jesus recebeu a notícia, disse:
— O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada.
5Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro. 6Porém quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava.


1. A demora de Jesus é para que eu e você venhamos ter necessidade de sua presença. v. 21,32.

Olha que tremendo os versículos 21 e 32 nos dizem que tanto Marta quanto Maria, terão o diagnostico da causa morte de Lazaro sem ser Médicas:
Ausência de Jesus. “Senhor, se estiveras aqui não teria morrido meu irmão”.
A pessoas morrendo de ausência de falta:
Ausência de ferro - Mata 50 mil grávidas por ano.
Ausência de vitamina A - Mata 1 milhão de crianças.
Ausência de vitamina D - Mata 700 pessoas por ano.
Aprenda algo e guarde em seu coração:
Quando JESUS demora, Ele quer saber se sentimos a sua ausência. Ele quer saber se como Deus Ele é descartável em sua vida.
O diabo sempre vai querer lhe mostrar que Deus demora que Ele é ultrapassado.
Este é um fato inegável. A ausência de Jesus gera trevas em todo e qualquer lugar.
A ausência de Jesus produz morte na família, ainda que haja membros na família praticantes de uma religião.
Muitas pessoas estão vivendo uma situação igual à de Marta e Maria. Jesus está ausente, e por causa de sua ausência vem o medo, o desânimo, a decepção, a depressão e principalmente a morte espiritual.
Temos que fazer como Marta e Maria, nos lançarmos aos pés do Senhor Jesus todos os dias
Fala para seu irmão: podem faltar todos os amigos, podem ausentar todos os parentes, podem virar as costas todos os vizinhos, podem ficar indiferentes todos os colegas de trabalho, mas JESUS não pode faltar.
Se o Senhor faltar nós morremos. A vida vira morte.
Lembre-se! JESUS às vezes parece se demorar, para que tenhamos a oportunidade de demonstrar que a sua presença é fundamental, que temos necessidade Dele.
A presença de jesus nos renova....

2. A demora de Jesus é para que eu e você venhamos saber que a última palavra é dele.
Jesus nos ensina uma grande verdade. É que às vezes Deus corta a ação do mal no curso de sua trajetória, mas, às vezes Deus deixa o mal exercer todo o seu poder até o fim.
Foi exatamente isto que aconteceu com Lázaro. Jesus não quis curá-lo a distância, deixou que ele morresse, para que da morte extraísse glória ao Seu nome.
Este texto nos ensina que JESUS não age sob pressão de nenhum poder.

3. A demora de Jesus não significa que você foi esquecido por ele. v. 43.
A demora de JESUS não significa que ele está insensível a você e suas necessidades, ao seus dias de angústia.
A demora de JESUS também não significa que Ele esteja atrasado. Significa sim que Ele está trabalhando em você.
Creia meu amado nesta verdade:
JESUS não se esqueceu de você. JESUS não tem uma agenda tão cheia que Ele venha esquecer de você.
Veja, por exemplo, os versículos, 3, 4, 6, 7, 11 e 14
Jesus demorou porque estava trabalhando junto a Deus e com as trevas a situação de Lázaro.
Esquecer é uma palavra que não existe no dicionário de Deus. Deus nunca, jamais, se esquece de seus filhos. Deus jamais, nunca, os desampara. Você que está vivendo seu drama, não foi esquecido por Ele.

4. A demora de jesus é para que seu nome seja glorificado. v. 4

Os versículos 4 e 45 deste texto nos ensinam que tudo que Deus faz, Ele visa a sua própria glória e a expansão do Seu Reino. Jesus afirmou, “Esta enfermidade não é para morte, e, sim, para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.”
Meu amado, minha amada, saiba que a tua lágrima não é para a morte, antes, ela vai gerar muita glória ao nome de Deus. O teu sofrimento, o teu tempo de angústia, a tua dor, não são para a morte, mas eles vão resultar em muita glória ao nome de JESUS.
A demora no caso de Lázaro foi para que algo maior acontecesse: Jesus mostrou que Ele é a vida.
Ele mostrou que a vida sempre triunfa sobre a morte.

Conclusão: Nesta noite Jesus espera a sua demora em aceita-lo para que ele possa agir em seu favor.

QUANDO DEUS SE CALA




Ministração em 23/10/2016

“Ah! Quem me dera um que me ouvisse! Eis que o meu intento é que o Todo-poderoso me responda!” (Jó. 31:35)
Você já teve a experiência de clamar a Deus por uma resposta e Ele fica totalmente calado sem responder nada? O Ministério Voz da Verdade canta uma canção que gosto muito “Quando Deus se cala”: “Há momentos que Deus se cala e não ouço a sua voz, a minh’alma grita forte… No silêncio aprendi, que ele está a me moldar… No silêncio do sepulcro, foi no inferno pra salvar, mas o mundo não sabia, que ele estava a trabalhar…”
Diz a Bíblia que quando Samuel ainda era um menino e ajudava o sacerdote Eli no templo, “naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram frequentes” (I Sm 3.1).
Talvez você já tenha experimentado uma aparente demora ou ausência de Deus. Fico tentando imaginar por que Deus em determinados momentos se cala, justamente quando mais precisamos ouvir a Sua voz e direção. E concordamos com uma coisa: é terrível “ouvir o silêncio de Deus”.
O silêncio de Deus grita mais alto em nossos ouvidos do que o ruído da tempestade. Não é fácil lidar com o silêncio de Deus. Não é fácil gritar por socorro e escutar apenas o silêncio. Não é fácil orar por vários anos e a resposta não chegar. Muitas vezes, Deus lida conosco por meio do silêncio. Foi assim como Jó. Depois de perder seus bens, filhos e saúde, Jó ainda enfrentou a revolta da mulher e a incompreensão dos amigos. Jó transmite uma personalidade caracterizada pelo ser, não pelo ter (Jó 2:10). Ele perde seus bens, ainda mantém sua convicção. Perde seus filhos, e ainda permanece fiel. Jó perde a sua própria saúde, mas guarda esperança. Jó sofreu um grande impacto ao ver que já não podia mais contar com sua esposa, mas mesmo assim a sua fé não é abalada (Jó 1:21). A história de Jó ao ser lida com espiritualidade e fé, nos traz esperança e motivação para vencer qualquer peleja da vida. Mas se olharmos bem a fundo no livro, veremos que Jó enfrentou um dos maiores dilemas das aflições da vida. O silêncio de Deus (Jó 31:35).
Jó ergueu aos céus dezesseis vezes a mesma pergunta: Por que? Por que? Por que? A única resposta que recebeu foi o total silêncio de Deus. Jó expôs sua queixa trinta e quatro vezes.
Ouviu como resposta apenas o silêncio. Quando Deus falou com ele, não respondeu sequer uma de suas perguntas. Ao contrário, fez-lhe setenta perguntas, revelando sua majestade e poder. Deus restaurou a sorte de Jó e deu-lhe tudo em dobre e ainda uma vida longeva. Jó viu os filhos dos filhos até a quarta geração. Quando Deus fica em silêncio é porque ele está trabalhando em nosso favor e não contra nós. Ele está preparando algo melhor e maior para nossa vida. Quando Deus fica em silêncio ele continua sendo nosso Pai onipotente, amoroso e bom!
É no silêncio que Ele está trabalhando (Is 64.4). O silêncio de Deus em nossas vidas, também traz experiências que nos servem como exemplos, para entendemos a posição do nosso Deus, quando ficamos em silêncio, não falando com Ele e nem o ouvindo.
O silêncio não é algo meramente negativo. Quando as palavras falham, é o silêncio que exprime os grandes sentimentos de dor, de alegria e de amor. Ele é o teste definitivo dos grandes gênios, dos grandes santos, dos grandes amantes. Em Deus, o silêncio fala sem palavras e a palavra fala em silêncio. O espírito é levado ao silêncio de Deus para aí ouvir a sua Palavra.
Somente no contexto do silêncio é que a palavra divina pode ser ouvida e o Verbo pode encarnar-se em nossas mentes e corações, pela aceitação da fé, do amor e da esperança. O silêncio de Deus é esse eterno processo de encarnação do Verbo em nossas vidas. O silêncio pode levar-nos a Deus e esta é a razão pela qual o diabo procura atrapalhar.
Talvez pudéssemos parafrasear Oséias 2,14 que diz: “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração” e dizer: “Levá-lo-ei ao meu silêncio e aí lhe falarei ao coração”. O silêncio ensina-nos a esperar por Deus, mas sem deixar de procurá-lo. O silêncio de Deus é também um silêncio de paz e de felicidade, o que não exclui o sofrimento.

Há muitos que confundem silêncio com solidão, o que é lamentável, porque há uma imensa diferença entre ambos. Solidão significa estar à espera de Deus, estar a sós com Deus, ao passo que o silêncio é este imenso mar no qual você mergulha e fica perenemente tranquilo, sem, entretanto, nenhuma conotação ou ideia essencial de estar sozinho.  O silêncio de Deus é para nos levar a uma total dependência Dele, reconhecer que só Ele pode todas as coisas. É para nos ensinar a esperar e descansar nele, com a certeza de que no seu tempo “Kairós” virá com a vitória que necessitamos. O nosso tempo “Kronos” não é o tempo de Deus, por isso temos que aguardar com fé. Deus está trabalhando enquanto esperamos nele, (Is 64.4). Quando Deus se cala é para que nós busquemos com maior intensidade a sua presença. Alguns dizem: “Deus tarda, mas não falha”! Eu não concordo e declaro: “Deus não tarda e nem falha, Ele tem o seu tempo determinado”!

NA SALA DE ESPERA DE DEUS


 Ministração de domingo 30/10/2016

Texto: Jó 1: 13-22, 42:12

 13Um dia, enquanto os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete na casa do irmão mais velho, 14chegou à casa de Jó um dos seus empregados, que disse:
— Nós estávamos arando a terra com os bois, e as jumentas estavam pastando ali perto. 15De repente, os sabeus nos atacaram e levaram tudo. Eles mataram à espada os empregados, e só eu consegui escapar para trazer a notícia.
16Enquanto este ainda estava falando, veio outro empregado e disse:
— Raios caíram do céu e mataram todas as ovelhas e os pastores. Só eu consegui escapar para trazer a notícia.
17Enquanto este ainda estava falando, chegou um terceiro, que disse:
— Três bandos de caldeus nos atacaram e levaram os camelos. Eles mataram à espada os empregados, e só eu consegui escapar para trazer a notícia.
18Enquanto este ainda estava falando, chegou mais um, que disse a Jó:
— Os seus filhos e as suas filhas estavam no meio de um banquete na casa do seu filho mais velho. 19De repente, veio do deserto um vento muito forte que soprou contra a casa, e ela caiu em cima dos seus filhos. Todos eles morreram; só eu consegui escapar para trazer a notícia.
20Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, rasgou as suas roupas e rapou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. 21Aí disse assim:
— Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o seu nome!
22Assim, apesar de tudo o que havia acontecido, Jó não pecou, nem pôs a culpa em Deus.
42:12 - O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas.

 

Introdução:  Jó o homem mais famoso do mundo, extremamente rico, o melhor dos melhores. Mas Jó perdeu tudo. Não só perdeu tudo como foi cercado por amigos carnais, críticos..., até mesmo sua esposa pediu que ele amaldiçoasse a Deus e morresse. Jó encontrou-se na sala de espera de Deus.

Alguns de nós podemos nos  identificar com Jó. 
Estamos à espera de ouvir uma resposta de Deus! 

 
I. As Dificuldades da sala de espera
É difícil esperar! Nós todos queremos que Deus nos dê paciência... agora! Na sala de espera...
A. Nós não podemos ver o que está acontecendo. Fé é crer que Deus está trabalhando, mesmo quando não podemos ver sua mão.
B. E geralmente não entendemos tudo o que está acontecendo na sala de espera. Não significa necessariamente que não somos espirituais, ou que alguma coisa está terrivelmente errada. Deus optou por não explicar a Jó os "porquês" da sala de espera.

C. Não podemos controlar o que está acontecendo na sala de espera! Nenhuma circunstância está fora dos limites do controle de Deus. Deus muitas vezes nos permite estar em situações que requerem que olhemos para Ele e dependemos Dele. A autossuficiência é um inimigo da fé.
D. A sala de espera é um lugar de atraso ... às vezes por um tempo prolongado. Devemos lembrar que Deus nunca está atrasado. A maior obra de Deus e através do que você pode ser "em breve".
E. A sala de espera não é geralmente um lugar muito confortável. As maiores verdades da vida são muitas vezes aprendidas em lugares difíceis e escuros.
F. A sala de espera é muitas vezes um lugar de preocupação e ansiedade. A preocupação é a convicção de que Deus não se importa ou não é capaz.

II. As instruções para a sala de espera
Deus deu instruções para a sala de espera.
A. Confie em quem está no comando!  Jó 13:15, "Ainda que ele me mate, eu ainda confio nele."
Jó 42:2, "Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamento pode ser impedido"  Jó 41:33, "Na terra não há ninguém como ele..."  Salmo 46:1 "Deus é nosso refúgio..."Ativo"... e força..." Capaz, "... Uma ajuda bem presente na angústia..." Disponível! 

B. Fique perto. 
Jó 42:5, "Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos" Não abandone a sala de espera. É aí que você tem mais probabilidade de ouvir a voz de Deus.
C. Orar. Jó 42:1-5a. Deus não faz seu trabalho mais profundo na parte mais rasa de nossas vidas. Ficar a sós com Deus para um tempo de reflexão, avaliação, correção e dedicação.
D. Seja paciente... e espere! Salmos 46:10 "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus..." 
Literalmente, "Deixe que suas mãos pendem”. Nós queremos fazer alguma coisa. Deus pode precisar fazer alguma coisa em você antes que ele faça algo especial para você ou através de você.
E. Antecipe a resposta de Deus,  Jó 42:10. "E o Senhor virou o cativeiro de Jó ..."
Salmo 46:10, "...serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra" 
Deus não deixou Jó na sala de espera.


III. As descobertas na sala de espera.

Jó descobriu...
A. Uma nova perspectiva, Deus deu a Jó uma nova perspectiva, ele nunca teria tido se tivesse abandonado a sala de espera.
B. Uma nova provisão, Jó 42:10, "E o Senhor deu a Jó o dobro do que ele tinha antes..." Na sala de espera de Deus, Paulo encontrou alegria, Filipenses 1:4, Propósito, Filipenses 3:14 Paz, Filipenses 4:7, Força, Filipenses 4:13, e Provisão, Filipenses 4:19.
C. Uma nova proximidade (proximidade de Deus), Jó 42:5: "...mas agora te veem os meus olhos..." As dificuldades da sala de espera levou Jó aos pés de Deus, onde ele descobriu uma nova proximidade, uma intimidade nova, uma nova dimensão de seu relacionamento com Deus, que ele nunca teria conhecido de outra maneira.

Conclusão: Se você está na sala de 
espera de Deus... Confie Nele, fique perto, Ore, Seja paciente, e se prepare para algumas descobertas maravilhosas.

20/10/2016

MUDANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Ministração realizada em 16/10/2016

7 — Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 8Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.
Mateus 7:7-8

I Tess. 5:17 – Orar sem sessar.

Há dificuldades que impede as pessoas de vencerem, do mais forte ao mais esperto.
Há esperança de vencermos as dificuldades da vida e alcançarmos o sucesso, somente através de Jesus, e esta esperança é acessível a todos.
Há um Deus que faz pelos que o procuram, o que eles não conseguem. Assim sua busca pessoal é a que te dará sentido a vida, tua meta e objetivos, te ligam ao teu destino, teus sonhos, teus propósitos e alvos observarão a tua energia e tua ação, mas só Deus tem a solução para as impossibilidades do caminho.

DIFICULDADES, LIMITAÇÕES, POBREZA OU CIRCUNSTANCIAS ADVERSAS NÃO NÃO  OBSTACULOS A DEUS

Jesus sabe que neste mundo, muitas coisas nos impedem de avançar na vida, por isso orientou os cristãos a pedir ajuda a Quem pode ajudar.
Pedir não é errado, nem vergonhoso e nem atrevimento, é reconhecimento da própria necessidade, a qual só a grandiosidade de Deus pode resolver.
Pedi é a ordem de Jesus, dar-se-vos-a é a resposta, Deus é o único que pode suprir toda necessidade ao reconhece-las e pedir ajuda. Somente aquele que pede recebe.

ESTAR PERDIDO OU PERDER ALGO PODE SER UM GRANDE PROBLEMA AOS HUMANOS, MAS PARA DEUS NÃO É.

Perder-se ou perder algo, revela a limitação e a incapacidade humana, contudo, isso não deve levar ninguém ao desespero, pois Deus esta disponível o tempo inteiro.
Estar perdido no tempo, na vida, no trabalho ou ter perdido a fé, o amor, não é caso impossível para Deus. Nada foge a seu controle.
Buscai é ordem de Jesus, encontrareis é Sua promessa. Busque a Deus e Ele te guiará, sua palavra diz: o que busca encontra.

AS PORTAS DA VIDA PODEM FECHAR-SE  E NÃO TER NENHUMA JANELA PARA PULAR, MAS NADA PODE IMPEDIR DEUS DE ABRI-LAS.

Problemas, desafios, obstáculos, podem ser portas fechadas para quem vive neste mundo injusto e miserável, mas nada impede o cristão de avançar.
Falta de recursos ou oportunidades, habilidade ou criatividade, nada impede Deus de operar na vida de seus filhos.
Batei é a ordem de Jesus, abrir-se-vos-á, é a reação divina. Não há porta que Deus não abra. Entretanto, pelo fato de que, ao que bate, se abre, não há meios de derrotar um servo de Deus.


CONCLUSÃO

Quem crê em Deus não desiste.
O sucesso, acompanha aqueles que persistem até alcançar a recompensa que corresponde ao investimento da semeadura, pois pedem socorro a Deus, quando as coisas vão mal.
Quem crê em Deus não retrocede.
A vitória acompanha aqueles que souberam semear, e então colher, que souberam falar e pedir o que precisavam, reconhecer sua fragilidade e incompetência, buscando a Deus quando reconheceram sua incapacidade.
Quem crê em Deus não é derrotado.
As portas do inferno não prevalecem contra um filho de Deus.
Vitorioso e próspero é aquele que sabe bater confiando no poder que derruba cada porta fechada, sem deter-se diante dos obstáculos.

Avance diariamente pela fé em Deus, e em suas provisões.
Conquiste pela coragem dependendo de Deus e seu poder.

Vença constantemente, confiando em Deus e em suas promessas.

11/10/2016

PEQUENAS SEMENTES QUE GERAM GRANDES FRUTOS


 Ministração realizada em 09/10/2016


Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.
Mateus 17:20
Quase sempre, ao lermos este texto, pensamos nele sob a perspectiva da pequenez da fé. Ou seja, somos levados a crer que mesmo tendo uma fé pequena tão como uma semente de mostarda poderá fazer coisas consideradas impossíveis. Contudo, em outros textos, não parece ser isto o que a bíblia ensina. Só no evangelho segundo Mateus, Jesus critica cinco vezes a pequena fé de seus discípulos ante a coisas menores que uma montanha.
Mt.6:30- Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Mt.8:26-Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? " Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.
Mt.14:31- Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? "
Mt.17:20-Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.


Uma Fé Como O Grão de Mostarda.
Jesus não está dizendo que devemos ter uma fé do tamanho e sim, a semelhança do grão de mostarda. O fato é que uma fé do tamanho de um grão de mostarda não pode e jamais operará nada. Jesus quando comparou a fé a um grão de mostarda, ele não estava dizendo que uma fé tão pequena poderia realizar coisas tão prodigiosas; mas ele queria dizer que, assim como a semente de mostarda, sendo a menor de todas as hortaliças, quando é plantada se torna a maior delas; a fé, por mais que pareça pequena e insignificante, se ela for exercitada, plantada no terreno da vida, ela crescerá e será capaz de nos trazer grande providência, ou seja, de realizar coisas prodigiosas.
Veja O que o Senhor Propôs em Parábola:
"Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos" Mt 13.31, 32.
O grão de mostarda sem ser plantado não dará frutos; e ainda é fácil de se perder. Assim é a fé, se ela não estiver depositada em terra fértil, crescendo a cada dia pelo conhecimento da Palavra e pelas experiências adquiridas com as provações, ela é inoperante e fácil de se perder. Mas, se ela for lançada na terra e cuidada diariamente, ela trará resultados imensos. E este solo fértil é o nosso coração!
Onde Deus Plantou Fé No Mundo.
A Bíblia nos ensina que cada um de nós recebeu uma medida de fé dada por Deus.
Rm 12:3- Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
Cada um de nós tem um grãozinho de mostarda. Devemos então investir esta pequena fé em Deus e sua Palavra para que ela cresça até se tornar operante. Paulo quando escreveu sua Segunda carta aos crentes de Tessalônica, ele disse que dava graças a Deus por que a fé deles crescia muitíssimo (II Ts 1.3); e esta fé fazia também crescer neles o amor uns para com os outros. Que maravilha!
Como cresce nossa fé?
Através da ministração e estudo sério e ungido da Palavra de Deus. (Rm 10:17)
Paulo ensina que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. À medida que crermos no conhecimento da Palavra, nossa fé também cresce, pois passamos a conhecer o caráter e as obras do Deus que cremos.
A Palavra nos dá segurança ante as mais cruéis tribulações da vida, fazendo nossa fé crescer. Ela traz a nossa realidade as promessas de Deus, que são as bases da nossa fé. E a Palavra que nos revela o caráter fidedigno de Deus, que cumpriu tudo o que prometeu; e ela ainda nos revela o Pai em sua gloria, o que nos permite crer nele de coração.
Através do cultivo de uma vida de jejum e oração. (Mc 9:29)
Depois do episódio dos discípulos não terem conseguido expulsarem o demônio de um jovem lunático a eles levado; Jesus chega, expulsa o demônio e crítica aos discípulos por sua falta de fé e aponta está deficiência deles como sendo o motivo deles terem sido ineficazes contra Satanás. E no verso 29 Jesus revela que, por falta de oração, a fé deles era insuficiente diante daquele fato.
A nossa fé é aumentada através do jejum e oração, eles em si representam uma expressão de nossa fé e por outro lado, são elementos alimentadores da mesma.
Nossa fé cresce mediante a vivência de experiências com Deus. (Rm 5:3)
As tribulações advêm das tribulações, das aflições, das lutas que enfrentamos na vida. E quando conseguimos extrair destas lutas as experiências com Deus, então teremos como resultado o aumento de nossa fé. Lembre-se de Davi e Golias: Davi só teve coragem de enfrentar a Golias porque ele era um homem de fé que já havia tido diversas experiências com Deus.

Amados, a minha oração é que a vossa fé cresça mais e mais no Senhor até alcançar as proporções que Deus deseja para cada um de nos!

07/10/2016

QUANDO OBEDECEMOS

Ministração realizada em 02/10/2016


Vivemos num período da história em que os resultados são mais importantes do que as pessoas, e quem elas são. Estamos sempre buscando resultados, precisamos produzir cada vez mais e melhor, e o que fazíamos bem ontem, precisa ter um melhor desempenho amanhã.
Aparentemente não estamos satisfeitos com o desempenho das outras pessoas, e consequentemente com nosso próprio, por esse motivo, buscamos cada vez mais o aperfeiçoamento pessoal, e muitas vezes de forma desenfreada e o desempenho de novas funções, assumindo uma carga que muitas vezes não foi designada para nós.
Por muitas vezes desejamos ser como fulano ou sicrano, ele é o melhor no que faz, é capaz de desenvolver bem seu trabalho, é muito importante, faz grandes coisa e as pessoas o respeitam por isso, e ao contrário existem pessoas que quase não aparecem no cenário, são pessoas que estão somente para dar um suporte técnico ao profissional.
Sem dúvida somos conhecedores da vida do apostolo Paulo a sua importância para o cristianismo e a relevância dos seus ensinos até hoje.
Algumas vezes tenho percebido a admiração com que falamos da relevância que Paulo tinha para a igreja de Cristo, de como foi usado pelo Senhor para doutrinar o seu povo e direcionar as questões teológicas de forma a anunciar a Graça em Cristo, confrontando de forma enfática a lei ou melhor o legalismo.
E quando lemos esta passagem somos por vezes tentados a observar somente um personagem, mas existem pelo menos três personagens centrais, o Senhor (Jesus), Saulo de Tarso, e Ananias.
E nessa noite eu desejo focar nossa palavra na pessoa de Ananias:
Ananias significa: YAHWEH, Tratou graciosamente; existe referência a três pessoas com o nome de Ananias no livro de Atos dos apóstolos, cada qual é um indivíduo diferente (atos. 5.1, 9.10,23.2, 24.1).
Mas quero falar de Ananias que se encontra em atos dos apóstolos 9:10-12.
Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias! " "Eis-me aqui, Senhor", respondeu ele.
O Senhor lhe disse: "Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando;
numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver".

A resposta de Ananias ao chamado do Senhor.
Eis-me aqui Senhor: Assume uma postura de ser não só ouvinte do Senhor, mas assim como Isaías e Samuel um proclamador da sua vontade, o Senhor conhece o coração de Ananias e determina o que seja feito.
1. Ananias era um homem que permanecia em comunhão com o seu Senhor, era capaz de reconhecer sua Voz
Quando o Senhor chama a Ananias ele responde sem exitar, e reconhece a voz do seu Senhor, isso só é possível para alguém que possui intimidade com o interlocutor.


Por exemplo:
Se em determinado momento o esposo chama a esposa, ou se a esposa chama o esposo tratando pelo nome, logo identificamos, mas se for alguém que não é tão próximo não será identificado imediatamente, precisaremos nos virar e olhar.
Assim é quem está em comunhão com o Pai. E essa comunhão só é possível se estivermos buscando na palavra e em oração, não funciona por OSMOSE, que você coloca a bíblia sobre a mesa e fica olhando, tocando, precisa abrir e ler, e muitas vezes exaustivamente; não basta lembrar do Pai durante o dia, precisa estar sintonizado com Ele, falar com Ele e ouvi-lo.
2. Ananias era uma pessoa inteirada dos acontecimentos, era um cara antenado.
Quando o Senhor ordena a Ananias e este leva um susto: vamos fazer um exercício, vamos nos colocar no lugar de Ananias e da Igreja em Damasco: estamos reunidos quando chega a notícia de Jerusalém, Saulo de Tarso está vindo para Damasco.
Precisamos estar ligados com o mundo a nossa volta, o Senhor precisa de pessoas antenadas, de pessoas que são capazes de perceber o fato e a sua extensão sem que precise ficar explicando os pormenores. Pessoas que vejam as necessidades da igreja e se mobilizem, pessoas que vejam a necessidade dos amigos de trabalho e tomem atitudes, pessoas que estejam dispostas a executar, aquilo que o Senhor ordenar.
3. Ananias era obediente a vontade de seu Senhor
A obediência de Ananias ao Senhor não era uma obediência burra ou cega, sem razão. Este tipo de obediência não é a obediência desejada pelo Senhor. O que o Senhor deseja de nós é uma obediência capaz de compreender toda a profundidade da ação de Deus sofre o fato. Ananias compreende que o Senhor há de usar Saulo para sua obra de proclamação do evangelho.
Esta obediência de Ananias é pautada na fé racional no momento que no desenvolvimento do diálogo com o Senhor é compreendido o que o Senhor Jesus pretende com Saulo.
Mas é também uma obediência pautada na fé, na confiança, que aquele que lhe ordenara era poderoso para executar em Saulo a sua vontade e convence-lo. Ananias em obediência ao “Eis-me aqui, Senhor”, se dispõe a cumprir a vontade do Senhor, e desse a casa de Judas, tomando a mão o seu ministério com fé e anuncia de onde vem a ordenança para executar e cumpre em obediência ao Senhor Jesus.

Conclusão:

Por vezes desejamos fazer somente o que desejamos fazer, e sem saber qual é a grande vontade de Deus para nossas vidas, somente o que é grande de vulto, o que traz status, o que nos torna visível. Aquilo que achamos que devemos ser, e algumas vezes não nos preocupamos com o que Deus quer que sejamos.
Mas se nós fizermos um estudo, uma pesquisa, iremos observar que a história do povo de Deus, tanto no A.T como no N.T., foi construída por mulheres e homens comuns, que desempenhavam funções comuns no dia a dia das comunidades.
Talvez nós consigamos aprender algumas coisas com esse homem, que salvo engano é citado uma única vez nesse fato único, no livro de atos. E sugiro
que possamos permanecer em comunhão com o nosso Senhor Jesus, de tal forma a ser tão sensível quanto Ananias ao ouvir sua voz, reconhece-lo, e dar a Ele a mesma resposta, “Eis-me aqui, Senhor”, e que sejamos fiéis a ordenança do Senhor em ir e executar, Ananias ouviu os planos do Senhor Jesus para a vida de Saulo (Paulo), mas ele Ananias tinha a sua missão e a desempenhou de forma exemplar, e que Paulo faça aquilo para que foi chamado.
Que possamos permanecer sensíveis aos fatos e fatores externos do nosso pequeno mundo, antenados nas necessidades da Igreja, da sociedade e com um coração disposto a agir para transformar.
Que nós tenhamos a mesma liberdade que Ananias teve, sem hipocrisia, sem falsidade, não nos é obrigado compreender tudo de imediato, questione, argumente com Deus, reconsidere, volte atrás, ore e leia a respeito, busque apreender com os exemplos bíblicos, com os irmão e irmãs que já viveram esta situação e cresceram com ela, não vá se aconselhar com quem vai simplesmente te apoiar, vá aconselhar-se com quem pode acrescentar, mesmo que não lhe seja agradável.
E por fim que nossa vontade seja submissa a vontade do nosso Senhor.


QUANDO O DESÂNIMO VEM

“Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca. 5 Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. 6 Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam.” Lucas 5:4-6
Introdução
Desânimo é uma força espiritual produzida por um determinado demônio que tem por objetivo agir nos nossos sentimentos para nos impedir de conquistar o plano que Deus tem para cada um de nós. O desânimo é você não ter vida para continuar.
Vemos neste texto Pedro se esforçando, realizando, trabalhando a noite toda e o sentimento era de que todo esse trabalho foi em vão, ou seja, não adiantou nada. Mas mesmo diante deste quadro desanimador ele vence o desânimo através da palavra apostólica, pois Jesus enviou uma palavra. A atitude de Pedro em praticar a palavra resultou na manifestação da vitória que ele tanto buscava.
Uma pessoa desanimada não tem iniciativa para alcançar o seu foco, não consegue enxergar os livramentos, as promessas, se sente fraca, impossibilitada de viver os seus sonhos, se tornando assim uma pessoa paralisada, infrutífera.
Devemos vencer o desânimo mesmo em situações onde a carne conclui que tudo que estamos fazendo no momento é em vão, de que não esta mudando nada.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” I Coríntios 15:58
O Desânimo Vem Através de:
  • Decepções
  • Frustrações
  • Desilusões
Com o desânimo vem a depressão, e você deixa de ter a sua personalidade. Você deixa de ser aquela pessoa alegre, empreendedora, livre. Começa a entrar num stress emocional, começa a ficar apavorado, enxergando problemas por todos os lados. Além do mais o inimigo gosta de levantar pessoas que através de palavras querem trazer mais desânimo.
Este espírito leva a pessoa a realizar tudo pela metade, começa curso e para, começa reformar a casa e para, começa o regime e para, começa a realizar para o Senhor e para, porque o ânimo é roubado. Este espírito traz mentiras na mente das pessoas que não conseguem se levantar.
Hoje a palavra do Senhor vai quebrar todo desânimo na sua vida e como Pedro você vai se esforçar para dar mais um passo, que é o passo da tua vitória.
Para Vencer o Desânimo é Preciso:

01 - GUIAR-SE PELA PALAVRA DE DEUS

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmos 119:105 
Pedro disse trabalhamos a noite toda e nada, mas sob tua palavra lanço mais uma vez. A palavra foi liberada, e se Pedro não acreditasse? A palavra de Deus nos estimula a prosseguir, por isso que o inimigo trabalha tanto contra a palavra. Quando eu ouço a palavra de Deus, ela me permite acreditar naquilo que o desânimo me impedia de crer. Eu vivo meus dias de luta na Casa do Senhor, porque lá está a palavra que me estimula a ter atitudes proféticas, a fazer o que para o mundo parece ser loucura

02 - ALEGRAR O CORAÇÃO SEGUNDO AS PROMESSAS DE DEUS

“O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate.” Provérbios 15:13
Não podemos nos conformar com o desânimo. Não espere a Palavra Profética se cumprir no futuro. Ela já foi liberada hoje. Nós não podemos ser dominados pelo coração, por nossos sentimentos. Aprenda a conduzir cada área da tua vida diante do altar. Alegre-se diante do Senhor, porque Deus é fiel. Pedro? Lança a rede. Não deixe de se alegrar por aquilo que Deus pode fazer – isso é andar pela fé.

03 - ACEITAR A DIREÇÃO DE DEUS NA MINHA VIDA

“Porque a palavra do Senhor é reta; e todas as suas obras são feitas com fidelidade.”Salmos 33:4
Quando eu entrego minha vida para Jesus tenho paz, descanso, porque sei que Ele é quem está no controle da minha vida, reconheço a Sua voz e entendo que a sua vontade é boa, perfeita e agradável. Pedro não ousou questionar. O homem tem tendência de questionar, de achar que o certo é assim é assado. A nossa submissão é caminhar e não nos anular através dos questionamentos humanos.

04 - TRABALHAR O TEMPO TODO

“Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Hebreus 10:38
Pedro trabalhou a noite toda e não parou de trabalhar quando recebeu a palavra profética. Satanás quer que você desista, quer te convencer que tudo que você faz não esta resultando em nada. Não pare, não desista, o teu milagre vai acontecer na hora certa. A tua persistência mina a resistência do inimigo. 
CONCLUSÃO
Quando vencermos o desânimo deixaremos de ser limitados, teremos conquistas além do que esperamos e"Viveremos os Grandes Feitos de Deus".

27/09/2016

MINISTRAÇÃO DE 25/09/2016 POR PASTORA TIRSA


NOS PREPARANDO PARA O GRANDE MILAGRE
II REIS 5:1-19

Naamã foi um grande general, que tinha um grande problema. Ele precisava de um grande milagre.
Ele ficou conhecido somente pelo seu defeito. Não por suas qualidades e sucessos. Ele era chefe do exército do Rei da Síria. Honroso, vencedor, homem valoroso.
Mas quando lemos esse texto, nos lembramos dele como o homem leproso.
Como as pessoas estão nos identificando? O que temos deixado marcado na vida das pessoas?
Aquela jovem escrava foi enviada por Deus a casa de Naamã e ali foi usada como testemunha de Dele. Ela falou do profeta. Ela lançou a semente da palavra de Deus. E assim temos que ser também. Onde Deus no levar, temos que testemunhar do amor Dele. Da palavra Dele. Daquilo que Ele tem feito em nossas vidas.
Ela fala para ele onde estaria a cura e a solução para seu problema. Verso 3 e mesmo assim ele vai procurar no lugar errado. Verso 6. E nós quando passamos por algum problema, onde buscamos a solução. A quem recorremos.
Deus nos permite passar por problemas, vales e muitas situações para que saibamos que há profeta em Israel. Que há um Deus que cuida de nós.
Muitas vezes a solução para nossos problemas é simples. Mas ainda assim relutamos em fazer.
A palavra nos diz: Orar sem cessar, meditar na palavra dia e noite, trazer todos os dízimos a casa do tesouro, as ofertas. Nosso Deus é simples.
Naamã esperava um grande espetáculo. Raios, trovões. No entanto o profeta manda dizer: Mergulhe 7 vezes no rio Jordão. Ele viu esse rio apenas com um riacho de águas barrentas e imundas. Porque ele desprezou tanto o Jordão? Porque ele foi ferido em seu orgulho. Nada aconteceu como ele imaginou. O profeta nem o recebeu.
Quantas vezes rejeitamos o que Deus tem para nós por orgulho.
Naamã precisava ser preparado para receber o seu milagre.
O número 7 na bíblia simboliza o número da perfeição. Completo, inteiro e é assim que Deus quer nos restaurar, por completo. Ele nos aceita como somos, mas quer no limpar de dentro para fora.
1 Banho: RENUNCIA.
Naamã era cheio de cerimonias e compromissos. Era conhecido por suas vitórias, mas debaixo daquela roupa de general haviam feridas dolorosas. Ele precisou se despir e mostrar quem ele realmente era. Muitas pessoas são assim, bem exteriormente mas por dentro cheias de feridas e podridão. Se queremos ser curados temos que  renunciar nossa aparência externa e assumir nossa condição de doentes.

2 Banho: FÉ
Naamã acreditou no testemunho da escrava, apesar de ter ido procurar no lugar errado. Mesmo ele sendo tão importante. Ele contou tudo ao seu rei, não escondeu a sua fé. Ele saiu de onde estava e foi a busca de sua cura.
Saia da sua zona de conforto. Vá em busca da sua vitória. Em Romanos 10:17 diz: A FÉ VEM PELO OUVIR, E O OUVIR A PALAVRA DE DEUS. Ouça louvores, busque a palavra de Deus. Ouça pregações, testemunhos que vão edificar sua fé.

3 Banho: GRATIDÃO
Naamã não quis ir ao encontro do profeta de mãos vazias. Ele não queria apenas receber, mas queria doar o que tivesse como gratidão.
Como somos ingratos. Não dedicamos tempo de qualidade com nosso Deus, não consagramos nossas finanças a Ele, muitas vezes levamos para igreja o que nos sobra e muitos ainda vão dizer, quando sobra.
Estamos sempre dispostos a receber, mas nem sempre dispostos a doar. A servir. Sejamos gratos por tudo o que Deus tem feito por nós e louvemos a Ele por tudo o que irá fazer.

4 Banho: OBEDIENCIA
Enquanto Naamã não se banhou a 7 vezes ele não foi curado. Tenho certeza que ele se banhava e olhava e se olhava 1,2,3 e nada, 4,5,6 e nada ainda, mas no sétimo banho... LIMPO TOTALMENTE.
Não era para fazer só uma parte, mas tudo. Quando Naamã obedeceu ao profeta, reconheceu que mesmo ele sendo um general, o profeta era superior a ele. 
Para receber a benção do Senhor, precisamos aprender a obedecer.
Obediência não é fazer o que quer e sim o que lhe é ordenado sem questionar e não pode ser parcial. Tem que ser completo.

5 Banho: HUMILDADE
Imagine Naamã rico, se despindo de todas a suas roupas, joias e de toda sua pompa, descendo nas águas sujas e ficando molhado.
Muitas situações na vida servem para nos ensinar a sermos mais humildes. Problemas e dificuldades, bem como relacionamentos difíceis servem para quebrar nosso orgulho.
Humildade tem a ver com aceitar humilhação sim. Onde há arrogância não há espaço para receber o milagre de Deus.

6 Banho: COMPROMISSO
Naamã assumiu publicamente sua fé em Deus. Ele até pediu uma carga de terra santa para adorar a Deus. Ele decidiu abandonar outros deuses, coisa que para um homem na posição dele era muito grave. Assumir outra fé seria uma afronta ao rei.
O que não falta hoje são pessoas querendo receber bênçãos, mas raramente querem assumir um compromisso com Deus.
Estamos tão acostumados com coisas descartáveis e acostumados em consumir serviços que nossa vida espiritual fica igual.
Temos que ter compromisso com Deus, sua igreja e sua palavra.

7 Banho:  PERDÃO E PAZ.
Sempre que Naamã acompanhava seu rei no templo, ele se abaixava para ajudar o rei a se levantar. Ele não queria deixar mal entendido que com isso ele estaria adorando outro ídolo. Ele se preocupou com sua atitude pediu perdão. Ele agora era submisso e interessado a servir a Deus até nas mínimas coisas.
Qual foi a resposta do profeta: VAI EM PAZ. E era assim que Naamã estava, em paz. Estava limpo, curado e salvo.
A palavra de Deus promete que: O QUE CONFESSA E DEIXA ALCANÇA MISERICORDIA. Prov. 28:13.
Pecado precisa ser confessado. Quem esconde algo não fica em paz e sim confuso. Quem foge de discipulado é porque não quer confessar e assumir seus erros. Não quer mudança de vida.

CONCLUSÃO
Deus poderia ter curado Naamã imediatamente, porém preferiu fazer aos poucos, para que sua vida fosse purificada.
Assim Deus faz conosco. Quando Ele quer realizar um milagre e não estamos preparados. Ele nos purifica de dentro para fora.     

DEIXE DEUS LAVAR SUA VIDA. TE PURIFIAR. FAZER A OBRA POR COMPLETO E SE PREPARE PARA O GRANDE MILAGRE.

“CRUZANDO O JORDÃO”


 Josué 1. 1-9
1- Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
2- Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3- Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.
4- Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.
5- Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
6- Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
7- Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
8- Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
9- Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

INTRODUÇÃO:
Abre-se diante de nós os desafios de novas conquistas, de novas realizações. Tivemos dias de festa e dias de luto. Dias de celebrações e dias de choro. Tivemos dias de alegria e dias de incertezas.
Foi assim com o povo de Israel ao percorrer o caminho em direção à Terra Prometida.
Chegou a hora de atravessar o nosso Jordão. Há muita coisa para ser conquistada. Há inimigos a serem vencidos. A exemplo do povo de Israel é hora de tomarmos posse daquilo que Deus tem preparado para cada um de nós. Tomemos posse da herança preparada pelo próprio Senhor para mim e para você.
Há sonhos que você tem alimentado, tem nutrido em seu coração ao longo dos anos: sonhos no seu casamento, na sua família, no seu trabalho, na sua vida financeira, na sua vida espiritual e na vida da nossa igreja.
Agora, você não pode retroceder, não pode ficar esperando as águas secarem, agora, chegou a hora de entrar na terra prometida.
    
I – Devemos olhar para Deus que tem o controle de todas as circunstâncias.

a) Uma crise está presente, uma circunstância dramática está instalada: Moisés morreu (v. 1-2)
1- Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
2- Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
O grande líder Moisés, um verdadeiro pai para Israel, o grande libertador, o que cuidava daquele imenso rebanho andando pelo deserto, agora já não existe mais.
O povo não pôde fazer o seu sepultamento, o próprio Deus o sepultou. Foram 30 dias de pranto no luto por Moisés. (Deut. 34. 5-8).
A crise chegou sem que fosse esperada. Todos são alcançados, as circunstâncias adversas atingem a todos. Vivemos uma crise em todos os níveis: social, política, cultural. Não há distinção.
O desmoronamento dos valores morais e éticos, a desagregação e inversão dos valores da família e sua instituição atingem números e ações alarmantes.
A imposição de conceitos morais longe dos conceitos cristãos da ética e do caráter ilibado, são jogados sobre a sociedade como obrigação de serem aceitos por todos, sem contestação, impulsionados pelos meios de comunicação social com o rótulo de preconceito se nos colocamos em oposição, esquecendo-se eles que, nós cristãos, temos conceitos definidos pela Palavra de Deus, a Bíblia, como nossa fonte de fé e conduta.

b) Uma crise está presente, uma circunstância dramática está instalada, Moisés morreu, mas Deus está no comando.
A meta era a Terra Prometida, o Jordão não podia impedir.
A obra do Senhor continua, apesar das crises, apesar das circunstâncias adversas.
Usamos, algumas vezes, como desculpa, que não estamos preparados, que o desafio é grande demais, que cruzar o Jordão é tarefa imensa demais. Ficamos atemorizados em receber, em tomar posse da Terra Prometida, da bênção preparada.
A história identifica que homens, mulheres, ainda jovens, já tinham influenciado o mundo:
     1) Alexandre, o Grande já havia conquistado o mundo aos 23 anos de idade;
    2) Mozart já havia sido consagrado como o grande gênio da música mundial;
      3) Cristóvão Colombo já tinha projetos feitos para entrar na Índia aos 28 anos;
     4) Lutero iniciou a reforma com 38 anos e Calvino com 21 anos;
     5) Joana D’arc fez todos os trabalhos e terminou sua missão na fogueira aos 19 anos;
     6) Billy Graham aos 40 anos já tinha pregado ao mundo inteiro.
c) Uma crise está presente, uma circunstância dramática está instalada, Moisés morreu, mas  o povo precisa cruzar o Jordão e conquistar a Terra Prometida.
     . Os nossos olhos não podem se fixar nos pequenos detalhes que tentam nos desviar da Terra Prometida. A nossa confiança está no Senhor. A nossa vitória não vem dos homens, mas de Deus. Os homens, todos, passam, mas Deus continua soberanamente no trono, no comando, no controle de todas as coisas.
     A nossa geração, nossas crianças, nossos adolescentes, nossos jovens, nossos homens e mulheres precisam atravessar o seu Jordão. Cada um precisa atravessar o seu Jordão, o ideal, as metas, os sonhos, os projetos, devem ter a sua chama acesa.
     João Wesley disse: “Senhor, dá-me 100 homens que não temam outra coisa senão o pecado, não amem ninguém mais que a Deus e eu abalarei o mundo.”
     Coloque como meta de sua vida, atravessar o seu Jordão não olhando nem para a esquerda nem para a direita, mantenha seus olhos fitos na Terra Prometida.

II – Devemos deixar o deserto e fixar nossa visão na visão de Deus: a Terra prometida.
     a) Quando Deus nos chamou, nos chamou para sair do deserto, e conquistar a terra que mana leite e mel.
     . O povo que saiu do Egito com essa promessa, mas duvidou, foi enterrado no deserto. Não faça isso, não duvide das promessas de Deus para sua vida, não morra no deserto, mas viva para conquistar a Terra Prometida.
     . A fé nos leva a cruzar o Jordão. O justo pela fé viverá.
     b) O Jordão não é intransponível.
     . Aquilo que parece impossível para você, é possível para Deus. O Senhor pode realizar o seu sonho.
     Você, em Cristo Jesus, é vencedor, e nele, você pode cruzar o Jordão. Só nele você pode tomar posse do que Deus tem para sua vida. Vida de paz, vida de abundância. Basta deixar a sua vida, e assumir a vida de Jesus. Ele é a nossa fonte de vida abundante.
     Aquilo que se apresenta como um gigante impossível de ser vencido aos seus olhos, pode ser vencido, como foi vencido o Jordão que se abriu para o povo que creu.
     Quando abraçamos o projeto de Deus, nossos sonhos deixam de ser somente nossos sonhos, pequenos e limitados, e passamos a sonhar os sonhos de Deus. Precisamos ter os alvos de Deus, os anseios de Deus. O desejo de Deus é que o mundo seja alcançado por Jesus.
     Atravessando o Jordão, você vai ficar maravilhado com o que Deus irá fazer com e na sua vida. Basta confiar na sua Palavra, na sua promessa de uma terra que mana leite e mel.
     c) Há inimigos que tentam nos amedrontar, mas Deus não nos convoca para atravessar o Jordão não para contar os inimigos, mas para vencê-los. Ele vai a nossa frente. Ele é o nosso general capaz. Nenhuma arma construída contra você vai prosperar. Deus é nosso refúgio, Deus é nossa fortaleza, nosso escudo. Conquiste, em nome do Senhor, o que Ele tem para você conquistar. Não desanime, combata o bom combate de Cristo, e nele receba a vitória, receba a coroa da justiça, que está guardada para todos os que atravessam o Jordão.
     Evite a protelação, não deixe para mais tarde, não tente resolver sozinho aquilo que está tentando te impedir de atravessar o Jordão, hoje é o dia agradável, hoje você deve por um ponto final nas suas angústias, nos seus medos, nas suas dúvidas, na sua falta de fé.

III – Devemos olhar para Deus porque dele vem a vitória.
     a) A nós compete Cruzar o Jordão
     . Há uma barreira entre nós e os nossos sonhos, que se chama Jordão.
     . Sempre haverá um Jordão para atravessar quando desejamos tomar posse da Terra Prometida.
     Esse Jordão para atravessar, pode ser um relacionamento quebrado, uma promessa não cumprida, uma doença, um problema financeiro, um pecado não confessado, um sonho não alcançado, uma faculdade para entrar. Não há vitória sem luta. É a luta de cada um, é o Jordão de cada um.
     Deus disse a Josué: dispõe-te, agora, passa esse Jordão; tu e todo este povo. Ali estava o Jordão e uma ordem de Deus para atravessá-lo. Deus não indicou um lugar mais raso, não indicou uma ponte, somente ordenou que Cruzasse o Jordão. Josué obedeceu. Construiu uma ponte. Você precisa nesta noite construir a mesma ponte que Josué construiu: a fé. Ela te introduzirá na Terra prometida.
    
IV – Devemos olhar para Deus e ver o que ele quer de nós
     a) O que Deus queria de Josué é que ele cruzasse o Jordão e conduzisse o povo à Terra Prometida. Aquele era o alvo de Deus para a vida de Josué. Josué tinha absoluta certeza daquilo que Deus queria da sua vida e para sua vida.
     Segundo um escritor, Deus respondeu três perguntas de Josué:
     1. A quem? Todo o povo.
     2. A onde? A terra que eu dou aos filhos de Israel, Canaã.
     3. Quando? Agora.
     . Ao mesmo tempo em que Deus responde as perguntas de Josué, indica os limites da ação de Josué (v. 2-3).
2- Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3- Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.
     Josué não devia ir para a Índia, China ou Europa. É importante saber onde colocar nosso pé. Não ir nem além, nem aquém, mas onde Deus mandar. Ali está o lugar da nossa bênção.
     b) Qual é a meta, o propósito de Deus para a sua vida?
     O que Deus chamou você para fazer? O que ele colocou em suas mãos para realizar? Qual é a visão de Deus para você? Ou você tem fugido como Jonas?
     Qual é a paixão da sua vida? Qual é o alvo da sua vida? Que posição Deus tem na sua vida? O que tem inflamado o seu coração? Quais os alvos que você tem para alcançar para Deus? Ou seus alvos são somente para você mesmo?
     Como você tem se importado com o povo de Deus?
     Deus tem uma obra para ser feita. A redenção da humanidade. Você faz parte desse plano de Deus. Deus conta com você.
     Ele está esperando você Cruzar o Jordão. Ele está esperando você olhar para Ele e ver, e enxergar a visão dele para sua vida.
     . Ele disse a Josué: “Não te mandei eu”?
     Por que estamos ainda esperando, acomodados? Por que ainda não cruzamos o Jordão? Por que ainda não tomamos posse da Terra Prometida?

V – Devemos olhar para Deus para receber o que nos falta na missão.
     1. Ânimo
     Deus fala contra o desânimo: v. 6,7,9
6- Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
7- Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvie, nem para a direita nem para esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
9- Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

     Deus falou três vezes para Josué ser forte, ter coragem e ânimo. O desânimo é contagioso. Foi por conta do desânimo que uma geração (de 2.000.000 (dois milhões de pessoas) morreu no deserto: na linguagem esportiva; “nadou, nadou e morreu na praia.”
     Andaram, andaram, e não entraram na Terra Prometida. Desanimaram no caminho.
     - Sem ânimo ninguém se levanta na crise
     - Sem ânimo não se restaura casamento
     - Sem ânimo não se perdoa
     - Sem ânimo, não se faz missão, não se evangeliza
     - Sem ânimo, não se constrói, não se edifica nada
     - Sem ânimo não Cruza o Jordão
     - Sem ânimo não entra na Terra Prometida.

VI – Devemos olhar para Deus para sermos conduzidos por ele. (v. 7,8)
7- Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
8- Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

     a) A coragem não é suficiente para Cruzar o Jordão, deve ser acompanhada de santidade.
     . A geração atual tem sido chamada a geração coca-cola, a geração shopping center, a geração virtual, mas também tem sido chamada a geração analfabeta de bíblia.
     . Se queremos Cruzar o Jordão, devemos ser conduzidos por Deus, por sua Palavra.
     Josué indica três princípios:
     1. Meditar (v. 8) Quando? Dia e noite
     2. Fazer (v. 7,8) Como? Olhando para frente, para o alvo
     3. Falar (v. 8) De que forma? Sem cessar.
. Precisamos agir segundo a Palavra de Deus. Há poder na Palavra de Deus.

CONCLUSÃO:

     A partir desta noite, estamos iniciando um novo começo, somos abrasados por novas esperanças, temos novos desafios na família, na igreja, no trabalho. É Hora de Cruzar o Jordão. Há uma terra para ser conquistada. É promessa do Senhor. Creia na Palavra de Deus. Ela é verdadeira, jamais passou, jamais passará.

DE LUGAR NENHUM, PARA O LUGAR ONDE DEUS VAI TE USAR

DE LUGAR NEMHUM PARA O LUGAR QUE DEUS VAI TE USAR 13/05/2020 1 Samuel 16, 17, 18 e 19 Certa vez ouvi um missionário testemunhando qu...